A Restauração da Independência.

. sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009



Agora Já sabes responder:
1. Explique as consequências da União Dinástica para Portugal. (resposta do Rodrigo Pereira do 8º D)
A União dinástica trouxe muitos problemas para Portugal, a saber:
- Novos inimigos para Portugal (uma vez que Portugal e Espanha eram governados pelo mesmo Rei, os inimigos de Espanha passaram a ser também de Portugal);
- Perda de territórios;
- Perda de navios e homens - tripulações. (na tentativa fracassada de invadir Inglaterra - Armada Invencivel).
- Soldados Portugueses nos exércitos espanhóis;
- Portugal passa a ser uma província de Espanha;
- O Governador de Portugal era uma Duquesa Espanhola (facto que ia contra as promessas de Filipe II);
- Após as inumeras perdas na batalhas (navios, etc), aumentaram os impostos para a reconstrução.
Os portugueses descontentes com esta situação iniciaram várias revoltas, destacando as primeiras revoltas do povo - Revolta do Manuelinho.
2. Refira o que aconteceu no dia 01 de Dezembro de 1640. (resposta do Clauvis Gonçalves do 8º D)
Na manhã do 1º de Dezembro, um grupo de nobres atacou a sede do governo em Lisboa (Paço da Ribeira), prendeu a duquesa de Mântua, e matou ou feriu alguns membros da guarnição militar e funcionários, entre os quais o Secretário de Estado, Miguel de Vasconcelos. Seguidamente, os revoltosos percorreram a cidade, aclamando o novo estado de coisas, secundados pelo entusiasmo popular Em resultado desta conspiração foi aclamado rei o duque de Bragança com o nome de D.João IV.
3. Explique o que é um Engenho. (resposta do Ricardo Rolim do 8º C)
O engenho, a grande propriedade produtora de açúcar, era constituído, basicamente, por dois grandes sectores: o agrícola - formado pelos canaviais -, e o de beneficiamento - a casa-do-engenho, onde a cana-de-açúcar era transformada em açúcar e aguardente.No engenho havia várias construções: a casa-grande, moradia do senhor e de sua família; a senzala, habitação dos escravos; a capela; e a casa do engenho. Esta abrigava todas as instalações destinadas ao preparo do açúcar: a moenda - onde se moía a cana para a extração do caldo (a garapa); as fornalhas - onde o caldo de cana era fervido e purificado em tachos de cobre; a casa de purgar - onde o açúcar era branqueado, separando-se o açúcar mascavo (escuro) do açúcar de melhor qualidade e depois posto para secar.
4. Refira a Importância dos Bandeirantes. (resposta da Daniela Filipa do 8º C)
Os Bandeirantes tinham como objectivo a colonização do Brasil, foram muito importantes na exploração do interior brasileiro e manutenção da economia brasileira no comércio e captura de indígenas, mão-de-obra para a agricultura, principalmente na cana-de-açucar. Tambem tiveram grande importancia na descoberta de metais preciosos assim como a divulgaçaõ da fé cristã.

37 comentários:

Anónimo disse...

pergunta:1
As consequências da União Dinástica para Portugal foram: Novos enimigos para Portugal, (Holanda e Inglaterra), perda de territórios, de navios (tripulantes), soldados portuguêses no exército espanhól, Portugal passa a ser uma província de Espanha, o governador de Portugal era uma espanhola, aumento dos impostos em portugal e revoltas populares (Manuelino).

Anónimo disse...

pergunta:2
No dia 1 de Dezembro de 1640 houve uma revolta liderada por nobres, é aclamado um novo rei (D.João Duque de Bragança)logo, começa uma nova disnatia. a dinastia de Bragança.

Anónimo disse...

pergunta:3
Um engenho é um local onde se encontravam aparelhos para a produção de açúcar.

Anónimo disse...

pergunta:4
Os Bandeirantes capturavam os escravos, descobriam o ouro, a prata e os diamantes, exploravam o território e marcavam as fronteiras do Brasil.

Anónimo disse...

1) A União dinástica trouxe muitos problemas para Portugal, a saber:

- Novos inimigos para Portugal (uma vez que Portugal e Espanha eram governados pelo mesmo Rei, os inimigos de Espanha passaram a ser também de Portugal);
- Perda de territórios;
- Perda de navios e homens - tripulações. (na tentativa fracassada de invadir Inglaterra - Armada Invencivel).
- Soldados Portugueses nos exércitos espanhóis;
- Portugal passa a ser uma província de Espanha;
- O Governador de Portugal era uma Duquesa Espanhola (facto que ia contra as promessas de Filipe II);
- Após as inumeras perdas na batalhas (navios, etc), aumentaram os impostos para a reconstrução.

Os portugueses descontentes com esta situação iniciaram várias revoltas, destacando as primeiras revoltas do povo - Revolta do Manuelinho.

2) No dia 1 de Dezembro de 1640 um grupo de Nobres puseram em acção um plano já há muito pensado e planeado: Restaurar a Independência de Portugal.
Nesse dia foi presa a afastada a Duquesa de Mântua (representante de D. Filipe IV em Portugal) e aclamou-se um novo Rei: D.João, Duque de Bragança.

3) Chama-se Engenho ao conjunto de Equipamentos utlizados para produzir o açucar. Esta propriedade é constituída por:

- Casa Grande (casa do proprietário);
- Senzala (aldeamento dos escravos);
- Casa do Engenho (local onde se encontram aparelhos destinados à produção do açucar).

4) Os Bandeirantes eram muito importantes para Portugal no Brasil. As suas funções eram as seguintes:

- capturar escravos;
- explorar o território;
- descobrir ouro, prata e os diamantes;
- marcar as fronteiras do Brasil.
--------------------
Respostas de: Rodrigo Pereira, nº23 - 8ºD

Anónimo disse...

1) As consequências da União Dínastica para portugalforam: perda de territorios, guerras com inimigos de espanha, perda de navios e homens,aumento dos impostos e revoltas populares.

2) No dia 1 de Dezembro de 1640 deu-se o inicio da revolução.

3) Um Engenho era onde se fabricava o açucar no Brasil onde trabalhava escrevos africanos.

4) Os Bandeirantes capturavam os escravos que fugiam, exploravam territorios, marcabam fronteiras e descobriam ouro prata e diamantes.

Anónimo disse...

1-As tropas portuguesas nos exercitos espanhois, guerras com os inimigos de espanha, perda de territorios,perda de navios, perda de homens, governador de portugal e espanhol, portugal e uma provincia de espanha, aumento de impostos, revoltas populares.
2-foi o inicio da revoluçao em portugal.
3-E construir algo, fabricar algo.
4-Era para marcar o territorio portugues, conhecer melhor as zonas, areas.

Hugo 8C n13

Anónimo disse...

1) As consequências para Portugal, provenientes da União Dinástica foram as seguintes: 1- A perda de territórios nomeadamente para Holanda. 2- Começaram guerras com os inimigos de Espanha. 3- Perderam navios e homens na Armada Invencível. 4- Existiam tropas portuguesas nos exércitos espanhóis. 5- O Governador de Portugal era uma pessoa espanhola. 6- Portugal era uma província de Espanha. 7- Aumentaram se os impostos que deram origem a revoltas populares(revoltas manuelinhas) nomeadamente nas cidades de Beja, Évora, Faro e Lisboa.

As consequencias 5 e 6, eram contra o que ficou estabelecido nas Cortes de Tomar.

2) No dia 1 de Dezembro de 1640, deu-se a Restauração, em que um grupo de nobres portugueses prendeu e afastou a Duquesa de Mântua, que representava D.Filipe III (IV em Espanha). Depois da revolta o Duque de Bragança, D.João IV era o novo rei de Portugal.

3) Um engenho é um local destinado ao fabrico de açucar que teve origem no Brasil que os portugueses obrigavam aos escravos a trabalhar em más condições. Divide-se em Casa-Grande (morada do proprietário e da sua familia), Senzala (habitação dos escravos) e Casa do Engenho (instalação onde existem os aparelhos destinados ao fabrico de açucar).

4) A importância dos Bandeirantes é capturar os escravos, explorar e marcar os territórios e fronteiras, respectivamente, e descobrir ouro, prata e diamantes.


Nichal Gentilal
8ºC Nº19

Anónimo disse...

1- As consequências da união dinástica para Portugal foram perda de territórios, guerras com os inimigos de Espanha, perda de navios, tropas de Portugal nos exércitos espanhóis, governador de Portugal era um espanhol, Portugal passa a ser uma província de Espanha e aumentos dos impostos.

2- O que aconteceu no dia 1 de Dezembro de 1640 foi uma revolta liderada pelos nobres e a aclamação de um novo rei, neto de Catarina de Bragança.

3- Um engenho é uma plantação.

4- A importância dos Bandeirantes era capturar escravos,exploração do território e marcarem as fronteiras e descobriram ouro, prata e diamantes.

Cássia nº5 Rita nº24 8ºC

Anónimo disse...

1º As consequências da União Dinástica eram: os novos inimigos para Portugal,a perda de territórios e de navios,a existência de muitos soldados portugueses nos exércitos espanhóis, Portugal passou a ser uma província de Espanha, o governador de portugal era uma espanhola, e o aumento dos impostos (revolta do manuelinho).

2º No dia 1 de Dezembro de 1640 houve uma revolta que era liderada por Nobres, aclamou-se um novo rei, D.João duque de Bragança e formou-se uma nova dinastia, Dinastia de Bragança.

3º Um engenho é um local onde se encontram os aparelhos destinados ao fabrico do açucar.

4º Os Bandeirantes eram importantes porque capturavam os escravos, descobriam o ouro, prata e diamantes, exploravam territórios e marcavam as fronteiras do Brasil.

Daniela Ribeiro Rodrigues, 8ºD, nº5

Anónimo disse...

1- Portugal iria te novos inimigos (Holanda/Inglaterra), perda de navios(Armada Invencivel), aumento dos impostos e portugal iria ser governado por um espanhol.

2- Na manhã do 1º de Dezembro, um grupo de nobres atacou a sede do governo em Lisboa (Paço da Ribeira), prendeu a duquesa de Mântua, e matou ou feriu alguns membros da guarnição militar e funcionários, entre os quais o Secretário de Estado, Miguel de Vasconcelos. Seguidamente, os revoltosos percorreram a cidade, aclamando o novo estado de coisas, secundados pelo entusiasmo popular Em resultado desta conspiração foi aclamado rei o duque de Bragança com o nome de D.João IV.

3- O engenho de açúcar era o nome dado às fazendas produtoras de açúcar no período do Brasil Colonial. Este nome era aplicado também à máquina que moia a cana-de-açúcar e outras instalações envolvidas no processo. Grande parte destes engenhos estava estabelecidos na região nordeste do Brasil. A maior parte do açúcar produzido nos engenhos era destinada ao mercado europeu.
Dentro dos engenhos havia também a casa-grande (habitação do senhor de engenho e sua família), a senzala (habitação dos escravos), capela, horta e canavial.
Para os trabalhos mais pesados, os senhores de engenho utilizavam a mão-de-obra escrava de origem africana.

4- A importancia que os Bandeirantes tinham era que capturavam os escravos, descobriam o ouro, a prata e os diamantes, exploravam o territorio e marcavao as fronteiras do Brasil.

ASS:Clauvis Gonçalves nº4 8ºD

Anónimo disse...

1)As consequências da União Dinástica para Portugal foram:
-perdas de territórios;
-perda de navios(Armada Invencível)e tambem a perda de homens;
-tropas de portugal nos exercítos Espanhóis;
-o Governador de Portugal é um Espanhol;
-Portugal passa a ser uma provincia da Espanha;
-aumentos dos impostos;
-revoltas Populares (como as Revoltas do Manuelinho)
-Santarém
-Beja
-Évora
-Faro
-Lisboa

2)No dia 01 de Dezembro de 1640 foi o dia em que se deu o Ínicio da Revolução.

3)Um Engenho era uma casa onde existiam os aparelhos para produzir o açucar.

4)A Importância dos Bandeirantes consistia em:
-capturar os escravos;
-explorar o território e marcar as fronteiras;
-descobrir ouro,prata,e diamantes.

Ricardo Fernandes 8ºC Nº21

Anónimo disse...

1.portugal fez novos inimigos: Holanda e Inglaterra, pois eram os inimigos de Espanha, e como tinha sido espanhóis a governar Portugal durante 60 anos, os inimigos de Espanha começaram a ser também os de Portugal.
Perdeu territórios. Perdeu também navios devido á armada invencível. Outro problema era que havia soldados portugueses no exército de Espanha. Portugal passou a ser uma província de Espanha.
o governador de Portugal passou a ser uma mulher espanhola(a Duquesa de Mântua). Outra consequência foi que os impostos aumentaram. Houve também uma serie de revoltas populares representadas pelo povo. as principais revoltas tiveram lugar em Lisboa, Évora, Santarém, Beja e Faro. a revolta mais popular foi a revolta do Manuelino que teve lugar em Évora a favor da independência de Portugal, em 1637,que saiu fracassada.
2. No dia 1 de Dezembro de 1640 um grupo de 40 fidalgos portugueses, no mais absoluto segredo, preparava uma revolução. Nesse dia concentrou-se no terreiro do Paços, ao soar da última badalada das nove horas, invadiu o Paço da Ribeira onde residia a Duquesa de Mântua, então regente do Rei de Espanha. A Duquesa tenta opor resistência, mas em vão.
O povo concentra-se na Praça e aclama o novo Rei, D. João IV (Duque de Bragança). Nesse dia inesquecível Portugal recupera a sua independência e põe fim a 60 anos de domínio espanhol. Inicia-se uma nova dinastia: a dinastia de Bragança.
3.Engenhos são aparelhos para a produção do açúcar.
4. Os bandeirantes eram importantes pois capturavam os escravos, exploravam os territórios Brasileiros, e marcavam as fronteiras do Brasil. Foi-lhes atribuído a descoberta do ouro, da prata e dos diamantes
sabrina 8d nº 25

Anónimo disse...

2-O que aconteceu no dia 1 de DEzembro de 1640, ouve uma revolta,foi liderada por nobres,aclamou-se um novo rei.resposta a número 2.

3-O Engenho é o local onde se encontra os aparelhos para a produção de açúcar.resposta a número 3.

4-Os Bandeirantes são importantes porque eles é que descobrem o ouro,a prata,e os diamantes,eles e k marcam as fronteiras do Brasil,eles e que capturão os escravos.resposta a número 4.


TRABALHO REALIZADO POR: Rute Pereira Nº1 Turma:D 8ºANO

Anónimo disse...

1- As garantias dadas por D.Filipe II de espanha aos portugueses dos costumes, usos, leis e moeda própria; a reunião de cortes para tomada decisões e que os altos cargos eram ocupados por portugueses, alteraram apartir do reinado de Filipe III. O compromisso estabelecido nem sempre foi cumprido e os portugueses veem-se envolvidos nas guerras espanholas. Os portugueses perdem o poder e fragilizaram a sua economia, dá-se o declinío politico, o endividamento e dependência económica, gerando o descontentamento. Desta união formou-se o maior império, ocupando territorios dos 4 cantos, teve um poderoso comércio e desenvolvimento tecnológico, mas fez com que Portugal não acompanhe o desenvolvimento a todos os niveis.
2- Após 60 anos de ocupação e governação espanhola, e depois de violentas batalhas, o desenvolvimento generaliza-se e dá-se a revolta em 1640, liderado por nobres e juristas que aclamam o duque de Brangança como Rei de Portugal com o título de D.João IV. No dia 1 de Dezembro é restaurada a independência e inicia-se a quarta dinastia.
3- Engenho era o nome dado ás propriedades onde era produzido o açucar, assim como todo o processo da sua produção: as maquinas moiam a cana de açucar e fazia-se a estração de suco; casa grande (onde habitava o dono e a sua familia); a senzala (onde habitava os escravos); capela; horta e canavial.
4- Os Bandeirantes tinham como objectivo a colonização do Brasil, foram muito importantes na exploração do interior brasileiro e manutenção da economia brasileira no comércio e captura de indígenas, mão-de-obra para a agricultura, principalmente na cana-de-açucar. Tambem tiveram grande importancia na descoberta de metais preciosos assim como a divulgaçaõ da fé cristã.
Daniela Filipa nº7 8ºC

Anónimo disse...

1.
Portugal obteve novos inimigos-Holanda e Inglaterra;
Algumas das promessas de Filipe II não foram compridas;
Aumento de impostos em Portugal;
Isso tudo levou a que os populares se revoltassem (revolta do Manuelino).

2.
Dia 01 de Dzembro de 1640 deu-se a revolta liderada pelos nobres. Resultado disso, D. João Duque de Bragança foi aclamado rei que levou a uma nova dinastia-Dinastia de Bragança.

3.
O Engenho de Açúcar era uma fazenda produtora de açúcar. Estava dividida em três divisões principais:
- Casa Grande-casa do proprietário;
- Senzala-aldeamento de escravos;
- Casa do Engenho-local onde se encontravam as aparelhos para a produção do açúcar.

4.
Os Bandeirantes (Capião do Mato) eram os que capturavam os escravos quando eles fugiam ou não, descubrião ouro, prata e diamantes, exploravam o território e são os que vão marcar as fronteiras do Brasil.

Trabalho Realizado Por: Jéssica Costa Campos Nº15 8ºD

Anónimo disse...

1-)As consequências da União Dinástica para portugal foram:
-Perda de territórios;
-Perda de Navios ( Armada Invencível);
-Soldados Portugueses nos exércitos espanhóis;
-Aumento de Impostos;
-Vice-Rei Espanhol ( Duqesa de Mântua);
-Portugal passa a ser Província de Espanha e com isso origina as "Rvoltas Populares".
2-)No dia 01/12/1640 Aconteceu a Revolta dos Nobres, a aclamação de um novo Rei (D.João, Duque de Bragança) e deu o início de uma nova Dinastia (Dinastia de Bragança)
3-)O engenho era o local onde se encontravam os aparelhos destinados ao fabrico do açucar, e eles utilizavam a Mão-de-Obra.
4-)Os bandeirantes exploravam terrítório Brasileiro, faziam as marcações das fronteiras, capturavam escravos fugidos e descobriram ouro e diamantes.

Thiago Pimenta 8ºD nº27

Video-Jogos disse...

1ºAs consequências que a união din´stica trouxe para Portugal foi a Espanha ter inumerosos inimigos entre os outros países europeus os quais passara a atacar indiscriminadamente as nossas colónias e navios.

2ºFoi feita a Restauração da Independência Portuguesa.

3ºÉ onde é fabricado o açúcar e é constituido por moinhos , caldeiras e armazéns onde é guardado o açúcar.

4ºOs Bandeirantes tem como importância encontrar minas e outras riquezas e capturar escravos ( ex:caso tenham fugido).

Daniel Leal Nº6 , 8ºC

Anónimo disse...

1- As consequências da União Dinástica para Portugal eram:
-Novos inimigos(eram os inimigos da espanha-Holanda/Inglaterra);
-Perda de territórios; perda de navios e homoens(armada invencivel);
-Soldados portugueses nos exércitos espanhóis;
- O governador de Portugal é uma espanhola;
Aumento dos impostos em Portugal;
-Revoltas populares(revolta do manuelino).

2-No dia 1 de Dezembro aconteceu uma revolta(liderada por nobres).

3-O engenho tem grandes canivaisde cana-de-açucar,campos para os escravos cultivarem os seus alimentose a casa do engenho(local onde se emcontram oos aparelhos para a produção de açucar)com os seus moinhos , caldeiras e armanzéns.

4-A importância dos Bandeirantes era:
-capturar os escravos;
Descobriram o ouro,a prata e os diamantes;
-Explorar o território;
-Vão marcar as fronteiras do Brasil.

Trabalho realizado por:
-joana sousa Nº16 8D

Anónimo disse...

1)As consequêmcias para Portugal foram: perda de territórios; guerras com os inimigos de Espanha; perda de navios e de homens; trocas de Portugal aos exércitos espanhóis; governador de Portugal é um espanhol; Portugal pass a ser uma provincia de Espanha; aumento dos impostos; revoltas populares

2)No dia 1 de Dezembro de 1640, o duque de Bragança foi aclamado rei com o nome D.João IV

3)O engenho, a grande propriedade produtora de açúcar, era constituído, basicamente, por dois grandes sectores: o agrícola - formado pelos canaviais -, e o de beneficiamento - a casa-do-engenho, onde a cana-de-açúcar era transformada em açúcar e aguardente.No engenho havia várias construções: a casa-grande, moradia do senhor e de sua família; a senzala, habitação dos escravos; a capela; e a casa do engenho. Esta abrigava todas as instalações destinadas ao preparo do açúcar: a moenda - onde se moía a cana para a extração do caldo (a garapa); as fornalhas - onde o caldo de cana era fervido e purificado em tachos de cobre; a casa de purgar - onde o açúcar era branqueado, separando-se o açúcar mascavo (escuro) do açúcar de melhor qualidade e depois posto para secar.

4)Os bandeirantes foram importantes para capturar os escravos; explorar o território e marcarem as fronteiras e descobrir ouro, prata e diamantes.

Ricardo Rolim nº23 8ºC

Anónimo disse...

1-As consequências da União Dinástica para Portugal foram :
- o ganho de novos inimigos (os inimigos que eram os inimigos de Espanha passaram também a ser os de Portugal Holanda e Inglaterra);
-a perda de territórios;
-a perda de navios , o que conduziu a perda de Homens;
-soldados portugueses nos exércitos espanhóis;
-o facto de passar a ser uma província de Espanha;
-o governador é uma espanhola;
-o aumento dos impostos;
-revoltas populares ( em Lisboa, Évora, Beja, Santarém e Faro).

2-No dia 1 de Dezembro de 1640 aconteceu uma revolta liderada por nobres, que por fim se deu a aclamação de um novo rei (D. João Duque de Bragança) o que gerou uma nova dinastia a Dinastia de Bragança.

3-Um engenho é o local onde se encontravam os aparelhos para fabrico de açúcar no local, certamente, também se encontrava a casa grande(moradia do proprietário) e a Senzala ( aldeamento de escravos).

4-Os bandeirantes eram importantes para capturar escravos, descobrir o ouro, a prata, os diamantes , explorar o território e para marcarem as futuras fronteiras do Brasil.

Carla Mascarenhas
nº3 8ºD

Anónimo disse...

1-A União Dinástica fez com que Portugal perdesse territorios, guerras com inimigos de Espanha, Perdesse navios,o governador de portugal era espanhol e portugal passou a ser uma provincia de Espanha.

2-No dia 01 de Dezembro de 1640 deu-se uma Revolução que era liderada pelos nobres.

3-Engenho é um equipamento que era utilizado para produzir açucar.

4-Os bandeirantes faziam expedições que tinham como objectivo explorar minas e outras riquezas e capturarem escravos.

hafssana disse...

1. As consequências para Portugal foram más (só trouxeram problemas): perda de territórios; Guerras com os inimigos de Espanha; perda de navios (armada invencível) isto inclui a perda de homens; tropas de Portugal nos territórios espanhóis; governador de Portugal é um espanhol; Portugal passa a ser uma província da Espanha; revoltas do povo.

hafssana disse...

2.No dia 1 de Dezembro de 1640 iniciou-se uma revolução.

3.Um engenho é uma plantação de açúcar.

4.A importância dos bandeirantes é a sua função, por as bandeiras nos territórios conquistados, pois normalmente as batalhas eram automaticamente ganhas se a bandeira do inimigo caísse. Por este motivo os bandeirantes eram/são importantes numa batalha destas, onde quem executa este cargo tem de lutar de modo a que a bandeira permaneça sempre em pé.

Hafssana nº12 8ºC

Anónimo disse...

1. As consequências da União Dinástica para Portugal foram os novos inimigos (Holanda e Espanha), perda de territórios, perda de navios, soldados portugueses em exércitos espanhóis, Portugal passa a ser uma província de Espanha, o Governador de Portugal é uma espanhola, o aumento dos Impostos em Portugal e as Revoltas populares.
2. No dia 01 de Desembro de 1640 houve uma revolta, liderada por nobres, onde aclamaram um novo Rei e uma nova Dinastia (Dinastia de Bragança).
3. Um Engenho é onde se encontram os aparelhos para a produção do açucar.
4. A importância dos Bandeirantes era, capturar os escravos, descubrirem o ouro, a prata e os diamantes, explorar o território e marcar as fronteiras do Brasil.

Bruna Correia
Nº2
8ºD

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

1- As consequências da União Dinástica para Portugal foram a perda de territórios, a perda de navios (Armada Invencível), aumento de impostos, vice-rei Espanhol (Duquesa de Mântua), Portugal passa a província de Espanha e as revoltas populares.

2- No dia 01 de Dezembro de 1640 houve a Guerra da Restauração (restauração da independencia).

3- O Engenho é o local onde se encontravam os aparelhos destinados ao fabrico do açucar em que era utilizada a mão de obra escrava.

4-A Importância dos Bandeirantes é devido à exploração do território brasileiro, à marcação de Fronteiras, á capturação de escravos fugidos e à descoberta de ouro e diamantes.

Anónimo disse...

1) Problemas para Portugal:
--> Tem novos inimigos de Espanha: (Holanda,Inglaterra)
-->Perda de terriotório e perda de navios na Armada Invencível: tendo Poucos homens(tripulações)e soldados portugueses nos exércitos dos Espanhóis;
-->Portugal passa a ser uma província de Espanha;
-->O governador de Portugal é uma Espanhola;
-->Aumento dos impostos em Portugal;
--> Revoltas Populares->Revolta do Manuelinho.

2)No dia 1 de Dezembro de 1640 houve uma conspiração de um grupo de portugueses nobres(prenderam a duquesa de Mântua), e resultado desta conspiração foi aclamao rei o duque de Brangança com o nome de D.João IV sendo feita a Restauração da Indepêndencia de Portugal reconhecida mais tarde por Espanha.

3)Um engenho é Constituído por:
--> Casa Grande(casa do proprietário)
-->Senzala(aldeamento dos escravos)
--> Casa do engenhio(local onde se encontram os aparelhos para a produção de açucar.

4)Os Bandeirantes capturavam os escravos, marcavam as fronteiras do Brasil explorando o território e Descobriam ouro,prata ou diamantes.

Anónimo disse...

1- As consequencias eram perda de territorios, guerras com os inimigos de espanha, perda de navios, tropas de portugal nos exercitos espanhois, portugal passa a ser uma provincia de espanha, aumento dos impostos e revoltas populares.

2- No dia 1 de dezembro de 1640 aconteceu uma revolta que foi liderada pelos nobre e houve a aclamação de um novo rei neto de catarina de bragança D.joao duque de bragança.

3- Um engenho e uma plantação.

4- A importância dos Bandeirantes era que capturavam escravos, exploravam territorio e marcavam fronteiras, descobriram ouro,prata e diamantes.

ass:Jeniffer silva 8ªc nª15

Anónimo disse...

1-A União Dinástica trouxe graves inconvenientes a Portugal, pois Espanha tinha numerosos inimigos entre outros países europeu, os quais passaram a atacar indiscriminadamente as nossas colónias e navios.
2-Um grupo de portugueses nobres prendeu e afastou a duquesa de Mântua, representante de Filipe IV em Portugal.
3-Chama-se engenho aos equipamentos utilizados para produzir o açúcar, bem como ao conjunto da propriedade, constituída por grandes extensões de terra, ocupada sobretudo por canaviais de cana-sacarina.
4-Era um grupo de dezenas ou centenas, que capturavam escravos e descobriam ouro ou diamantes.

Anónimo disse...

1- As consequências da União Dinastica para Portugal era: -
-novos inimigos para Portugal-que eram os inimigos da Espanha (Holanda/Inglaterra);
-perda de territórios
-perda de navios(Armada Invencivel)
-soldados portugueses nos exércitos espanhois;
-portugal passa a ser uma província de espanha;
- o governador de portugal é uma espanholita;
-aumento dos impostos em portugal;
-revoltas populares(revolta do manuelinho)(povo)= Lisboa,Évora, Beja,Santarem,Faro.

2-Dia 1 de Dezembro de 1640 foi aclamado rei o duque de Bragança com o nome de D.João IV.

3-Engenho são instituições onde se encontram os aparelhos destinados ao fabrico do açúcar.

4-A importância dos Bandeirantes era capturar os escravos,descubrirem o ouro, a prata, e os diamantes,explorarem o territórioe marcarem as fronteiras do bar
Brasil.

Joana Santos nº17 8D

Anónimo disse...

1-A uniao dinastica teve alguns problemas para portugal:
-perda de territorios;
-perda de navios;
-Armada Invencivél;
-Soldados portugueses nos exércitos Espanhóis;
-Aumento de Impostos;
-Vice-Rei Espanhol (Duquesa de Mântua);
-portugal passa a provincia de espanha;
- revoltas populares
2- No dia 1 de dezembro de 1640 aproveitando a revolta catalunha iniciada em agosto, nobres portugueses revoltaram-se, afastaram e prenderam a duquesa de mântua, representante de Filipe IV em Portugal. em resultado desta conspiraçao foi aclamado um novo rei, o duque de bragança com o nome de D. João IV ao qual iniciou uma nova dinastia, a dinastia de bragança.
3- o engenho é o local onde se encontravam aparelhos destinados ao fabrico do açucare onde utilizavam mao de obra escrava.
4- a importancia dos bandeirantes era explorar o territorio brasileiro, Marcaçao de fronteiras, Capturar escravos fugidos e descobrir ouro e diamantes

Dercio santos nº8 8 c

Anónimo disse...

1.A União Dinástica trouxe graves problemas tais como novos inimigos para Portugal que eram os inimigos de Espanha (Holanda e Inglaterra), perda de territórios e de navios, os soldados portugueses tinham de combater pelos exércitos espanhóis, Portugal passou a ser uma província de Espanha, a governadora de Portugal era uma espanhola (Duquesa de Mântua), houve aumento dos impostos e revoltas populares como a do Manuelinho feitas pelo povo.

2.No dia 01 de Dezembro de 1640 houve uma revolta contra os espanhóis liderada por um grupo de nobres portugueses descontentes que consistiu em prender a Duquesa de Mântua e na aclamação de um novo Rei, D. João IV, que iniciaria a dinastia de Bragança.

3.Um Engenho é o conjunto dos equipamentos utilizados para produzir açúcar, bem como o conjunto da propriedade, constituída por grandes extensões de terra, ocupada por grandes canaviais de cana-sacarina, pela casa-grande (morada do senhor e da sua família), pela senzala (habitações dos escravos) e pela casa do engenho.

4.Os Bandeirantes eram muito importantes porque eram eles que descobriam o ouro, a prata e os diamantes, capturavam os escravos africanos fugitivos, exploravam o território brasileiro marcando as suas fronteiras com bandeiras, daí o nome de “Bandeirantes”.

Anónimo disse...

1- As concequências da união dinástica foram Portugal ter ficado uma provincia espanhola, o rei aumentou os impostos, os espanhois ocuparam os cargos portugueses e os inimigos de espanha tambem atacavam Portugal.

2-A 1 de Dezembro de 1640, um grupo de 40 fidalgos introduz-se no Paço da Ribeira, onde reside a Duquesa de Mântua, representante da coroa espanhola, mata o seu secretário Miguel de Vasconcelos e vem à janela proclamar D. João, Duque de Bragança, rei de Portugal. Termina, assim, 60 anos de domínio espanhol sobre Portugal. A revolução de Lisboa foi recebida com júbilo em todo o País. Restava, agora, defender as fronteiras de Portugal de uma provável retaliação espanhola. Para o efeito, foram mandados alistar todos os homens dos 16 aos 60 anos e fundidas novas peças de artilharia.

3-O engenho era onde os escravos eram obrigados a trabalhar no açucar e no tabaco.

4- A função dos bandeirantes era capturar escravos, marcar as fronteiras e explorar ouro, prata e diamantes.

Nome:João Ramos nº17 8ºC

Anónimo disse...

Osvaldo Simão nº22 8ºD

2- No dia 1 de Dezembro recuperou-se a independência de Portugal.

Anónimo disse...

1-As consequênciasforam:
-A espanha passou a atacar indiscriminalmente as nossas colonias e navios.

2-Ao despontar do dia 1 de Dezembro de 1640,aconteceu por volta das 07:00,entram no palácio real cerca de 40 nobres portugueses, conhecidos pelos conjurados, que rapidamente controlam a guarda de militares. Procuram o secretário de estado Miguel de Vasconcelos cuja morte tinha sido inicialmente determinada. Executam-no, e obrigam pela força a duquesa de Mântua a ordenar a rendição das forças castelhanas no castelo de São Jorge e nas fortalezas que defendem o rio Tejo, a torre de Almada e a torre de Belém.

3-Um engenho é os equipamentos utilizados para produzir o açúcar, bem como ao conjunto da propriedade, constituída por grandes extensões de terra, ocupada sobretudo por canaviais de cana-sacarina.

4-Denominam-se bandeirantes os sertanistas que, a partir do século XVI, penetraram nos sertões brasileiros em busca de riquezas minerais, sobretudo a prata, abundante na América espanhola.

Anónimo disse...

1. A união Dinástica trouxe grande sproblemas a Portugal como e perda da Independecia o que fazia de Portugal uma provincia de Espenha. Também trouxe problemas em termos territoriais fazendo com que Poertugal entrasse em guerra com os inimigos dos Espanhois, como a Holanda e a Inglaterra, e fazendo com perdessemos teritorios para nomeadamente os Holandeses e tivesses-mos perdidos tropas e navios na armada invicivel contra a Inglaterra. Portugal era governado por um espanhol e os impostos aumentavam muito. Estas consequencias davam inicio a revoltas como as "revoltas manuelinas"

2. No dia 1 de Dezembro de 1640 deu-se o inicio da revolução que tinha como objectivo aclamar um novo rei, D.JoãoIV(duque de Bragança), que era neto de uma das concorrentes ao trono em 1580, Dona Catarina de Bragança. Esta Revolta era liderada pelos Nobres.

3. O Engenho é o local onde se encotram as maquinas onde se produz o açucar.

4. Os Bandeirantes eram muito importantes porque era eles quem marcavam as frontreiras do territorio, exporavam-no e encotravam ouro, prata e diamantes que davam muito dinheiro para Portugal e eram eles quem encotravam os escravos que fugiam.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue