Revolução Francesa - O início

. quinta-feira, 26 de abril de 2012

Todas as turmas



Agora já sabes responder:

1.Indica qual era a essência da própria vida dos franceses. (resposta da Beatriz Silva, nº 5 do 8º 7ª).
No Sec. XVIII a essência da própria vida para o povo francês era a farinha e o pão a medida da existência pois era o seu alimento diário. Consumiam em média 1 kg de pão por dia pois não tinham recursos económicos para consumirem outros alimentos que também eram escassos. A farinha como matéria prima e o pão como alimento era essencial para a sua sobrevivência e tudo o que afetasse estes dois produtos afetava a sobrevivência da população francesa. No reinado do Rei Luis XVI o preço da farinha subiu e havia poucos suprimentos da mesma em armazém. O preço do pão era igual a um mês de salário. O povo francês não tinha que comer. A fome transformou-se em fúria e a fúria em revolta.
2. Indica há quanto tempo não se reuniam os Estados Gerais. (resposta da Maria Inês Magalhães, nº 17 do 8º 8ª).
Os estados gerais não se reunião desde 1614, e mais precisamente á 175 anos, mas devido ao argumento foi pelo clero e pela nobreza relativamente a pagar impostos, só os estados gerais os podiam obrigar a fazê-lo, reunindo se então a 5 maio de 1789 para esclarecer o assunto, criando um problema relativamente à votação. 

3. Explica o que aconteceu no dia 20 de Junho de 1789. (resposta da Raquel Ascenção, nº 23 do 8º 8ª).
O que aconteceu no dia 20 de Junho de 1789 foi que nos Estados Gerais Robespierre e os seus colegas exigiam que o clero e a nobreza pagassem impostos mas Luís XVI sentia-se ameaçado, então a 20 de junho após o impasse de 6 semanas os deputados descobriram que aviam sido silenciados quando viram as portas trancadas, suspeitaram que estavam a ser tramados e juraram não parar de se reunirem enquanto não tivessem uma nova constituição.

4. Indica quais foram as principais medidas tomadas pela Assembleia Constituinte. (resposta da Ana Rita, nº1 do 8º 8ª).
As principais medidas tomadas pela Assembleia Constituinte foram a abolição dos Direitos Feudais, a publicação dos Direitos do Homem e do Cidadão e a elaboração de uma constituição que foi quando decidiram a separação dos 3 poderes (judicial, executivo e legislativo).

31 comentários:

pedro fernandes 8º 8ª disse...

1-A essencia da propria vida dos franceses era a farinha e o pao a medida da existência.

2-Os estados gerais não se reuniam há 175.

3-A 20 de Junho de 1789 o rei silenciou os deputados franceses na corte.

4-os deputados juraram não parar de se reunir ate haver uma nova constituição.

Raquel Ascenção 8º8 disse...

1- A essência da própria vida dos franceses era a farinha, e o pão, a medida da existência.

2- Os Estados Gerais não se reuniam desde 1614.

3- O que aconteceu no dia 20 de Junho de 1789 foi que nos Estados Gerais Robespierre e os seus colegas exigiam que o clero e a nobreza pagassem impostos mas Luís XVI sentia-se ameaçado, então a 20 de junho após o impasse de 6 semanas os deputados descobriram que aviam sido silenciados quando viram as portas trancadas, suspeitaram que estavam a ser tramados e juraram não parar de se reunirem enquanto não tivessem uma nova constituição.

4- As principais medidas tomadas pela Assembleia Constituinte foram a abolição de direitos feudais, a publicação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, e a elaboração de uma constituição, que estabeleceu a separação dos poderes (executivo, legislativo e judicial).

Leonardo nº 16 8º8ª disse...

1.- A essencia da propria vida dos franceses era a farinha.

2.- Os estados gerais não se reunião á 150 anos.

3.- No dia 20 de Junho de 1789 fez-se o juramento do jogo da pela.

4.-As principais medidas tomadas pela assembleia constituinte foram:
-.Criação de reformas PROFUNDAS, MODERADAS ou CONSERVADORAS.
-.Abolição dos privilégios feudais
-.Adoção da Monarquia Constitucional (regime político em que o rei governa a partir dos princípios estabelecidos na Constituição)
-.A criação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (DDHC), que garantia:
--Igualdade de todos perante a lei
--Fim do privilégio de nascimento
--Garantia da propriedade

Mauricio n19 8º 8ª disse...

1-A essência da propia vida dos fraceses era a farinha.
2-Os estados gerais já não se reuniam em cento e setenta e cinco anos.
3-No dia 20 de Junho de 1789 os deputados revoltaram-se e juraram não parar de se reunir enquanto não tivessem uma nova constituição

Ana Rita Nº1 8º8ª disse...

T.P.C. de Ana Rita Nº1 8º8ª
Revolução Francesa – O início

1- A essência da própria vida dos franceses era a farinha.

2- Os Estados Gerais já não se reuniam há 175 anos.

3- No dia 20 de Junho de 1789 os deputados descobriram que tinham sido silenciados.

4- As principais medidas tomadas pela Assembleia Constituinte foram a abolição dos Direitos Feudais, a publicação dos Direitos do Homem e do Cidadão e a elaboração de uma constituição que foi quando decidiram a separação dos 3 poderes (judicial, executivo e legislativo).

Bia 8º8ª disse...

Beatriz Rodrigues nº5 8º8ª
1.Os franceses alimentavam-se de pão pois era o único produto barato, mas se o preço do próprio dobrasse já ninguém se alimentaria.
2.Os estados gerais não se reuniam à cerca de 175 anos.
3.No dia 20 de Junho de 1789 os deputados descobriram que tinham sido impedidos de falar. Quando os deputados chegaram viram as portas trancadas, suspeitaram de um complô.
4.Graças ao Assalto à Bastilha, foi criada uma Constituição da Assembleia Constituinte. Com essa nova Constituição foram criadas novas medidas:
-Abolição dos direitos Feudais;
-Declaração dos direitos do homem e do cidadão;
-Elaboração de uma Constituição (separada por 3 poderes: legislativo, executivo e judicial).

Joana Filipa nº12 8º8ª disse...

TPC Joana Filipa nº 12 8º8ª

1. A essência da própria vida dos franceses era a farinha, e a medida da existência era o pão.

2. Os Estados Gerais não se reuniam há 175 anos.

3. Em 20 de Junho, após o impasse de seis semanas, os deputados descobriram que foram silenciados. Quando estes viram as portas trancadas, suspeitaram de um complô. Foram à chamada quadra de ténis (era na verdade uma quadra de andebol) e reuniram-se, jurando não pararem de se reunirem até terem uma nova Constituição.

4. As principais medidas tomadas pela Assembleia Constituinte foram as seguintes:
Abolição dos direitos feudais;
Publicação da Declaração dos Direitos do Homem e Cidadão;
Elaboração de uma Constituição.

:D

eunice disse...

1-
2-Os Estados Gerais não se reonião à 175 anos.
3-No dia 20 de Junho os deputados foram para o corte de ténis e juraram que nunca ião para de se riunir até terem uma nova constituição
4-As principais medidas tomadas foram a abolição dos direitos feudais,declaração dos direitos do Homem e do cidadão e elaboração de uma constituição.

ines nº 17 disse...

1- A essência da própria vida dos franceses é farinha e o pão á medida da existência, pois em frança era comum comer um 1kg de pão por dia, e seu preço era sentido por todos.
2-Os estados gerais não se reunião desde 1614, e mais precisamente á 175 anos, mas devido ao argumento foi pelo clero e pela nobreza relativamente a pagar impostos, só os estados gerais os podiam obrigar a fazê-lo, reunindo se então a 5 maio de 1789 para esclarecer o assunto, criando um problema relativamente á votação.
3- Em 20 de junho de 1789, os deputados descobriram que tinham sido silenciados, pois quando os deputados chegaram e viram as portas trancadas, desconfiaram de um complô, indo então á conhecida quadra de ténis, onde se reuniram e juraram não parar de se reunir, até que houvesse uma nova constituição. Assim os deputados declaram-se a nova assembleia constituinte, sendo os novos representantes da população francesa, e onde se perceberam do poder e dignidade que possuíam.
4- A assembleia nacional, depois já a assembleia constituinte, tomou medidas essenciais para estabelecer uma nova ordem social e politica tais como: a abolição dos direitos feudais, a publicação da declaração dos direitos do homem e do cidadão, e uma constituição apenas aprovada em 1791, estabelecendo essa a divisão dos poderes.

Sofia Matos nº26 8º8ª disse...

1. A farinha era a essência da própria vida dos franceses.
2.Os Estados Gerais não se reuniam há 175 anos.
3.Dia 20 de Junho de 1789 os deputados do 3º Estado descobriam que haviam sido "silenciados". As portas da Assembleia estavam trancadas então estes moveram se para a "Quadra de Tênis" e fizeram um juramento. Criaram uma nova Assembleia Nacional.
4. As principais medidas tomadas pela assembleia constituinte foram a abulição dos direitos feudais, a delaração dos direitos do Homem e do Cidadão e a elaboração de uma constituição em 1791 (separação dos 3 poderes).
Sofia Matos nº26 8º8ª

Anónimo disse...

1-A essência da própria vida dos franceses era a farinha e o pão era sua medida de existência.

2-O Estados Gerais já não se reuniam há 175 anos.

3-No dia de 20 de Junho de 1789, quando os deputados se aperceberam que haviam sido silenciados devido à pressão do Terceiro Estado, juraram não parar de se reunir até realizarem uma nova Constituição.

4-As principais medidas tomadas pela Assembleia Constituinte foram, abolir os direito feudais, declarar os direitos do homem e do cidadão e elaborar uma nova Constituição, esta, consistia na separação dos três poderes e foi aprovada em 1791.

Laura Alves nº15 8º8ª

Rita 8º8ª disse...

1- A essência da própria vida dos franceses era o pão e a farinha.
2- Os Estados Gerais já não se reuniam há 175 anos.
3- O que aconteceu no dia 20 de Junho de 1789 foi que os deputados descobriram que tinham sido silenciados e por isso decidiram que nunca mais iam deixar de fazer reuniões.
4- As principais medidas tomadas pela Assembleia Constituinte foram:
- a abolição dos direitos feudais;
- a declaração dos direitos dos homens e dos cidadãos;
- elaboração de uma constituição.

Tânia nº27 8º8ª disse...

1. A essência da própria vida dos franceses é farinha e o pão.

2. Os estados gerais não se reuniam desde 1614, ou seja há 175 anos.

4. As medidas tomadas pela Assembleia Constituinte foram: a abolição dos direitos feudais, a publicação da declaração dos direitos do homem e do cidadão, e a divisão dos poderes.

Carolina Silva nº 6 8º8ª disse...

1.A essência da própria vida dos franceses é a farinha e o pão.

2. Os Estados Gerais já não se reuniam há 175 mais anos.

3.No dia 20 de Junho de 1789 os deputados foram enganados e reunir.

4. As principais medidas tomadas pela Assembleia Constituinte foram, abolir os direito feudais, declarar os direitos do homem e do cidadão e elaborar uma nova Constituição .

mariana carmo 8º7ª disse...

1- A essência da própria vida dos franceses era a farinha e pão à medida da existência.
2- Os estados gerais não se reuniam desde 1614 e em 1789 voltaram a reunir-se.
3- Dia 20 de Junho de 1789 os deputados foram silenciados ao fecharem-lhes as portas do parlamento.
4- As principais medidas tomadas pela Assembleia Constituinte foi a abolição dos direitos federais, a publicação dos direitos do Homem e do cidadão, elaboração de uma constituição (separação dos poderes,soberania na nação) e os ideais (liberdade, fraternidade e igualdade)

Susana Raquel Nº 26 8º7ª disse...

1- A essência da própria vida dos franceses era a farinha, sendo o pão a medida de existência.

2- Os estados gerais não se reuniam à 175 anos.

3- No dia 20 de Junho de 1789 os deputados descobriram que haviam sido silenciados.

4- As principais medidas tomadas pela Assembleia Constituinte foram a abolição dos direitos feudais, a publicação dos Direitos do Homem e do cidadão , a elaboração de uma constituição (separação dos poderes, soberania na nação), e os ideais (liberdade, fraternidade e igualdade).


Susana Raquel Nº26 8º7ª

André disse...

1) A essência da própria vida dos franceses no século XVIII era a farinha
2) Os Estados Gerais não se reuniam em França à 175 anos (1614-1789)
3) A 20 de Junho de 1789 os deputados descobriram que foram silenciados
4) As principais medidas tomadas pela Assembleia Constituinte foram assinar uma proclação contra o rei, roubaram armas dos arsenais de Paris, roubaram pólvora da prisão de Bastilha e destruiram tudo o que estava no local, criaram uma nova bandeira, apanharam o rei e matáram-no.

Ana Mafalda Dias nº: 2 turma: 8º7ª disse...

Ana Mafalda Dias Gouveia
nº2 turma:8º7ª

1) A essência da própria vida dos franceses era a farinha.

2)Os Estados Gerais não se reuniam a 175 anos.

3)Em 20 de Junho de 1789 os deputados descobriram que tinham sido silenciados.

4)As principais medidas tomadas pela assembleia constituinte foi a abolição dos direitos feudais e a publicação dos direitos do homem e do cidadão.

Paula Gouveia Nº:22 T: 8º7ª disse...

Paula Gouveia nº22 tº8º7ª

1)A essência da própria vida dos franceses era a farinha.

2)Não se reuniam os Estados Gerais á 175 anos

3)No dia 20 de Junho de 1789 os deputados descobrirão que tinham sido silenciados.

4) as principais medidas tomadas pela Assembleia Constituinte foram:
- a abolição dos direitos feudais;
- publicação dos direitos do homem e do cidadão.

Filipe 8º7ª disse...

1- A essência da própria vida era a Farinha.

2- Os estados gerais não se reuniam a 175 anos.

3- No dia 20 de Junho de 1789 quando os deputados chegaram as portas estavam fechadas por isso eles foram para a porta ao lado que era um campo de ténis e reuniram-se lá e que não saiam de lá enquanto não tivessem uma nova constituição.

4- As principais medidas tomadas pela Assembleia Constituinte foram a abolição dos direitos federais, publicou os direitos do homem e cidadão e elaborou uma constituição.

Magda Costa 8º7ª disse...

1- A vida dos franceses dividia-se em três estados o do povo que pagava impostos e que trabalhava na agricultura , o claro e a nobreza que gozava de grandes privilégios e não pagava impostos e a França era um estado do antigo regime ou seja o monarca concentrava todos os seus poderes.

2-Os estados gerais não se reuniam desde 1614.

3-

4-As principais medidas tomadas pela assembleia constituinte foram a abolição dos direitos feudais, a publicação da declaração dos direitos do homem e do cidadão e elaboração de um constituição.

Leonardo Fortes disse...

1- A farinha era a essência da própria vida dos franceses e o pão a medida da existência. O pão era um bem essencial.
2- Os estados gerais, já não reuniam há 175 anos.
3- No dia 20 de Junho de 1789, após o impasse de de seis semanas, os deputados descobriram que tinham sido silenciados, quando os deputados chegaram e viram as portas trancadas suspeitaram de um complô, foram então à chamada quadra de ténis que era na verdade uma quadra de handball e reuniram-se, jurando não parar de reunir-se até que tivessem uma nova constituição. Os deputados declararam-se a nova assembleia nacional, os verdadeiros representantes do povo da França. O juramento da quadra de ténis foi assim um grande momento simbólico.
4- A assembleia constituinte, tomou medidas revolucionárias, com vista a apaziguar os ânimos e a estabelecer uma nova ordem social e politica: a abolição dos direitos feudais, a publicação da declaração de direitos do homem e do cidadão e a elaboração de uma constituição.

André disse...

1) A essência da própria vida dos franceses no século XVIII era a farinha
2) Os Estados Gerais não se reuniam em França à 175 anos (1614-1789)
3) A 20 de Junho de 1789 os deputados descobriramque foram silenciados
4) As principais medidas tomadas pela Assembleia Constituinte foram a abulação dos direitos feudais, a publicação dos direitos do homem e do cidadão, a elaboração duma constituição(separação dos poderes e soberania na nação) e os ideais que eram a liberdade, a fraternidade e a igualdade.

Mamadu baldé nº17 8º7ª disse...

1- A essência da própria vida dos franceses era a farinha e pão a medida da existência.
Na altura pessoas comuns na França comiam pelo menos 1Kg de pão por dia.

2- Os estados gerais não se reunião desde 1640.

3- No dia 20 de Julho de 1789, os depotados descobriram que haviam sidos silenciados, quando os deputados chegaram e viram as portas trancadas suspeitaram de um complo. Foram então à chamada quadra de tênis e se reuniram, jurando não parar de reunir-se enquanto não tivessem uma nova constituição.

4- As principais decisões da Assembleia constituinte são:
- Abolição dos direitos feudais;
- Publicação dos direitos do homem e do cidadão.
- Elaboração de uma constituição que tinha como processo de separação dos poderes e soberania na nação.
- As ideias tinham como principio da Liberdade, Fraternidade e Igualdade.

Marta 8º7ª disse...

1) a essência da própria vida dos Franceses era a farinha.

2)Os estados gerais não se reuniam há 175 anos.

3)

4) abolição dos direitos teudais, publicação dos direitos do homem e do cidadão, elaboração de uma constituição.

Beatriz Silva 8º7ª disse...

1 – No Sec. XVIII a essência da própria vida para o povo francês era a farinha e o pão a medida da existência pois era o seu alimento diário. Consumiam em média 1 kg de pão por dia pois não tinham recursos económicos para consumirem outros alimentos que também eram escassos. A farinha como matéria prima e o pão como alimento era essencial para a sua sobrevivência e tudo o que afetasse estes dois produtos afetava a sobrevivência da população francesa. No reinado do Rei Luis XVI o preço da farinha subiu e havia poucos suprimentos da mesma em armazém. O preço do pão era igual a um mês de salário. O povo françês não tinha que comer. A fome transformou-se em fúria e a fúria em revolta.

2 – Os Estados Gerais que não se reuniam desde 1614 voltaram a reunir-se em 5 de Maio de 1789. Estiveram 175 anos sem serem convocados . O motivo para a convocação em Maio de 1789 foi a grave crise financeira em que a França estava. Os ministros das Finanças de Luis XVI encontraram como uma das soluções para a crise a obrigação da Nobreza e Clero pagarem impostos já que o 3º Estado os pagava e não podia suportar mais obrigações. O Clero e a Nobreza não concordaram com a proposta de pagamento dos mesmos e argumentaram que só os Estados Gerais poderia obriga-los a pagar. O Rei Luis XVI, sendo um monarca absoluto , convocou os Estados Gerais em 1789 como forma da obrigar a nobreza e o clero.

3 – Em 20 de Junho de 1789, após um impasse de seis semanas nos Estados Gerais, os deputados que eram os representantes do Terceiro Estado encontraram as portas fechadas e suspeitaram de um complô. Juraram reunirem–se até terem uma nova constituição sendo este um momento simbólico na historia da Revolução Francesa. Os deputados declararam-se a nova Assembleia Nacional, os verdadeiros representantes do povo. Através da Assembleia Nacional o povo viu que podia desafiar o rei. Não houve qualquer oposição de desafio á Assembleia Nacional . Com a Assembleia Nacional nasceu um parlamento cumpridor da vontade do povo.

4 – As principais medidas tomadas pela Assembleia Constituinte com vista a apaziguar os ânimos da população e estabelecer uma nova ordem social e política foram :
Abolição dos direitos feudais;
A publicação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão em que defendia o direito de liberdade, igualdade e fraternidade de todos os cidadãos
Elaboração de uma constituição que foi aprovada em 1791 que estabeleceu a separação de poderes (legislativo, executivo, judicial consagrando a soberania da nação e limitando o poder do rei.

Iris 8º 7ª disse...

1- A vida dos franceses foi dificil. Estavam perante uma grande crise económica e todas as ordens pagavam impostos menos a Nobreza.

2- Os Estados gerais não se reuniam à 175 anos.

3- No dia 20 de Junho de 1789 os deputados descobriram que tinham sido silenciados.

4- Para apaziguar os conflitos a Assembeleia Constituinte decidiu abolir os direitos feudas, decidiu elaborar uma constituição onde dividia os poderes e haveria soberania das nações. Esta Assembeleia tinha 3 ideais - A liberdade, Fraternidade e a Igualdade

Iris Costa 8º7ª nº 11

João Batista, 8º 8ª disse...

1- A essência da vida dos franceses era a farinha.

2- Os Estados Gerais não se reuniam há 175 anos.

3- No dia 20 de junho de 1789 as portas da Assembleia foram encerradas a mando do rei para que os deputados não se pudessem reunir

4- As principais medidas tomadas pela Assembleia Constituinte foram a abolição dos direitos feudais e da venalidade dos cargos, declaração dos direitos do homem e do cidadão, nacionalização dos bens do clero e a elaboração da constituição de 1791.

Francisco Fachadas, nº 10 8º 7ª disse...

1.Indica qual era a essência da própria vida dos franceses.

2. Indica há quanto tempo não se reuniam os Estados Gerais.
Os Estados gerais não se reuniam desde 1614 . só dia 5 de Maio de 1789 se reuniram.

3. Explica o que aconteceu no dia 20 de Junho de 1789.
No dia 20 de Julho de 1789 , o povo , em Paris , apoderou - se da Bastilha , prisão do estado e símbolo do absolutismo

4. Indica quais foram as principais medidas tomadas pela Assembleia Constituinte.
As medidas tomadas pela Assembleia constituinte foram : Abolição dos direitos feudais , a publicação dos direitos do e Homem e do cidadão e separação dos poderes e a soberania da nação.
Francisco Fachadas N 10 8 7

Luis Gil 8º7 nº 15 disse...

1) ????

2) Os Estados Gerais não se reuniam desde 1614.

3) A 14 de Julho de 1789 deu-se a tomada da Bastilha.

4) As principais medidas tomadas pela assembleia constituinte foram: a abolição dos direitos feudais, a declaração dos direitos do homem e do cidadão, a Nacionalização de bens do clero e a elaboração da constituição de 1791.

João Vieira, 8º 8ª disse...

1.Indica qual era a essência da própria vida dos franceses.

França encontrava-se em periodos de crise economica, social e financeira, devido aos maus anos agricolas e aos elevados gastos publicos, como o luxo da corte, atribuição de pensoes a cortesãos.

2. Indica há quanto tempo não se reuniam os Estados Gerais.

Os estados gerais não se reunião desde 1614.

3. Explica o que aconteceu no dia 20 de Junho de 1789.

No dia 20 de junho de 1789 o Terceiro Estado formou a Assembleia Nacional, após desistir dos Estados Gerais, (pois concideravam ser o estrato social que representava maior parte da nação) devido a discordancia entre as ordens, o clero e a nobreza pretendiam o voto por ordem e o terceiro estado o voto por cabeça.

4. Indica quais foram as principais medidas tomadas pela Assembleia Constituinte.

As medidas que a Assembleia Constituiente tomou foram:
-abolição dos Direitos Feudais
-publicação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
-elaboração de uma Constituição

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue