Mercantilismo

. quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Doc. 1 - A política de Colbert

O seu objectivo é tomar o país mais opulento do que todos os outros, abundante em mercado­rias e rico nas artes (manufacturas), sem ter necessidade de coisa alguma e com capacidade para fornecer toda a espécie de coisas aos ou­tros Estados. Por consequência tudo faz para instalar em França as melhores indústrias e impediu os outros Estados de introduzirem os seus produtos no reino de França. Sua exce­lência entusiasma-se tanto com a entrada em França de ouro de outros países, como se preocupa ciosamente em impedir que ele saia e dá ordens muito severas nesse sentido.


Relatório do embaixador veneziano na corte de França



Fig. 1. Tipos de Balança Comercial
Agora já sabes responder
1. Define Mercantilismo.
2. Transcreve do documento duas medidas tomadas por Colbert.
3. Define Balança Comercial.
4. Observa a figura. Qual das Balanças é que se pode aplicar à teoria mercantilista de Colbert. Justifica a tua resposta.

36 comentários:

Anónimo disse...

pergunta:1
Mercantilismo era uma teoria política criada por Colbert que dizia que um país era mais poderoso consoante o ouro que possui ai foram criadas as balanças comercias a positiva que era a que interesava, a nula ou equilibrada e a negativa.

Anónimo disse...

pergunta:2
"Por consequência tudo faz para instalar em França as melhores indústrias..." "...impediu os outros Estados de introduzirem os seus produtos no reino de França."

Anónimo disse...

pergunta:3
Balança Comercial era a relação que havia entre as importações e as exportações.

Anónimo disse...

pergunta:4
É a C porque existem mais exportações logo, existe mais ouro.

Anónimo disse...

1-)Mercantilismo é o nome dado a um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e os finais do século XVIII. O mercantilismo originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os estados. Caracterizou-se por uma forte ingerência do Estado na economia. Consistiu numa série de medidas tendentes a unificar o mercado interno e teve como finalidade a formação de fortes Estados-nação.

2-)instalar em França as melhores indústrias, impediu os outros Estados de introduzirem os seus produtos no reino de França e dá ordens muito severas.

3-)Balança comercial é a avaliação que uma nação faz de tudo que importa X tudo que se exporta.

4-)A balança C porque existem mais exportações do que importações.

Thiago Pimenta nº27 8ºD

Anónimo disse...

1-
Mercantilismo é a politica defendida por Colbert, ministro de Luís XIV.A politica consistia que um país era mais poderoso quanto mais ouro tivesse.

2-
“O seu objectivo é tomar o país mais opulento do que todos os outros, abundante em mercadorias e rico nas artes (manufacturas)(...).
(...)excelência entusiasma-se tanto com a entrada em França de ouro de outros países, como se preocupa ciosamente em impedir que ele saia e dá ordens muito severas nesse sentido.”

3-
Balaça Comercial são as relações que existem entre as importações e exportações.

4-
C, porque a balança é positiva, as exportações estão em maioria isso leva que entrem mais produtos para o enriquecimento do território.

Trabalho Realizado por:
Jéssica Costa Campos Nº15 8ºD

Anónimo disse...

1-Um pais é poderoso em relação a quantidade de ouro que tem.
2-"tudo faz para instalar em França as melhores industrias e impediu os outros estados de introduzirem os seus produtos no reino de França.
3-É sobre a importação e a exportação de um lado para o outro.
4-É a A.

hugo 8ºC nº13

Anónimo disse...

1-Mercantilismo é um país ser poderoso em relação à quantidade de ouro que possua.

2-"...entrada em França de ouro de outros países..." "...impedir que ele saia e dá ordens muito severas nesse sentido."

3-Balança comercial é a relação entre importações e exportações.

4- É a balança C. A balança comercial é positiva, entrada de metais preciosos, aumento das exportações.

Cássia nº5 Rita nº24 8ºC

Anónimo disse...

1- Mercantilismo é um pais ser poderoso em relação à quantidade de ouro que possua.

2- "entrada em França de ouro de outros países,como se preocupa ciosamente em impedir que ele saia e dá ordens muito severas nesse sentido."

3- Balança comercial é a relação entre importações e exportações.

4- C. Aumento de exportações, balança comercial positiva, entrada de metais preciosos.


ass:jeniffer silva nª15 8C

Anónimo disse...

1-Mercantilismo é um país que é poderoso quanto mais ouro possuí.resposta a número 1.


2-As duas medidas que o Colbert tomou foram:"...Por consequência tudo faz para instalar em França as melhores indústrias e impediu os outros Estados de introduzirem os seus produtos no reino de França.O seu objectivo é tomar o país mais opulento do que todos os outros, abundante em mercado­rias e rico nas artes (manufacturas)"...resposta a número 2.

3-Balança Comercial é a relação que existie entre as importações e exportações.resposta número 3.

4-A Balança que se pode aplicar à teoria do colbert é a figura C, porque este visa a maior exportação e menor importação.resposta a número 4.

TRABALHO REALIZADO POR: Rute Pereira Nº1 Turma: D 8ºANO

Anónimo disse...

1- Mercantilismo é uma política inventada pelo Colbert que procurava equilíbrar a balança comercial, ou seja, incrementar as exportações e reduzir as importações, de forma a fazer entrar no país os metais preciosos ( ouro e prata), porque um país é mais poderoso quanto mais ouro tiver. E para tal, os respectivos governos protegeram e fomentaram a produção industial e o comércio para enfrentar a concorrência estrangeira


2- “O seu objectivo é tomar o país mais opulento do que todos os outros, abundante em mercadorias e rico nas artes (manufacturas), sem ter necessidade de coisa alguma (…)”,“(…) tudo faz para instalar em França as melhores indústrias e impediu os outros Estados de introduzirem os seus produtos no reino de França (…)” estas foram duas medidas tomadas por Colbert.


3- Balança comercial é a relação entre importações e exportações. A Balança é positiva quando o valor das exportações é superior ao das importações; e é negativa quando acontece o contrário.


4- A Balança C pode se aplicar à teoria mercantilista de Colbert, porque esta Balança é poisitiva, ou seja, o valor das exportações é superior ao das importações que permitia a entrada de ouro e prata no país, era o que pretendia a política mercantilista.

Anónimo disse...

1-O mercantilismos defendia uma balança comercial favorável, a diminuição das importação e o aumento das exportações. Para tal era necessária a intervenção do estado e o seu consequente proteccionismo económico a fim de defender e estimar a produção nacional.
2-"Por consequência tudo faz para instalar em França as melhores indústrias e impediu os outros Estados de introduzirem os seus produtos no reino de França";"O seu objectivo é tomar o país mais opulento do que todos os outros, abundante em mercado­rias e rico nas artes (manufacturas), sem ter necessidade de coisa alguma e com capacidade para fornecer toda a espécie de coisas aos ou­tros Estados."
3-É a relação entre as importações e exportações.A balança é positiva quando o valor das exportações é superior ao das importações;e é negativa quando acontece o contrário.
4-É a(A) porque a solução era seguir os passos do ministro francês Colbert e adoptar medidas mercantilistas, de forma a reduzir as importações de produtos estrangeiros e incrementar a industrialização do País.

Anónimo disse...

Osvaldo Simão nº22 8ºD

1-


2-"o seu objectivo é tomar o país mais opulento do que todos os outros, abundante em mercadorias e rico nas artes sem ter necessidade de coisa alguma e co mcapacidade para fornecer toda a espécie de coisas aos outros Estados." e "impediu os outros Estados de introduzirem os seus produtos no reino de França."

3-Balança comerçial é a relação entre as importações e as exportações.

4-A balança que se pode aplicar à teoria mercantilista de Colbert é a balança A porque a solução era seguir os passos do ministro francês Colbert e adoptar as medidas mercantilistas de forma a reduzir as importações de produtos estrangeiros e incrementar a industrializaçãodo País.

Anónimo disse...

1.O mercantilismo trouxe um conjunto de medidas económicas muitas da quais de acordo com os estados, consistiu em medidas com tendências a unificar o mercado interno e teve como objectivo final a formação de fortes Estados-nação.

2.”O seu objectivo é tomar o país mais opulento do que todos os outros, abundantes em mercadorias e rico nas arte(manufacturas).”Por consequência tudo faz para instalar em França as melhores indústrias e impediu os outros Estados de introduzirem os seus produtos.

3.As balanças comerciais são balanças que pesão a saída e entrada de dinheiro ou seja as Exportações e as Importações.

4.É a balança C, porque Colbert queria exportar (ganhar mais dinheiro) mais e não importar menos (menos retiradas de dinheiro).

Ass: Hafssana Habibo 8º C

Francisco Estevam 8C disse...

1. Mercantilismo é quando um país exporta mais produtos do que importa sendo que passa a ser muito poderoso em relação a quantidade de ouro porque nao tem de pagar importações e recebe das exportaçoes.
2. Duas das medidas tomadas por Colbert, referidas no texto são: "tudo faz para instalar em França as melhores indústrias " e "impediu os outros Estados de introduzirem os seus produtos no reino de França".

3. A Balança comercial é quando se regista o numero de importaçoes e exportações. Quando um país exporta mais do que importa a balança é positiva porque entrou mais dinheiro do que saiu dentro do pais quando se dá o contrario é negativa porque saiu mais dinheiro do que entrou. A Balança também pode ser nula quanda aproximadamente se exporta o mesmo que se importa
4. A balança que se pode aplicar a teoria do mercantilismo é a C(balança positiva) porque o Colbert queria exportar o maximo possivel e importar o minimo posivel. Como ele queria exportar mais do que importarn a exportação era mais pesada(em termos da balança) do que a importaçao que pesava menos.

Francisco Estevam
Nº11 8c

Anónimo disse...

1-Mercantilismo, teoria económica que acompanhou o absolutismo na Europa nos séculos XVI e XVII e XVIII. Assim como o absolutismo dava ao monarca poder absoluto por força do Direito Divino.

2-As duas medidas foram: instalou em França as melhores indústrias e impediu os outros Estados de introduzirem os seus produtos no reino de França.

3-A balança é positiva quando o valor das exportações é superior ao das importações,e é negativa quando acontece ao contrário.

4-A balança A porque tem mais exportaçoes e menos importações.

Inês Pires 8ºD nº14

Anónimo disse...

1. O mercantilismo defendia uma balança comercial favoravél, a diminuição das importações e o aumento das exportações.Para tal era necessária a intervenção do estado e o seu cosequente proteccionismo económico a fim de defender e estimar a produção nacional.

2."... instalar em França as melhores indústrias e impediu os outros Estados de introduzirem os seus produtos no reino de França."

3.A Balança Comercial é a relação entre importações e exportações. A balança só é positiva quando o valor das exportações é superior ao das importações, é nulo quando o valor das exportações e importações é equilibrado e, é negatia quando o valor das importações é superior ao das exportações.

4. É a figura C, pois a sua teoria aplicava-se em existir um grande número de exportações , e um menor número de importações possivéis.

Daniel R. Leal nº6 , 8ºC

Anónimo disse...

1-O Mercantilismo quer dizer que cada Estado procurava equilibrar a sua balança comercial, incrimentando as exportações e reduzindo as importações, de forma a fazer entrar no país os tão desejados metais preciosos(prata e ouro).

2- A primeira frase: "Tudo faz para instalar em França as melhores indústrias e impediu os outros Estados de introduzirem os seus produtos no reino de França."
A segunda frase: "Sua exce­lência entusiasma-se tanto com a entrada em França de ouro de outros países, como se preocupa ciosamente em impedir que ele saia e dá ordens muito severas nesse sentido.

3-Balança comercial é a relação entre importações e exportações. A balança é positiva quando o valor das exportações é superior ao das importações e é negativa quando acontece o contrário.

4-A Balança que se pode aplicar à teoria mercantilista é a figura C devido à protecção do comercio e da industria; criação de manufacturas e companhias comerciais; aumento das exportações; balança comercial positiva e por fim também devido à entrada de metais preciosos.

Trabalho realizado por:
joana sousa Nº16 8D

Anónimo disse...

1- È um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e os finais do século XVIII. O mercantilismo originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os estados. Caracterizou-se por uma forte ingerência do Estado na economia. Consistiu numa série de medidas tendentes a unificar o mercado interno e teve como finalidade a formação de fortes Estados-nação.

2- "O seu objectivo é tomar o país mais opulento do que todos os outros, abundante em mercado­rias e rico nas artes (manufacturas), sem ter necessidade de coisa alguma e com capacidade para fornecer toda a espécie de coisas aos ou­tros Estados."

3- É a relação entre importações e exportações. A balança e positiva quando o valor das exportações é superior ao das importações; e é negativa quando acontece o contrário.

4- É a A porque Colbert queria que ouve-se muitas importações para o desenvolvimento comercial.


ASS:Clauvis Gonçalves nº4 8ºD

Anónimo disse...

1-O Mercantilismo é um conjunto de medidas proteccionais que pretendiam fomentar a industrialização do seu país e o respectivo desenvolvimento comercilal.

2- "Por consequência tudo faz para instalar em França as melhores indústrias e impediu os outros Estados de introduzirem os seus produtos no reino de França."
"Tomar o país mais opulento do que todos os outros, abundante em mercado­rias e rico nas artes (manufacturas), sem ter necessidade de coisa alguma e com capacidade para fornecer toda a espécie de coisas aos ou­tros Estados."

3- Balança comercial é a relação que existe entre as importaç~es e as exportações.

4- A balança C porque a balança é positiva e assim entram no país metais perciosos e ficam ricos e era isso que a teoria de Colbert defendia.

Feito por: Márcio, Simões, 8ºD

Anónimo disse...

1. Mercantilismo é uma politica desenvolvida no séc. XVII como forma de superar a crise marcada pela carência de ouro e de prata. Esta política assentava sobre um príncipio (muito básico)- Um país é mais poderoso quanto mais ouro possuir. Portanto, para ganhar mais (ouro) tinha de se aumentar as exportações e diminuir as importações, o dinheiro proveniente das exportações deveria ser investido na multiplicação de manufacturas.

2. " (...) instalar em França as melhores industrias (...) "

" (...) impediu os outros Estados de introduzirem os seus produtos no reino de França."

3. Balança Comercial é a relação que existe entre as importações e as exportações.

4. A balança C, pois, e como disse na resposta 1, a teoria de Colbert (Mercantilismo) afirmava que uma redução das importações (produtos comprados a outras nações) era crucial para gastar menos dinheiro, deve-se sim dar um peso maior às exportações (produtos vendidos ao estrangeiro) para ganhar mais (dinheiro) ouro, porque...um Império com mais ouro (e que o invista bem) é um império mais poderoso.

----
Respostas de: Rodrigo Pereira, nº23 - 8ºD

Anónimo disse...

1ºColbert,ministro do rei Luís XIV, adoptou uma política(política mercantilista), com um conjunto de medidas,proteccionistas que pretendiam formentar a industrialização do seu país e o respectivo desenvolvimento comercial
.A multiplicação de manufracturas
.O desenvolvimento das companhias de comércio .


2º Instalar em França as melhores industrias e impedir os Estados de introduzirem os seus produtos em França.

3º Balança comercial é a relaçâo entre as importações e as exportações. A balança é positiva quando o valor das exportações é superior às importações e é negativa quando acontece o contrário.

4º Pode aplicar-se à teoria de Colbert a balança A porque o objectivo da teoria mercantilista era aumentar as exportações e diminuir as importações.

Daniela Ribeiro Rodrigues, 8ºD, nº5

Anónimo disse...

1-Mercantilismo é tentar equilibrar a sua balança comercial, incrementando as exportações e reduzindo as importações, de forma a fazer entrar no país os tão desejados metais preciosos.

2-1º medida é tomar o país mais opulento do que todos os outros, abundante em mercado­rias e rico nas artes (manufacturas), sem ter necessidade de coisa alguma e com capacidade para fornecer toda a espécie de coisas aos ou­tros Estados. 2ºmedida é tudo faz para instalar em França as melhores indústrias e impediu os outros Estados de introduzirem os seus produtos no reino de França.

3-Balança comercial é a relação entre importações e exportações.A balança é positiva quando o valor das exportações é superior ao das impotações ,e é negativa quando acontece o contrário.

4-Balança C,porque a teoria de Colbert queria a protecção do comércio e da indústria,criação de manufacturas e companhias comercias, aumento das exportações,balança comercial positiva,entrada de metais preciosos.

Joana Santos nº17 8D

Anónimo disse...

1.Segundo o Mercantilismo, um país é tanto mais poderoso quanto mais metais preciosos (ouro e prata) tiver. Para conseguir esse objectivo, tentava-se exportar mais do que importar, isto é, procurava-se ter uma balança comercial positiva. Para isso, cada país tomava medidas proteccionistas de apoio ao seu desenvolvimento industrial e comercial.

2.“ (…) instalar em França as melhores indústrias e impediu os outros Estados de introduzirem os seus produtos no reino de França.”

3.Balança Comercial é a relação entre importações e exportações. É positiva quando o valor das exportações é superior ao das importações, é negativa quando acontece o contrário e é equilibrada quando os valores são iguais.

4.É a balança “C” porque o objectivo da política mercantilista é que as exportações sejam superiores às importações.

Anónimo disse...

1)Mercantilismo é um pais ser poderoso em relação à quantidade de ouro que possua.

2)As duas medidas tomadas por Colbert foram:primeiro Colbert fez tudo para instalar as melhores indústrias em França e por último impediu os outros Estados de introduzirem os seus produtos no reino de França.

3)Balança Comercial é a relação entre as IMPORTAÇÕES e as EXPORTAÇÕES.

4)É a Balança C porque Colber queria exportar mais produtos e criar companhias para aumentar a produção e importar o mínimo ou seja impedir a saída de dinheiro.

Ricardo Fernandes 8ºC Nº21

Anónimo disse...

<1> Um pais e mais rico mais ouro possuir.

<2> «Por consequência tudo faz para instalar em França as melhores indústrias e impediu os outros Estados de introduzirem os seus produtos no reino de França.»

<3> Relação entre importações e exportações.

<4> É a (c) porque objectivos do mercantilismo de Colbert era ter uma balança comercial positiva e sem ter necessidade de coisa alguma e com capacidade para fornecer toda a espécie de coisas aos ou­tros Estados.

Anónimo disse...

1) Mercantilismo é uma política que surgiu na Europa, nos séc.XVI e XVII e consiste na convicção de que um país é mais poderoso quanto mais ouro tiver.

2)Duas das medidas tomadas por Colbert foram:
- Instalação das melhores indústrias em França
- Impedimento da entrada de produtos oriundos de outros Estados, impedindo assim a saída de ouro ds França.

3)Balança Comercial é a relação que existe entre as Importações e Exportações.

4) A Balança Comercial é a balança A, porque o objectivo da teoria de Colbert era reduzir as importações e aumentar as exportações, e é esse o caso visto na Balança A.

Anónimo disse...

1-Mercantilismo foi uma política criada por Colbert (ministro de Luís XIV) , que tinha a opinião de que um pais era mais poderoso dependente do ouro possuído por este.
2-Duas medidas tomadas por Colbert foram:
1ª-a multiplicação de manufacturas, às quais concedeu subsídios, isenções fiscais, monopólios de fabrico de certos artigos e facilidades na importação de matérias-primas;
2ª-o desenvolvimento das companhias de comércio, protegidas também por monopólios e subsídios de Estado.
3-Balança comercial era a relação existente entre as exportações e importações realizadas pelo país.
4-A balança que se pode aplicar à teoria mercantilista de Colbert é a balança “C” , porque ao serem mas pesadas as exportações entra mais ouro e o pais torna-se mais poderoso.


Carla Mascarenhas
Nº3 8ºD

Anónimo disse...

1-Mercantilismo é um conjunto de práticas económicas que dizem que um país será poderoso em relação á quantidade de ouro que possua.

2-"Por consequência tudo faz para instalar em França as melhores indústrias e impediu os outros Estados de introduzirem os seus produtos no reino de França";
"Sua exce­lência entusiasma-se tanto com a entrada em França de ouro de outros países, como se preocupa ciosamente em impedir que ele saia e dá ordens muito severas nesse sentido."

3-Balança Comercial é usada na contabilidade social referente à descrição das relações comerciais de um país com o resto do mundo. Regista o total de dinheiro que entra e saí de um país, na forma de importações e exportações de produtos, serviços, capital financeiro, tal como as transferências comerciais.

4- A Balança que se pode aplicar à teoria mercantilistaa de Colbert é a C, porque apresenta um maior número de exportações que importções dando lucro au país que exporta.

Anónimo disse...

1.mercantilismo é o nome dado ao conjunto de praticas economicas desenvolvido na europa
2."o seu objectivo é tomar o país mais opulento do que todos os outros, abundante em mercado­rias e rico nas artes (manufacturas), sem ter necessidade de coisa alguma e com capacidade para fornecer toda a espécie de coisas aos ou­tros Estados.","a entrada em França de ouro de outros países"
3.balaça comercial é a relaçao que existe entre as importaçoes e as exportaçoes.
4.a balança que se pode aplicar á teoria de Colbert é a figura C(balança positiva)porque as importaçoes sao maiores do que as exportaçoes, e a teoria dele dizia que aumentar as exportaçoes(vendendo ao estrangeiro)fazia com que "entrasse"ouro para o pais, defendia o desenvolvimento das manufacturas com a criaçao de de monopolios. devia-se reduzir as importaçoes.

Anónimo disse...

1) Mercantilismo era uma teoria criada por Colbert, que era ministro de Luis XIV, que dizia que um país seria rico dependendo da quantidade de ouro que possua.

2) A frase no texto que demonstra as duas medidas tomadas por Colbert é a seguinte: "Por consequência tudo faz para instalar em França as melhores indústrias e impediu os outros Estados de introduzirem os seus produtos no reino de França."

3) Balança Comercial é a relação entre as exportações e as importações. Esta é positiva quando o valor das exportações é maior que o das importações, e é negativa o valor das importações é maior que o das exportações e é equlibrada quando as importações têm igual valor que as exportações.

4) É a baçança C pois segundo a sua teoria, deveria haver um maior peso para o lado das exportações, para que entrasse mais dinheiro para França, e menos peso nas importações pois assim não muito dinheiro de França


Nichal Gentilal Nº19 8ºC

Anónimo disse...

1. O Mercantismo é a politica criada por Colbert que dizia que um Pais é mais poderoso só quando mais ouro possuir.
2. As duas medidas tomadas: "(...) instalar em França as melhores indústrias e impediu os outros Estados de introduzirem os seus produtos no reino de França."
3. Balança comercial é a relação que existe entre as importações e exportações.
4. É porque as exportaçoes pesam mais logo entra mais ouro e o Pais torna-se mais poderoso.

Bruna Correia
8ºD
Nº2

Anónimo disse...

1- Mercantilismo é uma teoria criada por colbert que dizia que um país será poderoso em relaçao à quantidade de Ouro que possua.
2-" Por consequencia tudo faz instalar em frança as melhores industrias e impediu os outros estados de introduzirem os seus produtos no reino de frança".
3- Balança comercial é a relação entre importações e exportaçõe. A balnça é positiva quando o valor das exportações é superior ao das importações, e é negativa quando acontece o contrário.
4- É a C porque as exportaçoes são maiores que as importações

dércio santos
8ºc nº8

Anónimo disse...

1- Mercantilismo é uma politica económica no qual o Estado interfere na economia, com medidas de tendência a unificar o mercado interno tndo como finalidade a formação de um forte Estado-nacção, em que a exportação era superior em relação á importação, com o objectivo de entrada de metais preciosos e o desenvolvimento interno do país tornando-se autosuficiente.
2- "Tomar o país mais opulento do que todos os outros", "capacidade por fornecer toda a espécie de coisas aos outros Estados".
3- Balança Comercial é onde se faz o resgisto de todas as transações de mercadorias entre residentes e não residentes desse país processadas durante um período de tempo determinado, ou seja a entrada e saída, a exportação e importação de mercadorias do país.
4- Na teoria mercantilista de Colbert, a balança comercial C é a que representa a sua teoria, uma vez que a balança comercial é favorável, onde o peso da balança recai sobre as exportações, o que quer dizer que tem de se exportar o máximo de produtos, para se atingir este objectivo tinha de se criar companhias para que houvesse aumento de produção, originando o monopólio, criadas estas criações as importações ficavam limitadas ao extritamente necessário, obrigando assim a entrada de moeda e a retenção dela, deixando o país em boa situação financeira.
Daniela Filipa nº7 8ºC

Anónimo disse...

1- Mercantilismo é uma politica económica na qual o Estado interfere na economia, com medidas de tendência a unificar o mercado interno tendo como finalidade a formação de um forte Estado-nacção, em que a exportação era superior em relação á importação, com o objectivo de entrada de metais preciosos e o desenvolvimento interno do país tornando-se autosuficiente.
2- "Tomar o país opulento do que todos os outros", "capacidade por fornecer toda a espécie de coisas aos outros Estados".
3- Balança Comerial é onde se faz o registo de todas as transações de mercadorias entre residentes e não residentes desse país registadas durante um período de tempo determinado, ou seja, a entrada e a saída, a exportação e importação de marcadorias do país.
4- Na teoria mercantilista de Colbert, a balança C é a que representa a sua teoria, uma vez que a balança comercial é favorável, onde o peso da balança recai sobre as exportações, o que quer dizer que tem de se exportar o maximo de produtos, para se atigir este objectivo tinha de se criar companhias para que houvesse aumento de produção, originando o monopólio, criadas estas condições fazia com que a importação fosse limitada ao extritamente necessário, obrigando assim a entrada de moeda e a retenção dela, deixando o país em boa situação financeira.
Daniela Filipa nº7 8ºC

Anónimo disse...

1- Mercantilismo é o nome dado a um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e os finais do século XVIII.
2- As medidas tomadas por colbert foram instalar em França as melhores indústrias e impediu os outros Estados de introduzirem os seus produtos no reino de França.

3-A balança comercial é a diferença entre o volume de exportações e o volume de importações de produtos e serviços realizadas pelo país em determinado período, normalmente um ano

4- A balança A porque na teoria de colbert o país devia exportar mais do que importar.

nome:joao ramos 8ºC nº17

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue