A economia portuguesa da primeira metade do Século XVIII

. quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012



Agora já sabes responder:
1. Refere quais eram as fontes de rendimento de Portugal na primeira metade do século XVIII (resposta da Joana Nogueira, nº 12 do 8º8ª).
As fontes de rendimento em Portugal na primeira metade do século XVIII eram o ouro que vinha do Brasil, que o rei cobrava 1/5 de toda a exploração aos particulares; o açúcar; o tabaco; e também os escravos. Nesta altura, ocorreu o período de maior junção de ouro vindo do Brasil para os cofres do Estado. O valor mais alto atingido foi 25 000 kg, obtidos em 1720. 

2. Refere a forma como a coroa taxava a exploração de ouro no Brasil (resposta da Raquel Ascenção, nº 23 do 8º 8ª).
A coroa taxava a exploração do ouro no Brasil através da cobrança aos particulares de (1/5) da exploração.

3. Refere a acção de D. João V durante o seu reinado (resposta da Beatriz Silva, nº 5 do 8º 7ª).
D. João V foi um monarca absoluto e o seu reinado foi de contrastes.
Com o ouro vindo do brasil enriqueceu os cofres do estado e fortaleceu o seu poder. Como monarca absoluto não convocou as cortes, distribuiu benesses, aboliu direitos de grupos sociais privilegiados. Concedeu audiências publicas três vezes por semana quer a nobres quer a pessoas de qualquer situação social e por vezes distribuía moedas pelos mais necessitados .
Estabeleceu aliança entre o poder real e a inquisição. Porem, quem tinha ideias politicas diferentes do monarca era perseguido e torturado e muitas vezes queimado em autos de fé, como por exemplo os novos cristãos.
D. João V protegeu as artes e letras . Durante o seu reinado foram construídos imponentes monumentos como o Aqueduto das águas Livres e o Convento de Mafra. Frequentemente, na corte, tinham lugar representações teatrais e musicais . Organizavam-se espetáculos de ópera e teatro. O monarca dava grandes banquetes, havia cortejos imponentes, touradas e festas religiosas algumas assistidas pelo rei que era o caso das procissões.
Procurou também desenvolver as manufaturas (tecidos, vidro, papel, seda) que devido ao ouro do brasil deixaram de produzir pois importavam os produtos de outros países. O mesmo aconteceu com a agricultura que deixou de produzir cereais para produzir vinhas (tratado de Methuen) e importavam os alimentos e produtos diversos de Inglaterra, Holanda e Itália.
O país deixou de produzir, a industria estagnou e a economia não desenvolveu.


4. Qual era o "dito" que D. João V dizia sobre a nobreza portuguesa. (resposta do Rodrigo Bonito, nº 23 do 8º 7ª).
O "dito" que D. João V dizia sobre a nobreza portuguesa era "O meu avô, D.João IV, apenas a temia, o meu pai, D.Pedro II, temia e amava, e eu nem a amo nem a temo"

5. Refere qual foi o monumento construído entre 1729 e 1748 (resposta da Maria Inês Magalhães, nº 17 do 8º 8ª).
O monumento construído entre 1729 e 1748 foi o aqueduto das Águas Livres, com uma distância de 60 KM, e com a função de levar água fresca á cidade.

34 comentários:

mauricio n19 turma 8 disse...

1-Na primeira metade do séc XVIII as fontes de rendimento eram o açúcar,tabaco,escravos e ouro.
2-O Rei cobrava aos particulares um quinto do ouro explorado
3-D.João v sustentou uma corte luxuosa e protegeu as artes e as letras
5-O monumento que foi constuído entre 1729 3 1748 foi o convento de Mafra

Rodrigo Bonito nº23 8º7ª disse...

1- As fontes de rendimento de Portugal na primeira metade do séc. XVIII eram o ouro vindo do Brasil, onde 1/5 era para o Rei, o açucar, o tabaco e os escravos.
2- O Rei cobrava um imposto aos particulares(1/5 para o Rei)
3- A ação de D.João V foi a construção do Convento de Mafra, investir na literatura e nas artes, sustentar a corte e desenvolve as manufacturas.
4- O "dito" que D. João V dizia sobre a nobreza portuguesa era "O meu avô, D.João IV, apenas a temia, o meu pai, D.Pedro II, temia e amava, e eu nem a amo nem a temo"
5- O monumento construido entre 1729 e 1748 foi o Aqueduto das Águas Livres

Ayrton Brito nº4 8º7ª disse...

1-As fontes de rendimento da 1ª metade do séc. XVIII eram o ouro do
Brasil, o açúcar, o tabaco e os escravos.

2-A forma como era taxada a exploração do ouro no Brasil pela coroa era a seguinte:1/5 do ouro era cobrava-se o imposto aos particulares e o restante era para o rei.

3-D.João V durante a sua ação construiu o convento de Mafra;protegeu as letras e as artes;sustentou a corte e desenvolveu manufaturas.

4-

5-O monumento que D.João V construiu entre 1729 e 1748 foi o Convento de Mafra.

Raquel Ascenção 8º8 disse...

1-As fontes de rendimento de Portugal na primeira metade do séc. XVIII eram:
-O ouro e diamantes vindos do Brasil;
-açúcar;
-tabaco;
-e escravos.

2- A coroa taxava a exploração do ouro no Brasil através da cobrança aos particulares de (1/5) da exploração.

3-A acção de D. João V durante o seu reinado, foi construir monumentos com o ouro vindo do Brasil em grandes quantidades, dos quais se destacam o Convento de Mafra começado a construir em 1716 em grande parte com materiais vindos do estrangeiro foi assim a realização do grande sonho do rei.

4-O “dito” que D. João V dizia sobre a nobreza portuguesa era “O meu avô D. João IV apenas atemia, o meu pai D. Pedro II temia e amava, eu nem amo nem atemo” era na verdade um monarca absoluto.

5-O monumento construído entre 1729 e 1748 foi o Aqueduto Das Águas Livres.

André disse...

1) As fontes de rendimento em Portugal na primeira metade do século XVIII foram o ouro do Brasil, o açucar, o tabaco e os escravos que tambem vinham do Brasil
2) Os aventureiros tinham que dar um quinto do ouro encontrado á coroa nomeadamente ao rei
3) Durante o seu reinado D.João V fez várias ações como ter mandado construir o convento de Mafra, protege as letras e as artes, sustenta a corte e desenvolve as manufaturas
4) O dito que D.João V dizia sobre a nobreza portuguesa era “ O meu avô, D.João IV apenas a temia, o meu pai D.Pedro II temia e amava, eu nem a amo nem a temo”
5) O monumento construído entre 1729 e 1748 foi o Aqueduto de águas livres

ines nº 17 disse...

1- As fontes de rendimento portuguesas no seculo XVIII era m o ouro do brasil (pois o rei cobrava aos particulares, um quinto da exploração), e a este juntaram se o rendimento do açúcar, do tabaco e dos escravos.
2- A coroa portuguesa, beneficiava de um quinto do ouro encontrado pelos particulares, tendo este chegado a atingir valores como 25000 kg de ouro, que pertenciam aos cofres do estado.
3- D. João V, no seu reinado (1706-1750), tomou ações como a construção de monumentos como o convento de Mafra com materiais vindos do estrangeiro, vai sustentar a corte luxuosa, protege as letras e as artes, e desenvolve ainda as manufaturas.
4- O dito que a nobreza portuguesa dizia sobre D. João V era ” o meu avo do João IV apenas a temia, o meu pai D. Pedro II temia e amava, eu nem a amo nem a temo”.
5- O monumento construído entre 1729 e 1748 foi o aqueduto das Águas Livres, com uma distância de 60 KM, e com a função de levar água fresca á cidade.

Ana Mafalda Dias nº: 2 turma: 8º7ª disse...

Ana Mafalda Dias Gouveia Nº2 T:8º7ª

1)As fontes de rendimento de Portugal na 1º metade do séc. XVIII era o ouro do Brasil; o açúcar; o tabaco e os escravos.

2)A coroa taxava a exploração de ouro no Brasil cobrando um imposto aos particulares (1/5).

3)A acção de D.João V durante o seu reinado foi a construção do convento de Mafra, a protecção das letras e das artes, o sustento da corte e o desenvolvimento da manufactura.

4)O "dito" que D.João V dizia a nobreza portuguesa foi "O meu avô D.João IV apenas atemia o meu pai D.Pedro apenas atemia e amava eu nem amo nem atemo"

5)O monumento construindo entre 1729 e 1748 foi o aqueduto das aguas livres.

Paula Gouveia Nº:22 T: 8º7ª disse...

PAULA GOUVEIA N:22 Tº:8º7ª

1- As fontes de rendimento de Portugal na primeira metade do século XVIII eram o ouro do Brasil, açúcar, tabaco e escravos.

2- A forma como a coroa taxava a exploração de ouro no Brasil era cobrando um imposto aos particulares -> um quinto do ouro (1/5).

3- A acção de D. João V durante o seu reinado foi, construir o convento de Mafra, proteger as letras e as artes, sustentar a corte, e desenvolver as manufacturas.

4- O "dito" que D. João V dizia sobre a nobreza portuguesa era:
o meu avo D.João IV apenas temia o meu pai D.Pedro II apenas temia e amava, eu nem amo nem temo.

5- O monumento construído entre 1729 e 1748 foi o aqueduto das aguas livres.

Ana Rita nº1 8º8ª disse...

T.P.C. de Ana Rita nº1 8º8ª

A economia portuguesa da primeira metade do século XVIII

1-As fontes de rendimento de Portugal na primeira metade do século XVIII eram o ouro do Brasil, o açúcar, o tabaco e os escravos.

2-A coroa taxava a exploração de ouro do Brasil, cobrando aos particulares um quinto da exploração total dos produtos.

3-Durante o seu reinado, D. João V construía monumentos (como o convento de Mafra), sustentava a corte, protegia as artes e as letras e desenvolvia as manufacturas.

4-O "dito" que D.João V dizia sobre a nobreza portuguesa era que a nobreza pretendia imitar o estilo de vida da corte, vestindo-se luxuosamente.

5-O monumento construído entre 1729 e 1748 é o aqueduto das águas livres.

eunice disse...

1.As fontes de rendimento na 1ºmetade do séc.XVIII eram ouro do Brasil,açúcar,tabaco e escravos.
2.O rei cobrava aos particulares um quinto de exploração.
3.A ação de D.JoãoVfoi construir monomentos (Convento de Mafra);sustentar a corte;protege as artes e as letras e desenvolve as manufaturas.
4.
5.O nome do munomento era Aqueduto das águas livres.

Graffiti`s disse...

1-As fontes de rendimento de Portugal na primeira metade do século XVIII eram o açúcar, o tabaco e principalmente o ouro e os diamantes.

2- A forma como a coroa taxava a exploração de ouro no Brasil era cobrando a água que vinha do aqueduto das águas livres.

3-A acção de D. João V durante o seu reinado foi ele ter estabelecido uma verdadeira aliança entre o poder real e a inquisição.

4. O "dito" que D. João V dizia sobre a nobreza portuguesa era “O meu avô, D.JoãoIV apenas a temia, o meu pai, D.PedroII temia e amava, eu nem a amo nem a temo".

5.O monumento construído entre 1729 e 1748 foi o aqueduto das aguas livres.

Graffiti`s disse...

1-As fontes de rendimento de Portugal na primeira metade do século XVIII eram o açúcar, o tabaco e principalmente o ouro e os diamantes.
2- A forma como a coroa taxava a exploração de ouro no Brasil era cobrando a água que vinha do aqueduto das águas livres.
3-A acção de D. João V durante o seu reinado foi ele ter estabelecido uma verdadeira aliança entre o poder real e a inquisição.
4. O "dito" que D. João V dizia sobre a nobreza portuguesa era “O meu avô, D.JoãoIV apenas a temia, o meu pai, D.PedroII temia e amava, eu nem a amo nem a temo.”
5.O monumento construído entre 1729 e 1748 foi o aqueduto das aguas livres

Susana Raquel Nº26 8º7ª disse...

1- As fontes de rendimento de Portugal na 1ª metade do século XVIII foram o açucar, o ouro (do Brasil), o tabaco e os escravos.

2- Cobrava-se um imposto aos particulares, um quinto (1/5).

3- A acção de D.João V foi a construção do convento de Mafra, a protecção das letras e das artes, a sustentação da corte e o desenvolvimento das manufacturas.

4- D.João V governou sempre sem auxilio das assembleias dos "três estados" e declarava com satisfação que nada devia e a ninguém receava.

5- Foi o convento de Mafra.

Susana Raquel Nº26 8º7ª

Tânia nº27 8º8ª disse...

1. As fontes de rendimento de Portugal na primeira metade do século XVIII foram o Ouro do Brasil, açucar, tabaco e escravos.

2. O rei cobrava aos particulares um quinto da exploração.

3. A ação de D. João V durante o seu reinado foi a construção de monumentos (convento de Mafra) , sustentar a corte, proteger as artes e as letras e desenvolver as manufacturas.

5. O monumento construído entre 1729 e 1748 foi o convento de Mafra.

Anónimo disse...

1- As principais fontes de rendimento de Portugal na primeira metade do século XVIII foi a exploração de ouro e diamantes no Brasil e também foi um bocado de industria.
2-Um 5º do ouro vindo do Brasil era entregada ao rei .
3-
4-
5-Foi o Convento de Mafra
Andriy Nabochenko nº4 8º8º

Catarina disse...

1. As fontes de rendimento de Portugal na primeira metade do século XVIII foi o ouro do Brasil, o açucar, o tabaco e os escravos.

2. A coroa taxava a exploração no Brasil cobrando um quinto dos impostos aos particulares.

3. Durante o reinado de D.João V foi construído o convento de Mafra, protegeu-se as letras e as artes, sustentou-se a corte e desenvolveu-se as manufacturas.

4. O "dito" que D. João V dizia sobre a nobreza portuguesa era " O meu avô D. João IV apenas temia, o meu pai D. Pedro II temia e amava, eu nem amo nem temo".

5. O monumento construído entre 1729 e 1748 foi o Palácio-Convento de Mafra.

Catarina Santos nº1 8º/7ª

Beatriz Silva 8º7ª disse...

1.Na primeira metade do Sec. XVIII (reinado de D. João V), Portugal dependia do ouro do brasil e dos produtos colonias brasileiros :
Açúcar
Tabaco
Diamantes
Escravos
Os cofres do estado enriqueceram e D. João V pode sustentar uma corte faustosa e imponente.

2. A descoberta do ouro no Brasil provocou uma corrida de colonos do litoral para o interior brasileiro. Inicialmente, o estado taxava os particulares em um quinto do ouro por eles descoberto que ia para o cofres do reino.

3. D. João V foi um monarca absoluto e o seu reinado foi de contrastes.
Com o ouro vindo do brasil enriqueceu os cofres do estado e fortaleceu o seu poder. Como monarca absoluto não convocou as cortes, distribuiu benesses, aboliu direitos de grupos sociais privilegiados. Concedeu audiências publicas três vezes por semana quer a nobres quer a pessoas de qualquer situação social e por vezes distribuía moedas pelos mais necessitados .
Estabeleceu aliança entre o poder real e a inquisição. Porem, quem tinha ideias politicas diferentes do monarca era perseguido e torturado e muitas vezes queimado em autos de fé, como por exemplo os novos cristãos.
D. João V protegeu as artes e letras . Durante o seu reinado foram construídos imponentes monumentos como o Aqueduto das águas Livres e o Convento de Mafra. Frequentemente, na corte, tinham lugar representações teatrais e musicais . Organizavam-se espetáculos de ópera e teatro. O monarca dava grandes banquetes, havia cortejos imponentes, touradas e festas religiosas algumas assistidas pelo rei que era o caso das procissões.
Procurou também desenvolver as manufaturas (tecidos, vidro, papel, seda) que devido ao ouro do brasil deixaram de produzir pois importavam os produtos de outros países. O mesmo aconteceu com a agricultura que deixou de produzir cereais para produzir vinhas (tratado de Methuen) e importavam os alimentos e produtos diversos de Inglaterra, Holanda e Itália.
O país deixou de produzir, a industria estagnou e a economia não desenvolveu.

4. D. João V referia .-se à nobreza com o seguinte dito:
“O meu avô, D. João IV, apenas a temia; o meu pai, D. Pedro II temia e amava. Eu nem a amo nem a temo”.

5.5. O monumento construído entre 1729 e 1748, no reinado de D. João V, foi o Aqueduto das Águas Livres, que percorria 60km levando
água fresca á capital. O jornal de Paris, considerou esta obra “a mais sumptuosa empresa desta época e do género”.


Beatriz Silva 8º 7ª nº 5

Sofia Matos nº26 8º8ª disse...

1.As fontes de rendimento de Portugal na primeira metade do século XVIII eram o ouro (o rei cobrava aos particulares um quinto da exploração), o açúcar, o tabaco, os escravos e os diamantes.
2.A coroa taxava a exploração de ouro no Brasil cobrando aos particulares 1/5 da mesma.
3. D.João V, durante o seu reinado, construiu monumentos ( Convento de Mafra), sustentou a corte, protegeu as artes e as letras e desenvolveu as manufacturas.
4.O “dito” que D.João V dizia sobre a nobreza portuguesa era: “O meu avo D. João IV apenas a temia, o meu pai, D.Pedro II temia e amava e eu nem a amo nem a temo.”
5. O monumento construído entre 1729 e 1748 foi o Convento de Mafra é um projeto grandioso do Barroco português setecentista com a sua fachada nobre de 232 metros, os seus 29 pátios e 880 salas e quartos e as suas 4500 portas e janelas.
Sofia Matos,nº26,8º8ª

Joana Filipa nº12 8º8ª disse...

TPC Joana Filipa nº 12 8º8ª

1. As fontes de rendimento em Portugal na primeira metade do século XVIII eram o ouro que vinha do Brasil, que o rei cobrava 1/5 de toda a exploração aos particulares; o açúcar; o tabaco; e também os escravos. Nesta altura, ocorreu o período de maior junção de ouro vindo do Brasil para os cofres do Estado. O valor mais alto atingido foi 25 000 kg, obtidos em 1720.

2. Era cobrado pelo Estado um quinto de todo o ouro explorado no Brasil.

3. O que D. João V fez foi construir monumentos, nomeadamente o Convento de Mafra; sustentar a corte, uma corte luxuosa e grandiosa; proteger as artes e as letras; e ainda desenvolver as manufacturas.

4. O que D. João V dizia sobre a nobreza portuguesa era: Ele achava-os pessoas de uma alta classe social, e que aos Grandes Eclesiásticos deste reino se falasse e se escrevesse por ‘’Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor’’, e que aos Grandes Eclesiásticos se falasse e se escrevesse por ‘’Ilustríssimo e Excelentíssimo Senhor’’, mas que também se falassem aos Viscondes e Barões, aos Oficiais de sua casa real e que aos Fidalgos da Câmara dos Infantes, se desse o tratamento de ‘’Senhoria’’.

5. O monumento criado entre 1729 e 1748 foi o Convento de Mafra.

Até amanhã :D

Anónimo disse...

1-As principais fontes de rendimento que Portugal tinha na 1ª metade do século XVIII eram, o açúcar, o tabaco, escravos e ouro, provenientes do Brasil.

2- O rei cobrava aos particulares 1/5 da exploração do ouro, tendo assim regularmente uma alta quantia de ouro.

3-D. João V, praticou durante o seu reinado uma acção que se baseou na construção de monumentos (entre eles, o Convento de Mafra), sustentou a corte com tudo do melhor, a mesma era rica e faustosa, conseguiu proteger as artes e as letras e desenvolveu também diversas manufacturas.

4-“O meu avô D. João IV apenas a temia, o meu pai D. Pedro II temia-a e amava-a, eu nem a amo nem a temo”, este foi o dito atribuído por D. João V à nobreza portuguesa.

5-O monumento construído entre 1729 e 1748 foi o Aqueduto das Águas Livres.

Laura Alves nº 15
8º8ª

Rita Fernandes nº25 8º8ª disse...

1- As principais fontes de rendimento que Portugal possuía na primeira metade do século XVIII eram o açúcar, o tabaco,escravos e ouro.
2- A coroa taxava aos particulares 1/5 da exploração do ouro, possuindo assim regularmente uma quantia elevada de ouro.
3- A ação de D. João V durante o seu reinado foi construir monumentos(como por exemplo, o Convento de Mafra), sustentou a Corte com todas as regalias, logo a mesma era bastante rica e faustosa, conseguiu proteger as Artes e as Letras e desenvolveu também variadas manufaturas.
4- O "dito" que D. João V dizia sobre a Nobreza Portuguesa era:"O meu avô D. João IV apenas a temia, o meu pai D. Pedro II temia-a e amava-a, eu nem a amo nem a temo".
5- O monumento construído entre 1729 e 1748 foi o Aqueduto das Águas Livres.

Filipe 8º7ª disse...

1- As fontes de rendimento de Portugal na primeira metade do Sec.XVIII era o ouro do Brasil, o Açucar, o Tabaco e os Escravos.
2- A coroa cobrava um quinto (1/5) do ouro obtido.
3- D.João V mandou construir o convento de Mafra, protegeu as letras e as artes, sustentou a corte e desenvolve as manufacturas.
4- (Não sei a resposta)
5- O monumento construído entre 1729 e 1748 foi o Aqueduto das Águas Livres.

Natacha 8º8ª nº 20 disse...

1.As fontes de rendimento de Portugal na primeira metade do século XVIII eram o ouro do Brasil,o açucar,o tabaco e os escravos.
2.O rei cobrava um quinto das explorações aos particulares
3.Durante o seu reinado,D. João V construiu monumentos,sustentou a corte,protegeu as artes e as Letras e desenvolveu as manufacturas
4."O meu avô D.João IV apenas a temia, o meu pai D.Pedro II temia e amava,eu nem a amo nem a temo".
5. O monumento construído entre 1729 e 1748 foi o "Aqueduto das Águas Livres"

Leonardo Silva 8º8ª disse...

1.- As fontes de rendimento de Portugal na primeira metade do séc. XVIII, eram o ouro e os diamantes vindos do Brasil, o cultivo da cana-de-açúcar e
tabaco também vindos do Brasil, o comercio de escravos vindos de áfrica, e outras mercadorias coloniais.

2.- A coroa cobrava um quinto da exploração de ouro no Brasil

3.- D.João V foi um rei absulotista, que construiu grandes monomentos, como o convento de Mafra e o aqueduto das aguas livres. Ele foi um rei muito poderoso, ao ponto de oferecer moedas de ouro aos mais necessitados.

4.- atribuía-se este dito: “o meu avo D.João IV apenas a temia, o meu pai D.Pedro II temia-a e amava-a. Eu nem a amo, nem a temo.”

5.- O monumento que foi construído entre 1729 e 1748 foi o aqueduto das águas livres.

Iris 8º7ª disse...

Iris 8º7ª


1- Na primeira metade do século XVIII as fontes de rendimento de Portugal era o Ouro do Brasil (em que os particulares recebiam 1/5 do ouro colhido), o açucar, o tabaco e os escravos de áfrica.

2- A coroa exigia que os particulares lhe pagassem 1/5 de cada remessa de ouro descoberto.

3- Com o Ouro D.João V pôde sustentar uma corte luxuosa, pôde também construir o Convento de Mafra, protegeu as letras e cortes e ainda desenvolveu as manufacturas.

4- O dito que D.João V dizia sobre a nobreza Portuguesa era: "O meu avô D.João IV apenas a temia, o meu pai, D.Pedro II, temia e amava, eu nem amo nem temo."

5- O monumento construído entre 1729 e 1748 foi o Aqueduto das Águas Livres.

Beatriz disse...

Beatriz Rodrigues nº5 8º8ª
1.Na primeira metade do século XVIII as fontes de rendimento da economia portuguesa eram:
-o ouro e os diamantes exportados do Brasil na qual o rei cobrava 1/5 da exploração aos particulares;
-o açúcar;
-o tabaco;
-os escravos.
2.O ouro que vinha do Brasil vinha em grandes quantidades o que dava m maior rendimento para o reinado de D .João V. O mesmo utilizava-o para fazer grandes construções e sustentar várias classes sociais.
3.D.João V tinha ouro suficiente para sustentar grandiosas e luxuosas corte e proteger as artes e as letras(mandou jovens artistas estudar com os melhores para o estrangeiro). Com todo esse ouro exportado do Brasil, D. João V também construiu monumentos(Convento de Mafra).
4. D. João V dizia que a nobreza era um grupo social rico e que vivia dos rendimentos das suas propriedades. Dizia que imitavam o tipo de vida da família real e o seu maior desejo era servir o rei e a rainha da corte.
5.O Aqueduto da Águas Livres foi construído entre 1729-1748 no reinado de D. João V.

Carolina Silva nº6 8º8ª disse...

1- As fontes de rendimento em Portugal na primeira metade do século XVIII eram ouro, tabaco, escravos e açúcar.
2- A coroa portuguesa taxava à exploração de ouro no Brasil 1/5 do que eles encontrassem.
3-A ação de D. João V durante o seu reinado foi sustentar uma corte rica e faustosa, proteger as Artes e as Letras e construir monumentos(Convento de Mafra).
4- O dito que D. João V dizia sobre a nobreza portuguesa era: "o meu pai temia-a, o meu irmão amava-a e temia-a e eu nem uma coisa nem outra".
5- O monumento construído entre 1729 e 1748 foi o Aqueduto das Águas Livres.

maria teresa afonso nª18 88 disse...

1- As fontes de rendimento eram ouro, tabaco, escravos e açúcar
2 – A coroa portuguesa taxa a exploração de ouro no Brasil 1/5 do que eles encontrassem
3-Acção foi sustentar uma corte rica e faustosa, proteger as artes e as letras e construir monumentos.
4º - O dito de D.João V dizia sobre a nobreza era o “ meu pai temia, o meu irmão amava-o e temia, e eu nem uma nem outra”
5- O monumento construído entre 1729 e 1748 foi o Aqueduto das Água livres.

Andreia Tempero nº3 8º8ª disse...

1- As principais fontes de rendimento em Portugal na primeira metade do século XVIII eram tabaco,escravos,ouro e açúcar.
2- O rei português taxava à exploração de ouro no Brasil 1/5 do que eles encontrassem.
3- Sustentar uma corte rica e faustosa, proteger as Artes e as Letras e construir monumentos(Convento de Mafra), foi a ação de D. João V durante o seu reinado.
4- "O meu pai temia-a, o meu irmão amava-a e temia-a e eu nem uma coisa nem outra", dito por D. João V.
5- O monumento construído entre 1729 e 1748 foi o Aqueduto das Águas Livres.

Joana Pinto nº 13 8º8ª disse...

1- As fontes de rendimento em Portugal na primeira metade do século XVIII eram açúcar, escravos, tabaco e ouro.
2- O rei taxava à exploração de ouro 1/5 do que eles encontrassem.
3-A ação de D. João V durante o seu reinado foi proteger as Artes e as Letras, sustentar uma corte rica e faustosa e construir monumentos(Convento de Mafra).
4- O dito que D. João V dizia sobre a nobreza portuguesa era: 'O meu pai temia-a, o meu irmão amava-a e temia-a e eu nem uma coisa nem outra'
5- O monumento construído entre 1729 e 1748 foi o Aqueduto das Águas Livres.

Mamadu baldé nº17 8º7ª disse...

1- As principais fontes de rendimento de Portugal na primeira metade do século XVIII foi a exploração do território Brasileiro, como por exemplo nas canas de açúcar, no tabaco, mas principalmente no Ouro e Diamante.



2- A coroa taxava a exploração do ouro do Brasil, em cada 8 toneladas de ouro, um quito desse ouro pertencia ao D. João V.



3- A acção do D, João V durante o seu reinado foi construção de grandes obras monumentais.



5- O dito que o D. João V dizia sobre a nobreza Portuguesa era "O meu avo D. João IV apenas a temia, o meu pai D. Pedro II temia e amava e eu nem temo e nem amo".

João Baptista nº13 8º7ª disse...

1-As fontes de rendimento eram o ouro do brasil, o açucar o tabaco e os escravos.
2-A forma como a coroa taxava a exploração de ouro no brasil é que cobravam um imposto aos particulares.
3-A acção de d.joão v foi contruir o convento de mafra, proteger as letras e as artes, sustentar a corte e desenvolver as manufacturas.
4-
5- o monumento foi o aqueduto das aguas livres.

Mariana Oliveira disse...

1. Na 1º metade do século XVIII a economia Portuguesa dependia do ouro, dos produtos coloniais brasileiros do comércio do vinho e do sal do reino.
2. A coroa taxava (cobrava) um quinto do ouro descoberto pelos particulares.
3. A Acção de D.João V foi a construção de históricos monumentos tais como o Convento de Mafra e Tribunal da Inquisição e a assinatura do tratado de Methuen (1703).
4. ____.
5. O Monumento construído entre 1729 e 1748 foi o Aqueduto das Águas Livres.

Francisco Fachadas, 8º 7ª disse...

1. Refere quais eram as fontes de rendimento de Portugal na primeira metade do século XVIII.
As fontes de rendimento de Portugal na primeira metade do sec. XVIII eram : o açucar , tabaco os escravos e tambem sobretudo o ouro das minas do Brasil .

2. Refere a forma como a coroa taxava a exploração de ouro no Brasil.

3. Refere a acção de D. João V durante o seu reinado.
D.João V construiu convento de Mafra , onde gastou muito dinheiro pelos matérias e a propria construção , proteger as letrase as artes , sustentar uma corte faustosa ( nobreza ) e desenvolver manufacturas.

4. Qual era o "dito" que D. João V dizia sobre a nobreza portuguesa.

5. Refere qual foi o monumento construído entre 1729 e 1748.
Foi o aqueduto que teve também origem na nascente.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue