Bloqueio Continental e Invasões Francesas

. quinta-feira, 14 de maio de 2009



Agora já sabes responder.
1. Explica no que consistiu o Bloqueio Continental. (resposta do Rodrigo Pereira do 8º D)
O bloqueio continental consistia numa tentativa francesa de derrotar a Inglaterra, proibindo os navios ingleses de atracar em portos da europa continental.

2. Explica quais foram as repercussões para Portugal. (resposta do Duarte Oliveira do 8º D)
Como Portugal não aderiu ao Bloqueio Continental, as repercussões para Portugal foram a assinatura entre a França e a Espanha do Tratado de Fontainebleau (sobre a invasão e divisão de Portugal) e as três invasões francesas:
•1ª: Comandada por Junot (1807-1808), que avançou sobre Lisboa, tendo a família Real retirado-se para o Brasil. Foi derrotado, com a ajuda das tropas inglesas, regressando para França;
•2ª: Comandada por Soult (1809), que avançou sobre o Porto, tendo havido o desastre da ponte das Barcas, em que a população corria em pânico por causa dos franceses e a ponte caiu. Com a ajuda dos ingleses, Soult foi derrotado, regressando para França;
•3ª: Comanda por Massena (1810-1811), que foi derrotado na batalha do Buçaco mas continuou a avançar sobre Lisboa e foi barrado nas Linhas de Torres, regressando para França.

3. Explica porque motivos ocorreu uma revolução em Portugal em 1820. (Resposta do Daniel Leal do 8º C)
Os motivos porque ocorreu uma revolução liberal em Portugal, foi o Brasil ser elevado à categoria de reino, o que levou à abertura dos portos à navegação estrangeira, a ausência da família real que se encontrava no Brasil, os ingleses ocupavam cargos principais do governo e do exercito e a indústria e o comércio estavam subordinados aos ingleses, assim como a transmissão dos ideais da revolução francesa(Igualdade, Fraternidade, Liberdade).

4. Observa a imagem. Analisa-a à luz dos acontecimentos que levaram às guerras napoleónicas. (resposta do Duarte Oliveira do 8º D)
O que levou às guerras napoleónicas foi o facto de a França e a Inglaterra quererem dominar o mundo. Na imagem, Napoleão e Beresford, sentados à mesa, cortam o planeta para comer.

24 comentários:

Anónimo disse...

1- O Bloqueio Continental imposto por Napoleão a inglaterra, proibindo aos restantes paises europeus qualquer tipo de comercio com a ingleses.

2- Muitos comerciantes portugueses, ansiosos por recuperar seus privilégios, aderiram ao movimento. Foram apoiados pelas tropas portuguesas. Outros grupos acreditavam que o regime constitucional implantado em Portugal seria também aplicado no reino do Brasil. Havia também aqueles que, beneficiados com o estabelecimento da Corte no Rio de Janeiro, não queriam a volta a Lisboa. Afinal, seus negócios estavam correndo bem e o retorno significaria o fim das vantagens e de seu prestígio social e político. Funcionários que haviam recebido cargos públicos e proprietários de escravos e terras do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de São Paulo, manifestaram-se contra a Revolução do Porto, defendendo a permanência da família real no Brasil.

3- Ocorreu uma revolução em Portugal em 1820 devido que na conspiração do general Gomes Freire de Andrade,em 1817 ter fracassada, e ouve um descontentamento por parte dos militares e da burguesia de lisboa e do Porto viria a culminar no movimento revolucionario.


Clauvis Gonçalves nº4 8ºD

Anónimo disse...

1-O Bloqueio Continental foi em 1806 contra a Inglaterra consistiu em fechar os portos europeus aos navios ingleses, declaração de guerra à Inglaterra porque portugal recusa o Bloqueio Continental.

2-Portugal recusa o Bloqueio Continental em 1807 foi o tratado de Fontainebleau, Espanha e França combinam a divisao e a invasão de Portugal.

3-Aconteceu uma revolução em Portugal porque politicamente "somos" uma colónia inglesa, "somos" governados por um general inglês, o comécio e a industria tinham sido sacrificados aos intereses dos ingleses, ideias liberais francesas.

4-Em 1804 Napolião outo-proclama-se imperador, expanção do território, expansão das ideias da Revolução Francesa, liberdade, igualdade e fraternidade.


Trabalho realizado por:
joana sousa nº16 8D

Tatiana Duarte disse...

1- O bloquei continental consistia em fechar os portos europeus aos navios inglese.
2- Divisão do território portugues.
3-O comércio estava dependente dos ingleses, a industria tinha sido sacrificada dos interesses ingleses e o exército era comandado por um inglês.

Anónimo disse...

1)O Bloqueio Continental foi constituido pelo fecho dos portos europeus aos navios inglesses e os franceses declaram guerra à inglaterra.Mas portugal recusa o bloqueio Continental porque era aliado com inglaterra.

2)As repercussões para Portugal foram o acordo da França com Espanha (tratado de fontainebleau) e divasão do território português.

3)Os motivos porque ocorreu uma revolução em Portugal em 1820 foram: -governados por um general inglês;o comercio estava dependente;a industria tinha sido sacrificada aos interessers inglesses; "eramos" uma colonia inglesa; o exercito era comandado por um ingles; influencia das ideais e a solucão foi o regresso do rei a portugal (1821)mas o principe reagente fica no Brasil.


Ricardo Fernandes 8ºC Nº21

Anónimo disse...

1-O bloqueio continental consistiu no fecho dos portos europeus aos navios ingleses(1806) e a declaração de guerra à Inglaterra.

2-As repercussões para Portugal foram o acordo com a Espanha no tratado de Fontainebleu(1807) e a divisão do território português.

3-Os motivos para ocorrer um a revolução em Portugal em 1820 foi a família real continuar a viver no Brasil, o Brasil foi elevado a categoria de Reino, o governador por um general inglês, o comércio estava dependente de ingleses, a industria tinha sido sacríficada aos interesses ingleses, eramos uma colónia inglesa, o exércio era comandado por um inglês, influência dos ideais franceses.

4-O que levou as guerras napoleónicas foi Portugal ter recusado o bloqueio continental e fazer um acordo com Espanha o tratado de Fontainebleau em 1807 que era a divisão de território português.

Cássia nº5 Rita nº24 8ºC

Anónimo disse...

1-Era para encerrar todo o litoral da eupora aos Ingleses, para a Inglaterra desejar paz.
2-Portugal era aliado de Inglaterra.
3-As origens da revoluçao eram , o exercito portugues era um exercito ingles, portugal era governado por um ingles, um tratado colocou o nosso comercio a reboque do comercio ingles e a nossa industria tinha sido absolutamente sacrificada a industria inglesa.
4-A imagem demonstra que os ingleses e franceses amboa, queriam dominar o mundo.
Hugo Sanchez 8C nº13

Anónimo disse...

1- O bloqueio continental consistiu no fecho dos portos europeus aos navios ingleses e a declaração de guerra à inglaterra.

2- Portugal faz um acordo com Espanha o tratado de Fontainebleu que consiste na divisao de territorio portugues.

3- A familia real estava no brasil, o brasil passou a categoria de reino o governador por um general ingles a industria tinha sido sacrificada aos intereses ingleses, eramos uma colonia inglesa, o exercito era comandado por um ingles.

4- Portugal não aceitou o bloqueio continental e fez um tratado com espanha o tratado de fontainebleau.

ass:Jeniffer Silva nª15 8ªC

Anónimo disse...

1. O Bloqueio Continental que se deu em 1806, consistia em fechar os portos europeus aos navios ingleses.

2. Portugal recusa o Bloqueio Continental, Inglaterra era um país tradicional aliado de Porugal, com a pressão diplomática e o receio de uma invsão das topas francesas, o príncipe adiou a tomada de posição sobre este assunto, Napoleão nada contente a sua decisão manda invadir Portugal.

3. Portugal possui um problema apos as invasões francesas, é que o rei está no Brasil e Portugal é governado por Inglaterra. É dada uma revolução liberal em 1820, que é causada por Portugal ser uma colónia inglesa, politicalmente e que o comercio e a indústria tinham sido sacrificados aos interesses ingleses.

4. Como Portugal recusou o Bloqueio Continental, França e Espanha combinaram a divisão e a invasão de Portugal. Portugal foi dividido em três partes:
-Lusitânia Sententrional;
-Lusitânia;
-Reino do Algarve.

Jéssica Costa Campos Nº15 8ºD

Anónimo disse...

1º O Bloqueio Continental consistia no bloqueio económico, imposto por Napoleão a Inglaterra, proibindo aos restantes países europeus qualquer tipo de comércio com os Ingleses, entre eles estava também Portugal.

2º Quando Napoleão decretou o Bloqueio Continental no qual todos os países do continente europeu foram proibidos de negociar com a Inglaterra e de receber navios ingleses nos seus portos, como Portugal vivia do tráfego maritimo não se podia permitir ganhar inimizade da Inglaterra. Assim, o governo do príncipe D.João fez um jogo duplo: oficialmente não se opunha ao Bloqueio Continental, mas, às escondidas continuava a permitir a entrada de produtos ingleses nos seus portos. Com a informação de que o pequeno e empobrecido reino de Portugal continuava a manter laços comercias com a Inglaterra, Napoleão ordenou que o invadissem. Perante estes acontecimentos a família real, optou pela mudança para o Brasil, que passou a ser a sede do Reino.

3º Os motivos porque ocorreu uma revolução liberal em Portugal, foi o Brasil ser elevado à categoria de reino, o que levou à abertura dos portos à navegação estrangeira, a ausência da família real que se encontrava no Brasil, os ingleses ocupavam cargos principais do governo e do exercito e a indústria e o comércio estavam subordinados aos ingleses, assim como a transmissão dos ideais da revolução francesa(Igualdade, Fraternidade, Liberdade).

4ºOs acontecimentos que levaram às guerras napoleónicas foram as dificuldades económicas e a instabilidade interna que se agravou ao longo dos anos.

Daniel R. Leal Nº6, 8ºC

Anónimo disse...

1- O bloquei continental foi o bloqueio económico, imposto por Napoleão a inglaterra, proibindo os restantes países europeus qualquer tipo de comércio com os ingleses.
Contudo, utilizando várias estrategias, como o contrabando, a inglaterra conseguio sempre abastecer-se.

2- Portugal ficou numa situação muito complicada porque tinha uma aliança com Inglaterra e Inglaterra também era a principal fonte económica de Porugal.

3-Em 1820 ocorreu uma revolução em portugal porque os ingleses ocupavam os cargos principais do governo e do exercito portugues, o brasil foi elevado á categoria de reino o que levou á abertura dos portos á navegação estrangeira.

4-As guerras napoleonicas levaram a que inglaterra e espanha praticamente fossem "donos" do mundo e os outros países quase propriedades deles.

João R. nº 17 e Ricardo R. 8ºC

Ibrahim Salim disse...

1) O bloqueio Continental, imposto por Napoleão a Inglaterra, proibindo aos países europeus qualquer tipo de comércio com os Ingleses.Contudo a Inglaterra consegui sempre abastecer-se.

2) Portugal recusou aderir ao Bloqueio Continental e
as repercussões foram:
3 invasões Francesas: Junot, Soult e Massena e estas invasões não foram bem sucedidas tendo as tropas francesas sido expulsas com ajudas dos Ingleses.

3) os motivos foram:
-->Serem uma colónia inglesa;
-->Serem governados por um general inglês;
--> o comércio e a indústria tinham sido sacrificados com intresses Ingleses.

4) A imagem diz-nos que a Inglaterra e a França querem o poder e isso não sendo possivel a França declara guerra à Inglaterra, dando as guerras napoleónicas.

Ibrahim Salim, Nº12,8ºD
Hidraldo Réne, Nº13, 8ºD

Márcio, 8ºD disse...

1- O Bloqueio Continentalera o bloqueio que Napolião impôs à Inglaterra, proibindo aos restantes países Eurupeus qualquel tipo de comércio com a Ingalterra.

2- Portugal não aceitou o Bloqueio Continenatl, e os franceses e espanhois uniram-se assim as tropas Francesas comndadas por Junot invadem Portugal e a família Real vai para o Brasil, depois é o desastre na ponte das barcas (porto), e coseguiram parar os Franceses nas linhas das Torres.

3- Porque particamente era uma colónia Inglesa, aseguir eram governados por um general ingles, o comércio e a indústria tinham sido sacrificados aos intereses ingleses e as ideias liberais Francesas.

4- O que levou às guerras napoleónicas foi que tanto Napoleão, tanto Inglaterra quriam
o poder do Mundo só para eles.


Márcio Simões, nº20, 8ºD

Rodrigo Pereira disse...

1) O bloqueio continental consistia numa tentativa francesa de derrotar a Inglaterra, proibindo os navios ingleses de atracar em portos da europa continental.

2) Uma vez que Portugal recusou fazer parte desta manobra, em 1807, a Espanha e França combinam a divisão e invasão de Portugal, no tratado de Fontainebleu. Portugal foi invadido três vezes por exércitos comandados por Junot (1ºInvasão), Soult (2ªinvasão) e Massena (3ªinvasão). Apesar de, na 1ª invasão, a família real se ter retirado para o Brasil, Portugal com o auxílio da Inglaterra conseguiu repelir os franceses, vencendo-os em todas as invasões.

3) Haviam vários problemas, a destacar o facto de a família real estar no Brasil (o que levou à sua elevação a reino e a consideração de Portugal como uma colónia), Portugal era governado por Ingleses e o seu comércio e Indústria estavam-lhes subordinados, e os ideais franceses tinham sido transmitidos aos portugueses. Para resolver estes problemas a solução era o regresso do Rei, a expulsão dos Ingleses e a elaboração de uma constituição. Tudo isto foi uma Revolução Liberal.

4)Nesta imagem observamos Napoleão (França) e ??? (Inglaterra) a divir o mundo. Esta figura mostra a ânsia de cada um dos países em dominar o mundo. A Inglaterra que manter o estatuto de grande potência colonial e a França de Napoleão quer tornar-se, igualmente, numa grande potência colonial .

---
Rodrigo Pereira, 8ºD

Alexandra e Nichal 8ºc disse...

1) Bloqueio Continental, criado em 1806, por Napoleão Bonaparte, proibia os paises europeus de realizar qualquer tipo de comércio com Inglaterra, no entanto Inglaterra conseguia sempre comerciar através de contrabando.

2) As consequências para Portugal, foram principalmente, as 3 invasões francesas, que se Portugal perdesse a independência, o território português seria dividido entre França e Espanha. O rei para o seu reino não perder a sua independência, fugiu para o Brasil, com toda a familia real, o que mais tarde levou a que portugueses, residentes no reino, ficassem descontentes com, o rei não voltar, e mais tarde levou a uma revolução.

3) Portugal estava a ser governado por um general inglês, o comércio estava dependente dos ingleses, a industria tinha sido sacrificada aos interesses dos ingleses. Tudo isto combinado com o facto de a família real ainda viver em brasil que foi elevado a reino e os ideiais franceses levou a revolução de 1820.

4) A imagem representa a divisão de Portugal (o presunto) por França e Espanha, no qual ficou definido a divisão de Portugal no tratado de Fontainebleau.

Anónimo disse...

1. O bloqueio continental que foi imposto por Napoleao, imperador de França, contra a Inglaterra consiste no encerramento dos portos europeios, principalmente no litoral da Europa, aos navios ingleses, isto foi uma declaração de guerra a Inglaterra.

2. Portugal como nao aceitou este Bloqueio pois era aliado de Inglaterra, acabou por ser invadido 3 vezes por França e Espanha que tinha feito um Tratado para acabar com Portugal. A 1ºinvasão acabou por fazer com que a familia real fugisse para o Brasil e um exercito ingles desebarcasse em Portugal(que depois acabariam mais tarde por governar Portugal), a 2º invasão aconteceu o desastre da Ponte da Barca e a 3º e ultima invasão os Franceses foram parados nas linhas de torre. Portugal com ajuda de Inglaterra ganhou as 3invasões.

3. Em 1820, a população de Portugal revoltou-se porque a familia real continuava no Brasil, depois das invasoes, era governado por um general ingles, o comércio estava dependente dos ingleses, a industria tinha sido sacrificada aos interesses ingleses, de quem eramos uma colonia, o nosso exercito era liderado por ingleses e estavamos influenciados pelos ideiais franceses.
4. Na imagem está representado a França e o seu aliado Espanha. Isto representa a divisao do mundo a zona da America para Espanha e a outra metade para a França. Isto é um genero de Tratado de Fortainebleau que também se podia represntar desta maneira mas em vez do Frango ser o mundo era Portugal.

Francisco Estevam
Nº11 8c

Duarte Oliveira disse...

1.O Bloqueio Continental decretado por Napoleão Bonaparte em 1807 para debilitar a Inglaterra consistiu em ordenar o fecho dos portos da Europa Continental aos navios ingleses, impedindo-os de comercializar.

2.Como Portugal não aderiu ao Bloqueio Continental, as repercussões para Portugal foram a assinatura entre a França e a Espanha do Tratado de Fontainebleau (sobre a invasão e divisão de Portugal) e as três invasões francesas:

•1ª: Comandada por Junot (1807-1808), que avançou sobre Lisboa, tendo a família Real retirado-se para o Brasil. Foi derrotado, com a ajuda das tropas inglesas, regressando para França;
•2ª: Comandada por Soult (1809), que avançou sobre o Porto, tendo havido o desastre da ponte das Barcas, em que a população corria em pânico por causa dos franceses e a ponte caiu. Com a ajuda dos ingleses, Soult foi derrotado, regressando para França;
•3ª: Comanda por Massena (1810-1811), que foi derrotado na batalha do Buçaco mas continuou a avançar sobre Lisboa e foi barrado nas Linhas de Torres, regressando para França.

3.Ocorreu uma Revolução Liberal em Portugal no ano de 1820 devido:
•A transmissão dos ideais da Revolução Francesa;
•A sermos politicamente uma colónia inglesa, porque os principais cargos do exército e do governo pertenciam aos ingleses;
•Ao facto de a família real estar no Brasil;
•À elevação do Brasil à categoria de reino, o que levou à abertura dos portos à navegação estrangeira;
•Ao facto de o comércio e a indústria estarem subordinados aos ingleses.

4.O que levou às guerras napoleónicas foi o facto de a França e a Inglaterra quererem dominar o mundo. Na imagem, Napoleão e Beresford, sentados à mesa, cortam o planeta para comer.

Anónimo disse...

1- O imperador, Napoleão, para deixar em má posição economicamente os ingleses obriga em 1806 que os paises europeus fechassem os seus portos deixando os ingleses isolados dos resto da europa.
2- Devido há dependência economica dos portugueses e ligação de aliado com os ingleses, leva a que Portugal sabendo das possiveis invasões francesas, não se cedessem as pressões por eles impostos. Por este motivo em 1807 dá-se a 1ºinvasão francesa, seguida de mais duas e consequentemente a fuga da familia real para o Brasil.
3- As sucessivas invasões francesas deixam Portugal num estado debilitado, agricultura, comércio e industria destruidos, arruinados ou enfranquecidos; a governação de Portugal por conta dos ingleses, assim como o comércio e a posição de colónia inglesa; o rei e a corte no Brasil e a passagem das trocas comerciais se centralizar no Brasil; Portugal estava dependente do Rio Janeiro, levando ao descontentamento por parte da Burguesia e dos militares de Lisboa e Porto e ao movimento de revolta em Portugal em 1820.
4- A luta contra as nações absolutistas do continete europeu e o objectivo de destabilisar o poder econímico ingles, detentor de uma poderosa e intocável marinha, Napoleão decretou o bloqueio continental. Este não foi bem aceite, essencialmente para os paises aliados na Inglaterra, que viam assim contrariar os interesses económicos, pois os franceses eram incapases de substituir os ingleses na destrebuição de produtos. A luta contra as nações absolutistas, e o objectivo de destabilizar o poder economico ingles, Napoleão decretou o bloqueio continental. Por isso todas as nações que eram contra o bloqueio foram invadidas e ocupadas pelos franceses no periodo que durou de 1805 a 1815, altura em que o confronto com os ingleses e aliados termina com o poderio frances e a fuga de Napoleão.
Daniela Filipa 8ºC nº7

Anónimo disse...

1- é um bloqueio contra a Inglaterra que fecha os portos europeus aos navios Ingleses.
2- As repercussoes para Portugal foi o acordo da França com a Espanha que deu ao tratado de FontaineBleau que é a divisao dos territorios Portugueses.
3- Eram governados por um general ingles, a industria tinha sido sacrificado aos interesses ingleses, eram uma colonia Inglesa, o exercito era comandado por um ingles e influencia dos idiais Franceses.
4- É o tratado de FontaineBleau que diz que Portugal ficaria dividido em tres porque a carne na figura é um mapa e está dividido em três

Dércio Santos
8ºc nº8

Anónimo disse...

1-)O bloqueio Continental Consiste em fechar os Portos aos navios Ingleses e não comunicar com eles para os enfraquecer os Ingleses e estes se renderem a Napoleão Bonaparte.

2-)Portugal se encontrava numa situação bastante difícil, sofrendo pressões tanto dos ingleses quanto dos franceses.
De um lado, Napoleão exigia que Portugal rompesse política e economicamente com a Inglaterra, fechasse seus portos e expulsasse o embaixador inglês.
Mas a Inglaterra tinha fortes laços comerciais com Portugal. Por conta disso, os ingleses pressionaram os portugueses para que assinassem uma convenção secreta, que asseguraria a Portugal a transferência da sede da monarquia lusitana para o Brasil.
Em contrapartida, os portugueses deveriam tomar as seguintes medidas em benefício da Inglaterra: a entrega da esquadra portuguesa; a entrega da Ilha da Madeira; a concessão de um porto livre em território colonial brasileiro; e a assinatura de inúmeros tratados de comércio exclusivamente com os ingleses.
Em 1807, França e Espanha assinaram o tratado de Fontainebleau, que formalizava a decisão de ambas as nações de invadirem Portugal e dividirem entre si suas colônias.
Diante desse acontecimento, a Coroa portuguesa viu sua transferência para o Brasil como a única salvação da dinastia de Bragança, e decide aceitar o acordo proposto pela Inglaterra.
Assim, Dom João 6º decide pela vinda da família real portuguesa ao Brasil, em 1808.
A partida da Corte portuguesa deu-se no momento em que tropas francesas, comandadas pelo general Junot, iniciaram a invasão do reino. Os súditos portugueses presenciaram estupefatos a fuga em massa dos nobres do reino. Em 29 de novembro de 1807, as embarcações que transportavam a Corte e a nobreza portuguesa sairam do Tejo, protegidas por uma esquadra inglesa. No mesmo instante, as tropas de Junot entram em Lisboa.
As embarcações trazendo a Corte e a nobreza portuguesa para o Brasil aportaram em Salvador. Em 7 de março, transferiram-se definitivamente para o Rio de Janeiro.

3-)A razão da revolução de 1820 deu-se devido ao enorme descontenteamento do povo português pois após as invasões Francesas a crise económica agravou-se...para isso contribuíram também os seguintes factores:
_a perda da exclusividade do comércio com o Brasil.
_a presença dos ingleses em Portugal.
_a difusão das ideias liberais.
_a ausência da corte e do rei que continuavam no Brasil.
_a influência das ideias vindas da Espanha.
Os objectivos desta revolução eram os de expulsar os Ingleses para implantar a independência em Portugal. Revolução esta que se deu em 1820 aproveitando a ausência de Beresford no Brasil.

4-) As guerras napoleônicas conseguiram difundir os ideais iluministas da revolução francesa, com o enfraquecimento das monarquias européias que após a Primeira Guerra Mundial seriam depostas dando lugar as repúblicas democráticas fundadas nesses ideais, que até então não tinham uma forte expressão no mundo, contribuindo assim, com muitas as revoltas coloniais. Além disso, a derrota francesa ter definido a Inglaterra como potência naval, econômica e militar da idade moderna.

thiago pimenta 8ºD

Nuno Nº21 8D disse...

1-Fechar os portos europeus aos navios ingleses.
2-Portugal recusou o Bloqueio Continental.
3-Porque o rei estava no Brasil e Inglaterra governa Portugal.

Anónimo disse...

1) O Bloqueio Continental foi uma medida tomada contra a Inglaterrra, que consistia em fechar os portos europeus aos navios ingleses.

2) A economia de Portugal dependia do comércio com a Inglaterra que era um aliado de Portugal. Por isso o prinicpe D. João não quis tomar uma posiçao sobre o Bloqueio. Então Napoleão resolveu invadir Portugal.

3) A revolução de 1820 ocorreu porque Portugal era uma colónia inglesa, era governado por um general inglês, o comércio e a indústria tinham sido sacrificados aos interesses ingleses e também por causa das ideias liberais francesas.


4) A política imperialista de Napoleão levou a que a França entrasse em guerra com vários países europeus. Depois de Napoleão ter saído derrotado, os países vencedores reuniram-se no Congresso de Viena e traçaram um novo mapa politico europeu.


Daniela Ribeiro Rodrigues, 8ºD, nº5

Anónimo disse...

1) Bloqueio Continental consistia em impedir o acesso a portos dos países então submetidos ao domínio do Império Francês.
3) Revolução em Portugal em 1820 aconteceu porque os portugueses estavam a ser governados por ingleses, o comércio estava a depender dos ingleses, indústria tinha sido sacrificada aos interesses ingleses, os portugueses eram uma colónia inglesa, o exército era comandado por um inglês e a influência dos ideais franceses.
4) O que causou estas guerras foi porque o Napoleão queria fechar aos portos europeus aos navios ingleses e estes não poderão deixar com que isso aconteça e por isso foi declarada guerra aos Ingleses.
Hafssana Abdul Magid Habibo
nº12
8ºC

Carla Mascarenhas nº3 disse...

1.O Bloqueio Continental consistiu num bloqueio económico, imposto por Napoleão, a fim de fechar os portos europeus aos navios ingleses, uma verdadeira declaração de guerra à Inglatera.

2.As repercussões para Portugal foram as três invasões combinadas entre França e Espanha:
- a I, foi entre 1807 e 1808, comandada por Junot , com o objectivo centrado em Lisboa, em que o rei foge, os ingleses embarcam em Portugal e onde houveram duas batalhas ( Roliça e Vimeiro);
- a II, foi em 1809, comandada por Soult, no norte, em que se deu o desastre da ponte das barcas no Porto;
-a III, foi comandada por Massena, com o objectivo novamente em Lisboa, em que se sucedeu a batalha do Buçaco e os franceses são parados nas linhas de Torres.


3.As causas para a ocorrência de uma revolução em Portugal , em 1820,foram que: politicamente, Portugal era uma colónia inglesa, era governado por um rei inglês, o comércio e a indústria tinham sido sacrificados aos interesses ingleses e as ideias liberais francesas.

4.A imagem está a representar Napoleão e o Red coat (um soldado Britanico) a cortarem o mundo em fatias para o “comerem” ou seja cada um deles queria o mundo para si, queriam dominar o mundo.


Carla Mascarenhas

Filipa Almeida 8ºC Nº10 disse...

1-O Bloqueio Continental consistiu no fecho dos portos europeus aos navios ingleses.

2-As repercussões para Portugal foram as invasões francesas que levaram a que a família real se refugia-se no Brasil e que o Brasil subisse à categoria de reino mais tarde passando a ser um país independente

3-Os motivos que levaram a uma revolução em Portugal foram:
»serem governados por um general inglês
»o comércio estava dependente dos ingleses
»a industria tinha sido sacrificada aos interesses ingleses
»o exercito era comandado por um inglês
»influência dos ideais franceses
»éramos uma colónia de ingleses.

4-O acontecimentos que levaram as guerras napoleónicas foi o tratado de Fontainebleau entre França e Espanha com o objectivo da invasão e divisão do território Português

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue