Manuelino e Luteranismo

. sexta-feira, 18 de novembro de 2011




Agora já sabes responder.
1. Refere quais são os elementos decorativos que caracterizam a arte do manuelino (resposta da Sofia Matos, nº 26 do 8º 8ª).
Os elementos decorativos que caracterizam a arte do manuelino estavam divididos em três grupos: os temas náuticos onde existiam as cordas, as conchas, as redes e as boias, os símbolos nacionais que eram a esfera armilar, a cruz de Cristo e o escudo nacional e os temas naturalistas que continham algas, raízes, florões e troncos.

2. Refere três monumentos manuelinos (resposta da Magda Costa, nº 16 do 8º 7ª).
Três monumentos manuelinos são o Mosteiro dos Jerónimos,Janela da Sala do Capitulo do convento de Cristo (c. 1510) em Tomar e a torre de Belém. 

3. Explica no que consistia as "Indulgências" (resposta da Maria Inês Magalhães, nº 17 do 8º 8ª).
As Indulgências consistiam no perdão dos pecados concedido pelo papa a troco de dinheiro, com o objectivo de obter fundos para a construção da Basílica de S. Pedro em Roma.

4. Identifica o membro da igreja que criticou essa acção (resposta do Denis Santos nº7 do 8º7ª).
O membro da igreja que criticou essa ação foi Martinho Lutero.

5. Refere como foi a sua actuação.(resposta da Susana Raquel, nº26 do 8º7ª)
Martinho Lutero criticava as indulgências por achar que o perdão não se obtinha pagando, mas sim pelo reconhecimento do erro por parte de quem o cometeu. Achava que a igreja vivia num luxo e riqueza enormes afastando-se assim da doutrina real que deveria ser praticada. Criou e afixou na porta da igrejas de Wittenberg um documento, conhecido como as 95 teses contra as indulgências que foi muito criticado pela igreja, levando a que Lutero fosse excomungado e expulso do império alemão refugiou-se na Saxónia onde traduziu a Bíblia para o alemão e estabeleceu os princípios de uma nova doutrina religiosa que ficou posteriormente conhecida como Luteranismo.


43 comentários:

Raquel Ascenção 8º8 disse...

1-Os elementos decorativos que caracterizam a arte do manuelino são:
Temas - Decoração náutica (cordas, conchas, e bóias); Símbolos nacionais – (esfera armilar, cruz de Cristo, e escudo) e Temas naturalistas (algas, raízes, florões e troncos) estes temas decorativos eram inspirados na Natureza e em particular nas descobertas marítimas.


2- Os três monumentos manuelinos são:
-Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa)
-Convento de Cristo (Tomar)
- Igreja de Jesus (Setúbal)


3-As “Indulgências “ consistiam na remissão ou perdão dos pecados concedidos pelo papa a troco de dinheiro neste caso, com intenção de obter fundos para a construção da Basílica de S. Pedro em Roma.

4-O membro da Igreja que criticou essa acção foi Martinho Lutero, estando indignado colocou 95 teses na porta da Igreja do castelo de Wittenberg contra as Indulgências, nelas criticava a posição da Igreja e defendia princípios doutrinários diferentes do de Roma.

5-A actuação de Lutero foi afixar 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg contra as Indulgências e nelas criticava a posição da Igreja e em consequência desta atitude foi excomungado e expulso do Império Alemão sendo acolhido pelo Príncipe Frederico da Saxónia, tendo refugiando-se no Castelo Wartburg onde traduziu a bíblia para alemão.

joaldo disse...

1-Os elementos decorativos que caracterizam a arte do manuelino são os temas náuticos, corda, conchas, redes e bóias.
2-Os três monumentos manuelinos são: Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém e Convento de Cristo.
3-Quer dizer que quem pagasse ao papa tinha o seu perdão garantido e um lugar no céu.
4-O membro da igreja que criticou essa acção foi o Martinho Lutero.
5-Afixou na porta do Castelo de Wittenberg as 95 teses contra as Indulgências.

Joana Filipa nº12 8º8ª disse...

TPC de História
Joana Filipa nº 12 8º8ª

1. Os elementos decorativos que caracterizam a arte do Manuelino são:
- Cordas, conchas, redes e bóias (temas náuticos);
- Esfera armilar, cruz de Cristo e escudo nacional (símbolos nacionais);
- Algas, raízes, florões e troncos (temas naturalistas).

2. Três exemplos de monumentos manuelinos podem ser:
- O mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa;
- A torre de Belém, em Lisboa;
- A igreja de Jesus, em Setúbal.

3. As indulgências consistiam em obter fundos para a construção de uma basílica, a Basílica de S. Pedro.

4. O membro da Igreja que criticou esta ação foi Martinho Lutero.

5. Dois anos após as Indulgências, Martinho Lutero manda afixar na porta do Castelo de Wittenberg as 95 Teses contra as Indulgências. Nestas teses Lutero criticava a posição da Igreja (em relação ao luxo, à ignorância, exigindo a pureza do Cristianismo), e defendia princípios doutrinários diferentes dos de Roma.

Tiago Ourelo nº 28 8º 8ª disse...

1. A arte Manuelina é caracterizada por:
*temas náuticos como cordas, conchas, redes e bóias.
*Símbolos nacionais como a esfera armilar, a cruz de Cristo e o escudo nacional.
*Temas naturalistas como flores, troncos, raízes e algas.

2.O Convento de Cristo, o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém.

3.Os papas viviam de uma forma despreocupada com a religião e luxuosa, muitos cargos da Igreja eram comprados, muitos membros tinham formação deficiente, levavam uma vida imoral e havia a presença de 2 papas.

4.Martinho Lutero.

5.Criticou a igreja , afixa na porta do castelo de Wittenberg as 95 teses contra as Indulgêcias, foge para Saxónia e traduz a bíblia para Alemão.

Carolina Silva nº 6 8º8ª disse...

1.Os elementos decorativos que caracterizam a arte do manuelino são os variados temas como:
-o náutico------>cordas;conchas;redes e boias.
-o naturalista----->algas; raízes;florais;troncos.
E depois temos os símbolos nacionais:
- a cruz de Cristo;
- a esfera armilar;
- o escudo nacional;

2.Os três monumentos Manuelinos são: A Torre de Belém em Lisboa,o Mosteiro dos Jerónimos também em Lisboa e o Convento de Jesus em Tomar.

3.As "Indulgências" existiram devido ao facto de Leão X querer construir a Basílica de S.Pedro e não querer usar o dinheiro da Igreja, então a troco de dinheiro a Igreja dava um documento aos crentes comprovando que os mesmos estavam salvos de ir para o Inferno no fim das suas vidas.

4.O membro da Igreja que criticou a mesma foi Martinho Lutero.


5.Martinho Lutero afixou as 95 teses à porta do Castelo de Wittenberg, sendo depois excomungado decidiu fugir para Saxónia, pois o Príncipe da mesma o acolheria, onde também traduziu a a Bíblia para alemão, mas apenas o Novo Testamento.

Sofia Matos nº26 8º8ª disse...

1. Os elementos decorativos que caracterizam a arte do manuelino estavam divididos em três grupos: os temas náuticos onde existiam as cordas, as conchas, as redes e as boias, os símbolos nacionais que eram a esfera armilar, a cruz de Cristo e o escudo nacional e os temas naturalistas que continham algas, raízes, florões e troncos.
2. Mosteiro dos Jerónimos (em Lisboa), Torre de Belém (em Lisboa), e o Convento Cristo (em Tomar).
3. As Indulgências são remissões ou perdões dos pecados concedidos pelo papa a troco de dinheiro. Leão X quis construir a Basílica de S. Pedro e para ter dinheiro para a construir decidiu que a troca de dinheiro, os crentes tinham a garantia de salvação.
4. O membro da igreja que criticou essa ação foi Martinho Lutero.
5. Martinho Lutero criticou a igreja, afixou na porta do Castelo de Wittenberg as 95 teses contra as indulgências, sendo excomungado devido a esta ação e fugiu para a Saxónia (onde foi acolhido pelo príncipe Frederico) e traduziu a Bíblia para alemão para que mais crentes pudessem ter acesso á Bíblia e estabeleceu os princípios de uma nova doutrina religiosa.

ana rita nº1 8º8ª disse...

T.P.C. de Ana Rita Vaz Nunes Nº1 8º8ª

MANUELINO E LUTERANISMO

1) Os elementos decorativos que caracterizam a arte do manuelino são os temas náuticos como cordas, conchas, redes e bóias; os símbolos nacionais que são a esfera armilar, a cruz de Cristo e o escudo nacional e os temas naturalistas (algas, raízes, florões e troncos).

2) 1º- O Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa;
2º- O Convento de Cristo, em Tomar;
3º- A Igreja de Jesus.
Para além destes exemplos poderia ser também a Torre de Belém.

3) As “indulgências” consistiam em eliminar total ou parcialmente as penas temporais do cristão devidas a Deus pelos pecados cometidos mas já perdoados pelo sacramento da confissão. A existência das indulgências é a consequência da crença católica de que o perdão obtido pela confissão não significa a eliminação das penas temporais, ou seja, do mal causado como consequência do pecado já perdoado, necessitando por isso de obter indulgências e praticar as boas obras, a fim de reparar o mal que teria sido cometido pelo pecado.

4) O membro da igreja que criticou essa acção foi Martinho Lutero.
Lutero era sacerdote agostiniano e professor de teologia e alemão.

5) Lutero foi afixar na porta do Castelo Wittenberg, 95 teses contra as indulgências. Depois é apanhado e excomungado, mas consegue fugir para a Saxónia, onde vai traduzir a bíblia para Alemão.

Raquel Ascenção 8º8 disse...

1-Os elementos decorativos que caracterizam a arte do manuelino são:
Temas - Decoração náutica (cordas, conchas, e bóias); Símbolos nacionais – (esfera armilar, cruz de Cristo, e escudo) e Temas naturalistas (algas, raízes, florões e troncos) estes temas decorativos eram inspirados na Natureza e em particular nas descobertas marítimas.


2- Os três monumentos manuelinos são:
-Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa)
-Convento de Cristo (Tomar)
- Igreja de Jesus (Setúbal)



3-As “Indulgências “ consistiam na remissão ou perdão dos pecados concedidos pelo papa a troco de dinheiro neste caso, com intenção de obter fundos para a construção da Basílica de S. Pedro em Roma.

4-O membro da Igreja que criticou essa acção foi Martinho Lutero, estando indignado colocou 95 teses na porta da Igreja do castelo de Wittenberg contra as Indulgências, nelas criticava a posição da Igreja e defendia princípios doutrinários diferentes do de Roma.
5-A actuação de Lutero foi afixar 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg contra as Indulgências e nelas criticava a posição da Igreja e em consequência desta atitude foi excomungado e expulso do Império Alemão sendo acolhido pelo Príncipe Frederico da Saxónia, tendo refugiando-se no Castelo Wartburg onde traduziu a bíblia para alemão.

Leonardo nº 16 8º8ª disse...

1-Os elementos decorativos que caracterizam a arte do Manuelino são a Esfera Armilar, a Cruz de Cristo, o escudo nacional, cordas retorcidas (as que se usavam nos barcos), barcos, bóias, redes, folhas, frutos, raízes, troncos, flores, algas, peixes, conchas, búzios, monstros marinhos e aves marinhas.
2- Dos vários monumentos Manuelinos que existem, os três que vou mencionar são o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém e, entre outros, a Igreja de Jesus.
3-As indulgências consistiam na remissão de castigos temporais provocados por pecados cuja culpa já tenha sido perdoada ou não. Naquele tempo qualquer pessoa poderia comprar uma indulgência, quer para si mesmo, quer para um parente já morto que estivesse no Purgatório. Era como um passaporte garantido para o céu.
4- o membro da igreja que criticou esta acção foi Lutero ( mais especificamente, “Martinho Lutero”)
5- A sua actuação foi afixar 95 teses contra as Indulgências na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg.

Joana Filipa nº12 8º8ª disse...

TPC de História
Joana Filipa nº 12 8º8ª

1. Os elementos decorativos que caracterizam a arte do Manuelino são:
- Cordas, conchas, redes e bóias (temas náuticos);
- Esfera armilar, cruz de Cristo e escudo nacional (símbolos nacionais);
- Algas, raízes, florões e troncos (temas naturalistas).

2. Três exemplos de monumentos manuelinos podem ser:
- O mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa;
- A torre de Belém, em Lisboa;
- A igreja de Jesus, em Setúbal.

3. As indulgências consistiam em obter fundos para a construção de uma basílica, a Basílica de S. Pedro.

4. O membro da Igreja que criticou esta ação foi Martinho Lutero.

5. Dois anos após as Indulgências, Martinho Lutero manda afixar na porta do Castelo de Wittenberg as 95 Teses contra as Indulgências. Nestas teses Lutero criticava a posição da Igreja (em relação ao luxo, à ignorância, exigindo a pureza do Cristianismo), e defendia princípios doutrinários diferentes dos de Roma.

Tânia nº27 8º8ª disse...

1. Temas náuticos - cordas, conhcas, redes e bóias ; símbolos nacionais - esfera armilar, cruz de cristo e escudo nacional ; temas naturalistas - algas, raízes, florões e troncos.

2. Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém e Igreja de Jesus.

3. Consistia no perdão ou remissão dos pecados pelo papa, a troco de dinheiro.

4. Martinho Lotero.

5. Martinho Lutero, indignado, afixou na porta do Castelo de Wittenberg as 95 Teses contra as Indulgências. Nelas criticava a posição da Igreja e defendia princípios doutrinários diferentes dos de Roma.

Anónimo disse...

1-Os elementos que decorativos que caracterizam a arte do Manuelino são os temas náuticos (cordas, conchas, redes, bóias), os símbolos nacionais (esfera armilar, cruz de cristo, escudo nacional) e os temas naturalistas (algas, raízes, florões, troncos).

2-Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém.

3-As Indulgências consistiam no perdão do pecado cometido, pelo papa, a troco de dinheiro. Faziam com que o povo acreditasse que a troco de dinheiro teria a sua salvação.

4-Martinho Lutero foi o membro da igreja que criticou essa acção.

5-Lutero decidiu actuar fazendo 95 Teses contra as Indulgências, ou seja, 95 razões que criticavam a igreja e as Indulgências a cima referidas. Afixou estas Teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg para que todos tivessem conhecimento das mesmas.

Laura Alves nº15 8º8ª

Leonardo Fortes disse...

1- Os motivos eram: náuticos; simblos nacionais; vegetalisticos.

2-

3-

Natacha nº20 8º8ª disse...

1. Temas náuticos - cordas, conchass,redes e bóias;símbolos nacionais-esfera armilar,cruz de cristo e escudo nacional;temas naturalistas-algas,florões, raízes e troncos.

2.Mosteiro dos Jerónimos,Igreja de Jesus e Torre de Belém.

3. Consistia no perdão/remissão dos pecados do papa,a troco de dinheiro.

4. Martinho Lutero.

5.Lutero, indignado, afixou na porta do Castelo de Wittenberg as 95 Teses contra as Indulgências. Nelas criticava a posição da Igreja e defendia princípios doutrinários diferentes dos de Roma.

eunice pereira 8 8 disse...

1-Os elementos que caracterisão a arte do manuelino são:cordas;conchas;redes;boías;esfera armilar;cruz de cristo;escudo nacional;algas;raízes;florões e troncos.
2-Mosteiro dos Jeronimos,lisboa;Convento de cristo,Tomar;Igreja de Jesus,Setubal
3-As Indulegências eram constituidas pelas imoralidades da igreja.
4-Quem criticou essa ação foi Martinho Lutero
5-Lutero colocou na porta do castelo de Wittenber as 95 teses contra as Indulogências que por seguinte quando foi excomungado da igreja fugindo para a Saxonia traduzio a Biblia para Alemão

Anónimo disse...

Patricia Santos nº21 8º8ª

1.Os elementos decorativos que caracterizam a arte do manuelino são cordas; conchas; redes; bóias; esfera armilar; cruz de Cristo; escudo nacional; algas; raízes; florões e troncos.

2.Torre de Belém; Igreja de Jesus e Mosteiro dos Jerónimos.

3.As indulgências consistia na construção da Basilica de S.Pedro a mando do Leão X a troco de dinheiro e os crentes garantiam a salvação.

4.O membro da igreja que criticou essa acção foi o Lutero.

5.

ines disse...

1 – Os elementos decorativos que caracterizavam a arte do Manuelino são nos temas naturalistas, as algas, raízes, florões, troncos, cachos uva, folhas loureiro. Nos temas marítimos (náuticos) havia as cordas, conchas, redes, nós, correntes, bóias. Nos símbolos nacionais eram a cruz de Cristo, esfera armilar e escudo nacional.
2- Três exemplos de monumentos Manuelinos são Convento de Cristo, Torre de Belém e Mosteiro dos Jerónimos.
3 – As Indulgências consistiam no perdão dos pecados concedido pelo papa a troco de dinheiro, com o objectivo de obter fundos para a construção da Basílica de S. Pedro em Roma.
4 – O membro da Igreja que criticou essa acção foi Martinho Lutero.
5 – A sua actuação foi afixar as 95 teses contra as indulgências na porta da Igreja do castelo de Wittenberg.
Maria Inês magalhães n 17 - 8 8

Rita fernandes 8º8ª nº 25 disse...

1-Os elementos decorativos que caracterizam a arte do manuelino são:
-Temas náuticos(cordas,conchas,redes,bóias);
-Símbolos Nacionais(esfera armilar, cruz de Cristo, escudo nacional);
-Temas Naturalistas(troncos, raízes, florões, algas).
2.Três monumentos manuelinos:
-Mosteiro dos Jerónimos;
-Torre de Belém;
-Igreja de Jesus em Setúbal.
3-As "Indulgências" consistiam em o papa aceitar a remissão ou o perdão dos pecadores a troco de dinheiro.
4-O membro da Igreja que criticou essa ação foi Lutero.
5-A sua actuação foi:
-Implementou na porta do castelo de Wittenberg as suas 95 teses contras as Indulgências.

João Tiago disse...

1. Os elementos criativo que caracterisam a arte manuelina são os temas náuticos , símbolos nacionais e temas naturalistas.
2. Os três monumentos manuelinos são Mosteiro dos Jerónimos , Torre de Belém e Convento de Cristo.
3. As indulgencias consistem na criticação da igreja
4. O membro da igreja que criticou essa acção foi Martim de Lutero
5. A sua actuação foi colocar na porta do castelo as 95 teses.

Filipe Nº9 8º7ª disse...

1- Os elementos que caracterizam a arte do Manuelino são os Motivos Náuticos (Cordas, Nós, Bóias, Redes e Animais Marinhos), os Simbolos Nacionais (Escudo Nacional, Esfera Armilar e a Cruz de Cristo) e os Motivos Vegetalistas (Algas, Flores, Florões e Troncos de Árvores).

2- Uns dos Monumentos Manuelinos são a Torre de Bélem, o Mosteirod dos Jerónimos e o Convento de Cristo em Tomar.

3- As "Indulgências" constituiam no perdão dos pecados em troca de dinheiro, porque o Papa Leão X queria construir a Basilica de S.Pedro.

4- O membro da Igreja que criticou essa acção foi Martinho Lutero.

5- Martinho Lutero afixou na porta do Castelo de Wittenberg as 95 teses contra as Indolgências, é excomungado do Império Alemão e foi para a Saxonia, onde traduziu a biblia para Alemão protegido pelos princepes alemães.

Rodrigo Bonito nº23 8º7ª disse...

1- Os elementos decorativo
são nos motivos náuticos: cordas, nós, bóias, redes e animais marinhos. Nos motivos vegetalísticos: algas, florões e troncos. Nos símbolos nacionais: escudo nacional, esfera armilar, cruz de cristo.

2- Os três principais monumentos manuelinos são a Torre de Belém, Mosteiro dos Jerónimos e o Convento de cristo em Tomar

3- As Indulgências é o papa dar o perdão às pessoas em troca d dinheiro, para construir a Basílica de S. Pedro

4- O membro da igreja que criticou a ação foi Martinho Lutero

5- Martinho Lutero vai afixar na porta do castelo de Wittenberg as 95 teses contra as Indulgências

Magda Costa 8º7ª disse...

1. Os elementos decorativos que caracterizam a arte do manuelino são :
naturalistas (troncos de árvores, cachos de uvas, folhas de loureiro)
marítimos (cordas,nós,correntes, redes,conchas,algas)
emblemas do monarca (cruz de Cristo , esfera armilar ).

2.Três monumentos manuelinos são o Mosteiro dos Jerónimos,Janela da Sala do Capitulo do convento de Cristo (c. 1510) em Tomar e a torre de Belém.

3. As indulgências consistiam perdoar os pecados em troco de dinheiro.

4.O membro da igreja que criticou essa acção foi Martinho de Lutero.

5.A sua actuação foi que afixou na porta do Castelo de Wittenberg as 95 teses contra as indulgências.

Iris Costa 8º7ª n 11 disse...

1- O estilo Manuelino era caterizado por vários elementos decorativos, tais como motivos náuticos, como cordas, nós, bóias, redes e animais marinhos, motivos vegetalistas, como algas, flores, florões e troncos de árvores, e os símbolos nacionais eram muito importantes, estavam sempre presentes, como o escudo nacional, a esfera armilar e a cruz de Cristo.

2- Destacam-se nos monumentos manuelinos a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa e o Convento de Cristo, em Tomar.

3- Em 1515, o Papa Leão X mandou pregar indulgências como uma forma de pedir perdão dos seus pecados, obtendo dinheiro para a construção da Basílica de S.Pedro, em Roma.

4- O membro da Igreja que criticou a ação do Papa Leão X, foi Martinho Lutero.

5- Martinho Lutero após dois anos do pedido de Papa Leão X,indignado, vai afixar na porta do Castelo de Wittenberg as 95 teses contra as indulgências. Após este processo Martinho Lutero é excomungado e expulso do impérios Alemão e vai para a Saxónia, no Castelo de Wartburgo e é aqui que Martinho vai traduzir a Bíblia para Alemão, protegido pelos príncipes Alemães

Iris Costa 8º7ª nº 11

Sofia Santos 8º 7ª disse...

1)os elementos decorativos que caracterizam a arte manuelina são as cordas , troncos de árvores , animais marinhos, algas , boias, redes , flores, florões, o escudo nacional, a esfera armilar e a cruz de cristo

2)Os três monumentos manuelinos são a Torre de Belem , o mosteiro dos Jerónimos, o convento de Cristo

3)as indulgencias sao o perdao do pecado a troco de dinheiro e o papa querer construir a Basilica de S. Pedro

4)o menbro da igrja que criticou a açao foi Martinho Lutero

5)Martinho Lutero vai afixar na porta do castelo de wittenbergas 95teses contra as indulgências

Catarina disse...

1. Os elementos decorativos que caracterizam a arte no manuelino são os motivos náuticos, motivos vegetaliticos e símbolos nacionais.

2. Torre de Belém, Mosteiro dos Jerónimos e Convento de Cristo em Tomar.

3. As indulgências consistiam no perdão dos pecados a troco de dinheiro, e o Papa leão X querer construir a basílica de S. Pedro.

4. O membro da igreja que criticou essa acção foi Martinho Lutero.

5. A sua actuação foi afixar na porta do castelo de Wittenberg as 95 teses contra as indulgências.

Catarina Santos nº1/8º7ª

Susana Raquel nº26 8º7ª disse...

1- Os elementos decorativos que caracteriza a arte do manuelino são de três tipos:
- naturalistas (troncos de árvores, cachos de uvas, folhas de loureiro)
- marítimos (cordas, nós, correntes, conchas, algas)
- divisas ou emblemas de monarca (escudo, esfera armilar, cruz de Cristo)

2- Os três monumentos manuelinos mais conhecidos são a Torre de Belém e o Mosteiro de Jerónimos em Lisboa e o convento de Cristo em Tomar.

3- As Indulgências consistiam no perdão dos pecados a troco de dinheiro e foram criadas pelo papa Leão X tendo em conta a necessidade da igreja criar riqueza suficiente para a construção da Basílica de S.Pedro.

4- O membro da igreja que criticou essa acção foi Martinho Lutero.

5- Martinho Lutero criticava as indulgências por achar que o perdão não se obtinha pagando, mas sim pelo reconhecimento do erro por parte de quem o cometeu. Achava que a igreja vivia num luxo e riqueza enormes afastando-se assim da doutrina real que deveria ser praticada. Criou e afixou na porta da igrejas de Wittenberg um documento, conhecido como as 95 teses contra as indulgências que foi muito criticado pela igreja, levando a que Lutero fosse excomungado e expulso do império alemão refugiou-se na Saxónia onde traduziu a Bíblia para o alemão e estabeleceu os princípios de uma nova doutrina religiosa que ficou posteriormente conhecida como Luteranismo.

Susana Raquel Nº26 8º7ª

Ana Mafalda Dias nº: 2 turma: 8º7ª disse...

Nome:Ana Mafalda Dias Gouveia
Nº2 T:8º7ª

1-Os elementos decorativos que caracterizam a arte do manuelino são os motivos náuticos e vegetalistas no qual se encontram as cordas, a nós, as bóias, as redes, os animais marinhos, as algas, os troncos de árvores, as flores e os florões,esta arte também e caracterizada com os símbolos nacionais , o escudo nacional, as esfera armilar e a crus de Cristo.

2- Os três monumentos manuelinos são a torre de Belém em Lisboa, o mosteiro dos Jerónimos em Lisboa e o convento de Cristo em tomar.

3- A indulgência consistia no perdão dos pecados em troca de dinheiro.

4- O membro da igreja que criticou essa acção foi Martinho Lutero.

5-Martinho Lutero afixou na porta do castelo de witterberg as 95 teses contra as indulgências.

Milana 8º7ª Nº21 disse...

1.- A originalidade do estilo manuelino reside, sobretudo na utilização de ricos e variados motivos decorativos: naturalistas (troncos de árvores, cachos de uvas, folhas de loureiro); marítimos (cordas, nós, correntes, redes, conchas, algas); divisas do monarca (cruz de Cristo, esfera armilar).


2.- Os seus três monumentos mais representativos são: o Mosteiro dos Jerónimos, o Convento de Cristo (em Tomar) e a Torre de Belém.


3.- As "Indulgências" constituiam, na remissão ou perdão dos pecados concedida, pelo papa (papa Leão X), a troco de dinheiro.


4.- O membro da igreja que criticou essa acção foi Martin Lutero.


5.- Depois do papa Leão X ter mandado pregar com as indulgências (em 1515), dois anos depois, Martin Lutero, indignado, afixou na igreja do Castelo de Wartburgo as 95 Teses contra as Indulgências. Nelas criticava a posição da Igreja e defendia princípios doutrinários diferentes dos de Roma. Em resultado desta atitude, Lutero foi excomungado e expulso do Império Alemão. Acolhido pelo príncipe Frederico da Saxónia (em 1521), Lutero refugiou-se no Castelo Wartburgo, onde traduziu a Bíblia (Novo Testamento) para alemão e estabeleceu os príncipios de uma nova doutrina religiosa.



Milana Abasova 8º7ª Nº21

Paula Gouveia N:22 t:8º7º disse...

PAULA GOUVEIA Nº22 T:8º7ª

1)Os elementos decorativos que caracterizam a arta do manuelino são:
-> motivos náutico:
-cordas
-nós
-bóias
-redes
-animais marinhos
-> motivos vegetalistas
-algas
-flores
-florões
-troncos de árvores
-> simbolos nacionais
-escudo nacional
-esfera armilar
-cruz de cristo

2)1-Torre de Belem, Lisboa
2-Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa
3-Convento de Cristo em Tomar

3)A indulgência consistia no perdão do pecados em troca do dinheiro.

4)O membro da igreja que criticou essa acção foi Martinho Lutero.

5)A sua actuação foi na porta do castelo de Wittenberg as 95 teses contra as Indulgências.

André 8º 7ª disse...

1) Os elementos decorativos estão divididos nos motivos náuticos onde se utiliza as cordas, os nós, as boias, as redes e os animais marinhos. O segundo motivo era o motivo vegetalista como as algas, as flores, os florões e os troncos de árvores e ainda havia os simbolos nacionais que são o escudo nacional, a esfera armilar e a cruz de cristo.
2) Os monumentos são por exemplo o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém e o convento de cristo.
3) As indulgências ocorreram em 1515 onde os papas perdoavam os pecados a trco de dinheiro e o papa Leão X quer construir a Basilica de S.Pedro. Por cauda disto Martinho Lkutero vai afixar na porta do castelo de Wittenberg as 95 teses contra as indulgências. Por ter feito isto Martinho Lutero foi expulso di Império Alemão e é excomungado e vai para a Saxónia onde acaba por traduz a biblia para alemão
4) O membro da igreja que criticou essa ação foi o monge
5) A sua atuação era defender o regresso ao cristianismo primitivo. Quem falasse mal da igreja católica era mandado ser queimado vivo na fogueira como aconteceu com John Huss e Erasmo

Denis Santos nº7 8º7ª disse...

1- Os elementos decorativos que caracterizavam a arte do Manuelino eram: os motivos náuticos (cordas retorcidas, barcos, boias...), símbolos nacionais (escudo nacional, esfera armilar e cruz de Cristo) e decoração naturalista (folhas, frutos, troncos, flores, peixes, conchas, aves marinhas, búzios ,monstros marinhos ...).

2- A Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos e o Convento de Cristo (Tomar).

3- As "Indulgências" era o perdão dos pecados a troco de dinheiro.

4- O membro da igreja que criticou essa ação foi Martinho Lutero.

5- Primeiro ele vai afixar na porta do Castelo de Wittenberg, depois cria 95 Teses contra as indulgências, é excomungado e expulso do Império alemão, depois vai para a Saxónia e traduz a bíblia para alemão.

Marta 8º7ª disse...

1) os elementos decorativos que caraterizam a arte do manuelino são os motivos náuticos( cordas, nós, bóias, redes e animais marinhos); os símbolos nacionais( escudo nacional, esfera armilar e cruz de Cristo; motivos vegetalistas ( algas, flores, florões e troncos de árvores)

2)Torre de Belém, mosteiro dos Jerónimos e convento de Cristo em Tomar

3)As indulgências consistia no perdão dos pecados a troco de dinheiro.

4) O elemento da igreja que criticou essa áção foi Martinho Lutero ( monge)

5) Martinho Lutero afixou na porta do castelo de wittenberg as 95 teses contra as indulgências.

tomas 8/7 28 disse...

1- Os elementos eram:náuticos(cordas, nós ,bóias ,redes ,animais marinhos),símbolos nacionais(escudo nacional ,esfera armilar ,cruz de Cristo)e motivo vegetalista(algas ,flores ,florõens ,troncos).
2-Os três mais conhecidos são:Torre de Belém ,Mosteiro dos Jerónimos e Convento de Cristo em Tomar.
3-A indulgência seria o perdão dos pecados em troca de dinheiro ,esta ação foi criado pelo papa Leão X que queria construir a Basílica de S.Pedro.
4-Quem criticou esta ação foi o Martinho Lutero.
5-Martinho Lutero afixo na porta do Castelo de Wittenberg as 95 texes contra as indulgências.

Mariana Carmo - 8º7ª disse...

1- Os elementos decorativos que caracterizam a arte do manuelino foram os motivos náuticos (cordas, nós, bóias, redes e animais marinhos), os símbolos nacionais (escudo nacional, esfera armilar e cruz de Cristo)e os motivos vegetalistas ( algas, flores, florões e troncos de árvore)
2- Três dos monumentos manuelinos são a Torre de Belém, o mosteiro dos Jerónimos e o convento de Cristo em Tomar.
3- As Indulgências era o perdão dos pecados a troco de dinheiro.
4- O membro da igreja que criticou essa acção foi Martinho Lutero.
5- Martinho Lutero criticou essa acção afixando na porta do castelo de wittenberg as 95 teses contra as Indulgências o que faz com que seja escomungado e expulso do império alemão.

Mariana Oliveira disse...

1.Os elementos decorativos que caracterizam a arte do manuelino são: os motivos nauticos (cordas, nós, boias, redes e animais marinhos), os motivos vegetais (algas, flores, florões e troncos de árvores) e por fim os símbolos nacionais (escudo nacional, esfera armilar e cruz de cristo).

2. Exemplos de três monumentos manuelino: Mosteiro dos Jerónimos, Convento De Cristo e Torre de Belém.

3.Na reforma Luterana, “indulgência” consiste no perdão dos pecados a troco de dinheiro.

4. O membro da igreja que criticou esta acção foi Martinho Lutero.

5. Martinho Lutero afixou na porta do castelo de Wittenberg as suas 95 teses contra as Indulgências.


Mariana Oliveira
Nº 18 8º7ª

Ayrton Brito nº4 8º7ª disse...

1-Os elementos decorativos que caracterizam a arte manuelino são motivos nauticos,motivos estilistas e simbolos nacionais.

2-Torre de Belém, Mosteiro de Jerónimo e Convento de Cristo são exemplos de monumentos da arte manuelino.

3-As "indulgências" consistia no perdão dos pecados a troco do dinheira.

4-O membro da Igreja que criticou essa acção foi Martinho Lutero.

5-Marinho Lutero afixou na porta do Castelo de wittemberg as 95 teses contra as indulgências.

Ayrton Brito nº4 8º7ª

Leonardo Fortes disse...

1- Motivos decorativos : naturalistas(troncos de árvore, cachos de uvas, etc), marítimos(cordas, nós,correntes, redes, etc), emblema do monarca(cruz de cristo, esfera armilar).

2 - Mosteiro dos Jeronimos, Convento de Cristo, Torre de Belém.

3- As indulgências eram remissões ou perdão dos pecados concedidos pelo papa a troco de dinheiro.

4- Martinho Lutero

5- Dois anos depois do papa Leão X pregar as indulgências com intenção de obter fundos para a construção da Basilíca de S. Pedro, Lutero, indignado, afixou na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg as 95 teses contra as indulgências onde criticava a posição da Igreja. Em Resultado desta atitude foi excomungado e expulso do Império Romano.

João Baptista nº13 8º7ª disse...

1. Os três elementos decorativos que caracterizam a arte do manuelino são: cruz de cristo, esfera armilar e o escudo nacional.
2. Os monumentos do manuelino são: torre de belém, mosteiro do jerónimos e o convento de cristo.
3. As indulegencias conscistia em perdoar os pecados a troco de dinheiro.
4. O membro da igreja foi Martinho de Lutero.
5. Martinho de Lutero elaborou as 95 teses contra as indulegências.

João Baptista nº13 8º7ª

Daniel Santos Nº8 Tª 8º8º disse...

1.Refere quais são os elementos decorativos que caracterizam a arte do manuelino.
Temas náuticos – cordas; conchas; redes; bóias.
Símbolos nacionais – esfera armilar; cruz de Cristo; escudo nacional .
Temas naturalistas - raízes; algas; florões; troncos.

2.Refere três monumentos manuelinos.
Convento de Cristo, Igreja de Jesus e Torre de Belém.

3.Explica no que consistia as Indulgências.
O papa Leão X queria construir a basílica de S. Pedro e por isso fez com que os crentes tivessem de dar dinheiro para garantir a sua salvação.

4.Identifica o membro da Igreja que criticou essa ação.
Lutero

5.Refere como foi a sua atuação.
Afixou as “95 teses contra as indulgências” no castelo de Wittenberg.

Realizado por Daniel Santos Nº8 Tª 8º8º

Ana Flávia, do 8º 8ª disse...

1) Os elementos decorativos que caracterizam a arte do manuelino foram os temas náuticos, símbolos nacionais e os temas naturais.

2) Os três monumentos são a torre de Belém , Mosteiro de Jerónimos e convento de Cristo em Tomar.

3) As indulgências consistia que Leão X queria construir a Basílica de S.Pedro e os crentes garantiam a troco de dinheiro a salvação.

4) O membro da igreja que criticou essa acção foi Lutero.

5) Lutero afixou na porta do castelo de wittenberg as 95 indulgências.

joão vieira nº 29 8º8ª disse...

1. Refere quais são os elementos decorativos que caracterizam a arte do manuelino.
Os elementos decorativos do manuelino são os temas nauticos como cordas, boias, conchs e redes; temas naturalistas como as raizes, os troncos, flores e algas e os simbolos nacionais como o esudo, a esfera armilar, cruz de cristo.
2. Refere três monumentos manuelinos.
O mosteiro dos jeronimos, o convento de crito em tomar e a torre de belem.
3. Explica no que consistia as "Indulgências".
As indulgencias basiavam-se no perdam dos pecados dado pelo papa a troco de dinheiro.
4. Identifica o membro da igreja que criticou essa acção.
Foi Martinho Lutero.
5. Refere como foi a sua actuação.
Lutero criticou a igreja, fixou no castelo de wittenberg as 95 teses contra as indulgencias, foi excomungado e fugiu para a saxonia e traduziu a biblia para alemão.

Beatriz Rodrigues nº5 8º8ª disse...

1. A arte do Manuelino divide-se em variados motivos decorativos: os temas naturalistas que representavam as raizes, os florões, as algas e os troncos; os temas náuticos que caracterizavam as cordas, as bóias, as conchas e as redes;por fim os símbolos nacionais que demonstravam a esfera armilar, a cruz de cristo e o escudo nacional.
2. O Mosteiro do Jerónimos, em Lisboa; a Torre de Belém, tambem em Lisboa e o Convento de Cristo em Tomar são alguns dos monumentos representativos da arte do Manuelino.
3. As Indulgência consistia no perdão ou remissão dos pecados, a troca de dinheiro, concedidos pelo papa.
4./5. Jonh Huss e Erasmo foram alguns dos críticos à Igreja, mas houve um que se destacou: Lutero. Ele destacou-se graças à sua originalidade, pois afixou na porta do castelo wittenberg 95 teses contra as indulgências da igreja, e todas elas foram feitas por sí.
Como consequência desse acto, Lutero foi excomungado, e é acolhido pelo príncipe Frederico da Saxónia onde se refugia no castelo de wartburgo e estabelece os princípios de uma nova doutrina religiosa.

Joana Filipa nº 12 8º8ª disse...

1. Os elementos decorativos que caracterizam a arte do Manuelino são:
- Cordas, conchas, redes e bóias (temas náuticos);
- Esfera armilar, cruz de Cristo e escudo nacional (símbolos nacionais);
- Algas, raízes, florões e troncos (temas naturalistas).

2. Três exemplos de monumentos manuelinos podem ser:
- O mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa;
- A torre de Belém, em Lisboa;
- A igreja de Jesus, em Setúbal.

3. As indulgências consistiam em obter fundos para a construção de uma basílica, a Basílica de S. Pedro.

4. O membro da Igreja que criticou esta ação foi Martinho Lutero.

5. Dois anos após as Indulgências, Martinho Lutero manda afixar na porta do Castelo de Wittenberg as 95 Teses contra as Indulgências. Nestas teses Lutero criticava a posição da Igreja (em relação ao luxo, à ignorância, exigindo a pureza do Cristianismo), e defendia princípios doutrinários diferentes dos de Roma.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue