Império Napoleónico

. domingo, 13 de maio de 2012



Agora já sabes responder:
1. Localiza no tempo o governo de Napoleão. (resposta da Laura Alves, nº15 do 8º 8ª).
Napoleão governou no Consulado nos anos de 1799 a 1804 juntamente com outros dois cônsules, Ducos e Siéyes. O seu governo continuou quando passou a governar a França como Imperador nos anos de 1804 a 1814.

2. Explica no que consistia o Bloqueio Continental. (resposta do André Gonçalves, nº 3 do 8º 7ª).
O Bloqueio Continental foi o fecho dos portos europeus, à circulação marítima da Inglaterra, porque os franceses sabiam que não tinham hipóteses contra os ingleses por via marítima, e por isso arranjaram uma forma de lutar por via terrestre. Portugal por ser aliado há muito tempo com a Inglaterra não aceitou e por isso entrou em guerra com França

3. Refere quais foram as consequências para Portugal. (resposta do Leonardo Fortes, nº 14, do 8º 7ª).
Portugal não obedeceu à ordem de Napoleão de encerrar os seus portos aos ingleses, até porque Portugal era um velho aliado de Inglaterra, como represália foi invadido por três vezes entre 1807 e 1811.
As invasões francesas provocaram uma grave crise económica, a família real foi obrigada a fugir para o Brasil. Os exércitos trouxeram morte, destruição roubos e saques.


4. Refere os motivos pelos quais a população portuguesa estava descontente com a ausência do rei. (resposta da Maria Inês Magalhães, nº 17 do 8º 8ª).
Os motivos pelo qual a população portuguesa se encontrava em descontentamento devido ao rei se encontrar ausente eram: Portugal estava a ser governado por um inglês, Portugal deixa de receber os impostos brasileiros, este passa a categoria de reino, e os seus portos são abertos ao comércio internacional. Todas estas transformações em Portugal levam a várias tentativas de revolta em Portugal. A primeira revolta dá se em 1817, mas esta fracassa e os conspiradores são julgados e mortos. Em 1818, dá se uma nova tentativa de revolta, do sinédrio (organização secreta), e finalmente em 1820, dá se a revolta liberal portuguesa.

38 comentários:

Bia disse...

Beatriz Rodrigues nº5 8º8ª
1.Napoleão Bonaparte governou entre 1804 e 1814.
2.O Bloqueio Continental consistia no fecho dos portos da Europa aos navios ingleses com o objectivo de atingir a economia britânica.
3.Em 1806, Portugal não aceita o Bloqueio Continental. Esse acto traz problemas para os portugueses pois em 1807 dá-se o Tratado de Fontainebleau onde se prevê a divisão de Portugal em três zonas.
4.A população portuguesa estava descontente por várias razões:
-O rei encontrava-se no Brasil;
-Portugal era governado por um Inglês (Napoleão Bonaparte);
-O Brasil passa de colónia à categoria de reino e Portugal torna-se colónia;
-Os portos do Brasil são abertos ao comercio internacional (Inglaterra);
-Portugal deixa de receber impostos do Brasil.

Beatriz Silva 8º7ª disse...

1- Napoleão Bonaparte, tornou-se progressivamente no dirigente político mais poderoso da França. Entre 1799-1804 fez parte do Consulado e
Posteriormente governou a França como Imperador entre 1804 e 1814.
Napoleão deteve o poder os primeiros 15 anos do Sec. XIX em França.

2 - O Bloqueio Continental foi decretado em 1806 por Napoleão Bonaparte, Imperador de França. Ele dominava quase toda a Europa, com Exceção de Inglaterra. Incapaz de submeter a Inglaterra pela força , procurou derrota-la pela via económica e com este objetivo decretou o
Bloqueio Continental que consistia em obrigar todos os povos europeus a encerrar os seus portos aos barcos ingleses.

3 – As consequências do Bloqueio Continental foram muito prejudiciais para Portugal porque este era um velho aliado de Inglaterra e quando
Napoleão decretou o Bloqueio Continental, Portugal não obedeceu. Por esta não obediência, Portugal foi invadido três vezes pelos exércitos
Franceses. Estas invasões provocaram uma grave crise económica em Portugal.
A família real estava ausente no Brasil e Inglaterra enviou as suas tropas para expulsar os franceses do país. Os exércitos franceses trouxeram
morte , destruição, roubos e saques.

4 – Em finais de 1807 a família real portuguesa (rainha D. Maria I) foge para o Brasil. Napoleão Bonaparte tinha decretado um ano antes o Bloqueio
Continental a Inglaterra ao qual Portugal não obedeceu dado ser aliado de Inglaterra. Como consequência Portugal sofreu 3 invasões franceses
o que trouxe uma grave crise económica para Portugal pois os exércitos franceses trouxeram morte, destruição, roubos, saques. Os exércitos
Ingleses vieram ajudar militarmente Portugal na expulsão dos franceses e os militares portuguesas sentiram-se humilhados pela presença dos
Oficiais ingleses na governação e na chefia do exército. Se a coroa estivesse em Portugal a governar e não se tivesse refugiado no Brasil a
situação poderia ter sido diferente. Este pensamento juntamente com a ausência da Rainha levou a um grande descontentamento da população.
Em 1808, os portos do brasil foram abertos ao comércio internacional o que afetou gravemente os interesses da burguesia. Estes motivos,
descontentamento da burguesia, dos militares e da população em geral levou a que em 1820 se desse a Revolução Liberal Portuguesa.

Mamadu baldé nº17 8º7ª disse...

1- O Napoleão Bonaparte se tornou governador de França em 1799.

2- O Bloqueio Continental consistia em impedir o acesso a portos dos países então submetidos ao domínio do Primeiro Império Francês(1804-1814) a navios do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda.

3- As consequências para o Portugal foram invasões francesas, como o Portugal era um velho aliado dos inglese não obedeceu a ordem do Napoleão que era encerramento dos portos portugueses ao navios Ingleses. Em consequência das invasões formou-se uma grave crise económica ao portugal.

4- Os portugueses estavam descontentes com o rei devido a ausência do rei nas invasões francesas e a prolongação das ferias do rei no Brasil que tinha levado a família toda em consequência deixou lá o filho mais velho que se haveria de se tornar como o rei do Brasil.

Anónimo disse...

1- O Napoleão reinou como imperador desde 1804 a 1814.

2-O bloqueio continental era a proibição de entrada no continente europeu de qualquer produto manufacturado de origem inglesa.

3-Portugal como aliado de Inglaterra era constantemente invadido pelas tropas nepoleonicas.

4-Durante a ausência do rei a população estava descontente porque quem governava portugal eram os ingleses. E pelo facto do príncipe regente em 1808 permitir a abertura dos portos do Brasil ao comercio internacional, até então só dominado pela burguesia mercantil portuguesa. Também no exercito o descontentamento era generalizado. As remunerações eram baixas e os postos principais eram ocupados pelos ingleses.

Pedro fernandes 21 8º 8ª

Ana Rita Nº1 8º8ª disse...

T.P.C. de Ana Rita Nº1 8º8ª
Império Napoleónico

1-O governo de Napoleão durou 10 anos (1804 a 1814).

2-O Bloqueio Continental consistia no fecho dos portos da Europa aos navios Ingleses.

3-As consequências para Portugal foram que devido ao Tratado de Fontainebleau em 1807, Portugal iria ser dividido em 3 zonas, passando assim a ser uma colónia e a familia real retirou-se também em 1807 para a colónia do Brasil ficando assim Portugal sem rei.

4-A polpulação portuguesa estava descontente com a ausência do rei porque Portugal passou a ser governado por um inglês, os portos do Brasil são abertos ao comércio internacional e Portugal deixou também de receber os impostos do Brasil.

eunice disse...

1-O governo de Napolião vai de 1804 a 1814.
2-O bloqueio Continetal consistia no fecho dos portos da Europa aos navios de Inglaterra.
3-As consequências para Portugal foram o Rei e a familia real desloca-se para o Brasil,na altura colónia.
4-O povo português fica descontente porque o rei não se encontrava em Portugal,nós eramos governados por um Inglês,o brasil passa de colónia a reino,os portos brasileiros são abertos ao comércio,e Portugal deixa de receber impostos do Brasil.

ines nº 17 disse...

1- O governo de Napoleão é iniciado no consolado pertencendo a três cônsules: Napoleão, Ducos e Siéyes, esta forma de governo dá-se entre 1799-1804. De seguida, Napoleão governa em confronto com Inglaterra, onde declara o bloqueio continental, em 1806, e forma o tratado de Fontainebleu, em 1807, este tipo de governo, o império, dá-se entre 1804-1814.
2-O bloqueio continental, declarado em 1806, em França, por Napoleão, consistia no fecho de todos os portos europeus aos navios ingleses para arruinar financeiramente e economicamente Inglaterra. Este não é aceite por Portugal, devido a ser aliado de Inglaterra, havendo mais tarde o tratado de Fontainebleu, em 1807, prevendo esse a divisão de Portugal em três zonas, seguido a isto dão se as invasões franceses.
3- Devido a Portugal não ter aceitado o bloquei continental, em 1807, vai ser sucedido por consequências sendo essas as invasões francesas, a primeira invasão francesa, dá se em 1807, liderada por Junot, a segunda invasão francesa dá se em 1809, liderada por Soult, e finalmente a terceira invasão dá se em 1810, liderada por Massena. Alem das invasões francesas, em 1807, família real retira se para o Brasil, devido a um conselho inglês, assim verifica descontentamento em Portugal, pois o rei estava ausente.
4- Os motivos pelo qual a população portuguesa se encontrava em descontentamento devido ao rei se encontrar ausente eram: Portugal estava a ser governado por um inglês, Portugal deixa de receber os impostos brasileiros, este passa a categoria de reino, e os seus portos são abertos ao comércio internacional. Todas estas transformações em Portugal levam a várias tentativas de revolta em Portugal. A priemira revolta dá se em 1817, mas esta fracassa e os conspiradores são julgados e mortos. Em 1818, dá se uma nova tentativa de revolta, do sinédrio (organização secreta), e finalmente em 1820, dá se a revolta liberal portuguesa.

Tânia nº27 8º8ª disse...

1. O governo de Napoleão localiza-se entre 1804-1814.

2. O Bloqueio Continental consiste em que Napoleão ordenou o fecho das portas da Europa aos navios ingleses.

3. As consequências para Portugal foram que a família real tirou-se em 1807 para a colónia do Brasil.

4. Os motivos pelas quais a população portuguesa estava descontente com a ausência do rei foram: Portugal passou a ser governado por um Inglês, o Brasil passou de colónia à categoria de Roma, os portos do Brasil são abertos ao comércio internacional e Portugal deixa de receber os impostos do Brasil.

Sofia Matos nº26 8º8ª disse...

1.O governo de Napoleão localizou-se quanto ao tempo entre 18 de Maio de 1804 e 6 de Abril de 1814.
2. 2. O Bloqueio Continental aconteceu em 1806, Napoleão ordenou o impedimento de acesso dos portos da Europa aos navios da Grã-Bretanha e Irlanda, Portugal não aceitou este bloqueio.
3. Foi realizado um Tratado ( de Fontainebleau ) que prevê a divisão de Portugal em 3 zonas. Também devido á recusa da ordem do imperador francês, Portugal “sofreu” 3 invasões francesas. A 1ª, em 1807 liderada por Junot, a 2ª invasão em 1809 liderada por Soult e a 3ª invasão, em 1810 liderada por Massena .
4. A população estava descontente pois após a 1ª invasão francesa, a família real retirou-se para a colónia do Brasil. Como o rei se ausentou para o Brasil, esta colónia passa então a ser um reino. O comércio neste local passa a ser internacional e Portugal perde assim a importância para o rei além de que ainda iriam existir 2 invasões posteriores sem a presença do rei.

Carolina Silva nº 6 8º8ª disse...

1. Napoleão Bonaparte, tornou-se progressivamente no dirigente político mais poderoso da França. Entre 1799-1804 fez parte do Consulado e posteriormente governou a França como Imperador entre 1804 e 1814. Napoleão deteve o poder os primeiros 15 anos do Sec. XIX em França.


2.O Bloqueio Continental consiste na proposta de proibição do acesso dos navios britânicos aos portos dos países submetidos ao domínio francês, feita pelo imperador francês Napoleão Bonaparte.

3.Devido à aliança entre Inglaterra e Portugal decidiu não obedecer, derivado à desobediência mandou as tropas invadir Portugal por três vezes,a família real retirou-se para o Brasil,as invasões provocaram uma grave crise econômica e os ingleses foram obrigados a intervir com as suas tropas.

4.A população portuguesa estava descontente devido à retirada da família real para o Brasil, às invasões , à gravíssima crise enconómica que o país atravessava e ao facto do reino ser governado por ingleses

Joana Filipa nº12 8º8ª disse...

TPC Joana Filipa nº 12 8º8ª

1. O governo de Napoleão Bonaparte localiza-se, no tempo, entre 1799 e 1804.

2. O Bloqueio Continental consistia nos países da Europa fecharem os portos aos navios ingleses.

3. Como Portugal não adere ao Bloqueio, as suas consequências são as seguintes:
A família real muda-se para a colónia do Brasil.

4. A população estava descontente com a ausência do Rei porque:
- Portugal é governado por um general inglês;
- O Brasil passa de colónia a Reino;
- Os portos do Brasil são abertos ao comércio internacional;
- Portugal deixa de receber os impostos do Brasil.

:D

Mauricio n19 8º 8ª disse...

1-O governo de Napoleão foi de 1804-1814.
2-O Bloqueio Continental consistia em fechar todos os portos europeus para Inglaterra.
3-As consequências foram as invasões feitas pelos franceses em território portuquês.
4-

Raquel Ascenção 8º8ª disse...

1- O governo de Napoleão localiza-se em 1804 até 1814 onde Napoleão vai liderar em confronto com a Inglaterra.

2- O Bloqueio Continental (1806) consistia na ordem por parte de Napoleão o fecho dos portos da Europa aos navios Ingleses, mas Portugal não aceitava o bloqueio então em 1807 deu-se o tratado de Fontainebleau que previa a divisão de Portugal em 3 zonas.

3- As consequências para Portugal foram, a família retirou-se em 1807para a colonia do Brasil (D. Maria I, e o príncipe regente, D. João).

4- Os motivos pelo qual a população estava descontente e se revoltou com a ausência do rei foram, devido às transformações que ocorreram: Portugal passou a ser governado por um Inglês, o Brasil passa de colonia a reino, os portos do Brasil são abertos a comércio internacional e Portugal deixa de receber impostos do Brasil.

Ayrton Brito 8º7ª nº4 disse...

1- O governo de Napoleão localiza-se no tempo de 1804-1814.

2- O bloqueio continental é o fecho dos portos europeus à circulação marítima da Inglaterra.

3- As consequências para Portugal foram a retirada da família real; Portugal passa a ser governada por ingleses; Brasil é elevado a categoria de reino; os portos do Brasil são abertos aos navios ingleses;Portugal é visto como sendo uma colónia do Brasil.

4- Em 1818, um grupo de liberais do Porto formou uma associação secreta chamado de Sinédrio, que era liderada por Fernandes Tomás e tinha como objectivo preparar uma revolução.

André disse...

1) Entre 1799-1804, Napoleão Bonaparte pertencia ao consulado juntamente com Ducos e Siéyes. Em 1804 Napoleão tornou-se Imperador de França que iria-se prolongar até 1814. Enquanto foi Imperador de França, Napoleão fez um bloqueio continental em 1806 e, em 1807 cria o tratado de Fontainebleau que dividiu Portugal em três zonas.
2) O Bloqueio Continental foi o fecho dos portos europeus, à circulação marítima da Inglaterra, porque os franceses sabiam que não tinham hipoteses contra os ingleses por via marítima, e por isso arranjaram uma forma de lutar por via terrestre. Portugal por ser aliado há muito tempo com a Inglaterra não aceitou e por isso entrou em guerra com França
3) As consequências para Portugal foram as três invasõess francesas (1807/1809/1810), a retirada da familia real para o Brasil, Portugal passou a ser governado pela Inglaterra, o Brasil passa a ser um reino e portanto os portos são abertos aos navios ingleses, Portugal passa a ser visto como uma colónia do Brasil e em 1820 nasce a revolução liberal portuguesa.
4) A população portuguesa estava descontente com a ausencia do rei porque enquanto que o rei estava descontraido no Brasil, a população portuguesa estava a ser constantemente atacada por França e a ser governado pela Inglaterra. Depois da revolução, o rei foi obrigado a regressar a Portugal mas o principe D.Pedro fica no Brasil onde se tornaria o primeiro rei do Brasil.

Anónimo disse...

1-Napoleão governou no Consulado nos anos de 1799 a 1804 juntamente com outros dois cônsules, Ducos e Siéyes. O seu governo continuou quando passou a governar a França como Imperador nos anos de 1804 a 1814.

2-O Bloqueio Continental consistia no fecho dos portos da Europa aos navios ingleses.

3-As consequências para Portugal perante isto foram a fuga da família real em 1807 para uma colónia do Brasil. Portugal sem rei, passou a ser governado por um general inglês.

4-Portugal estava descontente com a ausência do rei pois como o rei estava no Brasil, este passa de colónia a categoria de reino e Portugal deixa de receber impostos do mesmo, sendo quase considerado uma colónia do Brasil.

Laura Alves nº15 8º8ª

Susana Raquel Nº26 8º7ª disse...

1- O governo de Napoleão surgiu em 1799, primeiro como consul partilhando o poder com mais dois e a partir de 1804 como Imperador.

2- O Bloqueio Continental consistiu no fecho dos portos europeus à circulação marítima de barcos ingleses pois Napoleão queria-a dominar pela via económica. Portugal não aceita por ser aliado da Inglaterra.

3- Portugal foi invadido por tropas francesas por três vezes o que fez com que a família real fugisse para o Brasil e aí estabelecessem a corte.

4- O país atravessava uma grave crise económica, motivada pela guerra, com a abertura dos portos no Brasil à navegação internacional, a burguesia estava a ser muito prejudicada, os militares estavam insatisfeitos por se encontrarem sob as ordens dos Ingleses que tinham ficado a governar e a chefiar o exército e a corte continuava no Brasil quando já não haviam motivos para tal.

Susana Raquel Nº26 8º7ª

mariana carmo - 8º7ª disse...

1- O governo de Napoleão durou de 1804 a 1814.
2- O Bloqueio Continental formou-se em 1806 e consistia no fecho dos portos europeus às circulações maritimas da Inglaterra.
3- AS consequencias para Portugal foram a movimentação da familia real para o Brasil, Portugal começa a ser governado por os Ingleses, o Brasil é elevado à categoria de reino, os portos do Brazil foram abertos aos navios Ingleses e Portugal é visto como sendo uma colónia do BRasil.
4- Portugal estava descontente com a ausencia do rei, porque por essa razão portugal era visto como colónia do Brazil e porque estava a ser governado por os Ingleses.

Paula Gouveia Nº:22 T: 8º7ª disse...

PAULA GOUVEIA Nº22 Tº8º7ª

1)Foi no ano de 1804 ate 1814.

2)O Bloqueio Continental consistia em fechar os portos europeus á circulação maritima de Inglaterra.

3)As consequências para Portugal foram a família real retirar-se para o Brasil, portugal passar a ser governado por ingleses, o Brasil se elevado á categoria de reino, os portos do Brasil são abertos aos navios ingleses e portugal é visto como sento uma colónia do Brasil.

4)A população portuguesa estava descontente com a ausência do rei porque nao gostavam de ser uma colónia brasileira.

João Batista, 8º 7ª disse...

1-O governo de napoleão foi em 1799.
2- o bloqueio continental é qando obrigavam todos os portos a fecharem-se aos barcos ingleses.

3- Portugal foi invadido 3 vezes pelos franceses entre 1807 e 1811.

4-porque a corte portuguesa em vez de estar em portugal estava no brasil.

Trabalho realizado por Daniel Santos Nº8 Tª8º8º disse...

Localiza no tempo o governo de Napoleão.
O governo de Napoleão durou 15 anos, onde como Imperador governou de 1799 a 1804 com 2 cônsules, Ducos e Siéyes, e como Imperador, onde governou de 1804 a 1814.

2.Explica no que consistia o Bloqueio Continental.
O Bloqueio Continental consistia no fecho dos portos de todos os países da Europa aos navio ingleses.

3.Refere quais foram as consequências para Portugal.
Como Portugal não aceitou a ordem de Napoleão para fechar os portos aos navios ingleses, França ordenou a invasão de Portugal, o que fez com que a família real retirasse-se de Portugal para o Brasil.

4.Refere os motivos pelos quais a população portuguesa estava descontente com a ausência do rei.
Os motivos pelos quais a população portuguesa estava descontente com a ausência do rei eram que Portugal era governado por um inglês, Brasil passou de categoria de colónia para o de Reino e os portos do Brasil foram abertos ao comércio estrangeiro, o que fez com que a economia portuguesa se agravasse.

Anna Flávia disse...

1) Napoleão lidera de 1804 a 1814.
2) Napoleão ordenou que fechasse os portos da Europa aos navios ingleses mas porém Portugal não aceitou o bloqueio e em 1807 sucedeu o tratado de Fontainebleau, em que consiste na divisão de Portugal em 3 zonas.
3) Após as invasões francesas o rei e a sua família retira-se para o Brasil em 1807.
4) Como o rei não estava em Portugal; Portugal passa a ter um governador inglês e a população não fica contente porque deixa de receber os impostos do Brasil e o Brasil passa ser reino e a população revolta-se.

Anna Flávia

Filipe 8º7ª disse...

1- No Consulado, 1799-1804, governavam 3 cônsules Napoleão Bonaparte, Ducos e Síeyes, mas entre 1804-1814 Napoleão Bonaparte governou como Imperador.
2- O bloqueio Continental consistia no fecho dos portos Europeus aos navios Ingleses.
3- Portugal não fechou os portos aos navios Ingleses por isso Portugal foi invadido três vezes.
4- A população portuguesa estava descontente com a ausência do rei porque Portugal passou a ser governado pelos Ingleses, o Brasil foi elevado à categoria de Reino e Portugal passou a ser considerado uma colónia.

tomas 8/7 28 disse...

1-O seu Império decorreu entre 1804-1814.

2-Era a impedição da entrada de navios da Grã-Bretanha para a Europa.

3-As consequências foram: a família Real retira-se para o Brazil ,Portugal passa a ser governado por ingleses ,o Brazil é elevado a categoria de Reino ,os portos do Brazil sao abertos aos navios ingleses e Portugal é visto como sendo uma colónia do Brazil.

4-

Rodrigo Bonito nº23 8º7ª disse...

1- O governo ou o império de Napoleão foi entre 1804 e 1814

2- O Bloqueio Continental consiste em que todos os portos europeus sejam fechados à circulação maritima de Inglaterra.

3- As consequencias para Portugal foram que Portugal passou a ser governado por ingleses, o Brasil passa a ser reino, os ports do Brasil sao abertos aos navios ingleses e Portugal passa a ser visto como uma colónia do Brasil.

4- Estavam descontentes porque tinham que ser governados por ingleses, foram invadidos pelos franceses e porque Portugal foi dividido em 3 zonas.

Leonardo Fortes disse...

1- Napoleão Bonaparte tornou-se progressivamente no dirigente politico mais poderoso de França. Primeiramente, fazendo parte do Consulado(1799-1804), depois tornando-se imperador(1804-1814).

2- Em 1806, Napoleão Bonaparte dominava quase toda a Europa, excepto a Inglaterra e como não conseguia submetê-la pela força, procurou derrotá-la pela via económica, tendo para isso decretado o Bloqueio Continental, que obrigava todos os povos europeus a encerrar os seus portos aos barcos ingleses.

3- Portugal não obedeceu à ordem de Napoleão de encerrar os seus portos aos ingleses, até porque Portugal era um vellho aliado de Inglaterra, como represália foi envadido por três vezes entre 1807 e 1811.
As invasões francesas provocaram uma grave crise económica, a familia real foi obrigada a fugir para o Brasil. Os exércitos trouxeram morte, destruição roubos e saques.

4- A população estava descontente com a ausência do rei porque isso permitia a presença de oficiais ingleses na governação e na chefia do exército, o que fazia com que os militares nacionais se sentissem humilhados.
Cada vez mais a continuidade da corte no Brasil era motivo de descontentamento para a população em geral.

Denis Santos nº7 8º7ª disse...

1- O governo de Napoleão localiza-se entre 1804 e 1814.

2- O bloqueio continental consistia em que todos os povos europeus deveriam encerrar os seus portos aos barcos ingleses.

3- As consequências desse acontecimento para Portugal foram : a invasão dos exércitos franceses,ocupação do país por tropas europeias,ausência da família real e uma grave crise económica.

4- Os motivos pelos quais a população portuguesa estava descontente com a ausência do rei era devido à abertura dos portos do Brasil ao comércio internacional, os militares portugueses sentiam-se humilhados pela presença de oficias ingleses, e a continuidade da corte no Brasil.

Ana Mafalda Dias Gouveia Nº2 t:8º7ª disse...

Ana Mafalda Dias Gouveia
N:2 T:8º7ª

1)O governo de Napoleão surgiu em 1799, 1º como consul partilhando o poder com mais 2 e a partir de 1804 como Imperador.

2)O Bloqueio Continental consistia
no fecho dos portos europeus à circulação marítima de Inglaterra.

3)As consequências para portugal foram as 3 invasões que sofreu, a retirada para o Brasil da família real, terem de ser governados por ingleses e ter passado a ser visto como uma colónia do Brasil.

4)A população portuguesa estava descontente com a ausência do rei porque estavam sob as ordens dos ingleses que tinham ficado a governar e a chefiar o exercito português e a corte continuava no Brasil.
*

Mamadu baldé nº17 8º7ª disse...

1- O governo do Napoleão foi a partir do 1804 a 1814.

2- O Bloqueio continental consiste no fecho dos portos europeus a circulação marítima da Inglaterra.

3- As consequências para o Portugal foram três grandes invasões de 1807 à 1810.

4- Os portugueses ficam descontentes devido a crise económica e a ausência do rei.

Iris 8º 7ª disse...

1- O governo de Napoleão bonaparte deu-se a partir de 1799.

2- O Bloqueio Continental foi um "acordo" onde os portos marítimos da Europa seriam fechados à circulação marítmica da Inglaterra.

3- Portugal terá muitas consequências: a família real tem de se retirar para o Brasil (levando todos os bens que conseguia, depois da família real a abandonar Portugal, Portugal passou a ser um reino, os portos do Brasil são abertos a navios ingleses e Portugal ficou considerado uma colónia do Brasil.

4- A popolação Portuguesa estava descontente pois naquele tempo quem ficou a governar Portugal foram os ingleses e os ingleses também ficaram a governar o exército enquanto a nobreza continuava no Brasil sem razões.

Iris Costa

Bia disse...

Beatriz Rodrigues nº5 8º8ª
1.O governo de Napoleão foi de 1804 a 1814.
2.O Bloqueio Continental consistia no fecho dos portos da Europa aos navios Ingleses.
3.Portugal não aceitou o Bloqueio Continental e em 1807 foi feito o Tratado de Fontainebleau que dizia que Portugal ia ser dividido em 3 zonas.
4.A população estava descontente pois o rei não se encontrava em Portugal (a família real encontrava-se no Brasil), Portugal estava a ser governado por um Inglês, o Brasil tinha passado de colónia a reino, os portos do Brasil foram abertos ao comércio internacional e Portugal tinha deixado de receber os impostos do Brasil.

Marta 8º7ª disse...

1) Napoleão governa de 1804 a 1014

2) O bloqueio Continental consistia no fecho dos Portos Europeus.

3) As consequências para Portugal foram: a família real retirou-se para o Brasil; Portugal passou a ser governado por ingleses; O Brasil foi levado á categoria de reino; Os portos do Brasil foram abertos aos navios ingleses; Portugal foi visto como sendo uma colónia do Brasil.

4)

Sofia Santos 8º 7ª disse...

1. O governo de Napoleão Bonaparte deu-se em 1806.

2. O Bloqueio Continental consistia em obrigar todos os povos europeus a encerrar os seus portos aos barcos ingleses.

3. As consequiências para portugal foram ser invadidos 3 vezes pelos exercitos franceses entre 1807 e 1811.

4. Os motivos pelos quais a população portuguesa estava descontente com a ausencia do rei foram a governaçao e a chefia do exercito Inglês no governo e no exercito português.

Francisco Gil Fachadas N 10 8 7 disse...

1. Localiza no tempo o governo de Napoleão.

Napoleão governou entre 1804 a 1814 em França.

2. Explica no que consistia o Bloqueio Continental.

O Bloqueio continental consistia no fecho dos portos europeus á circulação marítima da Inglaterra.

3. Refere quais foram as consequências para Portugal.~

As consequências para Portugal foram : A família real retira - se para o Brasil , Portugal passa a ser liderado por ingleses , o Brasil é á categoria de reino , os portos do Brasil são abertos aos navios ingleses e Portugal é visto como colónia.

4. Refere os motivos pelos quais a população portuguesa estava descontente com a ausência do rei.


TPC de Francisco Gil Fachadas N 10 8 7

João Baptista disse...

1-O governo de napoleão foi entre 1804 e 1814.
2- o bloqueio continental é quando obrigavam todos os portos a fecharem-se aos barcos ingleses.
3- As consequências para portugal foram a familia real retira-se para o brasil, portugal passa a ser governado por ingleses,obrasil é elevado a categoria de reino, os portos do brasil são abertos aos navios ingleses e portugal é visto como sendo uma colónia.
4-Como a corte se retirou para o brasil portugal ficou a ser governado pelos ingleses daí o descontentamento dos portugueses.

João Vieira, 8º 8ª disse...

1. Localiza no tempo o governo de Napoleão.
O governo de Napoleão consistia numa expansão do imperio, tentando submeter os paises que se opunham ao regime da nova ordem liberal, conquistou grande parte da europa.


2. Explica no que consistia o Bloqueio Continental.
O Bloqueio Continental consistia em que todos os portos de comercio deveriam ser fechados aos barcos ingleses.


3. Refere quais foram as consequências para Portugal.
As consequencias para portugal foi que este nao concordou com este acordo e assim a frança atacaria portugal e os portugueses assim o rei e a familia real partiram para o brasil.


4. Refere os motivos pelos quais a população portuguesa estava descontente com a ausência do rei.

A populaçao encontra-se descontente porque o rei nao esta em portugal, o pais e governado por um general ingles, o Brasil passou de colonia a reino, os portos o Brasil são abertos ao comercio com os ingleses e assim portugal deixa de receber os impostos do brasil.

Carlos Vieira disse...

1) Napoleão governou, apenas ele, de 1804 a 1814.

2) Consistia em os navios ingleses não poderem atracar nos portos da costa da Europa Continental.

3) Como Portugal recusou a fechar os portos aos navios ingleses foi invadida pelo império françês e seus aliados.

4) Os motivos eram a ausência da familia real, os ingleses ocuparem os principais cargos do governo e do exército e
o comércio e a industria estavam subordinados aos Ingleses,


Luís Miguel Fernandes Gil nº15 8º7

Mariana Oliveira disse...

1. O Governo de Napoleão situou-se entre 1804 e 1814.



2. O Bloqueio Continental consistia no fecho dos portos aos navios Ingleses.



3. Com o Bloqueio Continental Portugal perderia muitos dos produtos trazidos pela Inglaterra, mas ao mesmo tempo ao negarmos este acordo com França fizemos com que surgisse uma guerra que prejudicou em muito o nosso país,



4. A população portuguesa estava descontente com a ausência do rei pois nos finais de 1807 a família real fugiu para o Brasil. Um ano antes Napoleão tinha declarado o Bloqueio Continental para Inglaterra com o qual Portugal não concordou (logo não aceitou). E em consequência tivemos 3 invasões da parte dos franceses, o que criou vários problemas em Portugal (Ex.: Destruição, roubos, etc.).

Os Ingleses vieram apoiar Portugal (com o seu exército) mas não adiantou de muito.

O Pensamento da maior parte dos portugueses foi que caso a família real estivesse em Portugal, as coisas poderiam se ter processado de uma maneira diferente, tudo isto levou a um grande descontentamento da população. Para acrescentar a todos estes acontecimentos os portos do Brasil foram agora abertos ao comercio internacional o que levou também a um maior descontentamento da Burguesia. Tudo isto junto provocou um grande descontentamento geral na população portuguesa o que mais tarde veio a criar consequências.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue