Renascimento

. sexta-feira, 4 de novembro de 2011


Agora já sabes responder.
1. Indica quais foram as Rotas comerciais que surgiram neste período (resposta da Maria Inês Magalhães, nº 17, do 8º 8ª).
As principais rotas comerciais que surgiram neste período, depois dos descobrimentos, foram: A rota do Atlântico (para a Europa, África, América), a do Cabo (entre a Europa e o Oriente, contornando a África), a do Extremo Oriente (entre a Insulíndia, a China e o Japão), e a de Manila (entre o México e as Filipinas). Nestas circulavam os mais variados produtos, tendo estas um espaço económico à escala do globo. 

2. Define Renascimento (resposta da Íris Costa, nº 11 do 8º 7ª).
Renascimento é um movimento que surge no século XV a XVI, na Itália. Este movimento teve inspiração na arte Greco-romana. Caraterizou-se nomeadamente na crença no valor do Homem, pelo desenvolvimento das letras e das artes e pelos avanços na experiência e observação da Natureza. Assim a idade média, que acreditava que Deus estava no centro do Universo passou à idade moderna, assim o homem estava no centro do Universo.

3. Refere as razões que contribuíram para o surgimento do Renascimento na Itália (resposta da Ana Rita Nunes, nº 1 do 8º 8ª).
As razões que contribuíram para o surgimento do Renascimento na Itália foram a existência de Mecenas (apoiavam os artistas e tinham dinheiro); existiam muitos vestígios de arte greco-romana na Itália; e a Itália estava dividida em vários estados independentes que se dedicavam ao comércio.

4. Define Humanismo (resposta da Carolina Silva, nº 6, do 8º 8ª).
Humanismo é o movimento renascentista que se centrou no estudo das línguas e literaturas clássicas (nomeadamente a grega e a romana). Interessado em tudo quanto respeitava ao Homem, o Humanismo criou uma nova mentalidade- a afirmação pessoal de cada individuo e a valorização das suas realizações (como artista,músico,poeta).

37 comentários:

Rita fernandes 8º8ª nº 25 disse...

1-As Rotas comerciais que surgiram neste período foram:
-Rota do Atlântico (Europa,África,América);
-Rota do Cabo
(Europa,Oriente-contorna o continente africano);
-Rota do Extremo Oriente
(Índia,China,Japão);
-Rota de Manila
(México,Filipinas-via oceano Pacífico).
2-Renascimento foi um período que compreende os séculos XV e XVI e que provocou uma renovação ao nível mental, cultural, artístico e literário que surgiu inicialmente na Itália.
3-As razões para o surgimento do Renascimento na Itália eram:
-A existência de Mecenas(apoiavam os artistas;tinham dinheiro);
-Vestígios da arte greco-romana;
-Estava divida em vários estados independentes que se dedicavam ao comércio.
4-Humanismo era uma corrente de pensamento renascentista, que se interessava por tudo que respeita ao Homem.

Sofia Matos nº26 8º8ª disse...

1- As rotas comerciais que surgiram neste período foram a rota do atlântico (Europa, África e América), a rota do Cabo (Europa, Oriente - contorna o continente africano), a rota do Extremo Oriente (Índia, China e Japão), e a rota de Manila (México, Filipinas - via Oceano Pacífico).
2- Renascimento é o período que compreende os séculos XV e XVI e que provocou uma renovação ao nível mental, cultural, artístico e literário que surgiu inicialmente na Itália. Teve como principal fonte de inspiração o antigo mundo greco-romano.
3- O Renascimento na Itália surgiu devido à existência de Mecenas que tinham dinheiro e apoiavam os artistas, à existência de muitos vestígios da arte greco-romana e devido ao facto de nessa época a Itália estar dividida em vários estados independentes que se dedicavam ao comércio.
4- Humanismo é um movimento cultural renascentista que se centrou n estudo das línguas e literaturas clássicas (grega e romana). O humanismo criou uma nova mentalidade - a afirmação pessoal de cada indivíduo e a valorização das suas realizações (como artista, músico e poeta).
Sofia Matos nº26 8º8ª

joldo disse...

1-As rotas comerciais que surgiram neste período foram a rota do atlântico feito entre Europa, África e América.
2-Período do séc. xv que provocou uma renovação do nível mental, cultural, artístico e literário que surgiu inicialmente em Itália.
3-As razões que contribuíram para o surgimento do renascimento na Itália foram existência de mecenas pois apoiavam artistas, existência de vestígios da arte greco-romana e o estava dividido em vários estados independentes que dedicavam ao comércio
4-Humanismo é um ser perfeito tinha de saber latim e grego para ler os clássicos gregos e romanos, tinha de saber a língua vulgar para escrever para versos em prosa e poesia, tinha que saber desenhar, tem de privilegiar o curto do corpo e também privilegia as acções de cada um, nomeadamente através do conhecimento de línguas e do corpo.

Tiago Ourelo nº 28 8º 8ª disse...

1- Surgiram rotas comerciais entre a Europa, a América, a Ásia e a África.

2-O renascimento foi o movimento cultural que surgiu em Itália que se espalhou pela Europa como fonte de inspiração o mundo greco-romano baseado no desenvolvimento da letra, natureza e ates.

3-A principal razão foi o Humanismo.

4-Humanismo é o movimento cultural das línguas e literaturas grega e romana, o humanismo criou uma nova mentalidade que afirma que a afirmação pessoal de cada individuo e a valorização das suas realizações, nomeadamente a arte a musica e a poesia.

Anónimo disse...

1- As Rotas comerciais que surgiram neste período foram a Rota do Atlântico, a Rota do Cabo, a Rota do Extremo Oriente e a Rota de Manila.

2- O Renascimento foi um movimento cultural que surgiu em Itália no século XV que depois se foi espalhando pela Europa. Teve como principal inspiração o antigo mundo greco-romano e os vestígios por ele deixados.

3- Alguns dos motivos que contribuíram para o surgimento do Renascimento em Itália foram a existência de Mecenas, apoiavam os artistas e contribuíam com o seu dinheiro para o desenvolvimento do trabalho dos mesmos, era a cidade onde existiam muitos vestígios da arte greco-romana, e estava dividida em vários estados independentes que se dedicavam ao comércio.

4- Humanismo, foi o movimento cultural renascentista que se focou no estudo das línguas e literaturas clássicas e que criou também uma nova mentalidade.

Laura Alves nº 15 8º8ª

anarita disse...

TRABALHO DE CASA DE ANA RITA Nº1 8º8ª

RENASCIMENTO

1-As rotas comerciais que surgiram no período do renascimento foram a Rota do Atlântico {Europa;África;América}, a Rota do Cabo {Europa e Oriente (contorna o continente africano)}, Rota do Extremo Oriente {Índia;China;Japão} e a Rota de Manila {México; Filipinas (via oceano Pacifico)}.

2-Renascimento é o período que compreende os séculos XV e XVI e que provocou uma renovação ao nível mental, cultural, artístico e literário que surgiu inicialmente na Itália.

3-As razões que contribuíram para o surgimento do Renascimento na Itália foram a existência de Mecenas (apoiavam os artistas e tinham dinheiro); existiam muitos vestígios de arte greco-romana na Itália; e a Itália estava dividida em vários estados independentes que se dedicavam ao comércio.

4-Humanismo é a ideia de que é o homem que está no centro do mundo, enquanto que na idade média se praticava o Teocentrismo (Deus estava no centro do mundo). Para se ser um humanista tem de se saber falar latim e grego; tem de dominar a língua vulgar; tem de saber desenhar; tem de privilegiar o culto do corpo e tem de privilegiar as acções do indivíduo, valorizando as acções de cada um, nomeadamente através do corpo e de línguas.

raquel ascencao 8º8 nº23 disse...

1-As rotas comerceiam que surgiram neste período foram:
-Rota do atlântico – Europa, Ásia e América.
-Rota do Cabo - Europa, Oriente e contorno do Continente Africano.
-Rota do Externo – Oriente – China, Índia e Japão.
- E Rota de Manila – México e Filipinas (via oceano pacifico).


2-Renascimento é período intelectual e artístico relacionado á revalorização do pensamento da arte da antiguidade clássica e á formação de uma cultura humanista que compreende o séc. XV E XVI e que provocou uma alteração mental, cultural, artístico e literário que surgiu em Itália e espalhou-se pela Europa.


3-As razões que contribuíram para o surgimento para o Renascimento na Itália foram:
1º Motivo – Mecenas apoiavam os artistas;
- (Tinham dinheiro)
2º Motivo -Existiam muitos vestígios de arte Grega e Romana;
3º Motivo – Estava dividida em vários estados independentes que se dedicavam ao comércio.

4-Humanismo (antropocentrismo – o Homem passa a estar no centro do Mundo). Tem de saber línguas ou seja falar latim e grego para ler clássicos Gregos e Romanos, tem de dominar a língua vulgar para escrever versos em prosa, tem de saber desenhar, tem de previgiliar o culto do corpo, priviligia as açoes do indivíduo valorizando as ações de cada um nomeadamente através do conhecimento de línguas e do corpo.

ines nº 17 disse...

1-As principais rotas comerciais que surgiram neste período, depois dos descobrimentos, foram: A rota do Atlântico (para a Europa, África, América), a do Cabo (entre a Europa e o Oriente, contornando a África), a do Extremo Oriente (entre a Insulíndia, a China e o Japão), e a de Manila (entre o México e as Filipinas). Nestas circulavam os mais variados produtos, tendo estas um espaço económico à escala do globo.
2 - O renascimento é um período que compreende os séculos XV e XVI, que veio a provocar uma renovação a nível mental, cultural, artístico e literário, tendo este origem em Itália, mas depois espelhando-se ao longo da Europa, e tendo como inspiração o mundo greco-romano.
3-As razões que contribuíram o surgimento do renascimento, 1420-1563 na Itália foram: A existência de mecenas que apoiavam os artistas, pois tinham dinheiro. Existiam também muitos vestígios de arte Grego Romana e a Itália estava divida entre vários estados independentes que se dedicavam ao comércio.
4 – O Humanismo é um movimento cultural Renascentista que se baseou nos estudos das línguas e de literaturas clássicas (tinham de saber falar latim e grego, tendo de dominar a língua vulgar e também saber desenhar. Vieram criar uma nova mentalidade havendo afirmação pessoal de cada individuo, valorizando as suas acções nos diversificados conhecimentos de línguas e do corpo.
Maria Inês - nº 17 8º8

Carolina Silva nº 6 8º8ª disse...

1.Neste período as rotas comercias que surgiram foram o Oriente e o Norte da Europa.

2.Renascimento é o movimento cultural surgido em Itália, no seculo XV, e depois difundido pela Europa, que teve como principal fonte e inspiração o antigo mundo grego-romano.Caracterizou-se sobretudo, pela crença no valor do Homem, pelo desenvolvimento das letras e das artes e pelos avanços do saber baseado na experiencia e observação da Natureza.

3.As razões que contribuíram para o surgimento do Renascimento na Itália foram: Do seculo XIV ao seculo XVI a Europa conheceu um grande movimento de renovação das letras,artes e das ciências,que foi chamado de Renascimento. Este movimento deu inicio em Itália devido: aos vários estados independente(Florença,Roma e Veneza) que conheciam uma grande riqueza a nível econômico e tinham relações comerciais com o Oriente e o Norte da Europa .Os dirigentes destes estados em rivalidades embelezavam as cidades e protegiam artistas e escritores ,com a ajuda do apoio às artes e ciências.
A Itália mas do que o resto da Europa guardava testemunhos das civilizações clássicas como monumentos e livros para serem a inspiração dos escritores e artistas.
O movimento renascentista espalhou se por toda a Europa.

4.Humanismo é o movimento renascentista que se centrou no estudo das línguas e literaturas clássicas (nomeadamente a grega e a romana).Interessado em tudo quanto respeitava ao Homem, o Humanismo criou uma nova mentalidade- a afirmação pessoal de cada individuo e a valorização das suas realizações (como artista,músico,poeta).

eunice pereira disse...

1-As rotas comerciais eram:Atlântico,Cabo,Extremo oriente e Manila.
2-O Renascimento é o periodo que compreende os séc. xv e XVI e que provocam uma renovação ao nível mental,cultural,artístico e literario que surgio inicialmente na Ítalia.
3- As razões que leva ao surgimento do renascimento em Itália são:existencia de mecenas,que apoiavam os artistas.Os mecenas tinham dinheiro.Nessa altura existiam muitos vestigios da arte greco-romana.Estava dividida em vários estados independentes que se dedicavam ao comércio.
4-o humanismo era um homem que tinha de ter cunhecimentos sobre línguas (latim e grego) para ler os classicos gregos e romanos,tinha de dominar a lingua volgar,para escrever versos em prosa e poesia,tinha de saber desenhar, ter um corpo previligiado e previligiar ações atraves do cunhecimento de línguas e do corpo.

Joana Filipa nº12 8º8ª disse...

Trabalho de História - Joana nº 12 8º8ª

1. As rotas comerciais que surgiram neste período foram as rotas do Atlântico (entre a Europa, a África e a América), as rotas do Cabo (entre a Europa e o Oriente, contornando a África), a do Extremo Oriente (entre a Insulíndia, a China e o Japão), e a de Manila (entre o México e as Filipinas).

2. O Renascimento era o movimento de renovação das letras, das ciências, e das artes. Surgiu em Itália, gozava de grande prosperidade económica e consevava vários vestígios das civilizações clássicas. Compreendia os séculos XV e XVI.

3. As razões que contribuíram para o surgimento do renascimento na Itália foram:
- Existência de Mecenas que apoiavam os artistas e tinham dinheiro;
- Existência de muitos vestígios da arte greco-romana
- Estava dividida em vários estados independentes que se dedicavam ao comércio
- As cidades mais imporantes eram: Roma, Florença e Veneza.

4. O Humanismo. é um termo relativo ao Renascimento, movimento surgido na Europa, mais precisamente na Itália, que colocava o homem como o centro de todas as coisas existentes no universo. Neste período, compreendido entre a transitoriedade da Baixa Idade Média e início da Moderna (séculos XV a XVI), os avanços científicos começavam a tomar espaço no meio cultural. Um humanista deve saber latim e grego para pode ler os clássicos gregos e romanos, dominar a língua vulgar, e valorizar o culto do corpo.

Tânia nº27 8º8ª disse...

1- do Atlântico - Europa, África e América.
do Cabo - Europa e Oriente.
do Extremo Oriente - Índia, China e Japão.
de Manila - México e Filipinas

2- É o movimento de renovação das letras, das ciências e das artes, que surgiu em Itália.

3- Existência de Mecenos , existiam muitos vestígios da arte grego-romana.

4- Foi quando no Renascimento, o Homem passou a debruçar-se sobre si próprio e sobre os seus problemas.

Milana Abasova 8' 7 N' 21 disse...

1.- As Rotas comerciais que surgiram neste periodo foram :
-> Atlantico : -Europa;
-Africa;
-America.
-> Cabo : -Europa - Asia contorna o continente Africano
-> Extremo Oriente : -India;
-China;
-Japao .
->Manila : -Filipinas;
-Mexico.


2.- O Renascimento e o movimento cultural surgido em Italia, no seculo XV (a XVI), e depois difundido pela Europa, que teve como principal fonte de inspiracao o antigo mundo greco-romano.Caracterizou-se, sobretudo, pela crenca no valor do Homem, pelo desenvolvimento das letras e das artes e pelos avancos do saber baseado na experiencia e observacao da Natureza.


3.- As razoes que contribuiram para o surgimento do Renascimento na Italia foram :
-> Existencia de Mecenos que apoiam os artistas;
-> Existiam muitos vestigios da arte greco-romana;
-> A Italia encontrava-se dividida em diferentes estados que se dedicavam ao Comercio.


4.- Humanismo, e o movimento cultural renascentista que se centrou no estudo das linguas e literaturas classicas (grega e romana). Interessado em tudo quanto respeitava ao Homem, o Humanismo criou uma nova mentalidade- a afirmacao pessoal de cada individuo e a valorizacao das suas realizacoes (como artista, musico, poeta).



(A situacao dos acentos e a mesma, peco desculpa).



Milana Abasova 8ano 7turma numero21

Natacha nº20 8º8ª disse...

1. Do Atlântico-Europa,África,Ásia;Do Cabo-Europa,Oriente; Do Extremo Oriente-Índia,China,Japão; De Manila-México,Filipinas
2. Movimento cultural que surge em Itália (séc. xv), depois espalhado pela Europa; teve como fonte principal de inspiração o antigo mundo greco-romano.Distingui-se,pela crença no valor do Homem,pelo desenvolvimento das artes, das letras e pela evolução do saber baseado na experiência e observação da Natureza.
3.As razões foram: a existência de Mecenas (apoiavam os artistas;tinham dinheiro), os vestígios da arte greco-romana,e o fato de Itália estar dividida em vários estados independentes que se dedicavam ao comércio
4.Movimento cultural renascentista que se centrou no estudo das literaturas clássicas(romana e grega)e línguas.Interessado em tudo que disssesse respeito ao Homem, este movimento cultural criou assim, uma nova mentalidade- a afirmação pessoal de cada pessoa e a valorização das suas realizações(como músico,poeta e artista).

Andreia Tempero 8º 8ª disse...

1-As rotas comerciais que surgiram neste período foram:
-Rota do Atlântico;
-Rota do Cabo;
-Rota do Extremo Oriente;
-Rota de Manila.
2-Renascimento foi um período que provocou renovação mental, cultural, artística e literária.
3-As razões para o Renascimento na Itália eram: existência de mecenas, vestígios de arte greco-romana e estava dividida em vários estados independentes.
4-Humanismo é uma corrente de pensamento renascentista, que se interessava por tudo o que respeita ao Homem.

Andreia Tempero 8º 8ª disse...

1-As rotas comerciais que surgiram neste período foram:
-Rota do Atlântico;
-Rota do Cabo;
-Rota do Extremo Oriente;
-Rota de Manila.
2-Renascimento foi um período que provocou renovação mental, cultural, artística e literária.
3-As razões para o Renascimento na Itália eram: existência de mecenas, vestígios de arte greco-romana e estava dividida em vários estados independentes.
4-Humanismo é uma corrente de pensamento renascentista, que se interessava por tudo o que respeita ao Homem.

Jacira Semedo 8º8ª disse...

1-As principais Rotas comerciais que surgiram neste período eram: Rota do Atlântico,Rota do Cabo,Rota do Extremo Oriente e Rota de Manila.
2-Renascimento era uma forma de pensar que renovou as pessoas a nível mental, cultural, artístico e literário.
3-As razões que contribuiram para o Renascimento na Itália foram:
-Existência de Mecenas;
-Vestígios da arte greco-romana;
-Estava dividida em vários estados independentes.
4-Humanismo era uma corrente Renascentista que se interessava por tudo o que estivesse ligado ao Homem.

Jacira Semedo 8º8ª disse...

1-As principais Rotas comerciais que surgiram neste período eram: Rota do Atlântico,Rota do Cabo,Rota do Extremo Oriente e Rota de Manila.
2-Renascimento era uma forma de pensar que renovou as pessoas a nível mental, cultural, artístico e literário.
3-As razões que contribuiram para o Renascimento na Itália foram:
-Existência de Mecenas;
-Vestígios da arte greco-romana;
-Estava dividida em vários estados independentes.
4-Humanismo era uma corrente Renascentista que se interessava por tudo o que estivesse ligado ao Homem.

Carolina Silva nº6 8º8ª disse...

Stôr eu enganei me a fazer o outro tpc do renascimento mas acho que apenas me enganei na primeira por isso vou fazer só a primeira.

1.As rotas comerciais que surguiram neste periodo foram:
a rota do Atlantico:Europa;Ásia e América;a rota do Cabo:o contorno do Continente Africano e Europa; a rota do Extremo-Oriente- Àsia,China e Japão;a rota de Manila-México e Filipinas.

Leonardo Silva 8º8ª disse...

1-As rotas que surgiram neste período foram:
|
|
|-A rota do atlântico , que abrangia a Europa, a América e a África;
|
|-A rota do cabo , que abrangia a Europa e o Oriente ( que contornava África)
|
|-A rota de Manila, onde os barcos iam do México ás Filipinas (via Oceano Pacifico)
|
|-A rota do estremo oriente, que abrangia a Índia a China e o Japão

2-Renascimento é um período que abrange o sec. XV e XVI que provocou mudanças a nível mental cultural artística e religiosa, surgindo na Itália (que na altura estava dividida em diferentes estados independentes).

3-Um dos motivos era a existência de mecenas que tinham dinheiro e apoiavam os artistas; Outro, era a grande existência de vestígios da arte greco-romana; E a ultima era que estava dividida em vários estados independentes que se dedicavam ao comercio.

4-Humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importância. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância á dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente à racionalidade.

Ana Flávia, 8º 8ª disse...

1. As rotas comerciais que surgiram naquela periodo foram as rotas do Atlântico, do cabo, do extremo do Oriente e a de Manila.

2. Periodo que compreende os séculos XV e XVl e que provocou uma renovação ao nível mental, culturação e literario que surgiu inicialmente na Itália.

3. Existencia de Mecenas que apoiavam os artistas que tinha dineiro; Existiam muitos vertigios da arte greco-romana; Estavam divididas em vários estados independentes que se dedicavam ao comércio.

4. Humanismo eram as pessoas que tinham de saber falar o latim e o grego para poderem ler os clássicos romanos e gregos, tinham de saber também a língua vulgar para poder saber escrever poesias e tinham de saber desenhar.

Joana Nogueira, 8º 8ª disse...

1. As rotas comerciais que surgiram neste período foram as rotas do Atlântico (entre a Europa, a África e a América), as rotas do Cabo (entre a Europa e o Oriente, contornando a África), a do Extremo Oriente (entre a Insulíndia, a China e o Japão), e a de Manila (entre o México e as Filipinas).

2. O Renascimento era o movimento de renovação das letras, das ciências, e das artes. Surgiu em Itália, gozava de grande prosperidade económica e consevava vários vestígios das civilizações clássicas. Compreendia os séculos XV e XVI.

3. As razões que contribuíram para o surgimento do renascimento na Itália foram:
- Existência de Mecenas que apoiavam os artistas e tinham dinheiro;
- Existência de muitos vestígios da arte greco-romana
- Estava dividida em vários estados independentes que se dedicavam ao comércio
- As cidades mais imporantes eram: Roma, Florença e Veneza.

4. O Humanismo. é um termo relativo ao Renascimento, movimento surgido na Europa, mais precisamente na Itália, que colocava o homem como o centro de todas as coisas existentes no universo. Neste período, compreendido entre a transitoriedade da Baixa Idade Média e início da Moderna (séculos XV a XVI), os avanços científicos começavam a tomar espaço no meio cultural. Um humanista deve saber latim e grego para pode ler os clássicos gregos e romanos, dominar a língua vulgar, e valorizar o culto do corpo.

Filipe Nº9 8º7ª disse...

1- As rotas que surgiram nesse período foram a Rota do Atlântico (Europa; África; América) a Rota do Cabo (Europa; Ásia; Contorna o continente Africano) Rota do Extremo Oriente (Índia; China; Japão) Rota de Manila (Filipinas; México).

2- Renascimento foi um movimento cultural que surgiu em Itália no séc. XV, em que o Homem esta no centro do Mundo/Universo (Antropocentrismo).

3- As razões que contribuíram para o surgimento do Renascimento em Itália foram a Existência de Mecenas que apoiavam os Cristãos, Existência de muitos vestígios de arte Greco-Romana e Itália encontrava-se dividida em diferentes estados que se dedicavam ao Comércio.

4- Humanismo foi um movimento cultural em que Deus estava no centro do Mundo/Universo (Teocentrismo).

Ana Mafalda Dias nº: 2 turma: 8º7ª disse...

Ana Mafalda Dias Gouveia nº2 8º7ª

1- As rotas comerciais que surgiram neste período foi a do Atlântico, a do Cabo, a do Extremo Oriente e da Manila.

2-Renascimento é o movimento que surge no séc.XV a XVI, na Itália, inspirado na arte grego-romana e que vai valorizar as ações de cada homem.

3- As razões que contribuíram para o surgimento do renascimento na Itália foi a existência de mecenas que apoiam os artistas, a existência de muitos vestígios da arte grego-romana e a divisão de Itália em diferentes estados que se dedicavam ao comércio.

4- Humanismo e a valorização do individuo e as suas realizações pessoais.

Paula Gouveia Nº:22 T: 8º7ª disse...

PAULA GOUVEIA Nº22 T:8º7ª

1- As rotas comerciais foram o Atlântico, Cabo, Extremo Oriente, Manila.

2- Renascimento é o movimento que surge no sec.XV a XVI, na Itália.
Inspirado na arte greco-rumana e que valorisa as acções de cada homem.

3- As razões para o surgimento do renascimento na Itália foram:
- a existencia de mecenas que apoiam os artistas;
- existiam muitos vestigios da arte greco-romana;
- a Itália encontrava-se dividida em diferentes estados que se dedicavam ao comércio.

4- O Humanismo é a valorização do individo e as suas realizações possoais.

Catarina disse...

1. As rotas comerciais que surgiram neste período foram de Lisboa a Nagasaki.

2. Renascimento é um intenso movimento de renovação das letras, das ciências e das artes.

3. As razões que contribuíram para o surgimento do Renascimento na Itália foram devido a determinadas circunstâncias tais como:
a Itália ser constituída por vários estados independentes, que então, conheciam uma grande prosperidade económica; a Itália conservar testemunhos das civilizações clássicas.

4. Humanismo é o movimento cultural renascentista que se centrou no estudo das línguas e literaturas clássicas (grega e romana).

Catarina Santos
nº1 8º7ª

André Gonçalves 8º7ª disse...

1) As rotas comerciais que surgiram nesta época foram a rota do Atlântico que se extendia em três continentes.A Europa, a África e a Ásia. A rota do cabo que começava no continente europeu até ao continente asiático contornando o continente africano. A rota do Extremo Oriente que era entre os países da India, da China e do Japão e ainda havia a rota de Manila começando no arquipelago das Filipinas até ao México contornando o Oceano Pacifico
2) O renascimento foi o movimento que surgiu no século XV a XVI, na Itália inpirada na arte greco-romana e que valoriza as ações de cada homem
3) As razões que levaram ao surgimento do renascimento na Itália foram a existência de mecena que apoiavam os artistas, existiam muitos vestigios da arte greco-romana e porque a Itália encontrava-se dividida em diferentes estados que se dedicavam ao comércio
4) O Humanismo é um movimento filosófico onde o homem estava acima da natureza, ou seja, estar no centro do universo

Susana Raquel nº26 8º7ª disse...

1- As rotas comerciais que surgiram neste período foram a rota do Atlântico (Europa, África e América), a rota do cabo (da Europa à Ásia, contornando o continente africano), a rota do extremo oriente (Índia, Japão e China) e a rota da Manila (Filipinas e México).

2- O Renascimento foi o nome dado ao movimento que surgiu no séc.XV a XVI em Itália (inspirada na arte greco-romana e que valorizava as acções de cada homem).

3- As razões que contribuíram para o surgimento do Renascimento em Itália foram a existência de Mecenas que apoiavam os artistas, existiam muitos vestígios da arte greco-romana e a Itália encontrava-se dividida em diferentes estados que se dedicavam ao comércio.

4- Humanismo era uma corrente de pensamento que visava a valorização do Individuo e as suas realizações pessoais, baseava-se e inspirava-se no desenvolvimento harmonioso do corpo e do espírito.

Susana Raquel nº26 8º7ª

Mariana Carmo - 8º7ª disse...

1- As rotas comerciais que surgiram nesse período foram:a rota do atlântico (Europa; África e Ásia), rota do cabo (Europa e Ásia), a rota do extremo oriente (Índia; China e Japão) e a rota de Manila (México e Filipinas, através do oceano pacifico).
2- O renascimento é um movimento de renovação das letras, das ciências e das artes que surgiu do século XIV a XVI, na Itália.
3- As razões que levaram a que o renascimento surgisse na Itália, foram: o facto de a Itália ser constituída por vários estados independentes tais como a Florença, Roma, Génova e Veneza e ainda conservar testemunhos das civilizações clássicas (monumentos e obras literárias) mais do que qualquer outra parte da Europa.
4- O Humanismo é uma corrente do pensamento renascentista, que coloca o Homem no centro do mundo.

Iris Costa 8º7ª n 11 disse...

1- As rotas comercias que neste período surgiram foram : a rota do Atlântico, passava pela Europa, África, e América, a rota do Cabo, que ia desde a Europa ate à Ásia, contornando África, a rota do Estremo Oriente, passava pela Índia, China e Japão e por último a rota da Manila, passava pelas Filipinas e México através do oceano Pacífico.

2- Renascimento é um movimento que surge no século XV a XVI, na Itália. Este movimento teve inspiração na arte Greco-romana. Caraterizou-se nomeadamente na crença no valor do Homem, pelo desenvolvimento das letras e das artes e pelos avanços na experiência e observação da Natureza. Assim a idade média, que acreditava que Deus estava no centro do Universo passou à idade moderna, assim o homem estava no centro do Universo.

3- O surgimento do Renascimento na Itália deve-se às seguintes razões:

--> Os Mecenas apoiavam os artistas e os homens das letras.
--> Existência de belas estátuas antigas de diferentes culturas, ao seja vestígios da arte Greco-romana.
--> A Itália estava dividida em estados tais como, Florença, Roma, Génova e Veneza, que se dedicavam ao comércio.

4- O Renascimento estava interessado em tudo no Homem. Assim o Humanismo valorizava o indivíduo e as suas realizações pessoais, o Homem tinha de saber falar Grego e Latim, saber falar a língua comum, conhecer autores clássicos, saber escrever poesia e prosa, saber pintar, desenhar e tinha de desenvolver o seu corpo através da prática de atividades físicas.

Iris Costa 8º7ª Nº11

Rodrigo Bonito nº23 8º7ª disse...

1-Rota do Atlantico entre a Europa Africa e América, rota do Cabo entre a Europa e Ásia, rota da Manila entre o México e as Filipinas, rota

2-Movimento que surge no séc. XV, em Itália, inspirado na arte greco romana e valoriza as ações de cada homem

3-Existencia de mecenas que apoiavam os artistas,vestigios de arte greco-romana, encontrava-se dividida em diferentes estados que se dedicavam ao comércio, cidades com polos de atração renascentista: Florença, Venera e Roma

4-saber falar grego e latim, conhecer os autores classicos, saber escrever em verso e prosa, saber desenhar e pintar, desenvolvimento do corpo

Denis nº7 8º7ª disse...

1- As rotas comerciais que surgiram no período do Renascimento foram entre Lisboa, Goa, Macau, Malaca, e Nagasaki, e também entre Acapulco e Manila.

2- Renascimento foi o movimento que surgiu dos séculos XV a XVI, na Itália, inspirado na arte greco-romana e que valorizava a ação de cada Homem.

3- As razões que contribuiram para o surgimento do Renascimento na Itália foram: a existência de Mecenas que apoiavam os artistas, existiam muitos vestígios da arte greco-romana e a Itália encontrava-se divida em diferentes estados que se dedicavam ao comércio.

4- Humanismo foi um movimento cultural renascentista que se centrava no ser homem que devia saber falar grego e latino, saber falar a língua comum, conhecer autores clássicos, saber escrever em verso e em prosa, saber desenhar e pintar, tinha que ter uma boa condição física e também falava da valorização do indivíduo e as suas valorizações pessoais.

Ayrton Brito nº4 8º7ª disse...

1-As Rotas comerciais que surgiram nesse período foram Lisboa,Goa,Macau,Malaca,Manila, Nagasaki e Acapulco.

2-Renascimento é o movimento que surge no séc. XV a séc. XVI na Índia inspirada na arte grega que valorizava as ações de cada homem.

3-Os motivos do surgimento do renascimento na Itália foram a existência de Mercianos que apoiavam os artistas; existência de muitos vestígios da arte grego-romana; a Itália encontrava-se dividido em diferentes estados que se dedicavam ao comércio.

4-O Humanismo é a valorização de um individuo e as suas realizações pessoais



Ayrton Brito
8º7ª
nº4

João Baptista nº13 8º 7ª disse...

1. As rotas são a rota das sedas, a marítima e das caravaneiras.
2. Renascimento é um movimento que teve como principal fonte de inspiração o antigo greco-romano.
3. Porque itália era constituida por varios estados independentes que eram conhecida pela grande prosperidade económica, em virtude das intensa relações comerciais com o oriente e o norte da europa.
4. O Humanismo é um movimentocultural renascentista que se centrou no estudo das línguas e literaturas classicas é intersado em tudo que respeitava o homem.

tomas 8/7 28 disse...

1-As rotas eram: rota da Manila, estremo Oriental, rota do Cabo, rota do Atlântico.

2-Movimento que surge no século XV ao XVI, na Itália, inspirada na arte grego-romana e que valoriza as ações de cada Homem.

3-Os motivos foram:existência de Mecenas que apoiam os artistas, existiam muitos vestígios da arte grego-romana, a Itália encontrava-se dividida em diferentes estados que se dedicavam ao comércio.

4-Humanismo é a valorização do indevido e as suas realizações pessoais.

Marta 8º7ª disse...

1- As rotas comerciais que surgiram neste período foi a rota do Atlântico (Europa, África e América); rota do Cabo (Europa, Ásia e contorno do continente Africano); Rota do extremo oriente (Índia, China e Japão); Rota Manila( Filipinas e México)

2- O renascimento é o movimento que surge no século XV a XVI na Itália, inspirada na arte greco-romana e que valoriza as ações de cada homem

3- as razões que contribuíram para o surgimento do renascimento na Itália foi a existência de mecenas, a existência de vestígios da arte greco-romana e a Itália que se encontrava dividida em diferentes estados que se dedicavam ao comércio.

4- o humanismo é o movimento cultural renascentista que se centrou no estudo das línguas e literaturas clássicas.

Francisco Fachadas, 8º 7ª disse...

1. Indica quais foram as Rotas comerciais que surgiram neste período.
As rotas comerciais que surgiram neste periodo foram : Rota do Atlântico , Rota do Cabo , Rota do Extremo Oriente e Rota da Manila.

2. Define Renascimento.
O Renascimento é um movimento que surge no sec. XV a XVI na Itália ( inspirado na arte greco - romana , o que valoriza as ações de cada Homem.
3. Refere as razões que contribuiram para o surgimento do Renascimento na Itália.


4. Define Humanismo.
O Humanismo foram algumas regras tomadas para enriquecer a sociedade como : Saber falar Grego e latim , saber falar a lingua em comum , conhecer os autores classicos, saber escrever em verso e em prosa , saber desenhar e pintar , e desenvolver a atividade fisica

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue