A Crise do Império Português

. quarta-feira, 4 de janeiro de 2012


Agora já sabes responder.
1. Indica quais eram os problemas que assolaram os últimos anos do reinado de D. João III e a solução encontrada para os resolver (resposta da Raquel Ascensão, nº 23 do 8º 8ª).
Nos finais do reinado de D. João III o vasto império colonial sofreu um período de grandes dificuldades, devido a uma administração deficiente e corrupta, os barcos eram vítimas de naufrágios e de ataques dos corsários, e os cofres do estado estavam sem dinheiro.
Em resultado desta situação Portugal viu-se obrigado a encontrar uma solução, sendo esta abandonar as praças no Norte de África e abrir a exploração da rota do Cabo à iniciativa privada. 


2. Explica porque a batalha de Álcacer-Quibir provocou um problema de sucessão (resposta da Íris Costa, nº 11 do 8º 7ª).
Em 1578, D.Sebastião, rei de Portugal, dirigiu-se para Marrocos com o seu exército. Na batalha de Álcacer-Quibir faleceu, juntamente com milhares de portugueses. Alguém após a sua morte teria de suceder ao trono mas este rei era filho único, muito novo e sem filhos, assim sendo quem ganhou a posse do trono foi o cardeal D.Henrique, o seu tio-avô.

3. Explica porque motivos se reuniram cortes em Tomar em 1581 (resposta da Maria Inês Magalhães, nº 17 do 8º 8ª).
Em 1581, reuniram-se as cortes em Tomar, pois com a morte do cardeal D. Henrique era necessário legitimar a subida para o trono, tendo assim esta como objetivo eleger Filipe II, passando este a ser o Filipe II de Espanha, e o Filipe I de Portugal, havendo assim uma monarquia dualista.

4. Refere quais foram as promessas efectuadas pelo novo monarca (resposta da Mariana Oliveira, nº 18 do 8º 7ª).
O Rei Filipe I de Portugal (Filipe II de Espanha) fez várias promessas, entre elas que Portugal continuaria a ser um reino independente, que quer a moeda, quer a Língua Portuguesa se iriam manter, que todos os cargos da administração do clero, militares coloniais eram exclusivamente para portugueses, prometeu também que o vice-rei/governados seria português e por último que os territórios portugueses manter-se iam na posse de Portugal.

46 comentários:

Ana Mafalda Dias nº: 2 turma: 8º7ª disse...

Nome: Ana Mafalda Dias Gouveia
Nº 2 Turma: 8º7ª

1)Os problemas que assolaram os últimos anos do reinado de D.João III foram a existência de uma administração corrupta e deficiente, muitos naufrágios, ataques dos corsários e os cofres do estado estavam vazios. Para a sua solução abandonou-se algumas praças do norte de África e a abertura da rota do cabo à iniciativa privada.

2) A batalha de Alcáser-Quibir provocou um problema de sucessão porque o exército português foi derrotado e D.Sebastião morreu deixando o trono sem sucessor porque este não tinha irmãos, nem filhos.

3)Reuniram-se cortes em Tomar (1581) para eleger Filipe como rei de Portugal.

4)As promessas efectuadas pelo novo monarca foram a independência de Portugal, a manutenção da moeda e da língua portuguesa, todos o cargos da administração, do clero, militar, coloniais eram para portugueses, o vice rei/ governador seria português e os territórios do império português manter-se-iam na posse de portugal.

Iris 8º 7ª disse...

1- No final do Reinado de D.João III o Império Português atravessou um período de crise, grandes dificuldades tais como: a administração era corrupta e deficiente, devido aos imensos produtos que eram transportados nos navios em excesso havia muitos naufrágios, os cofres do estado estavam sem dinheiro e os vários ataques dos corsários, para tentar combater estes fatores foi necessário abandonar algumas praças no norte de África e em 1570, a abertura da rota do Cabo à iniciativa privada.

2- Em 1578, D.Sebastião, rei de Portugal, dirigiu-se para Marrocos com o seu exército. Na batalha de Álcacer-Quibir faleceu, juntamente com milhares de portugueses. Alguém após a sua morte teria de suceder ao trono mas este rei era filho único, muito novo e sem filhos, assim sendo quem ganhou a posse do trono foi o cardeal D.Henrique, o seu tio-avô.

3- D.Henrique morre em 1580 e as tropas castelhanas invadiram Portugal e D.Filipe II decidiu preparar Cortes em Tomar com objetivo de se tornar rei de Portugal.

4- Nas Cortes em Tomar, D.Filipe prometeu que Portugal era um reino independente, prometeu a manutenção da moda e da língua portuguesa, que todos os cargos da administração do clero, militares ou coloniais eram portugueses, que o vice-rei de Portugal seria Português e que os territórios do Império Português manter-se-iam na posse de Portugal.

Iris Costa 8º7ª Nº11

Paula Gouveia Nº:22 T: 8º7ª disse...

PAULA GOUVEIA nº:22 Tº:8º7ª

1-Os problemas que assolaram os últimos anos de D.João III foram:
-administração era corrupta e deficiente;
-naufragios
-cofres do estado estavam vazios
-ataques dos corsários
As soluções eram :
-abandono de algumas praças do Norte de África
-abertura da Rota do Cabo á iniciativa privada

2- A batalha de Álcacer-Quibir provocou um problema de sucessão porque o rei D.Sebastião morreu nessa batalha e ele n tinha nem irmãos nem filhos.

3- Reuniram-se cortes em Tomar em 1581 com objectivo de eleger Filipe como rei de Portugal.

4- As promessas efectuadas pelo novo monarca foram:
-portugal é um reino independente
-manutenção da moeda e da língua portuguesa
-todos os cargos da administração do clero, militares, coloniais eram para portuguéses
-o vice rei/governador seria português
-os territórios do império português mantém-se na posse de portugal.

ines nº 17 disse...

1-No reinado de João III, instalara-se em Portugal a crise no império português, havendo assim um período com inúmeras dificuldades, tais como naufrágios, cofres sem dinheiro, ataques dos corsários (aquele que roubavam para beneficiar outros em vez de si próprios) e a existência de uma administração corrupta e deficiente. Para a resolução de grandes problemas, a rota do Cabo foi dada á iniciativa privada, e houve abandono de algumas praças do norte de África.
2- No reinado de D. Sebastião, Portugal queria restaurar o seu prestígio no norte de africa, vindo assim a dar-se a batalha de Alcácer-Quibir, e como esta veio a derrota portuguesa, a morte de milhares de portugueses, e incluindo a do rei D. Sebastião, levantando-se assim um problema de sucessão, pois esses não tinham filhos nem irmãos.
3- Em 1581, reuniram-se as cortes em Tomar, pois com a morte do cardeal D. Henrique era necessário legitimar a subida para o trono, tendo assim esta como objetivo eleger Filipe II, passando este a ser o Filipe II de Espanha, e o Filipe I de Portugal, havendo assim uma monarquia dualista.
4- Em 1581, com a reunião das cortes em Tomar, Filipe II, fez algumas promessas, tais como: Portugal mantinha-se como reino independente, a língua e a moeda eram a portuguesa, os cargos de administração religiosa, militar e colonial ficavam para os portugueses, Portugal continuava a possuir os mesmos territórios não perdendo nenhum para Espanha, e por fim mas não menos importante, o vice-rei seria português.
Maria Inês nº 17 8º8

Tiago Ourelo 8º 8ª nº 28 disse...

1. Os problemas que assolaram os últimos anos do reinado de D. João III foram os naufrágios ,os cofres sem dinheiro e ataques dos corsários.
As soluções eram a rota do cabo é dada á iniciativa privada e o abandono de algumas praças do Norte de África.

2. O problema provocado pela batalha de Alcácer-Quibir foi a derrota dos Portugueses e a morte do Rei D. Sebastião que por sua vez não tinha antecedentes ao trono.

3. As cortes reuniram-se em Tomar com o objectivo de eleger Filipe II como rei de Portugal.

4.As promessas efectuadas foram:
*Portugal mantinha-se independente;
*A lingua e a moeda erem a Portuguesa;
*os cargos da administração religiosa ,militar e colonial eram para os Portugueses;
*Portugal não perde Teri tórios do Império colonial para a espanha;
*O vice rei seria Portugues.

Filipe 8º7ª disse...

1- Existiam quatro problemas,um era a administração era corrupta e deficiente, alguns barcos que vinham da Índia carregados de mercadoria naufragavam, os cofres do estado estavam vazios, e os ataques dos corsários.

2- A batalha de Alcácer-Quibir causou um problema de sucessão porque o Rei D.Sebastião não tinha filhos nem irmãos, e isso porvocou uma crise de sucessão.

3- Foram reunidas cortes em Tomar para elegerem D.Filipe I (D.Filipe II de Espanha) rei de Portugal.

4- D.Filipe I prometeu que Portugal iria ser um Reino independente, a moeda e a língua iriam ser as mesmas, os cargos da administração, do clero, militares, coloniais eram para os portugueses, o vice rei/ governador seria português, os territórios do império português manter-se-iam na posse de Portugal.

Anónimo disse...

1- Os problemas que assolaram os últimos anos do reinado de D. João III foram a grande dispersão dos territórios que provocava grande despesas, os naufrágios e as despesas na construção e manutenção de embarcações, os ataques de corsários e piratas e a administração corrupta e deficiente. Estes problemas provocaram que os cofres ficassem sem dinheiro e obrigaram a que o rei desse a rota do cabo à iniciativa privada e ao abandono de algumas praças no norte de África.

2- A batalha de Alcácer-Quibir provocou um problema de sucessão porque D. Sebastião, morto em combate, não tinha filhos nem irmãos para governar Portugal.

3- O motivo pelo qual se reuniram cortes em Tomar em 1581 foi a eleição de Filipe II, rei de Espanha, como rei de Portugal originando a união Ibérica.

4- As promessas efectuadas pelo novo monarca foram a manutenção da independência do reino de Portugal, a língua e a moeda mantinham-se, os cargos da administração religiosa, militar e colonial eram para portugueses, não perde territórios do Império colonial para a Espanha e o vice rei/governador seria português.


João Tiago

Nº 14

Turma: 8º 8ª

Anónimo disse...

Patrícia Santos nº21 8º8ª

1- Os problemas que assolaram os últimos anos do reinado de D.João foram os naufrágios,o cofre ficou sem dinheiro,eram atacados pelos corsários e tinham uma administração corrupta e deficiente e a solução que encontraram foi o abandono de algumas praças no norte de África e a rota do cabo é dada à iniciativa privada.

2. A batalha de Álcacer-Quibir provocou um problema de sucessão porque nessa batalha morreu o rei de portugal D.Sebastião e não tinha irmãos nem filhos.

3. Os motivos foram eleger D.Filipe II com rei de Portugal.

4. As promessas foram que Portugal mantinha-se como reino independente,a língua e a moeda eram a portuguesa,os cargos da administração religiosa,militar e colonial eram portugueses, portugal não perde territórios do Império colonial para a Espanha e o vice rei/governador seria Português.

3.

Raquel Ascenção 8º8 disse...

1-Nos finais do reinado de D. João III o vasto império colonial sofreu um período de grandes dificuldades, devido a uma administração deficiente e corrupta, os barcos eram vítimas de naufrágios e de ataques dos corsários, e os cofres do estado estavam sem dinheiro.
Em resultado desta situação Portugal viu-se obrigado a encontrar uma solução, sendo esta abandonar as praças no Norte de África e abrir a exploração da rota do Cabo à iniciativa privada.


2-A batalha de Alcácer-Quibir provocou um problema de sucessão devido á morte do rei D. Sebastião, pois este não tinha irmãos nem descendentes então sucedeu-lhe o seu tio-avô o Cardeal D. Henrique que também não tinha descendentes então decidiu preparar a sucessão, entre os principais candidatos ao trono D. Catarina duquesa de Bragança, Filipe II de Espanha e D. António Prior do Crato.

3- O motivo pelo qual se reuniram as cortes em Tomar em 1581 foi devido à invasão das tropas castelhanas em Portugal, após a morte do Cardeal D. Henrique(1580) que para legitimar a subida ao trono Filipe II mandou reunir as cortes em Tomar onde efectuou várias promessas.

4- As promessas efectuadas pelo novo monarca eram: jurou respeitar as leis e costumes do país, atribuiu cargos administrativos em Portugal e no Império e governou os dois reinos de forma autónoma (monarquia dualista) e independente.

Raquel Ascenção 8º8 disse...

1-Nos finais do reinado de D. João III o vasto império colonial sofreu um período de grandes dificuldades, devido a uma administração deficiente e corrupta, os barcos eram vítimas de naufrágios e de ataques dos corsários, e os cofres do estado estavam sem dinheiro.
Em resultado desta situação Portugal viu-se obrigado a encontrar uma solução, sendo esta abandonar as praças no Norte de África e abrir a exploração da rota do Cabo à iniciativa privada.


2-A batalha de Alcácer-Quibir provocou um problema de sucessão devido á morte do rei D. Sebastião, pois este não tinha irmãos nem descendentes então sucedeu-lhe o seu tio-avô o Cardeal D. Henrique que também não tinha descendentes então decidiu preparar a sucessão, entre os principais candidatos ao trono D. Catarina duquesa de Bragança, Filipe II de Espanha e D. António Prior do Crato.

3- O motivo pelo qual se reuniram as cortes em Tomar em 1581 foi devido à invasão das tropas castelhanas em Portugal, após a morte do Cardeal D. Henrique(1580) que para legitimar a subida ao trono Filipe II mandou reunir as cortes em Tomar onde efectuou várias promessas.

4- As promessas efectuadas pelo novo monarca eram: jurou respeitar as leis e costumes do país, atribuiu cargos administrativos em Portugal e no Império e governou os dois reinos de forma autónoma (monarquia dualista) e independente.

Carolina Silva nº 6 8º8ª disse...

1.Os problemas do reinado de D.João III eram :
- os naufrágios;
- os cofres sem dinheiro;
- os ataques dos corsários(ladrões a mando do rei);
- administração corrupta e deficiente;
A solução era doar a rota do Cabo à iniciativa privada e abandonar algumas praças no Norte de África(perdendo assim prestigio).

2.A batalha de Álcacer Quibir trouxe um problema de sucessão para o reino pois D. Sebastião desaparece sem deixar descendência e sem ter irmãos.

3.As cortes reuniram se em Tomar para coroar D. Filipe II de Espanha como rei de Portugal.

4. D. Filipe II de Espanha prometeu que Portugal continuaria a ser um reino independente, a língua e a moeda era portuguesa, os cargos administrativos da religião, militar e colonial eram portugueses, Portugal não perde os territórios coloniais para Espanha, o vice-rei era português.

Mariana Oliveira 8º7ª disse...

1.Nos últimos anos do reinado de D.João III o império Português atravessava um período de crise, devido à sua administração corrupta e deficiente, aos cofres do estado estarem vazios, aos constantes naufrágios (de navegações portuguesas) e a ataques de corsários.

2. Pois nesta batalha de Alcácer-Quibir o exército português foi derrotado e D.Sebastião morreu, com isto surgiu um grande problema de sucessão pois D.sebastião não tinha irmãos nem filhos.

3.Em 1581 as Cortes de Tomar reuniram-se com o objectivo de eleger Filipe II como Rei de Portugal.

4.O Rei Filipe I de Portugal (Filipe II de Espanha) fez várias promessas, entre elas que Portugal continuaria a ser um reino independente, que quer a moeda, quer a Língua Portuguesa se iriam manter, que todos os cargos da administração do clero, militares coloniais eram exclusivamente para portugueses, prometeu também que o vice-rei/governados seria português e por último que os territórios portugueses manter-se iam na posse de Portugal.

Mariana Oliveira
Nº18 8º7ª

Joana Filipa nº12 8º8ª disse...

Joana Filipa nº 12 8º8ª


1. Os problemas que assolaram os últimos do reinado de D. João III eram: Os naufrágios, os confres não tinham dinheiro, os ataques dos corsários ea administração corrupta de deficiente, e as soluções encontradas foram: A Rota do Cabo foi dada à Iniciativa Privada e houve abandono de algumas praças do norte de África.

2. Como o rei D. Sebastião morreu na batalha, ou pelo menos desapareceu sem deixar rasto, sucedeu-se um problema de sucessão ao trono português. O problema era: O rei não tinha descendentes (filhos ou irmãos), e era esta a questão da sucessão.

3. O motivo pelo qual se reuniram cortes em Tomar foi: Queria eleger-se D. Filipe II de Espanha como rei de Portugal.
4. As promessas feitas foram: Portugal mantinha-se como reino independente, a língua e a moeda eram portuguesas, or cargos da administração religiosa, militar, e colonial eram para portugueses, e o vice-rei/governador eram portugueses, promessas que não chegaram a ser cumpridas.

tomas 8/7 28 disse...

1-Os principais problemas foram: a administração era corrupta e deficiente ,havia naufrágios ,os cofres do estado estavam vazios e ataques dos corsários .E as suas soluções foram:abandono de praças no norte de África e a abertura da rota do cabo a iniciativa privada.

2-D. Sebastião não tinha irmãos nem filhos.

3-O objectivo foi eleger Filipe como rei de Portugal.

4-As promessa efectuada pelo monarca foram:Portugal é um reino independente e a manutenção da moeda e da língua portuguesa.

Mariana Carmo - 8º7ª disse...

1- O que causou o final do império de D. João III, foi o facto de a administra ser corrupta e defeciente, os cofres do estado estarem vazios, os naufrágios e os ataques dos corsários. A solução encontrada para os resolver foi o abandono de algumas praças do Norte de África e a abertura da rota do cabo à iniciativa privada.
2- A batalha de Alcácer-Quibir sucedeu no reinado de D. Sebastião, e nessa mesma batalha o exército português é derrotado e D. Sebastião morre (1578) e como o rei não tinha filhos nem irmão , provocou um problema de sucessão.
3- As cortes de Tomar reuniram-se em 1581 com o objectivo de eleger Filipe como rei de Portugal.
4- As promessas feitas pelo povo monarca são tornar Portugal um reino independente, terem a manutenção da moeda e da língua portuguesa, todos os cargos (administração do clero, militares e coloniais) serem para portugueses e o vice rei / governador seria português.

André 8º7ª disse...

1) No final do reinado de D. João III a administração era corrupta e deficiente, havia muitos naufrágios porque os barcos estavam muito carregados e não aguentavam onde grandes e fortes, os cofres do estado estavam vazios pois, gastavam muito dinheiro para os marinheiros que acabavam naufragados e por causa dos ataques dos corsários. S solução foi o abandono de algumas praças do Norte de África e a abertura da rota do cabo á iniciativa privada
2) A batalha de Alcácer-Quibir provocou um problema de sucessão pois o rei D. Sebastião foi juntamente com os portugueses reconquistar as praças no Norte de África para restaurar o prestígio de Portugal mas, os portugueses acabaram por perder a batalha e D. Sebastião foi morto, mas, como não tinha irmãos nem filhos ouve o problema de sucessão
3) As cortes de Tomar reuniram-se em 1581 com o objetivo de eleger Filipe II de Espanha como rei de Portugal
4) Filipe II de Espanha prometeu que Portugal era um reino independente, a manutenção da moeda e da língua portuguesa, todos os cargos da administração eram do clero, militares e coloniais, o vice-rei/governador seriam portugueses, os territórios do Império português manter-se-iam na posse de Portugal e haveria monarquia dualista-Filipe II de Espanha e Filipe I de Portugal

Susana Raquel nº26 8º7ª disse...

1- Os problemas que assolaram os ultimos anos do reinado de D.JoãoIII foram que a administração era corrupta e deficiente, os naufrágios, os cofres do estado estavam vazios e os ataques dos corsários. As soluções encontradas foram o abandono de algumas praças do Norte de África e a abertura da rota do Cabo à iniciativa privada.

2- A batalha de Alcácer-Quibir provocou um problema de sucessão porque o exército português é derrotado e D.Sebastião morre.

3- Reuniram-se para eleger Filipe como rei de Portugal.

4- As promessas foram que Portugal fosse um reino independente, a manutenção da moeda e da Língua portuguesa, todos os cargos da administração, do clero, militares, coloniais eram para portugueses, o vice-rei/governador seria português e os territórios do Império Português manter-se-iam na posse de Portugal.

Susana Raquel Nº26 8º7ª

Beatriz Silva 8º7ª disse...

1. Os problemas que assolaram os últimos anos do reinado de D. João III foram:
A administração era corrupta e deficiente;
Os barcos da carreira da India, eram vítimas de naufrágios e de ataques de corsários;
Os cofres do estado estavam vazios.
As soluções encontradas para resolver a situação foram:
O abandono de algumas praças do Norte de África e a abertura da rota do cabo á iniciativa privada.

2. A batalha de Alcácer-Quibir provocou um problema de sucessão ao trono pois D.Sebastião foi morto, e não tinha descendentes.

3. As cortes de Tomar reuniram-se em 1581 com o objetivo de eleger D.Filipe II de Espanha como rei de Portugal (D.Filipe I).

4.Nas cortes de Tomar, D.Filipe prometeu:
-Que Portugal conti
nuaria a ser um reino independente;-Iria manter a moeda e a língua portuguesa;
-Todos os cargos da administração seriam ocupados por portugueses.;
-O vice rei/governador seria Português;
-Os territórios do império português manterse-iam na posse de Portugal.

Beatriz Silva 8º 7ª nº 5

Anónimo disse...

Andriy Nabochenko nº 4 8º8ª

1- Era falta de mao de obra , falta de ouro e politica deficiente.

2- Porque o D.Sebastião sofreu uma derrota e acabou por morrer e não tinha filhos ou irmãos e causou graves danos ao imperio.

3- Para elogir o novo rei português.

4- Prometeu manter a lingua e a moeda portuguesa, vice rei ou governador era portugues.

Mauricio n19 disse...

1-as causas são os naufrágios os cofres sem dinheiro ataques dos corsários e adminstração corrupta e deficiente
2-Na batalha de Álccer-Quibir provocou um problema de suceção porque D.Sebastião nao tinha filhos nem irmãos
3-s cortes reuniram-se em tomar com o objetivo de eleger Filipe segundo como rei de Portugal.
4-As promessas era que portugal matinha-se como reino independente
a língua e a moeda seria a mesma os cargos da adminstratação,religiosos militar e colonialera para portugal,portugal não perde terriótrio imperial colonial para Espanha o vice rei/governador seria portugues

teresa 18 disse...

maria teresa afonso
1.
1.
Os problemas eram os naufrágios, os cofres sem dinheiro, os ataques dos corsários e da administração corrupta e deficiente, e para os resolver a rota do cabo era dada a iniciativa privada e abandonavam algumas praças a norte de África
2.
O rei acabou por morrer na batalha e como tinha filhos nem irmãos não havia sucessor ao trono.
3.
O motivo que reuniu as cortes em Tomar em 1581 foi eleger Filipe segundo como rei de Portugal
4.
As promessas efectuadas pelo novo monarca foram:
Portugal mantinha-se como reino independente
Língua e a moeda eram a portuguesa
Os cargos da administração, religiosa, militar e colonial eram para portugueses
Portugal não perde territórios do império colonial para a Espanha
O vice rei seria português

Ana Rita nº1 8º8ª disse...

T.P.C. de
Ana Rita Vaz Nunes

A Crise Do Império Português

1-Os problemas que assolaram os últimos anos do reinado de D.João III eram os naufrágios, cofres sem dinheiro, ataques dos corsários e a administração corrupta e deficiente.
A solução encontrada para os resolver foi abandonar algumas praças no Norte de África e dar a Rota do Cabo á iniciativa privada.

2-A batalha de Alcácer-Quibir provocou um problema de sucessão porque o rei foi morto na batalha e não tinha filhos nem irmãos. Logo não havia descendentes.

3-Reuniram-se cortes em Tomar em 1581 para eleger Filipe III como rei de Portugal.

4-O novo monarca (Filipe III) prometeu manter Portugal como reino independente, manter a língua e a moeda portuguesa, os portugueses ficavam com os cargos da administração religiosa, militar e colonial, Portugal não perdia territórios do Império Colonial para a Espanha e o vice-rei/governador de Portugal seria português.

Leonardo Fortes disse...

1- Os problemas que assolaram os últimos anos do reinado de D.João III, foram a administração do Império corrupta e deficiente, os barcos da carreira da India que eram vítimas de naufrágio e de ataques de corsários e os cofres do estado que estavam sem dinheiro. Com vista a restaurar o prestígio de Portugal, D. Sebastião partiu para o Norte de Africa.

2 - Porque D. Sebastião morreu na Batalha de Álcacer-Quibir e não tinha irmãos nem descendentes.

3 - As cortes reuniram em Tomar para legitimar a subida ao trono de Filipe II.

4- Prometeu respeitar as leis e os costumes do nosso país e governar Portugal e Espanha de forma autónoma.

Marta 8º7ª disse...

1) os problemas que assolaram os últimos anos do reinado de D. João III eram: a administra era corrupta; havia naufrágios; os cofres do estado estavam vazios; ataques dos corsários. E a solução encontrada para os resolver foi: o abandono de algumas praças do Norte de África e abertura da rota do cabo à iniciativa privada.

2) A batalha de Álcacer-Quibir provocou um problema na sucessão pois nessa batalha D. Sebastião morreu, e provocou um problema a sua morte pois D. Sebastião não tinha irmãos nem filhos para a sucessão ao trono.

3)reuniram-se cortes em Tomar em 1581 para eleger Filipe como rei de Portugal.

4)O novo monarca prometeu que Portugal era um reino independente, A manutenção da moeda e da língua Portuguesa, todos os cargos da administração do clero, militares, coloniais eram para os Portugueses, o vice-rei seria Português, os territórios do império Português manter-se-iam na posse de Portugal.

Sofia Santos 8º 7ª disse...

1.Os problemas que assolaram os últimos anos do reinado de D. João III foram a administraçao corrupta e deficiente, os barcos a caminho da India eram vitimas de naufrágios e de ataques de corsários e os cofres do estado estavam sem dinheiro, as soluçoes encontradas para resolver o problema foram o abandono de praças no Norte de África e tiveram de começar a exploraçao da rota do Cabo

2.O que provocou um problema de sucessão foi que D. Sebastião tinha morrido na batalha de Álcacer-Quibir e não era casado e não tinha filhos.

3. O motivo das cortes de Tomar se terem reunido foi para que se garantissem todos os direitos usos e costumes previlégios e liberdades concedidas dos reinos dos impérios coloniais.

4. As promessas que foram efectuadas pelo novo monarca foram: quando se fizessem cortes respeitantes aos reinos coloniais fossem feitas dentro de Portugal e que governantes ou vice-reis fossem portugueses.

Denis Santos nº 7 8º7ª disse...

1- Os problemas que assolaram os últimos anos do reinado de D.João III foram : a administração era corrupta e deficiente, naufrágios, os cofres do estado estavam vazios,e havia ataques dos corsários.
A solução foi : o abandono de algumas praças de Norte África e a abertura da rota do Cabo à iniciativa privada.

2- O problema causado pela sucessão foi porque o rei não tinha irmãos,nem filhos.

3- O motivo pelo qual se reuniram cortes em Tomar foi devido à eleição de Filipe como rei de Portugal.

4- As promessas efetuadas pelo novo monarca foram : que Portugal era um reino independente, a manutenção da moeda e da língua Portuguesa,todos os cargos da administração (clero, militares..), o Vice-rei e o Governador seriam portugueses, os territórios do Império Português manter-se-iam na posse de Portugal e havia uma monarquia dualista ( Filipe I de Portugal e Filipe II de Espanha).

eunice disse...

1-No reinado de D.JoãoIII os problemas que assolaram o reinado foram: naufrágios, cofres sem dinheiro ataques aos corsários e administração corrupta e deficiente, as soluções encontradas foram: a Rota do Cabo foi dada a iniciativa de privatização e abandonar algumas praças no norte de África
2-A batalha provocou um problema de sucessão porque o rei não tinha irmão ou filhos.
3-Os motivos eram para eleger um candidato à sucessão do trono.
4-As promessas foram: Portugal mantinha-se como reino independente, A língua e a moeda eram a portuguesa ,os cargos da administração religiosa, militar e colonial eram para portugueses.

Magda Costa 8º 7ª , nº 18 disse...

1-Os problemas que assolaram os últimos anos foi: a adminiastração do ímperio era defeciente e corrupta , os barcos da carreira da India eram vitimas de naufrágios e ataques de corsários e os cofres de estado estavam sem dinheiro.A solução encontrada para resolver foi que Portugal , teve de abandonar praças no Norte de África e, em 1570 e viu-se obrigado a abrir a exploração da rota do Cabo á iniciativa privada.

2-A batalha de Álcacer-Quibir provocou um problema de sucessão porque morreu D.Sebastião e cnão tinha irmãos nem descendentes .

3-Reuniram-se cortes em Tomar em 1581 porque garantia todos os direitos usos e customes , previlégios e liberdades a todos os reinos coloniais.

4-As promessas efectuadas foi :respeitar as leis e os customes do país , atribuir cargos administrativos em Portugal e no Império somente a portugueses e governar os dois reinos de forma autonóma (monarquia doalista).

Rita Fernandes 8 ano 8 turma disse...

1- Os problemas que assolaram os últimos anos do reinado de D. João III foram:
- Naufrágios;
- Cofres sem dinheiro;
- Ataques dos corsários;
- Administração corrupta e deficiente.
2- A batalha de Álcacer-Quibir provocou um problema de sucessão, pois D. Sebastião não tinha filhos nem irmãos.
3- O motivo de em 1581 se reunirem Cortes em Tomar era eleger Filipe II como rei de Portugal.
4- As promessas do novo monarca eram:
- Portugal mantinha-se como reino independente;
- A língua e a moeda eram a portuguesa;
- Cargos de administração religiosa, militar e colonial eram para portugueses;
- Portugal não perde territórios do Império Colonial para a Espanha;
- O vice-rei/ governador seria português.

Tânia nº27 8º8ª disse...

1. Os problemas que assolaram os últimos anos do reinado de D.João III são os naufrágioss, cofres sem dinheiro, ataques dos corsários, administração corrupta e deficiente, e um período de dificuldades. A solução encontrada para os resolver é o abandono de algumas praças no Norte de África.

2. A batalha de Álcacer-Quibir provocou um problema de sucessão porque o rei morreu, e não tinha filhos nem irmãos.

3. As cortes reuniram-se em Tomar com o objectivo de eleger Filipe II como rei de Portugal.

4. As promessas feitas pelo novo monarca foram: Portugal mantinha-se como reino independente; a Língua e a moeda eram a Portuguesa; os cargos da administração religiosa, militar e colonial eram para portugueses; Portugal não perde territórios do Império Colonial para a Espanha, e o vice rei/governador seria português.

Natacha 8º8ª nº 20 disse...

1.Nos finais do reinado de D.João III,foram um período de dificuldades graças a: naufrágios,cofres sem dinheiro,ataques dos corsários,administração corrupta e defeciente.
A solução que encontraram foi a de darem a rota dos cabos à iniciativa e tambem de abandonarem algumas praças no Norte de África
2.Os portugueses perderam na batalha de Alcácer-Quibir mas o pior foi a morte do rei que gerou um problema de sucessão porque o rei não tinha filhos nem irmãos
3.O objjetivo das cortes era eleger Filipe II como rei de Portugal.
4. Nas cortes de Tomar foram feitas promessas na quais Portugal mantinha-se como reino independente,a língua e a moeda eram a portuguesa,os cargos da admnistração religiosa militar e colonial eram para portugueses,Portugal não perdia territórios para Espanha e o Vice-Rei (ou governador) seria português

Sofia Matos nª26 8º8ª disse...

1- Os problemas que assolaram os últimos anos do reinado de D.João III eram os naufrágios; os ataques dos corsários; a administração era corrupta e deficiente; os cofres estavam sem dinheiro. A solução foi que a Rota do Cabo foi dada à iniciativa privada e o abandono de algumas praças no Norte de África.
2- A batalha de Álcacer-Quibir provocou um problema de sucessão pois o rei morreu nessa guerra/batalha e Rei D.Sebastião não tinha nem filhos nem irmãos que lhe sucedessem.
3- Em 1580 morreu D.Henrique e as tropas castelhanas invadiram Portugal. Filipe II mandou reunir Cortes em Tomar em 1581 para legitimar a subida ao trono.
4- As promessas efectuadas pelo novo monarca (Filipe II) foram: Portugal mantinha-se como reino independente; a língua e a moeda eram a portuguesa; os cargos da administração religiosa, militar e colonial eram para portugueses; Portugal não perde territórios do Império colonial para a Espanha e por fim, o vice rei/ governador seria português (monarquia dualista).
Sofia Matos nª26 8º8ª

Ayrton Brito nº4 8º7ª disse...

1-Os problemas que assolaram os últimos anos do reinado de D. João III foram:administração era corrupta e deficiente,naufrágios,cofres do estado estavam vazios e ataques dos corsais;a solução era o abandono de algumas praças do Norte de África e a abertura da rota do Cabo à iniciativa privada.

2-O problema que a batalha de Álcacer-Quibir trouxe foram que o rei D. Sebastião foi mortos e não tinha nem irmãos nem filhos para lhe suceder.

3-Os cortes se reuniram em Tomar em 1581 para eleger Filipe II de Espanha como rei de Portugal.

4- D.Filipe prometeu: Fazer Portugal um reino independente;fazer a manutençãode moeda e da lingua portuguesa;todos os cargos da administração de clero,militares,coloniais eram para portugueses;o vice-rei/governante seriam portugueses e não estrangeiros e os territórios do império português manter-se-iam na posse de Portugal.

joana pinto disse...

1- Os problemas que assolaram os últimos anos do reinado de D.João III foram a administração do Império era deficiente e corrupta , os barcos da carreira da Índia (monarquia dualista) eram vítimas de naufrágios e de ataques de corsários e os cofres do Estado estavam sem dinheiro.
A solução encontrada para resolver estes problemas , é que Portugal teve de abondonar praças no Norte de África e , em 1570 , viu-se obrigado a abrir a exploração da rota do Cabo à iniciativa privada.
2- A Batalha de Álcacer-Quibir provocou um problema de sucessão foi a morte de D.Sebastião , com milhares de portugueses , na batalha de Álcacer-Quibir.
3- Os motivos que reuniram cortes em Tomar em 1581 , foi a morte do cardeal D.Henrique e D.Filipe II mandou reunir Cortes em Tomar (1581), para eleger Filipe II como rei de Portugal.
4- As promessas efectuadas pelo novo monarca foi Portugal mantinha-se como reino independente , a língua e a moeda era a portuguesa , os cargos da administração, religiosa, militra e colonial , eram para portugueses, Portugal não perde território do Império colonial para a Espanha
, o vice-rei/governador seria português.

Beatriz disse...

Beatriz Rodrigues nº5 8º8ª
1.O final do reinado de D. João III foi atribulado e com algumas dificuldades, devido aos naufrágios e ataques de corsários no barcos da carreira da Índia, aos cofres do Estado estarem sem dinheiro e à administração corrupta e deficiente. Como solução do sucedido, Portugal teve de abandonar algumas praças de África, e em 1750 tiveram de abrir exploração da Rota do Cabo à iniciativa privada.
2.A batalha de Álcacer-Quibir provocou um problema de sucessão porque o rei D. Sebastião morreu e não tinha sucessores para o seu reinado.
3.As cortes reuniram-se em Tomar em 1581 com o objectivo de eleger Fílipe II como rei de Portugal.
4.O novo monarca prometeu que Portugal manter-se-ia como reino independente; os portugueses iriam ficar com cargos da Administração nomeadamente religiosos, militares e coloniais; era a língua e a moeda portuguesa; Portugal não iria perder territórios do Império Colonial para a Espanha e o vice-rei ou governador seria português.

Leonardo nº 16 8º8ª disse...

1.- Os problemas do fim do reinado de D.João III foram a queda do preço das especiarias, o que deixou Portugal com problemas financeiros; o abandono das praças de Safim, Azamor, Alcácer Ceguer e Arzila, no Norte de África; e quando morre, há um problema de sucessão, pois o seu único filho D.Sebastião ( dos onze filhos que tinha, assistiu á morte dos seus outros dez) que era novo demais para governar.

2.- a batalha de Álcacer-Quibir provocou um problema de sucessão porque o rei de Portugal, D.Sebastião, não tinha filhos, ou seja, houve um problema de sucessão ao trono porrtuguês.

3.- reuniram-se as cortes em tomar, para aclamar rei de Portugal, D.Filipe I (D.filipe II de Espanha)
4.- As promessas de D.filipe I de Portugal foram, respeitar as liberdades, usos e costumes dos portugueses.

Anónimo disse...

1-Os problemas que assolaram Os últimos anos do reinado de D. João III foram os naufrágios, os cofres estavam sem dinheiro e os ataques aos corsários eram cada vez mais. Perante todos estes problemas, decidiu-se como solução abandonar algumas praças do Norte de África pois apenas davam prejuízo ao país.

2-A Batalha de Alcácer-Quibir provocou uma crise de sucessão pois quando o rei de Portugal, D. Sebastião, foi para a batalha nunca mais voltou deixando o país sem rei e sem sucessor pois ele não tinha filhos, mulher e também não tinha irmãos.

3-Reuniram-se as cortes em Tomar para eleger Filipe II como novo rei de Portugal.

4-O monarca prometia para o seu reinado que deixaria Portugal como um reino independente, que a língua e a moeda seriam a portuguesa, que os cargos da administração religiosa, militar e colonial eram para portugueses, que Portugal não perderia territórios do Império colonial para Espanha e finalmente, que o vice-rei/governador seria português.

Laura Alves nº15
8º8ª

Milana 8ano 7turma numero21 disse...

1.- No final do reinado de D.Joao III (1521-1557), o vasto Imperio Colonial Portugues viveu um periodo de grandes dificuldades: a admistracao do Imperio era deficiente e corrupta, os barcos da carreira da India eram vitimas de naufragios e de ataques de corsarios e os cofres do Estado estavam sem dinheiro e em resultado desta situacao, Portugal teve de abandonar pracas no Norte de Africa e, em 1570, viu-se obrigado a abrir a exploracao da rota do Cabo a iniciativa privada.

2.- A batalha de Alcacer-Quibir provocou um problema de sucessao porque, como D.Sebastiao nao tinha irmaos nem descendentes, sucedeu-lhe o cardeal D.Henrique (1512-1580), seu tio-avo. Velho e, igualmente sem descendentes decidiu preparar a sucessao. Entre os principais candidatos ao trono, contavam-se D.Catarina de Braganca, Felipe II de Espanha e D.Antonio, Prior do Crato.

3.- Em 1580, morreu o cardeal D.Henrique e as tropas castelhanas invadiram, sem grande oposicao, Portugal. Para legitimar a subida ao trono, Felipe II mandou reunir Cortes em Tomar (1581).

4.- As promessas efectuadas pelo novo monarca foram: Manutensao da moeda e da lingua portuguesa; todos os cargos da admistracao do clero, militares, coloniais eram para portugueses; o vice rei|governador seria portugues; os territorios do Imperio portugues manter-se-iam na posse de Portugal e Portugal e um reino independente.


O meu trabalho de casa nao tem acentuacao pelo mesmo motivo que as anteriores, peco desculpa.

Milana Abasova 8ano 7turma numero21

joana nogueira nº 12 8º 8ª disse...

1. Os problemas que assolaram os últimos do reinado de D. João III eram: Os naufrágios, os confres não tinham dinheiro, os ataques dos corsários ea administração corrupta de deficiente, e as soluções encontradas foram: A Rota do Cabo foi dada à Iniciativa Privada e houve abandono de algumas praças do norte de África.

2. Como o rei D. Sebastião morreu na batalha, ou pelo menos desapareceu sem deixar rasto, sucedeu-se um problema de sucessão ao trono português. O problema era: O rei não tinha descendentes (filhos ou irmãos), e era esta a questão da sucessão.

3. O motivo pelo qual se reuniram cortes em Tomar foi: Queria eleger-se D. Filipe II de Espanha como rei de Portugal.
4. As promessas feitas foram: Portugal mantinha-se como reino independente, a língua e a moeda eram portuguesas, or cargos da administração religiosa, militar, e colonial eram para portugueses, e o vice-rei/governador eram portugueses.

Luís Gil nº15 8º7 disse...

1) Os problemas que assolaram os últimos anos do reinado de D.João III foram: a deficiencia e corrupção da administração,
os naufrágios e ataques de corsários aos navios da carreira da India e a falta de dinheiro nos cofres de estado ;
Como solução a esta situação Portugal abandonou praças no Norte de África e em 1570 abriu a rota do Cabo ao setor privado.


2) A Batalha de Álcacer-Quibir provocou um grande problema de sucessão porque o Rei, que era filho único e não tinha filhos morre em combate.


3) Reuniram-se cortes em tomar em 1581 para eleger o novo Rei de Portugal (Filipe I).

4) D. Filipe I prometeu que:

- Portugal permeneceria um reino independente;
- Não mudaria a moeda ou a língua;
-Todos os cargos da administração: do Clero, Militares, coloniais, eram Portugueses;
-O governador seria Portugues;
-Os territórios do Império Portugues continuariam Portugueses.



Luís Gil nº15 8º7

Joana Filipa nº 12 8º8ª disse...

1. Os problemas que assolaram os últimos do reinado de D. João III eram: Os naufrágios, os confres não tinham dinheiro, os ataques dos corsários ea administração corrupta de deficiente, e as soluções encontradas foram: A Rota do Cabo foi dada à Iniciativa Privada e houve abandono de algumas praças do norte de África.

2. Como o rei D. Sebastião morreu na batalha, ou pelo menos desapareceu sem deixar rasto, sucedeu-se um problema de sucessão ao trono português. O problema era: O rei não tinha descendentes (filhos ou irmãos), e era esta a questão da sucessão.

3. O motivo pelo qual se reuniram cortes em Tomar foi: Queria eleger-se D. Filipe II de Espanha como rei de Portugal.

4. As promessas feitas foram: Portugal mantinha-se como reino independente, a língua e a moeda eram portuguesas, or cargos da administração religiosa, militar, e colonial eram para portugueses, e o vice-rei/governador eram portugueses.

Francisco Fachadas, 8º 7ª disse...

1. Indica quais eram os problemas que assolaram os últimos anos do reinado de D. João III e a solução encontrada para os resolver.
Os problemas que se assolaram os últimos anos do reinado de D. João III eram : a administração era corrupta e deficiente , os barcos da carreira da índia eram vitimas de naufrágios e de ataques corsários e os cofres do Estado estavam sem dinheiro.
A solução para estes respectivos problemas foi , o abandono de algumas praças a Norte de África e a abertura da rota do cabo á iniciativa privada.


2. Explica porque a batalha de Álcacer-Quibir provocou um problema de sucessão.
A batalha Alcácer-Quibir foi onde o rei D.Sebastião morreu , após a sua morte tinham de arranjar um sucessor , visto que que o rei não
tinha filhos nem descendentes.

3. Explica porque motivos se reuniram cortes em Tomar em 1581.
Após morrer D.Henrique ( tio - avô de D.Sebastião ) que sucedeu ao trono depois da morte de D.Sebastião , teve de se arranjar outro sucessor visto que D.Henrique não teve filhos. Reuniram -se então Cortes de Tomar no mandato de D.Filipe , como objectivo de eleger D.Filipe como rei de portugal.

4. Refere quais foram as promessas efectuadas pelo novo monarca.
As promessas feitas pelo novo monarca ( D.Filipe ) eram : Manter portugal um reino independente , manter também a manutenção da moeda e da Língua portuguesa , atribuir cargos administrativos e por ultimo prometeu que o vice - rei / governador seria português.

Daniel Santos Nº8 Tª 8º8º disse...

1.Indica quais eram os problemas que assolaram os últimos anos do reinado de D. João III e a solução encontrada para os resolver.
Os problemas que assolaram o país no final do reinado de D. João III foram:
-Naufrágios de navios que traziam para Portugal várias riquezas e das quais o país necessitava para a sua economia;
-Cofres sem dinheiro devido aos naufrágios e as colónias não produziam o suficiente para alimentar a economia portuguesa;
-Corsários saqueavam os barcos a mando do rei de Inglaterra;
-A administração era deficiente e corrupta.
As soluções encontradas para os resolver foram:
-a rota do Cabo foi dada à iniciativa privada;
-abandono de algumas praças do Norte de África.

2. Explica porque a batalha de Álcacer-Quibir provocou um problema de sucessão.
D. Sebastião foi um rei que queria restaurar o prestígio de Portugal no Norte de África e devido a isso rei foi lutar na batalha de Álcacer-Quibir onde morreu. Como o rei não tinha tido filhos, houve um problema de sucessão.


3. Explica porque motivos se reuniram cortes em Tomar em 1581.
Para eleger D. Filipe II, rei de Espanha como rei de Portugal.

4. Refere quais foram as promessas efectuadas pelo novo monarca.
As promessas feitas pelo monarca foram que Portugal mantinha-se como reino independente; a língua e a moeda eram a portuguesa; os cargos da administração da religião eram para portugueses; Portugal não perde territórios do Império colonial para Espanha; o vice-rei seria português; existia a monarquia dualista, na qual 2 reinos são governados pelo mesmo rei: D.Filipe II de Espanha e D.Filipe I de Portugal.

Realizado por Daniel Santos Nº8 Tª 8º8º

João Batista disse...

1- os problemas eram: a administração do império era deficiente e corrupta, os barcos da carreira da índia eram vitimas de naufrágios, os cofres do estado português estavam sem dinheiro e haviam muitos ataques de corsários. A solução encontrada foi que Portugal teve de abandonar praças do norte de África e em 1570 viu-se obrigado a abrir a exploração da rota do cabo á iniciativa privada.

2- A batalha de Alcácer Quibir trouxe problemas de suseção porque o rei d. Sebastião não tinha irmão e quem teve que lhe suceder foi cardeal d. Henrique seu tio avô.

3- Mandou-se reunir as cortes em tomar porque d. Filipe 2 para legitimar a sua subida ao trono.

4- As promessas de d.filipe 2 foram: respeitar as leis e os costumes do país, atribuir cargos administrativos no país e no império e governar os dois reinos de forma autónoma.

Ana Flávia, do 8º 8ª disse...

1. Indicam quais eram os problemas que assolaram os últimos anos do reinado de D. João III e a solução encontrada para resolvê-los.
Os problemas que assolaram os últimos anos do reino de D.João III foram os cofres sem dinheiro, ataques de corsários, a administração era deficiente e também havia muitos naufrágios.
As soluções encontradas para resolvê-los foram os abandonos de algumas praças no Norte de África e a rota do cabo é dada a iniciativa privada.

2. Explica porque a batalha de Álcacer-Quibir provocou um problema de sucessão.
A batalha de Álcacer-Quibir provocou um problema de sucessão porque o rei de Portugal morreu na derrota e o rei também nao tinha filhos e nem irmão para a sucessão do trono.

3. Explica porque motivos se reuniram cortes em Tomar em 1581.
os motivos que levaram as cortes reunirem em Tomar foi o seguinte foi para eleger o rei de Espanha D. Felipi II como rei de Portugal, o D. Felipe II era apoiado pela alta nobreza, alto clero e pela burguesia.
4. Referem quais foram as promessas efectuadas pelo novo monarca.
- As promessas efectuadas oelo novo monarca foi Portugal matinha-se como um reino independente.
- A língua e a moeda eram portuguesas
- Os cargos da adminidtração religiosa, militar e colonial eram para os portugueses.
- Portugal não perde territórios do império colonial para a Espanha.

Catherine Santos disse...

1-
Os problemas que assombravam os últimos anos do reinado de D. João III era a administração corrupta e deficiente, os barcos na carreira da Índia eram vitimas de naufrágios e de ataques de corsários e os cofres do estado estavam vazios.


2-
A batalha de Alcácer-Quibir provocou problemas porque D.Sebastião morrera a batalhar na mesma e não tinha deixado nenhum sucessor para tomar o seu lugar no reino.


3-
Os motivos pelo qual reuniram cortes em Tomar foi para que decidissem quem iria tomar posse do reinado de Portugal , Pelo qual foi escolhido D. Filipe rei de Espanha


4-
D. Filipe rei de Espanha jurou respeitar as leis e os costumes do país, atribuiu cargos administrativos em Portugal e no Império somente a portugueses e governar os dois reinos de forma autónoma, ou seja, ele seria D. Filipe I em Portugal e D. Filipe II em Espanha

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue