Os impérios coloniais

. quarta-feira, 26 de outubro de 2011


Agora já sabes responder:
1. Identifica o 1º vice-rei da Índia (resposta da Sofia Matos, nº 26 do 8º 8ª).
O primeiro vice-rei da Índia foi D. Francisco de Almeida que foi um militar português e um explorador, com vitórias e excelentes actos de administração. Nasceu em Lisboa por volta de 1450, filho de D. Lopo de Almeida e de sua mulher D. Beatriz da Silva.

2. Refere qual era a política que esse vice-rei defendia para a presença portuguesa no Oriente (resposta do Denis Santos, nº 7 do 8º 7ª).
A política que D. Francisco de Almeida defendia para a presença portuguesa no Oriente era a utilização de de uma forte armada nessa região.

3. Identifica as culturas mais avançadas que os espanhóis contactaram no continente Americano (resposta da Maria Inês Magalhães, nº 17 do 8º 8ª).
Desde que o Cristóvão Colombo, em 1492, chegou às Antilhas, pouco tempo depois os espanhóis criaram um vasto império na Europa. As civilizações mais avançadas (evoluídas) com que os espanhóis contactaram no continente americano foram os Astecas (no México, conquistados facilmente por Cortés), os Maias (na América Central, sendo que Diego Almargo e Pizarro conquistaram o território), e os Incas (nos Andes, conquistados por Valdida). Pois estes povos já tinham desenvolvido conhecimentos de Astronomia e Matemática, mas o seu nível técnico era muito reduzido. Além destas civilizações também havia uns povos mais atrasados, que ainda dependiam da caça e da pesca.

4. Explica como se processou a conquista do continente americano pelos espanhóis (resposta da Raquel Ascensão, nº 23 do 8º 8ª).
A conquista do continente americano pelos espanhóis processou-se: zonas conquistadas foram Fernando Cortés que conquistava facilmente as regiões venceu os Astecas e ocupou o México; América Central – Francisco Pizarro e Diego Almagro dominavam os territórios Incas e estenderam o Império espanhol no actual Peru, Peru/ Chile - Pedro de Valdivia iniciou a conquista do Chile. A acção dos conquistadores espanhóis sobre os povos da América foi brutal e cruel. O acesso ao Ouro tinha como 1º fase as trocas comerceia e como 2ªfase explorar as minas e devido á falta de mão-de-obra recorreram aos escravos trazidos de África.

5. Refere como se processou a colonização do Brasil (resposta da Sofia Matos, nº 26 do 8º 8ª).
A colonização do Brasil começou na década de 1530 e com os ataques dos piratas franceses a este território, D. João III implantou o sistema da divisão do Brasil em 15 capitanias (algumas maiores e/ou mais ricas que outras), governadas por um capitão-donatário, não respeitam as fronteiras geográficas (ou seja, são marcadas por linhas paralelas) e existem rivalidades entre estas. Este sistema de colonização não deu bons resultados por isso D.João III criou em 1549 uma forma de governo mais eficaz, o Governo-Geral, governado por um Governador-Geral, Tomé de Sousa ( o primeiro governador do Brasil). Mais tarde e com este novo sistema mais centralizado fundaram-se povoações e colégios, expandiu-se o cristianismo e melhorou-se a economia. As atividades económicas eram o comércio do pau-brasil e do açúcar.

37 comentários:

Filipe Loureiro disse...

1- O primeiro Vice-Rei da Índia foi D.Francisco de Almeida.

2- Ele defendia a utilização de uma forte armada na região.

3- As civilizações mais avaçadas com que os Espanhois contactaram no Continente Americano eram os Astecas, os Maias e os Incas.

4- A zona do México foi conquistada por Cortés a zona do Peru foi conquistada por Pizarro e Almagro, e a zona do Chile foi conquistada por Valdivia.

5- O territorio foi dividido em capitanias.

Filipe Loureiro
Nº9
8º7ª

André Gonçalves-8º7ª disse...

Nº3 8º7ª André Gonçalves – Escola Roque Gameiro

1) O primeiro vice-rei da India foi D.Francisco de Almeida
2) A politica que ele defendia era a atualização de uma armada na região
3) As culturas mais avançadas que os espanhóis contactaram no continente americano foram as culturas muito avançadas e as culturas evoluidas
4) Os espanhóis começaram com o seu lider Cortés por descobrir o que é hoje o México onde encontraram duas das três civilizações com uma cultura muito avançada que era os Azteca e os Maias.Depois foram para sul onde Pizarro e Almagro descobriram o Peru encontrando a outra civilização muito avançada que eram os Incas.
Continuaram para sul (por causa da cordilheira das andes) e encontraram por Valdivia o Chile.Em todos estes paises interessava-lhes era procurar nas minas de ouro com utilização de mão-de-obra escrava recorrendo a duas fases.
A primeira fase foi utilizar os povos locais mas como morriam muito depressa, ocorreu assim a segunda fase que foi utilizar escravos africanos.
5) A colonização do Brasil foi feita com os critérios seguntes:
Divisão em linha recta. Mas por as terras terem diferentes tamanhos começou a haver guerras entre os capitães-donatários

Rodrigo Bonito nº23 8º7ª disse...

1-O 1º vice-rei da Índia foi D. Francisco de Almeida

2- A política era defender a conquista de de praças (cidades) estratégicas para controlar o "mar"

3-Culturas Astecas, Maias e Incas

4-Conquista do México, por Cortéz, depois de Perú, por Pizarro e Atmayro, e finalmente o Chile por Valvidia

5-Utilização de mão-de-obra paa as minas dos povos locais e depois dos povos africanos

Iris Costa 8º7ª n 11 disse...

Iris Luana Costa
8º7ª nº11

1- O primeiro vice-rei da Índia foi D.Francisco de Almeida.

2- D.Francisco de Almeida pretendia um grande dominio sobre os mares e pontos estratégicos, criando uma poderosa armada que venceu Turcos e Muçulmanos e controlou, ligeiramente, a navegação pelo Oceano Índico.

3- As culturas mais avançadas que os espanhóis contactaram no continente Americano foi com os Incas, Maias e Astecas.

4- O império Espanhol conquistou México (por Cartés), o Perú (por Pizarro e Almagro) e o Chile (por Valdivia). Os Europeus sabiam da existência de minas de ouro nesta zonas, para isso necessitavam de mão-de-obra, primeiro recorreram aos povos locais e só depois compraram escravos a África de mão-de-obra barata para continuarem estas buscas. Quando ja tinham o ouro abasteceram vários Galeões de ouro e pérolas, partindo rumo de novo.

5- A coroa portuguesa não mostrava grande interesse no Brasil, estava mais interessada nas especiarias do oriente, enviando apenas armadas de defesa de costa e a entregar a exploraçao da terra brasileira. A colonização efectiva do Brasil começou em 1530 (após 30 anos desde a descoberta de Vera Cruz. Houve ataques da pirataria francesa, levando D.João III a implantar o sistima de Capitanias.

joaldo disse...

1- O primeiro vice-rei da Índia foi D. Francisco de Almeida.
2- Esse vice-rei defendia que Portugal deveria ter uma marinha de guerra forte para controlar os mares.
3- As culturas mais avançadas que os espanhóis encontraram no continente americano foram os Maias, Incas e os Astecas.
4-Os espanhóis conquistaram sem dificuldades as civilizações americanas. Cortés conquista facilmente o México.
5-Exploração e divisão de territórios em capitanias governado por um capitão donatário

Marta 8º7ª disse...

1- O 1º vice-rei da Índia era D. Francisco de Almeida.

2- A politica que D. Francisco de Almeida defendia para a presença Portuguesa no oriente era a utilização de uma forte armada na região.

3- As culturas mais avançadas que os espanhóis contactaram no continente Americano os Astecas, os Maias e os Incas.

4- A conquista do continente americano pelos espanhóis conquistou-se assim: entre 1519 e 1521, Fernando Cortés, conquistou o México, vencendo os Astecas. Entre 1532 e 1537, Francisco Pizarro e Diego Almagro, estenderam o império espanhol conquistando o Peru e dominando os Incas. Em 1540 Valdivia conquista o Chile.

5-

Susana Raquel Nº26 8º7ª disse...

1- O 1º vice-rei da Índia era D.Francisco de Almeida.

2- Defendia o domínio dos mares e de pontos estratégicos tendo criado uma poderosa armada para garantir e controlar a navegação.

3- As culturas mais avançadas que os espanhóis contactaram na América do Sul foram os Astecas (México), os Maias (América Central) e os Incas (Andes - Chile).

4- A conquista do Continente Americano pelos espanhóis processou-se através da Guerra, tendo Cortês conquistado o México vencendo os Astecas, Francisco Pizarro e Diego Almagro dominado os Incas no Perú e Pedro Valdivia no Chile, tudo pela procura e necessidade de ouro, prata e outros tesouros indígenas. Mais tarde com a descoberta de jazidas de prata no México, forçaram as populações locais a trabalhos forçados e posteriormente enviaram escravos africanos.

5- Uma armada de 13 navios chefiada por Pedro Alvares Cabral que seguia para o oriente desviou-se e, foi ter ao actual Brasil. Ao contrário dos espanhóis o encontro com os nativos foi pacifico. Assim Portugal limitou-se a fazer a protecção da costa e a distribuir a exploração da terra a um grupo de Burgueses. Esse grupo de Burgueses comercializava o pau-brasil e em troca desbravava 300 léguas de território por ano.

Susana Raquel Nº26 8º7ª

Ana Mafalda Dias nº: 2 turma: 8º7ª disse...

Nome: Ana Mafalda Dias Gouveia
Nº2 T:8º7ª

1) o 1º vice-rei da índia foi D.Francisco de Almeida.

2) A politica que este vice-rei defendia era a utilização de uma forte armada na região.

3) As culturas mais avançadas foram as Astecas; Maias; Incas.

4) Processou-se pela conquista do México por Cortês; Perú por Pizarro e Almagro; Chile por Valvia.

5)Processou-se a partir de 1530 com efeito nos ataques da pirataria francesa ao território levaram, em 1534 D.João III. Este monarca dividiu o território brasileiro em 15 faixas paralelas que entregou a 12 capitães-donatários.

Paula Gouveia Nº:22 T: 8º7ª disse...

PAULA GOUVEIA Nº22 8º7ª

1)O primeiro vice-rei da Índia foi D.Francisco de Almeida.

2)D.Francisco de Almeida defendia a utilização de uma forte armada na região.

3)As culturas mais avançadas foram as Asteca, Maias, Incas.

4)Processou.se pela conquista do México conquistando por Cortés, Perú conquistado por Pizarro e Almagro e por fim Chile conquistado por Valdivia.

5)Processou-se a partir de 1530 com efeito nos ataques da pirataria Francesa ao território levaram, em 1534 D.João III a implantar o sistema de capitanias. Este monarca dividiu o território brasileiro em 15 faixas paralelas que entregou a 12 capitães-donatários.

Sofia Santos 8º 7ª disse...

1- O vice rei da India chamava-se D. Francisco de Almeida

2- O vice rei da India , D. Francisco de Almeida defendia a utilização de uma forte armada na região

3- As colturas mais avançadas escontradas pelos espanhois foram : os Astecas, os maias e
os incas

4- o Mexico foi conquistado por:
Cortez
o Perú foi conquistado por: Pizarro Almagro
o Chile foi conquistado por: Valdivia

5-

AYRTON BRITO 8º7ª Nº4 disse...

1-o primeiro vice-rei da india foi D.FRancisco de Almeida

2-esse vice-rei defendia a utilização de uma forte armada

3-A cultura Arcais evoluidas e muito avançadas.

4-primeiro o Cortés conquista méxico depois peru e conquistado por Pizaro e Almagro e depois Valdivia conquista Chile.

5-





aYRTON bRITO 8º7ª Nº4

joao tiago disse...

1.O primeiro vice rei da India foi D francisco de Almeida.
3. As culturas mais avançadas que os espanhois encontraram no continente Americano foram os Maias,Astecas e Incas.
5.A conquista processou-se pelo Mexico, America centra e Peru

Catarina disse...

,

Catarina disse...

1.O 1ºvice-rei da Índia foi D.Francisco de Almeida.

2. A política que esse vice-rei defendia era o dominío dos mares.

3.Culturas atrasadas
Culturas evoluídas
e Culturas muito avançadas.

4. A consquista do continente americano pelos espanhóis foi como surpresa para os Índios o uso de armas de fogo e cavalos,
controlaram as minas de ouro, e destruiram as civilizações amerendías.

5. O Brasil dividiu-se em capitanias, e nomearam o governador geral Tomé de Sousa.

Catarina Santos
8º7º nº1

Carolina Silva nº6 8º8ª disse...

Carolina Silva nº6 8º8ª
1.O primeiro vice rei da Ìndia foi Francisco de Almeida.

2.Francisco de Almeida defendia o dominio dos mares,e também pontos estratégicos nesse sentido criou uma forte armada que venceu mulçumanos e turcos e controlou a navegaçao no Oceano Indico.

3. As culturas mais avançadas que os espanhois contactaram foram os Astecas,,os Incas e os Maias.

Anónimo disse...

Patricia Santos nº21 8º8ª

1- O 1º vice-rei da india foi Francisco de Albuquerque.

2- Esse vice-rei defende uma marinha de guerra parte para controlar as mares.

3- As culturas mais avançadas são Astecas, Maias e Incas.

4-

5-

Sofia Matos nº26 8º8ª disse...

1- O primeiro vice-rei da Índia foi D. Francisco de Almeida que foi um militar português e um explorador, com vitórias e excelentes actos de administração. Nasceu em Lisboa por volta de 1450, filho de D. Lopo de Almeida e de sua mulher D. Beatriz da Silva.
2- D. Francisco de Almeida defendia uma marinha de guerra forte para controlar os mares. Criou uma poderosa armada que venceu os Muçulmanos e os Turcos e controlou com alguma superioridade a navegação no Oceano Índico.
3- As culturas mais avançadas que os espanhóis contactaram no continente Americano foram os Astecas (no México); os Maias (América Central); e os Incas (no Perú).
4- A conquista do continente americano pelos espanhóis processou-se da seguinte maneira: iniciaram com a conquista do México (Fernando Cortés conquista facilmente a região que era ocupada pelos Astecas entre 1519 e 1521), da América Central (Francisco Pizarro e Diego Almagro dominam os territórios entre 1532 e 1537) e de Perú/ Chile (Pedro de Valdivia conquista o Império Inca em 1540). Depois, o acesso ao ouro teve duas fases: a primeira fase onde foram feitas trocas comerciais e a segunda fase onde foram feitas explorações de minas que requeriam mão-de-obra local (índios) e africana (escravos de África).
5- A colonização do Brasil começou na década de 1530 e com os ataques dos piratas franceses a este território, D. João III implantou o sistema da divisão do Brasil em 15 capitanias (algumas maiores e/ou mais ricas que outras), governadas por um capitão-donatário, não respeitam as fronteiras geográficas (ou seja, são marcadas por linhas paralelas) e existem rivalidades entre estas. Este sistema de colonização não deu bons resultados por isso D.João III criou em 1549 uma forma de governo mais eficaz, o Governo-Geral, governado por um Governador-Geral, Tomé de Souto ( o primeiro governador do Brasil). Mais tarde e com este novo sistema mais centralizado fundaram-se povoações e colégios, expandiu-se o cristianismo e melhorou-se a economia. As atividades económicas eram o comércio do pau-brasil e do açúcar.
Sofia Matos nº26 8º8ª

Leonardo nº 16 8º8ª disse...

1- O 1º vice-rei da Índia foi D. Francisco de Almeida, um militar português e um explorador, organizador notável, com vitórias e excelentes actos de administração na Índia.

2- D. Francisco de Almeida, defendia que se devia utilizar a marinha, ou seja, que as forças de Portugal na Índia fossem concentradas nas caravelas.

3-Os povos mais avançados que os espanhóis encontraram na América foram os Astecas.

4- No início do século XVI, os espanhóis desbravaram a América, e os maias encontrados eram simples agricultores que apenas praticavam rituais religiosos de seus ancestrais. Já os astecas eram muito avançados, quando ocorreu o contacto com os espanhóis, em 1519. Em apenas dois anos os invasores do Velho Mundo dominaram o mais importante centro asteca: Tenochtitlán, a actual Cidade do México. Era outro império pré-colombiano que chegava ao fim. Na América do Sul, os incas viveriam uma história semelhante. Até o século 14, eram só mais uma tribo indígena espalhada pela cordilheira dos Andes. Mas quando os espanhóis chegaram, os incas já dominavam uma grande área do norte do Equador à região central do Chile. Epidemias e lutas pela sucessão imperial deixaram a civilização enfraquecida para enfrentar os conquistadores europeus.

5-No começo da colonização, Portugal não se interessou pelas terras brasileiras; somente após o declínio do comércio oriental e das feitorias africanas é que Portugal investiu na possibilidade de obter lucro do Brasil. Por esse tempo já havia os corsários (piratas franceses que contrabandeavam o pau-brasil) e este foi um dos motivos para Portugal apostar na colonização. Para isso, criou um sistema chamado de “Capitanias Hereditárias”. O Brasil foi então dividido em 15 lotes, mas o sistema fracassou, sobrevivendo apenas as Capitanias de São Vicente e de Pernambuco que prosperaram com o plantio de açúcar.
Diante desse fracasso, Portugal criou um “Governo-geral”, para auxiliar as capitanias.
O 1º governador-geral foi Tomé de Sousa que chegou em 1549, e fundou como capital da colónia a cidade de Salvador.
O 2º governador-geral foi Duarte da Costa que permaneceu de 1553 a 1557, um período de grande número de corsários na costa brasileira.
O 3º governador-geral foi Mem de Sá que ficou de 1557 a 1572, que conseguiu expulsar os franceses do litoral brasileiro.
Mesmo sendo esses 3 governadores os mais comentados na História do Brasil houve 53 governadores-gerais até a vinda da Corte Portuguesa para o Brasil em 1808.

Milana Abasova 8' 7 N' 21 disse...

1.- O 1 vice-rei da India foi D. Francisco de Almeida.

2.- A politica que esse vice-rei (D.Francisco de Almeida) defendia para a presenca portuguesa no Oriente era a ulilizacao de uma forca armada na regiao.

3.- As culturas mais avancadas que os espanhois contactaram no continente americano foram, as culturas arcaicas, culturas evoluidas e culturas muito avancadas.

4.- Imperio Espanhol:
-> Conquistadores:
-> Fernando Cortes - derrota os Astecas e domina o Mexico.
-> Francisco Pizarro e Diego Almagro - derrotam os Incas e dominam os territorios ate ao Peru.
-> Pedro de Valdivia - conquista o Chile.

5.- A partir da decada de 1530, iniciou-se a efectiva colonizacao do Brazil. Com efeito, os ataques de pirataria francesa ao territorio levaram, em 1534, D.Joao III (1502-1557), a implantar o sistema de capitanias. Este monarca dividiu o territorio brasileiro em 15 faixas amarelas, que entregou a 12 capitaes-donatarios.



Professor peco desculpas, pois nao tenho acentuacao no meu trabalho, mas eu estou outravez com aquele computador russo.Obrigada.


Milana Abasova 8ano 7turma Numero: 21

Milana Abasova 8' 7 N' 21 disse...

1.- O 1 vice-rei da India foi D. Francisco de Almeida.

2.- A politica que esse vice-rei (D.Francisco de Almeida) defendia para a presenca portuguesa no Oriente era a ulilizacao de uma forca armada na regiao.

3.- As culturas mais avancadas que os espanhois contactaram no continente americano foram, as culturas arcaicas, culturas evoluidas e culturas muito avancadas.

4.- Imperio Espanhol:
-> Conquistadores:
-> Fernando Cortes - derrota os Astecas e domina o Mexico.
-> Francisco Pizarro e Diego Almagro - derrotam os Incas e dominam os territorios ate ao Peru.
-> Pedro de Valdivia - conquista o Chile.

5.- A partir da decada de 1530, iniciou-se a efectiva colonizacao do Brazil. Com efeito, os ataques de pirataria francesa ao territorio levaram, em 1534, D.Joao III (1502-1557), a implantar o sistema de capitanias. Este monarca dividiu o territorio brasileiro em 15 faixas amarelas, que entregou a 12 capitaes-donatarios.



Professor peco desculpas, pois nao tenho acentuacao no meu trabalho, mas eu estou outravez com aquele computador russo.Obrigada.


Milana Abasova 8ano 7turma Numero: 21

Joana Filipa nº12 8º8ª disse...

Joana Filipa nº 12 8º8ª - TPC


Trabalho de História 8º8ª - Os impérios coloniais

1. O primeiro vice-rei da Índia foi D. Francisco de Almeida.
2. A política defendida por D. Francisco de Almeida foi: Ele defendia o domínio dos mares e, também, de pontos estratégicos. Nesse sentido, criou uma poderosa armada que venceu Muçulmanos e Turcos e controlou a navegação no Oceano Índico.
3. As culturas mais avançadas com que os Espanhóis contactaram no continente Americano foram os Astecas (no México), os Maias (na América Central) e os Incas (nos Andes).
4. A conquista do continente americano pelos Espanhóis processou-se assim:
- entre 1519 e 1521, Fernando Cortés venceu os Astecas e ocupou o México.
- entre 1532 e 1537, Francisco Pizarro e Diego Almagro dominaram os Incas e estenderam o império Espanhol ao atual Peru.
- em 1540, Pedro de Valdivia iniciou a conquista ao Chile.
5. A maneira como se processou a colonização do Brasil foi:
1500 – Pedro Álvares Cabral ‘’acha’’ o Brasil.
- 1ª fase: O ponto de reabastecimento na viagem para a Índia.
- 2ª fase: Divisão do território em capitanias, governadas por um capitão-donatário. Existiam capitanias maiores do que outras, não respeitavam as fronteiras geográficas (eram marcadas por linhas paralelas), umas capitanias eram mais ricas do que outras, e existiam rivalidades entre elas.
O 1º governador-geral é Tomé de Sousa.

Raquel Ascenção 8º8 disse...

1- O primeiro vice-rei da Índia foi Dº Francisco de Almeida.
2-A política que Dº Francisco de Almeida defendia era uma marinha de guerras para controlar os mares tendo como algumas praças estratégicas Ceilão, Malaca (controle do estreito de Malaca), Goa (capital do império português no Oriente) e Ormuz (controle da entrada do golfe pérsio).
3-As culturas mais avançadas que os espanhóis contactaram no Continente Americano foram civilizações mais evoluídas e avançadas como os Astecas (México), os Mais (América Central) e dos Incas (nos Andes) que possuíam cidades monumentais, com grandes palácios e pirâmides. Tinham desenvolvido conhecimentos pela Astronomia e pela Matemática mas o seu nível técnico era reduzido.
4-A conquista do continente americano pelos espanhóis processou-se: zonas conquistadas foram Fernando Cortés que conquistava facilmente as regiões venceu os Astecas e ocupou o México; América Central – Francisco Pizarro e Diego Almagro dominavam os territórios Incas e estenderam o Império espanhol no actual Peru, Peru/ Chile - Pedro de Valdivia iniciou a conquista do Chile. A acção dos conquistadores espanhóis sobre os povos da América foi brutal e cruel. O acesso ao Ouro tinha como 1º fase as trocas comerceia e como 2ªfase explorar as minas e devido á falta de mão-de-obra recorreram aos escravos trazidos de África.

5-O processo da colonização do Brasil iniciou-se quando foi descoberto oficialmente em 1500 por Pedro Álvares Cabral. A partir da década de 1530 iniciou-se efectiva colonização do Brasil. Com efeito os ataques de pirataria francesa ao território levaram Dº João III a implantar o sistema de capitanias dividindo o território brasileiro em 15 capitanias por cada capitão-donatário existem capitanias umas maior que as outras e umas mais ricas que outras existindo rivalidade entre elas. Mas a iniciativa não deu os resultados esperados por isso o rei estabeleceu uma forma de governo mais eficaz o governo geral.

tomas 8/7 28 disse...

1- O 1º vice rei da Índia foi, D. Francisco de Almeida.

2-O vice rei da Índia defendia o domínio dos mares e a utilização de uma forte armada na região.

3-As culturas mais evoluídas eram os Incas (Andes), Ascetas ( no México), Maias ( na América Central).

4- Em 1492 Cristóvão Colombo chega ás Antilhas, ao serviço dos réis espanhóis poucos anos depois a superioridade militar dos espanhóis permite-lhes criam na América um vasto Império .

5- A colonização do Brasil processou-se da seguinte forma, a coroa portuguesa não estava muito interessada no BRASIL sendo que a sua exploração foi entregue a um grupo de burgueses com o objectivo de desbravar 300 léguas por ano.

Anónimo disse...

Beatriz Rodrigues nº5 8º8ª
1.O 1º vice-rei da Índia era D. Francisco de Almeida.
2.A política que D. Francisco de Almeida defendia para a presença portuguesa no Oriente era uma forte marinha que controlava os mares.
3.Os Incas, os Astecas e os Maias foram as culturas mais avançadas com que os espanhóis contactaram no continente americano.
4.A conquista do continente americano pelos espanhóis começou no México por Fernando Cortés, de seguida a América Central foi dominada por Francisco Pizarro e Diego Almagro, e por fim Pedro de Valdivia conquista Chile.
5.A colonização no Brasil foi brutal e cruel. Os espanhóis invadiram as terras dos povos americanos e destruiram-nos para poderem construir grandezas. Utilizaram a mão-de-obra desses povos para a exploração mineira. Muitos escravos morreram devido às doenças trazidas de outras civilizações e às más condições que lhes proporcionavam.

Anónimo disse...

1-O 1º vice-rei da Índia foi Francisco de Almeida.

2-A política que esse vice-rei defendia para a prensença portuguesa no Oriente era, defender uma marinha de guerra forte para controlar os mares e assim Portugal conseguir chegar mais facilmente ao Oriente.

3-As culturas mais avançadas com que os espanhóis contactaram foram, os Astecas, os Maias e os Incas.

4-A conquista do continente americano foi realizada por Cortés que em primeiro conquistou facilmente o México, por Pizarro e Almagro que que dominaram os territórios da América Central e por Valdivia que conquistou o Império Inca na zona do Perú/Chile.

5-A colonização do Brasil dividiu-se em 2 grandes fases. A 1ª fase consistiu em fazer do Brasil o porto de reabastecimento na viagem para a Índia pois ao princípio o Brasil não valia mais do que um simples porto, a 2ª fase quando o Brasil passou a ser mais importante, houve uma divisão de territórios em quinze capitanias e foi eleito o seu 1º Governador Geral, Tomé de Sousa.

Laura Alves nº15 8º8ª

Leonardo Fortes disse...

1- o 1º vice- rei foi D. Francisco de Almeida.

2- defendia a politica que devia haver uma forte armada na região.

3- eram os Astecas Maias Incas

4- ...

5-...

Ana Rita nº1 8º8ª disse...

Trabalho de casa de Ana Rita Nº1 8º8ª

Os impérios coloniais

1- O primeiro vice-rei da Índia foi o D.Francisco de Almeida. Ele foi um militar português e um explorador, nasceu em Lisboa por volta de 1450,filho de D.Lopo de Almeida e de D.Beatriz da Silva.
Foi criado na corte de D.Afonso V, onde se fez notar pelo seu espírito militar ao serviço dos reis católicos.

2-A politica que D.Francisco de Almeida defendia era ter uma marinha de guerra forte para controlar os mares.

3-As culturas mais avançadas que os espanhóis contactaram no continente Americano foram os Astecas; os Maias (ficavam situados na América Central) e os Incas (ficavam situados no Perú).

4-A conquista do continente americano pelos espanhóis começou com a chegada de Cristóvão Colombo á América. Colombo procurava um novo caminho para a Índia e convenceu-se de que o tinha encontrado. A colonização levou a Espanha a fazer incursões no novo continente, dominando e destruindo sociedades indígenas, como a dos incas e dos astecas, em busca de metais preciosos encontrados e explorados em grande quantidade pelos conquistadores, que se utilizavam para tanto da mão-de-obra servil indígena. Os principais obstáculos para a conquista espanhola foram os impérios Inca e Asteca. Apesar de já estarem em declínio com a chegada dos espanhóis e de não formarem um império com poder centralizado, os Maias representaram uma resistência considerável em cada uma de suas cidades autónomas.

5- O processo de colonização do Brasil foi consequência do já desenvolvido processo de expansão marítima realizado pelos portugueses. Durante o século XV, os portugueses ocuparam regiões estratégicas da Ásia e da África que poderiam ser utilizadas como foco de expansão comercial. Posteriormente, o controle dessas áreas abrira espaço para que as primeiras práticas colonizadoras fossem empreendidas nas Ilhas de Açores e Madeira.

Denis Santos nº7 8º7ª disse...

1- O primeiro vice-rei da Índia chamava-se D. Francisco de Almeida.

2- A política que D. Francisco de Almeida defendia para a presença portuguesa no Oriente era a utilização de de uma forte armada nessa região.

3- As culturas mais avançadas que os espanhóis contactaram no continente Americano foram Astecas, os Maias e os Incas.

4- A conquista do continente americano pelos espanhóis foi feita de forma brutal e cruel e também devido a terem uma superioridade militar.

5- A colonização do Brasil processou-se por fazer a divisão do território em capitanias que eram feitas em faixas paralela, eram umas maiores do que as outras e isso causou rivalidade entre capitanias e devido a isso o rei nomeou um governador-geral.

joana pinto disse...

1- O 1º vice-rei da Índia , foi o D.Francisco de Almeida (1505-1509)
2- A política que D.Francisco de Almeida , defendia para a presença portuguesa do Oriente , era o domínio dos mares , e também , de pontos estratégicos ; nesse sentido , criou uma poderosa armada que venceu Mulçumanos e Turcos e controlou , com ligeira superiridade , a navegação no Oceano Índico.
3- AS culturas mais avançadas que os espanhoís contactaram no continente Americano são as culturas arcaicas , as culturas evoluidas e as culturas muito avançadas . ( artecas , maias e incas )

Tânia nº27 8º8ª disse...

1. D. Francisco de Almeida

2. Defendia o domínio dos mares

4. A colonização espanhola caracterizou-se pela brutalidade e pela crueldade. Os conquistadores espanhóis, destruíram as velhas civilizações do continente americano e aniquilaram grande parte da população indígena.

5. O Brasil foi descoberto, como sabes, em 1500 por Pedro Álvares Cabral. A sua exploração foi entregue à iniciativa privada. Em 1534, D.João III instituiu o sistema de capitanias, mas a iniciativa não teve os resultados esperados. Por isso, em 1549, o rei estabeleceu uma forma de governo mais centralizada e eficaz - o Governo-Geral. O Brasil foi povoado com colonos portugueses e escravos negros, que desenvolveram uma próspera economia açucareira.

Inês - nº 17 disse...

1-O primeiro vice-rei da índia foi o D. Francisco de Almeida entre 1505-1509, que defendia o domínio dos mares (marinha de guerra para controlar os mares).

2-A política que o primeiro vice - rei da índia defendia uma marinha de guerra para controlar os mares, e também alguns pontos estratégicos, criando assim uma armada muito poderosa que venceu Muçulmanos e Turcos, passando assim a controlar um pouco o oceano Índico.


3-Desde que o Cristóvão Colombo, em 1492, chegou às Antilhas, pouco tempo depois os espanhóis criaram um vasto império na Europa. As civilizações mais avançadas (evoluídas) com que os espanhóis contactaram no continente americano foram os Astecas (no México, conquistados facilmente por Cortés), os Maias (na América Central, sendo que Diego Almargo e Pizarro conquistaram o território), e os Incas (nos Andes, conquistados por Valdida). Pois estes povos já tinham desenvolvido conhecimentos de Astronomia e Matemática, mas o seu nível técnico era muito reduzido. Além destas civilizações também havia uns povos mais atrasados, que ainda dependiam da caça e da pesca.

4-A acção que os Espanhóis tiveram sobre os povos da América foi brutal e cruel, pois entre 1519-1521, Fernando Cortés vencendo os Astecas dominou o México. Entre 1532 e 1537, Francisco Pizarra e Diogo Almagro, conquistaram os Incas, estendendo o império Espanhol até ao actual Peru. Por fim em 1540 Pedro de Valdivia começou a conquista do Chile. Mais tarde os espanhóis obrigaram estas populações a trabalhos esforçados, sendo que quando havia falta de mão -de -obra, recorria-se aos escravos de África. Houve o desaparecimento de muitas civilizações ameríndias devido à grande ambição dos espanhóis pelo ouro, demonstradas com violência. Sendo assim mais tarde, Espanha conseguiu ser a maior potência europeia da 2ºmetade do século XVI.


5-O Brasil fora de descoberto em 1500, por Pedro Álvares Cabral, este primeiro encontro entre os portugueses e índios brasileiros fora pacífico. A colonização do Brasil teve duas grandes fases: na primeira fase, em 1502, os portugueses não estavam muito interessados no Brasil, pois o que lhes despertava interesse naquele momento era o comércio das especiarias do oriente, sendo naquele momento apenas um ponto de reabastecimento nas viagens para a índia, por isso chamado Ponto Seguro. Na segunda fase, em 1530, pode-se dizer que começou realmente a colonização do Brasil. Em 1534, com os ataques da pirataria francesa, levaram D. João III a implantar um novo sistema, as capitanias (consistia em dividir o território brasileiro em 15 faixas paralelas), mas este novo sistema não deu os resultados esperados. Sendo assim D. João III, em 1549, criou uma forma de governo mais centralizada e eficaz, o governador-geral. Então Tomé de Sousa foi o primeiro governador do Brasil.

Maria Inês - 8º8 - nº 17

ines nº 17 disse...

1-O primeiro vice-rei da índia foi o D. Francisco de Almeida entre 1505-1509, que defendia o domínio dos mares (marinha de guerra para controlar os mares).

2-A política que o primeiro vice - rei da índia defendia uma marinha de guerra para controlar os mares, e também alguns pontos estratégicos, criando assim uma armada muito poderosa que venceu Muçulmanos e Turcos, passando assim a controlar um pouco o oceano Índico.


3-Desde que o Cristóvão Colombo, em 1492, chegou às Antilhas, pouco tempo depois os espanhóis criaram um vasto império na Europa. As civilizações mais avançadas (evoluídas) com que os espanhóis contactaram no continente americano foram os Astecas (no México, conquistados facilmente por Cortés), os Maias (na América Central, sendo que Diego Almargo e Pizarro conquistaram o território), e os Incas (nos Andes, conquistados por Valdida). Pois estes povos já tinham desenvolvido conhecimentos de Astronomia e Matemática, mas o seu nível técnico era muito reduzido. Além destas civilizações também havia uns povos mais atrasados, que ainda dependiam da caça e da pesca.

4-A acção que os Espanhóis tiveram sobre os povos da América foi brutal e cruel, pois entre 1519-1521, Fernando Cortés vencendo os Astecas dominou o México. Entre 1532 e 1537, Francisco Pizarra e Diogo Almagro, conquistaram os Incas, estendendo o império Espanhol até ao actual Peru. Por fim em 1540 Pedro de Valdivia começou a conquista do Chile. Mais tarde os espanhóis obrigaram estas populações a trabalhos esforçados, sendo que quando havia falta de mão -de -obra, recorria-se aos escravos de África. Houve o desaparecimento de muitas civilizações ameríndias devido à grande ambição dos espanhóis pelo ouro, demonstradas com violência. Sendo assim mais tarde, Espanha conseguiu ser a maior potência europeia da 2ºmetade do século XVI.


5-O Brasil fora de descoberto em 1500, por Pedro Álvares Cabral, este primeiro encontro entre os portugueses e índios brasileiros fora pacífico. A colonização do Brasil teve duas grandes fases: na primeira fase, em 1502, os portugueses não estavam muito interessados no Brasil, pois o que lhes despertava interesse naquele momento era o comércio das especiarias do oriente, sendo naquele momento apenas um ponto de reabastecimento nas viagens para a índia, por isso chamado Ponto Seguro. Na segunda fase, em 1530, pode-se dizer que começou realmente a colonização do Brasil. Em 1534, com os ataques da pirataria francesa, levaram D. João III a implantar um novo sistema, as capitanias (consistia em dividir o território brasileiro em 15 faixas paralelas), mas este novo sistema não deu os resultados esperados. Sendo assim D. João III, em 1549, criou uma forma de governo mais centralizada e eficaz, o governador-geral. Então Tomé de Sousa foi o primeiro governador do Brasil.
Maria Inês - 8º8 nº 17

Rita fernandes 8º8ª nº 25 disse...

1-O 1º vice-rei da Índia chamava-se D. Francisco de Almeida(1505-1509).
2-A política que esse rei defendia para a presença portuguesa no Oriente era:defendia o domínio dos mares e , também de pontos estratégicos.
3-As culturas mais avançadas que os espanhóis contactaram no continente Americano foram:
-Astecas(1519-1521);
-Incas(1532-1537);
-Maias(1540).
4-A conquista do continente americano pelos espanhóis foi brutal e cruel.Ambiciosos, ávidos de ouro e prata, pilharam tesouros indígenas e praticaram massacres.
5-A colonização do Brasil começou por ser apenas um porto de reabastecimento na viagem para a Índia, quando descobriram que o Brasil era mais que um simples porto de reabastecimento decidiram dividir os territórios em 15 capitanias, sendo-lhes atruíbuido o seu primeiro governador-geral(Tomé de Sousa).

eunice pereira disse...

1-O primeiro vice-rei da Índia foi D.Francisco de Almeida
2-A politica que esse vice-rei defendia era a de termos uma marinha de guerra forte para controlar os mares
3-As culturas mais avançadas da altura eram:Incas,Maias e astecas
4-Em 1ºlugar a conquista dividiu-se em duas partes: 1ª fase zonas de conquista e 2ªfase divisão de territorio.Eles conquistavam as terras da America central e costa virada para o ociano pacifico
5-A colonização do Brasil foi prossesada da seguinte forma as terras de Vera-cruz foram divididas em 15 partes,nesse terreno havia 12 capitães-donatarios que mandava nelas que por sua vez fasiam colonias.

Carolina Silva nº 6 8º8ª disse...

1. O primeiro vice-rei da Índia foi Francisco de Almeida.

2.Francisco de Almeida defendia o domínio dos mares e também pontos estratégicos.

3.As culturas mais avançadas que os espanhóis contactaram no continente foram os Astecas ,os Incas e os Maias.

4.Os espanhóis dominaram facilmente as as antigas civilizações americanas.Depois de terem dominado os Astecas e os Incas estavam tão obcecados pelo ouro e pela prata que roubaram os tesouros indígenas e massacraram-nos.Quando descobriram as jazidas de prata no México e no Peru os espanhóis obrigaram as populações locais a trabalhos forçados. Mas como a mão de obra era pouca trouxeram escravos de Africa.


5.O processo da colonização do Brasil iniciou-se quando foi descoberto oficialmente em 1500 por Pedro Álvares Cabral. A partir do ano de 1530 começou a colonização do Brasil. Com os ataques dos piratas franceses ao território levaram Dº João III a implantar o sistema de capitanias dividindo assim o território brasileiro em 15 capitanias por cada capitão-donatário existiam capitanias umas maiores que as outras, o que criava uma rivalidade ou seja uns tinham mais lucro que outros por isso o rei criou o governo geral.

Carolina Silva nº 6 8º8ª disse...

1. O primeiro vice-rei da Índia foi Francisco de Almeida.

2.Francisco de Almeida defendia o domínio dos mares e também pontos estratégicos.

3.As culturas mais avançadas que os espanhóis contactaram no continente foram os Astecas ,os Incas e os Maias.

4.Os espanhóis dominaram facilmente as as antigas civilizações americanas.Depois de terem dominado os Astecas e os Incas estavam tão obcecados pelo ouro e pela prata que roubaram os tesouros indígenas e massacraram-nos.Quando descobriram as jazidas de prata no México e no Peru os espanhóis obrigaram as populações locais a trabalhos forçados. Mas como a mão de obra era pouca trouxeram escravos de Africa.


5.O processo da colonização do Brasil iniciou-se quando foi descoberto oficialmente em 1500 por Pedro Álvares Cabral. A partir do ano de 1530 começou a colonização do Brasil. Com os ataques dos piratas franceses ao território levaram Dº João III a implantar o sistema de capitanias dividindo assim o território brasileiro em 15 capitanias por cada capitão-donatário existiam capitanias umas maiores que as outras, o que criava uma rivalidade ou seja uns tinham mais lucro que outros por isso o rei criou o governo geral.

Carolina Silva nº 6 8º8ª disse...

1. O primeiro vice-rei da Índia foi Francisco de Almeida.

2.Francisco de Almeida defendia o domínio dos mares e também pontos estratégicos.

3.As culturas mais avançadas que os espanhóis contactaram no continente foram os Astecas ,os Incas e os Maias.

4.Os espanhóis dominaram facilmente as as antigas civilizações americanas.Depois de terem dominado os Astecas e os Incas estavam tão obcecados pelo ouro e pela prata que roubaram os tesouros indígenas e massacraram-nos.Quando descobriram as jazidas de prata no México e no Peru os espanhóis obrigaram as populações locais a trabalhos forçados. Mas como a mão de obra era pouca trouxeram escravos de Africa.


5.O processo da colonização do Brasil iniciou-se quando foi descoberto oficialmente em 1500 por Pedro Álvares Cabral. A partir do ano de 1530 começou a colonização do Brasil. Com os ataques dos piratas franceses ao território levaram Dº João III a implantar o sistema de capitanias dividindo assim o território brasileiro em 15 capitanias por cada capitão-donatário existiam capitanias umas maiores que as outras, o que criava uma rivalidade ou seja uns tinham mais lucro que outros por isso o rei criou o governo geral.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue