A Acção do Marquês de Pombal

. quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Ambas as turmas




Agora já sabes responder:
1. Refere quais são as principais características da Lisboa Pombalina. (resposta da Beatriz Silva, nº 5 do 8º 7ª).
Em 1755, houve em Lisboa um violento terramoto que destruiu grande parte de Lisboa. Marques de Pombal,(Ministro do rei D. José I ) que tinha ideias bastante avançadas para a época, ordenou que os edifícios que ficaram de pé fossem demolidos.
Seguidamente, em terreno completamente limpo, deu inicio à construção de uma nova capital que é a imagem do Estado Pombalino. Lisboa foi construída com mão de ferro. Todas as ruas eram rectilineas e de traçado geométrico. Os prédios de habitação tinham projeto igual para que não houvesse diferenças e foi proibida qualquer marca ou sinal exterior que revelasse a classe ou situação social de quem lá habitava. Na construção de igrejas, o alinhamento da sua fachada foi feito pela altura dos restantes edifícios. No local onde estivera o palácio real foi construído o conjunto de secretarias do estado, que no pavimento térreo deviam ter estabelecimentos comerciais. O Terreiro do Paço passou a chamar-se praça do Comércio, dado que para Pombal o comércio era a base do poder do estado. Para a época todas estas ideias eram inovadoras e progressistas e o Marques de Pombal foi criticado pelos seus feitos.


2. Caracteriza as reformas pombalinas. (resposta da Sofia Matos, nº 26 do 8º 8ª).
As reformas pombalinas são contra a nobreza( existiu o processo dos Távora e do Duque de Aveiro); contra o clero( expulsão dos jesuítas do país; tendo sido também confiscados os bens da ordem e por fim a extinção da Companhia de Jesus); existiu a modernização do estado( fim da distinção entre cristãos-velhos e cristãos-novos; a inquisição perdeu o seu poder; fim da censura- passa a ser exercida pela Real Mesa Censória; a legislação civil, administrativa e fiscal foi modernizada; aboliu-se a escravatura no território português); deu-se a reorganização do comércio: criação da Aula do Comércio (eram dadas as seguintes disciplinas- Matemática, Contabilidade e Câmbios); criação de uma rede escolar ( ensino primário e ensino secundário); reforma da Universidade (fim da Universidade de Évora-era dos jesuítas; Reforma da Universidade de Coimbra); Real Colégio dos Nobres; fim do governo de Pombal ( D.José I morre e os presos políticos saem das prisões; exige-se que o Marquês de Pombal seja julgado e faz-se um processo e o Marquês é exilado para Pombal).

3. Como se chamava a amante do rei D. José I? (resposta da Mariana Carmo, nº 19 do 8º 7ª).
A amante de D.josé I chamava-se Teresa de Távora.

4. Refere qual foi o castigo aplicado à família dos Távoras. (resposta do Leonardo Fortes, nº 14, do 8º 8ª)
D. José I, com a ajuda do Marquês de Pombal aplicou um castigo exemplar:1.º mandou deter os Duques de Aveiro e muitos membros da poderosa família Távora inclusive a sua amante e o marido, ainda que sem provas, foram condenadas 18 pessoas a uma morte pública e cruel. No dia 13 de Janeiro de 1759 na Praça Afonso de Albuquerque foram submetidos a todo o tipo de torturas, partiram-lhe as mãos e os pés com maços e alguns foram decapitados. Foram queimados e as suas cinzas lançadas ao rio Tejo.
Destruíram o Palácio dos Duques de Aveiro em Belém, espalharam sal para que nada florescesse. Foram confiscados os bens, proibido o uso do escudo familiar e o seu nome foi eliminado da nobreza.

38 comentários:

Raquel Ascenção 8º8 disse...

1-As principais características da Lisboa Pombalina são:
-Tinha uma planta rectilínea e geométrica, igual para todos os prédios destinados aos particulares; tinha a proibição rigorosa de toda a marca ou sinal exterior; e tinha um alinhamento da fachada das igrejas pela altura dos restantes edifícios.

2- As Reformas Pombalinas eram contra a Nobreza (o processo dos Távora e do Duque de Aveiro que serviu de desculpa ao atentado de D. José para executar os actos de crueldade aos vários membros da nobreza) era também contra o clero que acusou a Companhia de Jesus de cumplicidade no atentado e expulsou os jesuítas do país, confiscando-lhes os bens da ordem.

3- A amante do rei D. José I chamava-se Teresa de Távora.

4-O castigo aplicado á família dos Távora, que se revelaram contra o seu poder, com a ajuda do Marquês de Pombal deteu os Duques de Aveiro e alguns membros da poderosa família dos Távora incluindo a amante e o seu marido, sem provas foram condenadas 18 pessoas a uma morte pública e cruel no dia 13 de Janeiro de 1759.

ines nº 17 disse...

1- Depois do terramoto de 1755, lisboa vai ser remodelada autoritariamente, possuindo novas características, tais como: uma planta retilínea e geométrica, um projeto igual para todos os edifícios destinados a particulares, qualquer símbolo que demonstrasse classe social era proibido, e todos os restantes edifícios alinhavam com as fachadas das igrejas. Alem disto, o palácio do rei que se encontrava no terreiro do paço, foi substituído por diversos estabelecimentos comerciais, alterando o nome para praça do comércio. Assim com todas estas remodelações, lisboa através das novas influencias, tornou se mais moderna.
2- Nas ações pombalinas, incluindo as reformas, pode se constatar que o marquês de pombal, realiza várias reformas contra diversas elites portuguesas, tais como, contra a nobreza, vai se verificar o processo dos Távora, e do duque de Aveiro, contra o clero, á expulsão dos jesuítas do país, a confiscação dos bens de ordem, e ate mesmo a expulsão das companhias dos jesuítas. Assim são então feitas reformas pombalinas para a modernização do estado tais como: fim da distinção entre cristãos, a inquisição perde o poder, dá se o fim da censura, a á modernização da legislação administrativa, civil e fiscal, á ainda a abolição escravatura no território português. Quanto á reorganização do território, á a criação de novas companhias, e o comércio passa a ser considerado uma atividade nobre. No ensino, cria se a aula do comercio, onde á a aprendizagem de matemática, contabilidade e câmbio. Cria se também uma rede escolar, onde á o ensino primário e o secundário, alem disto á a reforma da universidade de Évora que pertencia aos jesuítas, e também a reforma da universidade de Coimbra, e cria-se o real colégio dos nobres. Todas estas foram reformas pombalinas com fim á modernização de lisboa, para melhores condições de vida.
3-A amante de D. José I chamava se Teresa de Távora.
4- O castigo aplicado á família dos Távora foi a condenação de dezoito pessoas sem provas conclusivas, e alem disso foram condenados a uma morte pública no dia 13 de janeiro de 1759, assim foram sujeitos a diversa e terríveis torturas, onde se partiram mãos e pés com maços, e onde foram também decapitados. Alem disto, queimaram também os seus corpos e lançaram as cinzas ao rio tejo.

Ana Rita nº1 8º8ª disse...

T.P.C. de Ana Rita Nº1 8º8ª
A Acção do Marquês de Pombal

1-As principais características de Lisboa Pombalina são que o projecto é igual para todos os prédios, há a proibição da existência de símbolos exteriores (brasões), tem uma planta rectilínea e geométrica, há o alinhamento das fachadas das igrejas com os restantes edifícios, as casas têm uma estrutura em gaiola e anti-sísmica e construíram-se duas praças, a Praça do Comércio e o Rossio.

2-As Reformas Pombalinas são contra a nobreza (processo dos Távora e do duque de Aveiro) contra o clero (expulsa os jesuítas do país, confisca os bens da ordem e consegue a extinção da companhia de Jesus). Depois dá-se a modernização do estado (fim da distinção entre cristãos-velhos e cristãos-novos, a inquisição perde o seu poder, dá-se o fim da censura que passa a ser exercida pela Real Mesa Censória, a legislação civil, administrativa e fiscal é modernizada e por fim dá-se a abolição da escravatura no território português), a reorganização do comércio (criação de grandes companhias com monopólio e o comércio é declarado como actividade nobre.), a criação da Aula do Comércio (que tinha como disciplinas a matemática e a contabilidade e tinha também os câmbios), a criação de uma rede escolar (ensino primário e secundário) e por fim a reforma da universidade de Coimbra (Fim da universidade de Évora porque era dos jesuítas).

3- A amante do rei D.José I chamava-se Teresa de Távora.

4- O castigo aplicado á família dos Távora foi que eles foram condenados a uma morte publica e cruel no dia 13 de Janeiro de 1759. Foram também submetidos a todo o tipo de torturas, partiram-lhes as mãos e os pés e com maços e em alguns casos foram decapitados. Os seus corpos foram queimados e as cinzas deitadas ao Rio Tejo. Confiscaram os seus bens e o nome Távora foi eliminado da nobreza.

patrícia nº1 8º8ª disse...

Patrícia Santos nº 21 8º8ª

1. – Projecto igual para todos os prédios
- Proibição da existência de símbolos exteriores ( Brasões )
- Planta rectilínea e geométrica
- Alinhamento das fachadas das igrejas com os restantes edifícios
- Construção de duas praças

2. – Contra a nobreza
- Contra o clero
- Modernização do estado
- Reorganização do comércio
- Ensino
- Reforma da universidade


3. Teresa de Távora
4. Partiram as mãos e os pés ; decapitar e queimar e deitar a s cinzas ao mar.

Eunice disse...

Eunice Pereira


1.As principais características de Lisboa Pombalina são projecto igual para todos os prédios; proibição da existência de símbolos exteriores (brasão); planta rectilínea e geométrica; alinhamento das fachadas das igrejas com os restantes edifícios. Construção de duas praças: Praça do comercio; Rossio. As casas têm estrutura em gaiola e estruturas anti-sísmicas.

2.As reformas eram caracterizadas contra a nobreza; contra o clero; modernização do estado; ensino; reorganização do estado e a reforma da universidade.

3. A amante do rei D. José I era a Teresa de Távora.
4. O castigo aplicado foi partir as mãos e os pés; decapitarem-nos e queimavam-nos e deitavam as cinzas ao Tejo.

Natacha 8º8ª disse...

1.Na nova cidade de Lisboa(Pombalina),os projetos eram iguais para todos os prédios,os símbolos externos(brasões), as plantas eram rectilineas e geométricas,foi feito o alinhamento das fachadas das igrejas com os restantes edifícios,construiram casas com estrutura em gaiola e anti-sísmica e tambem 2 duas praças-Praça do Comércio(junto ao rio)e Rossio.
2. As reformas pombalinas eram contra a nobreza- Processo dos Távora e Duque de Aveiro- e contra o clero- expulsaram os Jesuítas do país,confiscaram os bens da ordem e conseguiram a extinção da companhia de Jesus.
Modernizaram o estado: acabaram com a extinção entre cristãos velhos e novos; a inquisição perdeu o seu poder;o fim da censura passou a ser exercida pela real mesa censória; a legislação civil administrativa e fiscal foi modernizada;abolição da escravatura no território português;o comércio foi reorganizado- criaram grandes companhias com monopólio; o comércio foi declarado uma atividade nobre.
3. A amante do rei D. José I chamava-se Teresa de Távora
4.A família dos Távoras foi capturada (18 membros) e foi condenada a uma morte publica (13 de Janeiro,1759) foram submetidos as torturar e em alguns casos houve decapitações.

Joana Filipa nº12 8º8ª disse...

TPC Joana Filipa nº 12 8º8ª

1. As principais características da Lisboa Pombalina são: Projeto igual para todos os prédios, proibição da existência de símbolos exteriores, uma planta retilínea e geométrica, um alinhamento das fachadas das igrejas com os restantes edifícios, e a construção de praças (Praça do Comércio e Rossio) e de casas (com estrutura em gaiola e estrutura anti-sísmica).

2. As reformas pombalinas eram: contra a nobreza (Processo dos Távora); contra o Clero (Expulsão dos Jesuítas do País, confiscar os bens da Ordem, e consegue a extinção da Companhia de Jesus). Também a modernização do Estado (fim da distinção entre cristãos-velhos e cristãos-novos, perda do poder da Inquisição, fim da Censura passando esta a ser exercida pela Real Mesa Censória, Legislação Civil, administrativa e Fiscal foi modernizada, e abolição da escravatura no Território Português), e a Reorganização do Comércio (criação de grandes companhias com monopólio e o comércio de grandes companhias com atividade nobre).

3. A amante de D. José I chamava-se Teresa Leonor, que era a mulher de Luís Bernardo, herdeiro da família de Távora.

4. O castigo aplicado à família dos Távoras é o Processo dos Távoras.

:)

Graffiti`s disse...

1-ruas largas, rectilíneas e geométricas; casas da mesma altura;foram construídas 2 praças:praça do comércio e o Rossio;fachadas das igrejas da mesma altura da das casas

2-o marques de pombal, fortaleceu os sectores tradicionais da economia, instituindo grandes companhias monopolistas, para o comercio do Brasil fundou as companhias do grão-pará e Maranhão e de Pernambuco e Paraíba, instituo a poderosa companhia das vinha do alto douro para controlar o comercio e produção do vinho do porto,promoveu a criação de inúmeras manufacturas.

3-A amante de D.JoséI chamava-se Teresa de Távora

4-O castigo aplicado à família dos Távora foi a pena de morte

Anónimo disse...

1-ruas largas, rectilíneas e geométricas; casas da mesma altura;foram construídas 2 praças:praça do comércio e o Rossio;fachadas das igrejas da mesma altura da das casas

2-o marques de pombal, fortaleceu os sectores tradicionais da economia, instituindo grandes companhias monopolistas, para o comercio do Brasil fundou as companhias do grão-pará e Maranhão e de Pernambuco e Paraíba, instituo a poderosa companhia das vinha do alto douro para controlar o comercio e produção do vinho do porto,promoveu a criação de inúmeras manufacturas.

3-A amante de D.JoséI chamava-se Teresa de Távora

4-O castigo aplicado à família dos Távora foi a pena de morte

Pedro fernandes 8º8ª

Tânia nº27 8º8ª disse...

1. As príncipais características da Lisboa Pombalina são: projeto igual para todos os países, proibição de existência de símbolos exteriores (brasões), planta rectílinea e geométrica, alinhamento das fachadas das igrejas com os restantes edíficios, construção de duas praças - Praça do Comércio e Rossio, e casas com estrutura em gaiola e anti-sísmicas.

2. As reformas pombalinas eram contra o Clero e a Nobreza. Confiscavam os bens da ordem e extinguiram a companhia de Jesus.

3. A amante do rei D.José I era Teresa de Távora.

4. O castigo aplicado à família dos Távoras foi deter os duques de Aveiro e muitos membros da família Távora.

Sofia Matos nº26 8º8ª disse...

1. As principais características da Lisboa Pombalina são: o facto de ter um projeto igual para todos os prédios; proibição da existência de símbolos exteriores (brasões); planta rectilínea e geométrica; alinhamento das fachadas das igrejas com os restantes edíficios; construção de duas praças ( Praça do Comércio e o Rossio); as casas tinham uma estrutura em gaiola e anti sísmica.
2. As reformas pombalinas são contra a nobreza( existiu o processo dos Távora e do Duque de Aveiro); contra o clero( expulsão dos jesuítas do país; tendo sido também confiscados os bens da ordem e por fim a extinção da Companhia de Jesus); existiu a modernização do estado( fim da distinção entre cristãos-velhos e cristãos-novos; a inquisição perdeu o seu poder; fim da censura- passa a ser exercida pela Real Mesa Censória; a legislação civil, administrativa e fiscal foi modernizada; aboliu-se a escravatura no território português); deu-se a reorganização do comércio: criação da Aula do Comércio (eram dadas as seguintes disciplinas- Matemática, Contabilidade e Câmbios); criação de uma rede escolar ( ensino primário e ensino secundário); reforma da Universidade (fim da Universidade de Évora-era dos jesuítas; Reforma da Universidade de Coimbra); Real Colégio dos Nobres; fim do governo de Pombal ( D.José I morre e os presos políticos saem das prisões; exige-se que o Marquês de Pombal seja julgado e faz-se um processo e o Marquês é exilado para Pombal).
3. A amante do rei D.José I chamava-se D. Leonor, Marquesa de Távora
4. À família dos Távora foram aplicados os seguintes castigos: partiram-lhes mãos e pés, em alguns casos foram decapitados e os seus corpos queimados. Em geral os bens desta família foram também confiscados.
Sofia Matos nº26 8º8ª

Sofia Matos nº26 8º8ª disse...

1. As principais características da Lisboa Pombalina são: o facto de ter um projeto igual para todos os prédios; proibição da existência de símbolos exteriores (brasões); planta rectilínea e geométrica; alinhamento das fachadas das igrejas com os restantes edíficios; construção de duas praças (Praça do Comércio e o Rossio); as casas tinham uma estrutura em gaiola e anti sísmica.

2. As reformas pombalinas são contra a nobreza( existiu o processo dos Távora e do Duque de Aveiro); contra o clero( expulsão dos jesuítas do país; tendo sido também confiscados os bens da ordem e por fim a extinção da Companhia de Jesus); existiu a modernização do estado( fim da distinção entre cristãos-velhos e cristãos-novos; a inquisição perdeu o seu poder; fim da censura- passa a ser exercida pela Real Mesa Censória; a legislação civil, administrativa e fiscal foi modernizada; aboliu-se a escravatura no território português); deu-se a reorganização do comércio: criação da Aula do Comércio (eram dadas as seguintes disciplinas- Matemática, Contabilidade e Câmbios); criação de uma rede escolar ( ensino primário e ensino secundário); reforma da Universidade (fim da Universidade de Évora-era dos jesuítas; Reforma da Universidade de Coimbra); Real Colégio dos Nobres; fim do governo de Pombal ( D.José I morre e os presos políticos saem das prisões; exige-se que o Marquês de Pombal seja julgado e faz-se um processo e o Marquês é exilado para Pombal).

3. A amante do rei D.José I chamava-se D. Leonor, Marquesa de Távora

4. À família dos Távora foram aplicados os seguintes castigos: partiram-lhes mãos e pés, em alguns casos foram decapitados e os seus corpos queimados. Em geral os bens desta família foram também confiscados.
Sofia Matos nº26 8º8ª

Anónimo disse...

1-A nova cidade, Lisboa Pombalina possuía as seguintes características, o projecto dos prédios era igual para todos, não podia existir qualquer tipo de símbolo exterior (brasões) nas casas, a planta das ruas era rectilínea e geométrica, as fachadas da igreja teriam de ser alinhadas com os restantes edifícios, construiu-se duas praças (Praça do Comércio e Rossio) e as casas tinham uma estrutura em gaiola e anti-sísmica.

2-As Reformas Pombalinas ficaram caracterizadas pela extrema autoridade com que foram executadas pois o Marquês de Pombal, pretendia tornar Portugal num país moderno.

3-A amante de D. José I era Teresa de Távora.

4-A família dos Távora foi submetida publicamente a uma morte cruel com todo o tipo de torturas e insultos onde alguns deles foram também decapitados. Os seus corpos foram queimados e as cinzas deitadas ao Rio Tejo e ainda foi destruído o seu palácio em Belém.


Laura Alves nº 15 8º8ª

mauricio n19 turma 8 disse...

1-As principais características de Lisboa pombalina são estruturas antissismica e estrutura em gaiola.
2-Marquês de Pombal ataca a nobreza portuguesa, retirando cargos apriendendo os bens da ordem, expulsa os jesuítas do país e consegue a extinção da companhia de jesus.
3-A amante de D.José chamava-se Teresa da Távoras.
4-Os Távoras tiveram uma sentença de morte foram executados publicamente e torturados, os seus corpos foram queimados e as cinzas atiradas ao rio Tejo e atiraram sal nos seus terrenos.

Beatriz disse...

Beatriz Rodrigues nº5 8º8ª
1.As principais características da Lisboa Pombalina era que o projecto de construção era igual para todos os prédios; era proibida a existência de símbolos exteriores (brasões); as fachadas das igrejas tinham de estar alinhadas com os restantes edifícios. Marquês de Pombal mandou, também, construir duas praças: 1º-praça do comércio, 2º-praça do rossio. As casa tinham que ter a mesma estrutura (gaiola) e estrutura anti-sísmica.
2.Marquês de Pombal estava contra a nobreza e o clero, pois não queria ter as suas próprias regras; também modernizou o estado pondo fim à distinção entre cristãos-novos e cristãos-velhos, retirando o poder da Inquisição, pondo fim à censura (passa a ser exercida pela Real Mesa Censória), modernizou a legislação civil/administrativa/fiscal e anulou a escravatura no território português. Marquês de Pombal também reorganizou o comércio criando grandes companhias com monopólio e declarando o comércio como actividade nobre. Quanto ao ensino, foram criadas as aulas do comércio onde se aprendia matemática, contabilidade e câmbios; redes escolares onde predominava o ensino primário e secundário; e por fim a Reforma da Universidade pôs fim à Universidade de Évora dos Jesuitas e criou a Reforma da Universidade de Coimbra. Também criaram o real colégio dos nobres.
3.A amante de D.José I era Teresa de Távora.
4.Os castigos que Marquês de Pombal aplicou à família dos Távoras foi:
- deteu os duques de Aveiro e muitos membros da poderosa família de Távora, incluindo a amante de D.José I e o seu marido;
- mandou partir as mãos e os pés e ainda alguns foram decapitados;
- mandou destruir o palácio dos Duques de Aveiro;
- queimou os corpos e deitou as cinzas ao Rio Tejo;
- eliminou o nome da família Távora da nobreza;
- proibiu os escudos familiares;
- mandou construir no lugar do palácio um monumento.

Rita Fernandes nº25 8º8ª disse...

1- A nova cidade, Lisboa Pombalina possuía as seguintes características,não podia existir qualquer tipo de símbolo exterior (brasões) nas casas,o projecto dos prédios era igual para todos, a planta das ruas era rectilínea e geométrica, as fachadas da igreja teriam de ser alinhadas com os restantes edifícios, construiu-se duas praças (Praça do Comércio e Rossio) e as casas tinham uma estrutura em gaiola e anti-sísmica.
2- As Reformas Pombalinas ficaram caracterizadas pela extremo domínio com que foram executadas pois o Marquês de Pombal, pretendia tornar Portugal num país moderno.
3- A amante de D. José I era Teresa de Távora.
4- O castigo que foi aplicado à família dos Távoras foi:submetida publicamente a uma morte desumana com todo o tipo de torturas e insultos onde alguns deles foram também decapitados. Os seus corpos foram queimados e as cinzas deitadas ao Rio Tejo e ainda foi destruído o seu palácio em Belém.

Carolina Silva nº6 8º8ª disse...

1- A nova cidade, Lisboa Pombalina possuía as seguintes características,não podia existir qualquer tipo de símbolo exterior (brasões) nas casas a planta das ruas era rectilínea e geométrica, o projecto dos prédios era igual para todos, as fachadas da igreja teriam de ser alinhadas com os restantes edifícios, construiu-se duas praças (Praça do Comércio e Rossio) e as casas tinham uma estrutura em gaiola e anti-sísmica.
2- As Reformas Pombalinas ficaram caracterizadas pela extremo domínio com que foram executadas pois o Marquês de Pombal, pretendia tornar Portugal num país moderno.
3- O nome da amante de D. José I era Teresa de Távora.
4- O castigo que foi aplicado à família dos Távoras foi:submetida publicamente a uma morte dolorosa, insultos onde alguns deles foram também decapitados,e com todo o tipo de torturas. Os seus corpos foram queimados e as cinzas deitadas ao Rio Tejo e ainda foi destruído o seu palácio em Belém.

Anónimo disse...

1-A Lisboa pombalina era a imagem do Estado pombalino ,foi construída autoritariamente com planta rectilínea e geométrica , e os edifícios todos iguais e também o alinhamento das fachadas pela altura dos restantes edifícios e também proibição de marca ou sinal exterior.
2-A reforma pombalina contra a nobreza foi o processo de Távora , contra o clero foi o expulso dos jesuítas , confiscação dos bens da ordem e extinção da companhia de Jesus e também foi a modernização do estado que consistia em fim da distinção entre cristãos-velhos e cristãos-novos , a inquisição perdeu todo o seu poder , a censura intelectual passou a ser exercida pela Real Mesa Censória , a legislação civil , administrativa e fiscal foi modernizada e absolução da escravatura no território nacional.
3-Foi a Teresa Da Távora.
4-Ele cortou os lucros de Aveiro , que pertencia a família Távora.
Andriy Nabochenko Nº4 8º8º

Mariana Carmo 8º7ª disse...

1- As principais características da Lisboa Pombalina é que tinha de ser feita numa planta rectilínea e geométrica, as fachadas das igrejas e os restantes edifícios tinham de estar alinhados, os edifícios tinha de ser anti-sísmicos (estrutura em gaiola), todos os edifícios tinham de ter a mesma a altura e existiam 2 praças (Praça do Comércio e Russío)
2- Haviam 5 reformas pombalinas que são: contra a nobreza (processo dos Távora e processo contra o duque de Aveiro), contra o clero (expulsão de jesuítas em Portugal; bens de ordem confiscados e extinção da ordem junto do papa), modernização do estado (fim da censura, passou para a real mesa censória; fim da distinção entre cristão velho e novo; extinção da inquisição; criação de legislação civil, administrativos e fiscal; abolição de legislação no território nacional), reorganização do comércio (interno e externo; criação de grandes companhias com monopólio do comércio e o comercio foi declarado actividade nobre), ensino (criar a aula do comércio; reforma da universidade, rede escolar com nível primário e secundário e criação do real colégio dos Nobres.
3- A amante de D.josé I chamava-se Teresa de Távora.
4- O castigo aplicado à família dos Távora foi ver-se confiscado os seus bens, o seu nome ter sido eliminado da nobreza e terem-se proibido os escudos familiares.

Catarina disse...

1. As principais características da Lisboa Pombalina foram o alinhamento das fachadas das igrejas pela altura dos restantes edificios, todos contruidos à mesma altura com protecção anti-sismica, proibição da existêcia de marcas de brasões na fachada dos edificios e uma planta rectilinia e geométrica.

2. As reformas pombalinas foram aplicadas contra a nobreza onde processaram a famílida dos Távora e o duque de Aveiro, contra o clero onde expulsaram os jesuítas de Portugal, confiscaram os bens da ordem e consegui-se a extinção da ordem junto do Papa.

3. A amante do rei D.José I chamava-se Teresa de Távora.

4. O castigo aplicado à família dos Távora foi deter os duques de Aveiro e da sua família, incluindo a amante e o seu marido e sem existência de provas condenaram dezoito pessoas a uma morte pública e cruel.

Catarina Santos nº1 8ª/7ª

Ana Mafalda Dias nº: 2 turma: 8º7ª disse...

Ana Mafalda Dias Gouveia
N:2 T:8º7ª

1) As principais características da Lisboa Pombalina são uma planta rectilínea e geométrica, o alinhamento das fachadas das igrejas pela altura dos restantes edifícios, edifícios com estrutura em gaiola e todos os edifícios eram construídos todos da mesma altura.

2) As reformas Pombalinas ficaram caracterizadas pela forma como foram executadas por Marques de Pombal, pois este queria tornar Portugal um pais moderno.

3) A amante do rei D.José I chamava-se Teresa de Távora.

4) O castigo aplicado à família dos Távora foi a pena de morte.

Denis Santos nº 7 8º 7 disse...

1- As principais características da Lisboa Pombalina são construídas com planta rectilínea e geométrica, projecto igual para todos os prédios, proibição de toda a marca ou sinal exterior que revelasse de classe ou situação social superior, alinhamento da fachada das igrejas pela altura dos restantes edifícios.

2- As reformas pombalinas são: contra a nobreza, o clero, a modernização, reorganização do comércio e reforma da universidade.

3- A amante do rei D. José I chamava-se Teresa de Távora.

4- O castigo aplicado à família dos Távoras foi uma morte pública e cruel(dia 13 Janeiro de 1759, torturas, alguns casos foram decapitados e em alguns foram queimados.

Magda Costa 8º7ª disse...

1- As principais características da Lisboa pombalina eram:
-ruas largas e perpendiculares, com passeios largos e calcetados;
-edifícios harmoniosos, todos da mesma altura, com varandas de ferro forjado, e construídas com um sistema anti-sismos;
-uma grande praça - a Praça do Comércio - construída no local do antigo Terreiro do Paço, onde iam dar as ruas "nobres" da cidade.

2-As reformas Pombalinas eram Reformas económicas
- instalou novas indústrias no país;
-criou companhias monopolistas, controladas pelo estado (na área da agricultura, pescas e comércio), impedindo os grandes lucros que os estrangeiros vinham tendo em Portugal; exemplo: Companhia dos Vinhos do Alto Douro.
-proibiu a exportação de ouro.

Reformas sociais
-perseguiu a nobreza e o clero (sobretudo os Jesuítas, que expulsou do País), retirando-lhes bens e cargos, chegando a prender e executar alguns deles, para reforçar o poder do rei;
-protegeu os comerciantes e os burgueses, e declarou o comércio como profissão nobre (1770);
-proibiu a escravatura no Reino (1771), continuando a existir nas colónias.

Reformas no ensino
-criou escolas "menores" (equivalentes ao 1º ciclo), por todo o país e reformou a Universidade de Coimbra;
-foi dada maior importância à observação e experimentação;


3-A amante do rei era a Teresa de Távora .

4- O castigo aplicado à família dos Távoras foi foi uma morte pública e cruel, foram submetidoas a todo o tipo de turturas , em alguns casos foram decapitados .

Susana Raquel nº26 8º7ª disse...

1- As principais caracteristicas da Lisboa Pombalina era ter uma planta rectilinea e geométrica, o alinhamento das fachadas das igrejas pela altura dos restantes edificios, edificios anti-sismicos (estrutura em gaiola), a proibição da existência de brazões na fachada dos edificios, todos os edificios foram costruidos à mesma altura.

2- As reformas pombalinas foram feitas contra a nobreza, contra o clero, a modernização do estado, a reorganização do comércio, o ensino, a reforma da Universidade e o fim do governo.

3- A amante do rei D. José I chamava-se Teresa de Távora.

4- O castigo aplicado à familia dos Távoras foi a condenação à morte.

Susana Raquel Nº26 8º7ª

Paula Gouveia Nº:22 T: 8º7ª disse...

Paula Gouveia nº22 t:8º7ª

1- As principais características da Lisboa Pombalina são:
-uma planta rectilínea e geométrica
-o alinhamento das fachadas das igrejas pela altura dos restantes edifícios
-edifícios com estrutura em gaiola e todos os edifícios eram construídos todos da mesma altura.

2- As reformas pombalinas ficaram caracterizadas pela forma como foram executadas pois o Marquês de Pombal queria tornar Portugal um país moderno.

3- A amante do Rei D.José I chamava-se Teresa de Távora.

4- O castigo da família dos Távoras foi a pena de morte.

Filipe 8º7ª disse...

1- A planta era rectilinea e geométrica, as fachadas das igrejas foram alinhadas pela altura dos outros edificios, foram construidos edifícios anti-sismicos (estrutura em gaiola), foi poibida a existênci de brasões na fachada dos edifícios, e todos os edifícios tinham de ser construidos á mesma altura.

2- Houve uma reforma contra a nobreza, em que foi aberto o processo dos Távora e o processo contra o duque de Aveiro. Os Jeuítas foram expulsos de Portugal, os bens da ordem foram confiscados, e conseguiu a extinsão da ordem junto do Papa. O fim da censura, o fim da distinção entre cristão velho e cristão novo, extinsão da inquisição, foi criada uma legislação administrativa e fiscal, a escrvatura foi abolida em território nacional. Foram criadas grande companhias com monopolio do comércio, o comércio foi declarado uma actividade nobre. Foi criada a aula de comércio (Matemática, Contabilidade, Câmbios), fim da Universidade de Évora, reforma da universidade de coimbra, rede escolar com nível primario e secundário, e foi criado o real colegio de Nobres.

3- O nome da amante do Rei D.José I era Teresa de Tavora.

4- A familia de Tavora foi condenada à morte.

tomas 8/7 28 disse...

1-Lisboa Pombalina era uma cidade rectilinia e geométrica ,alinharam as fachadas da igrejas pela a altura dos restantes edifícios , instruiriam tambem edifícios anti-sismicos com estrutura em gaiola , proibição de brasões na fachada dos edifícios e todos os edifícios tinham a mesma altura.

2-É fim do governo de marques de Pombal pois após a morte D. José I o marques cai em desgraça e é afastado do governo e acaba por viver os últimos anos de vida na vila pombalina.

3-A amante chamava se Teresa de Távora.

4-O castigo foi todas as torturas existem tens ,a cremação dos seus corpos e atirados ao rio Tejo ,e colocarem sal nos seus terrenos para que não crescesse la mais nada e colocaram um um monumento.

Leonardo Fortes disse...

1-Em 1755, Lisboa sofre um grande terramoto. A cidade fica destruida e foi o Marquês de Pombal que tomou medidas para a sua reconstrução. Decidiu arrasar a "Baixa" e aí construir uma zona nova - a Lisboa pombalina com caracteristicas próprias:
- ruas largas e perpendiculares com passeios largos e calcetados.
- Instalação de uma rede des esgotos
- Edificios harmoniosos, todos da mesma altura, com varandas de ferro forjado, e construidos com um sistema anti-sismos.
- Uma grande Praça - a praça do comércio, onde iam dar as ruas "nobres" da cidade.

2- As principais reformas foram:
Modernização do estado com a extinção da inquisição, com a criação de legislação civil administrativa e fiscal.
Renovação do comércio através da criação de grandes companhias.
Expulsão dos Jesuitas e proibição do seu método de ensino com o fecho da Universidade de Évora.
Reforma que contemplava todos os graus de ensino e que consistia na criação de escolas menores(onde se ensinava a ler, a contar e a escrever)e de escolas Régias(onde se ensinava Grego, Latim, Hebreu e rétorica).
Fundação do Real Colégio dos Nobres para instrução dos filhos da nobreza e cujo objectivo era preparar este grupo para exercer funções diplomáticas e administrativas.
Foi reformada a Universidade de Coimbra criando-se faculdades de matemática e ciências da natureza.
3- Teresa de Távora.
4- D. José I, com a ajuda do Marquês de Pombal aplicou um castigo exemplar:1.º mandou deter os Duques de Aveiro e muitos membros da poderosa familia Távora inclusivé a sua amante e o marido, ainda que sem provas, foram condenadas 18 pessoas a uma morte pública e cruel. No dia 13 de Janeiro de 1759 na Praça Afonso de Albuquerque foram submetidos a todo o tipo de torturas, partiram-lhe as mãos e os pés com maços e alguns foram decapitados. Foram queimados e as suas cinzas lançadas ao rio Tejo.
Destruiram o Palácio dos Duques de Aveiro em Belém, espalharam sal para que nada florescesse. Foram confiscados os bens, proibido o uso do escudo familiar e o seu nome foi ilimiminado da nobreza.

Mamadu baldé nº17 8º7ª disse...

1-As características da Lisboa Pombalina são: Plantas rectilíneas e geométricas, Construção de duas Praças e construção de edifícios ante-sísmicos estrutura em gaiola etc...


2- As reformas Pombalinas são caracterizadas em processos contra a nobreza e o clero, modernização do Estado e do comercio.


3- A amante do rei D, José chamava-se Teresa da Távora.


4- O castigo aplicado a família dos Távoras foi torturas e condenação a morte pública.

Marta 8º7ª disse...

1) Planta retilinea e geométrica, alinhamento das fachadas das igrejas pela cultura dos restantes edifícios, edifícios anti-sísmicos, proibição de existência de brasões na fachada dos edifícios, todos os edifícios construídos à mesma altura.

2)

3) Teresa Leonor

4)

Beatriz Silva 8º7ª disse...

1. Em 1755, houve em Lisboa um violento terramoto que destruiu grande parte de Lisboa. Marques de Pombal,(Ministro do rei D. José I ) que tinha ideias abastante avançadas para a época, ordenou que os edifícios que ficaram de pé fossem demolidos.
Seguidamente, em terreno completamente limpo, deu inicio á construção de uma nova capital que é a imagem do Estado Pombalino. Lisboa foi construída com mão de ferro. Todas as ruas eram rectilineas e de traçado geométrico. Os prédios de habitação tinham projeto igual para que não houvesse diferenças e foi proibida qualquer marca ou sinal exterior que revelasse a classe ou situação social de quem lá habitava. Na construção de igrejas, o alinhamento da sua fachada foi feito pela altura dos restantes edifícios. No local onde estivera o palácio real foi construído o conjunto de secretarias do estado, que no pavimento térreo deviam ter estabelecimentos comerciais. O Terreiro do Paço passou a chamar-se praça do Comércio, dado que para Pombal o comércio era a base do poder do estado. Para a época todas estas ideias eram inovadoras e progressistas e o Marques de Pombal foi criticado pelos seus feitos.

2. Marques de Pombal, antigo diplomata que serviu nas cortes de Londres e Viena foi chamado ao governo em 1750, quando D. José sucedeu ao trono após a morte de seu pai D. João V. Em relação à europa, Portugal estava atrasado e era necessário modificar modos de vida e cultura. Era necessário modernizar o país e integra-lo numa Europa moderna.
Para atingir o objetivo a que se propunha, Pombal imbuído das ideias do absolutismo real e esclarecido levou a cabo as seguintes medidas :
- expulsou os jesuítas do país e confiscou os seus bens e a Companhia de Jesus foi extinta;
- Acabou com a distinção entre cristãos-velhos e cristãos – novos;
- A inquisição perdeu o seu poder e a censura intelectual passou a ser exercida pela Real Mesa Censória,
-A legislação civil, administrativa e fiscal foi modernizada;
- O comercio interno e externo foi reorganizado com capitais particulares e monopólio do estado; foi considerada atividade nobre.
- Criou a 1ª instituição de ensino comercial superior para formação de técnicos;
- Instituiu a rede escolar com a escola primária e secundaria, ambas a cargo do estado e publicou a reforma da universidade.

2. D. José I tinha como amante D. Teresa de Távora que juntamente com outros membros da família Távora foi torturada.

4. Em Setembro de 1758, D. José I foi atacado quando regressava ao Paço da Ajuda depois de ter visitado a sua amante D. Teresa de Távora. Viu neste ato uma conspiração, um atentado, que levaria ao poder o Duque de Aveiro. D. José I resolveu aplicar um castigo exemplar à alta nobreza .Com a ajuda de Marques de Pombal, em 13/01/1759 , na atual Praça Afonso de Albuquerque , 18 membros da alta sociedade, incluindo a família Távora (nomeadamente a sua amante) foram cruelmente torturados, os pés e mãos partidos com maços, alguns decapitados e queimados, as suas cinzas deitadas ao rio Tejo. Para alem de os Távora terem também sofrido estas atrocidades viram os seus bens confiscados , o seu nome foi eliminado da nobreza e o seu escudo familiar proibido. O processo e o assassinato dos Távora provocou uma profunda comoção e terror na sociedade portuguesa.

André 8 7 disse...

1)As caracteristicas da Lisboa Pombalina eram: as plantas eram rectilinias e geométrica, as fachadas das igrejas estavam alinhadas pela altura dos restantes edificios, os edificios passaram a ser anti- sismicos pois tinha estrutura em gaiola, os brasões passaram a ser proibidos na fachada dos edificios, todos os edificios passaram a ser construidos á mesma altura e nasceram duas praças, a praça do comércio ou o rossio
2) As reformas pombalinas eram contra a nobreza e o clero. Em relação á nobreza houve 2 processos, o processo dos Távora e o processo contra o Duque de Aveiro, e o clero os jesuitas foram expulsos de Portugal, confisca os bens das ordens e depois extingue junto do Papa.É o fim da censura passapara o real mesa censória, acaba a destinção entre cristãos velhos e novos, estinção da inquisição, criação da legislação civil, administrativa e fiscal, abolição da escravatura no território nacional.Ele tambem criou a reorganização do comércio que era interno e externo, criação de grandes companhias com monópolio do comércio, o comércio que passa a ser considerado atividade nobre. O ensino ele cria a aula do comércio onde ensina Matemática, contabilidade e câmbio. É o fim da universidade de Évora e reforma na universidade de Coimbra, a rede escolar passou a ter níveis primário s e secundários e há a criação do Real Colégio dos Nobres. Isto tudo acaba com a morte de D.José I, o Marquês é afastado do governo e vive os últimos anos an vila de Pombal.
3) A amante da D.JoséI chamava-se Tereza de Távora
4) O castigo aplicado á familia dos Távora foi alguns tiveram uma morte cruel e em público, outros foram tortururados ficaram com as mãos e pés partidos com maços, outros foram decapitados. Os seus corpos foram queimados e as cinzas foram lançadas ao Rio Tejo. Destruiram o palácio dos Duques de Aveiro em Belem, e meteram sal para nada voltar a flourescer. Quanto aos restantes os bens foram confiscados, o seu nome foi eliminado da nobreza e foram proibidos os escudos familiares

joana pinto disse...

1- a cidade de lisboa foi destruida , no dia 1 de Novembro , dia de todos-os-santos , ou seja como era dia dos santos, estavam todos na missa, quando aconteceu um terramoto e logo de seguida um incendio , derivado a ser um dia de inverno e das pessoas terem as lareiras acesas.
2- contra a nobreza- processo de távora , - duque de Aveiro
contra o clero- explusa os jesuitas do pais , - confisca os bens da ordem , - consegue a extinção da companhia de jesus.
3- a amante do rei D.José I , chamava-se Teresa de Távora.
4- o castigo que foi aplicado á familia távora , era preder a familia dos távoras , incluindo o marido e a amante.

Iris 8º 7ª disse...

1- Nesta altura e devido ao terramoto de 1755 a cidade de Lisboa teve de ser reconstruída com várias 'regras'. A planta deveria ser retilinia e geométrica, devia haver um alinhamento das fachadas das igrejas pela altura dos restantes edíficios, ao seja todos os edíficios construídos há mesma altura e era proibido a existência de brasões na fachada de edíficios.

2- As reformas pombalinas marcaram a época. Sebastião José de Carvalho e Melo processou os Távora e o Duque de Aveiro; Expulsou os Jesuítas de Portugal, confiscou-lhes os seus bens e acabou por extinguir a ordem junto do papa Clemente XIV. O estado modernalizou-se, acabou a sensura e passou a existir a Real Mesa da Censória, acabou-se a distinção do cristão-velho e novo, extinguiu-se a inquisição, criou-se legislação civil, administrativa e fiscal e abolui-se a escravatura em todo o território nacional. O comércio foi reorganizado, passando a existir comércio interno e externo, criou-se grandes companhias com monopólio de comércio e esta atividade foi declarada nobre. Quanto ao ensino criou-se aulas de comércio (contabilidade, câmbio e matemática), a universidade de Évora fechou devido à expulsão dos Jesuítas, universidade de Coimbra foi reformada, já havia nível primário e secundário e criaram o Real Colégio dos Nobres.

3- A amante de D.José I era D.Teresa de Távora e Lorena, irmã do 3º Conde de Alvor e esposa do seu sobrinho D.Luís Bernardo de Távora, o Marquês Novo.

4- Na noite de 3 de Setembro de 1758 D. José seguia numa carruagem, após ter estado com a sua amante, quando foi interceptado por 3 homens que disparavam. D.José ficou ferido num braço. Dois homens foram presos e torturados até confessaram que o acontecimento devia-se a ordens da família dis Távora. O rei mandou executar todos os membros desta família, mesmo crianças e mulheres. Foi uma execução bastante violenta. As canas das mãos e pés dos condenados, foram partidos com paus e foram decapitados. Os corpos foram todos queimados e as cinzas deitadas ao rio Tejo.

Iris Costa

Sofia Santos 8º 7ª disse...

1-tinha planta rectilinea o alinhamento das fachadas das igrejas pela altura dos restantes edificios, os edificios eram anti
sismicos com estrutura em gaiola

2-contra a nobreza - prosseso dos Távora, prosseso contra o Duque de Aveiro, contra o clero - expulça os jesuitas de Portugal- confisca os bens da ordem consegue a extinçao da ordem junto do Papa modernizaçao do estado

3- Teresa de Távora

4- foram partdas as maos e os pes com maços e em alguns casos foram decapitados depois os corpos foram queimados e as cinzas foram lançadas oa Tejo foram lhes conficados os seus bens o o seu nome foi retirado da nobreza e proibiram-se os escudos familiares

Anónimo disse...

1-A Lisboa Pombalina tinha um projecto igual para todos os prédios ,proibição de existencia de sinais exteriores , plana rectelínea geométrica alinhamento de fachadas com os restantes edíficios .
2-
3-Foi a Teresa De Távora
4-
Tiago Ourelo nº28 8º8º

leonardo 8º8ª disse...

1-as principais características da lisboa pombalina eram ruas largas, rectilíneas e cortadas em ângulo recto, terminando na Praça do Comércio, frente ao Tejo.

2-as reformas pombalinas aplicaram se ao clero, principalmente aos jesuítas, pois expulsou os mesmos do pais; reformou a universidade de coimbra e fechou a universidade de evora; criou os ensinos básico e secundario; e por fim, acabou com a inquisição tirando poder ao clero

3-D.Teresa Leonor Tavora.
4.-o castigo aplicado aos tavora foi a turtura, e depois a morte na fogueira.

leonardo 8 8 disse...

1-as principais características da lisboa pombalina eram ruas largas, rectilíneas e cortadas em ângulo recto, terminando na Praça do Comércio, frente ao Tejo.

2-as reformas pombalinas aplicaram se ao clero, principalmente aos jesuítas, pois expulsou os mesmos do pais; reformou a universidade de coimbra e fechou a universidade de evora; criou os ensinos básico e secundario; e por fim, acabou com a inquisição tirando poder ao clero

3-D.Teresa Leonor Tavora.
4.-o castigo aplicado aos tavora foi a turtura, e depois a morte na fogueira.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue