O Início da Expansão Europeia

. quinta-feira, 6 de outubro de 2011



Agora já sabes responder:
1. Identifica as regiões do Mundo que eram conhecidas pelos europeus no século XV (resposta da Susana Gonçalves, nº 25 do 8º 7ª).
As regiões do Mundo conhecidas pelos europeus no século xv eram a Europa, o norte de África e zonas da Ásia.

2. Refere quais eram as principais rotas de comércio e os produtos que eram comercializados (resposta da Sofia Matos, nº 26 do 8º 8ª).
As principais rotas de comércio e os seus produtos comercializados eram a Rota das Caravanas-interior de África(ouro e escravos); Rota da Seda-oriente(especiarias, pedras preciosas, tecidos, pérolas e escravos);Rotas Italianas-Mediterrâneo(pérolas e especiarias); Grandes rotas marítimas(especiarias e pérolas); Rota marítima-Mediterrâneo com o Norte da Europa(prata).

3. Identifica o mercador europeu que se deslocou ao oriente (Investiga). (resposta da Ana Rita Nunes, nº 1 do 8º 8ª).
O mercador europeu que se deslocou ao oriente foi Marco Pólo.
Para além de mercador Marco Pólo era também embaixador e explorador. Juntamente com o seu pai Nicolau Pólo, e seu tio, Matteo foi um dos primeiros a percorrer a Rota da Seda. Partiram no início de 1272 do porto de Laiassus na Arménia. O relato detalhado das suas viagens pelo oriente, incluindo a China, foi durante muito tempo uma das poucas fontes de informação sobre a Ásia no Ocidente.


4. Refere os motivos que levaram à expansão do europeia do século XV (resposta da Mariana Carmo, nº 19 do 8º 7ª).
As razões que levaram à expansão europeia do século XV foram: o esgotamento das minas de prata da Alemanha, a procura de ouro, o facto existirem novas terras para a produção de açúcar e trigo, a expansão do cristianismo, existir novos produtos (especiarias) e a ameaça Turca nos portos do mediterrâneo oriental.

5. Indica as condições Geográficas e Técnicas que contribuíram para a prioridade portuguesa (resposta da Mariana Carmo, nº 19 do 8º 7ª).
As condições Geográficas que contribuíram para a prioridade portuguesa foram: a localização na Europa, o facto de estar localizado junto ao oceano Atlântico, ter bons portos naturais, rios navegáveis e longa costa marítima.
As condições Técnicas foram: a bússola, o astrolábio, a balestilha, o quadrante, as cartas de marear (que são instrumentos de navegação) e o navio (caravelas, vela latina/triangular e leme à popa).

26 comentários:

Raquel Ascenção 8º8 disse...

1- As regiões do Mundo que eram conhecidas pelos europeus no século XV eram: África até ao Sará, do litoral do Sará ao Cabo bojador e a Ásia.
2-As principais rotas de comércio eram : A Rota de Seda que comercializava especiarias, pedras preciosas, tecidos de lã, pérolas e escravos e a Rota das Caravanas (em África) que comercializava ouro e escravos.
3-

4-Os motivos que levaram á expansão europeia do século XV foram devido á falta de prata( pelo esgotamento das minas da Alemanha), a necessidade de ouro, a procura de novas terras para a cana de açucar e trigo, a expansão do cristianismo, novos produtos (especiarias) e o comercio maritimo (porque os turcos atacavam o comércio e os portos de levante).
5-As condições Geográficas que contribuiram para a prioridade Portuguesa são:
.A localização no ocidente da Europa (junto ao Oceana Atlantico).
.Costa longa e recortada(litoral extenso)
.Bons portos-naturais.
.E bons rios navegáveis
As condições Técnicas que contribuiram para a prioridade Portuguesa são:
. Navios como a caravela que permitem navegar em ventos contrarios;
.Intrumentos de navegação como o quadrante a bussula o astrolábio etc...

Denis Santos 8º7º n7 disse...

1- As regiões do mundo que eram conhecidas pelos europeus no século XV era a zona norte de África; algumas zonas da Ásia e a Europa.

2- As principais rotas de comerciais eram rotas da seda, rota marítima e rota das caravanas e os principais produtos comercializados eram: especiarias, tecidos de lã, pedras preciosas, pérolas, ouro e escravos.

3- O mercador europeu que se deslocou ao oriente chamava-se Vasco da Gama.

4- Os motivos que levaram à expansão europeia no século XV foram: esgotamento das minas de prata na Alemanha; a procura de ouro; procura de novas terras para a produção de açúcar e trigo; expansão do cristianismo; procura de novos produtos (especiarias) e a ameaça Turca nos portos do Mediterrâneo Oriental.

5- As condições Geográficas que contribuíram para a prioridade portuguesa foram: a localização na Europa (o facto de estarem a ocidente); a localização junto ao oceano Atlântico; bons portos naturais; o facto de terem rios navegáveis e a longa costa marítima. Algumas das técnicas que contribuíram para a prioridade portuguesa a bússola, o astrolábio, a balestilha, o quadrante e as cartas de marear e o navio era a caravela que tinha vela latina/ triangular e o leme à popa.

Ana Mafalda Dias nº: 2 turma: 8º7ª disse...

Nome: Ana Mafalda Dias
Nº: 2
Turma: 8º7ª

1) As regiões do mundo que eram conhecidas pelos Europeus era Zona Norte de África,Zona da Ásia e Europa.

2) As principais rotas de comércio eram a rota da seda que comercializava especiarias, tecidos de lã, pedras preciosas, escravos, seda; Rota marítima que comercializou pérolas e especiarias e a rota das caravanas que comercializava curo e escravos.

3)

4) As razões que levaram à expansão foi a esgotamento das minas de prata de Alemanha a procura de açúcar e trigo a expansão do cristianismo, novos produtos e a ameaça turca nas portas do mediterrânico oriental.

5) As condições gráficas foram:
-localização na Europa
-localização junto ao oceano atlântico
-bons portos naturais
-rios navegáveis
-longa costa marítima
As condições técnicas foram:
-bússola
-astrolábio
-balestilha
-quadrante
-cartas de marear
-caravelas

Rita fernandes 8º8ª nº 25 disse...

1-As regiões do Mundo que eram conhecidas pelos europeus no século XV eram a Europa(costa), Zonas da Ásia e África do Norte.
2-As principais rotas do comércio e os seus produtos comercializados eram:Rota da Seda-Oriente(especiarias,pedras preciosas,tecidos, pérolas, escravos);Rota das caravanas-interior de África(ouro,escravos);Rotas italianas -do Mediterrâneo(seda,pérolas, especiarias);Grandes rotas marítimas(especiarias,pérolas);Rota marítima - do Mediterrâneo com o Norte da Europa(prata).
3-O mercador europeu que se deslocou ao oriente chamava-se Vasco da Gama,nasceu em Sines e foi navegador e explorador ,destacou-se por ter sido o comandante dos primeiros navios a navegar da Europa para a Índia, na mais longa viagem oceânica até então realizada, superior a uma volta completa ao mundo pelo Equador.
4-Os motivos que levaram à expansão europeia do século XV foram a falta de prata(as minas da Alemanha esgotaram-se), a necessidade de ouro, novas terras para produção de açúcar e trigo, expansão do cristianismo, novos produtos(especiarias) e o comércio marítimo(os turcos atacaram os portos do levante).
5-As condições Geográficas e Técnicas que contribuiram para a prioridade portuguesa foram a localização no Ocidente da Europa, junto ao oceano Atlântico, costa longa e recortada,bons portos naturais e bons rios navegáveis e as técnicas foram os bons navios(que eram as caravelas) e a vela latina(que permite bolinar e navegar com ventos contrários).

Sofia Matos nº26 8º8ª disse...

1-As regiões do Mundo que eram conhecidas pelos europeus no século XV eram Europa(costa Europeia); zonas da Ásia e África do Norte.
2- As principais rotas de comércio e os seus produtos comercializados eram a Rota das Caravanas-interior de África(ouro e escravos); Rota da Seda-oriente(especiarias, pedras preciosas, tecidos, pérolas e escravos);Rotas Italianas-Mediterrâneo(pérolas e especiarias); Grandes rotas marítimas(especiarias e pérolas); Rota marítima-Mediterrâneo com o Norte da Europa(prata).
3-O mercador Europeu que se deslocou ao oriente chamava-se Vasco da Gama que foi um célebre navegador português, nascido em Sines a quem D. Manuel I confiou o comando da frota que em 8 de Julho de 1497 largou do Tejo em demanda da Índia, que era constituído por quatro pequenos navios: S. Gabriel, S. Rafael, Bérrio e S. Miguel.
4- Oa motivos que levaram à expansão europeia do século XV foram a falta de prata(as minas da Alemanha esgotaram-se); necessidades de ouro; novas terras para a produção de açúcar e trigo; expansão do cristianismo; novos produtos(especiarias); o comércio marítimo(os Turcos atacaram os portos do levante).
5-As condições Geográficas que contribuiram para a propriedade portuguesa foram: a localização no ocidente da Europa, junto ao oceano Atlântico, costa longa e recortada, bons portos naturais e bons rios navegáveis. As condições Técnicas que contribuiram para a propriedade portuguesa foram: bons navios que se chamavam caravelas que continham uma vela latina que permitia navegar com ventos contrários, utilizavam instrumentos de navegação tais como quadrante, bússula, balestilha, astrolábio e cartas de marear.
Sofia Matos nº 26 8º8ª

Paula Gouveia Nº:22 T: 8º7ª disse...

Paula Gouveia Nº:22 T:8º7ª

1- As regiões do mundo que eram conhecidas pelos europeus no séc.xv eram as zonas do Norte de África, as zonas da Ásia e da Europa.

2- As principais ROTAS COMERCIAIS são:
- Rota da Seda
> especiarias
> tecidos de lã
> pedras preciosas
> escravos
> seda

- Rota marítima
> pérolas
> especiarias

- Rota das caravanas
> ouro
> escravos

3- ...

4- As razões que levaram á espanção foi a esgotação das minas de prata da Alemanha.´

5- >As condições geográficas são:
- localização na Europa(ocidentte)
- localização junto ao Oceano Atlantico
- bons pontos naturais
- rios navegáveis
- longa costa marítima

>As condições técnicas são:
>Instrumentos de Navegação
- bussula
- astrolábio
- balestilha
- quadrantes
- cartas de marear
>Navio
- caravelas
- vela latina / triangular
- leme á popa

Ana Rita Nº1 Turma: 8º8ª disse...

1.As regiões que eram conhecidas pelos europeus no século XV eram a África do Norte, a Europa e algumas zonas da Ásia.

2.As principais rotas de comércio eram a Rota da Seda e a Rota das Caravanas.

Os principais produtos comercializados pela Rota da Seda eram: especiarias, pedras preciosas, tecidos, pérolas e escravos.

Os principais produtos comercializados pela Rota das Caravanas eram o ouro e os escravos.

3.O mercador europeu que se deslocou ao oriente foi Marco Pólo.

Para além de mercador Marco Pólo era também embaixador e explorador. Juntamente com o seu pai Nicolau Pólo, e seu tio, Matteo foi um dos primeiros a percorrer a Rota da Seda. Partiram no início de 1272 do porto de Laiassus na Arménia. O relato detalhado das suas viagens pelo oriente, incluindo a China, foi durante muito tempo uma das poucas fontes de informação sobre a Ásia no Ocidente.

4.Os motivos que levaram á expansão europeia do século XV foram: A falta de prata (As minas da Alemanha esgotaram-se.); a necessidade de ouro; procura de novas terras para a produção de açúcar e trigo; a expansão do cristianismo; o aparecimento de novos produtos (Especiarias) e o comércio marítimo (Os turcos atacavam os portos dos levantes).

5.As condições Geográficas e Técnicas que contribuíram para a prioridade portuguesa foram:

-Geográficas: Localização no ocidente da Europa; junto ao oceano atlântico; costa longa e recortada (litoral extenso); bons portos naturais e bons rios navegáveis.

-Técnicos: Navios (mais especificamente a caravela).

Trabalho de Ana Rita Nº1 Turma: 8º8ª

Andreia Tempero 8º8ª nº3 disse...

1-As regiões do Mundo que eram conhecidas pelos europeus no século XV eram a Europa, as Zonas da Ásia e a África do Norte.
2-As principais rotas e os produtos comerciais são:
Rota da Seda-Oriente(especiarias,pedras preciosas,tecidos,pérolas,escravos)
Rota das caravanas-interior de África(ouro,escravos).
3-O mercador europeu que se deslocou as oriente denomina-se de Vasco de Gama, ele era português e nasceu em Sines, e foi um grande navegador e explorador português.
4-Os motivos que levaram à expansão europeia foram a procura de terras para a cana-de-açúcar e de trigo, na busca de ouro, o espiríto de cruzada e a aventura ou um destino longínquo-a Índia e a rota das especiarias.
5-As condições Geográficas e Técnicas que contribuíram para a prioridade portuguesa foram a localização no Ocidente da Europa, junto ao oceano Atlântico, costa longa e recortada, bons portos naturais e bons rios navegáveis, e as suas técnicas eram bons navios(caravela), e a vela latina(permite bolinar e navegar com ventos contrários).

Jacira Semedo 8º8ª nº 10 disse...

1-As regiões do Mundo que eram conhecidas pelos europeus no século XV chamam-se Europa, Zonas da Ásia e África do Norte.
2-As principais rotas e os produtos comerciais são:
Rota da Seda-Oriente(especiarias,pedras preciosas,tecidos,pérolas,escravos)
Rota das caravanas-interior de África(ouro,escravos).
3-O mercador europeu que se deslocou as oriente denomina-se de Vasco de Gama, ele era português e nasceu em Sines, e foi um grande explorador e navegor português e foi ele que descobriu o caminho maritímo para a Índia.
4-Os motivos que levaram à expansão europeia foram a procura a busca de ouro,procura de terras para a cana-de-açúcar e de trigo, o espiríto de cruzada e a aventura ou um destino longínquo-a Índia e a rota das especiarias.
5-As condições Geográficas e Técnicas que contribuíram para a prioridade portuguesa foram a costa longa e recortada,localização no Ocidente da Europa, junto ao oceano Atlântico bons portos naturais e bons rios navegáveis, e as suas técnicas eram bons navios(caravela), e a vela latina(permite bolinar e navegar com ventos contrários).

joana pinto disse...

1- As regiões deo mundo que eram conhecidas pelos europeus no século xv , era a Europa , zonas da Ásia e África do sul
2- as principais rotas de comércio são rotas comerciais e rotas das caravanas. Os produtos da rota comerciais são as especiarias , pedras preciosas , tecidos , pérolas e escravos e os produtos da rota das caravanas é o ouro e os escravos.
3- O mercador europeu que se deslocou ao oriente , foi Marco Polo.
4- A razão para a expanção europeia é a falta de prata , necessidades de ouro , novas terras para a produção de açucar e de trigo , expanção do cristianismo , novos produtos , o comércio marítimo.
5- Geográficas- localização no ocidente da Europa , junta ao oceano atlântico , costa longa e recortada , bons portos naturais e bons rios navegáveis. Técnicos- navios , caravelas , vila latina , permite bolinar e navegar com ventos contrários.

eunice pereira disse...

1 as regiões principais do mundo cunhecidas pelos europeos no séc. XV eram costa da europa,asia(zonas) e africa do norte
2.as principais revoltas e produtos conhecidoos eram:
-rota da seda-orienter(pedras perciosas,perolas,escravos,especiarias e tecidos)
-rota das caravanas-interior de africa(ouro e escravos)
3 o principal navegador era marco polo
4 as razões para o espancionismo são: conhecimento do mundo,prata,ouro,novas terras,expanção do cristianismo,especiarias e comércio marítimo
5 as condições geograficas são: localização no ocidente da europa junto ao oceano atlânticocom a costa longa e recortada e bons rios navegaveis e as técnicas são: navíos (caravelas)-que permite bolinar(navegar em ventos contrarios)

Iris Costa 8º7ª n 11 disse...

Iris Luana Costa
8º7ª
Nº 11


1- Inicialmente o povo europeu só conhecia a zona norte de África, algumas partes da Ásia e a Europa.

2- As principais rotas de comércio no século XVI eram a rota da Seda, rota Marítima e a rota das Caravanas.

3-Os mercadores que se deslocaram do da Europa para o Oriente foram : Francisco Zeimoto, António Mota e António Peixoto.

4- A espansão começou devido ao esgotamento das minas da Alemanha, queriam procurar ouro, em busca de novas terras para o cultivo de açucar e trigo, para expandirem o cristianismo, em busca de novos produtos, devido à ameaça turca nos portos do mediterrâneo oriental.

Raquel Ascenção 8º8 disse...

3-O mercador Europeu que se deslocou ao Oriente foi Marco Pol.

Mariana Carmo - 8º7ª disse...

1-As regiões do mundo que eram conhecidas pelos europeus no século XV era a zona norte do continente africano , as zonas do continente asiático e o continente europeu.
2-As principais rotas de comércio eram: a rota da seda, a rota marítima e a rota das caravanas. Dentro da rota da seda os produtos comercializados eram: as especiarias, tecidos de lã, pedras preciosas, escravos e seda, na rota marítima eram comercializadas pérolas e especiarias e na rota das caravanas o que se comercializava era o ouro e os escravos.
3-O mercador europeu que se deslocou ao oriente foi Marco Polo.
4-As razões que levaram à expansão europeia do século XV foram: o esgotamento das minas de prata da Alemanha, a procura de ouro, o facto existirem novas terras para a produção de açúcar e trigo, a expansão do cristianismo, existir novos produtos (especiarias) e a ameaça Turca nos portos do mediterrâneo oriental.
5-As condições Geográficas que contribuíram para a prioridade portuguesa foram: a localização na Europa, o facto de estar localizado junto ao oceano Atlântico, ter bons portos naturais, rios navegáveis e longa costa marítima.
As condições Técnicas foram: a bússola, o astrolábio, a balestilha, o quadrante, as cartas de marear (que são instrumentos de navegação) e o navio (caravelas, vela latina/triangular e leme à popa).

Milana Abasova 8' 7 N' 21 disse...

1.- A zona Norte de Africa , zonas de Asia e Europa.

2.- Rotas Comerciais :
-> Rota de seda : especiarias, tecidos de la, pedras preciosas, escravos e seda.
-> Rota maritima : perolas e especiarias.
-> Rota das Caravanas : Ouro e escravos.

3.-

4.- -> As minas de prata da Alemanha esgotaram-se.
-> Procura de ouro.
-> Novas terras para a producao de acucar e trigo.
-> Expansao do Cristianismo.
-> Novos produtos (especiarias).
-> Ameaca Turca nos portos do mediterraneo.

5.- Razoes para a prioridade portuquesa :
-> Gograficas :
.Localizacao da europa ;
.Localizacao junto ao Oceano Atlantico ;
.Bons portos naturais ;
.Rios navegaveis ;
.Longa costa maritima.
-> Tecnicas :
.Bussula ;
.Astrolabio ;
.Balestilha ;
.Cartas de marear ;
.Navios : Caravela - Vela latina/triangular .
- Leme a popa.



PS: Professor ha palavras que nao tem acentos porque o meu computador e Russo e nao da para por acentos. Cumprimentos.

Milana Abasova 8' 7 . N' 21

Francisco Fachadas, 8º 7ª disse...

1. Identifica as regiões do Mundo que eram conhecidas pelos europeus no século XV.
As regiões conhecidas pelos europeus era o Norte de África , a Europa , a India e a China.

2. Refere quais eram as principais rotas de comércio e os produtos que eram comercializados.
As principais rotas eram : A Rota da seda , onde os produtos comercializados eram as especiarias , os tecidos de lã , pedras preciosas , os escravos e a seda. A Rota Maritima onde os produtos comercializados eram as Pérolas e as Especiarias e por ultimo a Rota das caravanas onde o ouro e os escravos eram os produtos comercializados.

3. Identifica o mercador europeu que se deslocou ao oriente (Investiga).


4. Refere os motivos que levaram à expansão do europeia do século XV.
Os motivos que levaram á expansão europeia do século XV foram : O esgotamento das minas de prata da Alemanha , a procura de ouro e novas terras para a produção de açucar e trigo.

5. Indica as condições Geográficas e Técnicas que contribuíram para a prioridade portuguesa.
As condições Geograficas que contribuiram para a prioridade portuguesa foi o facto de se localizarem na Europa ( ocidente)
a localização junto ao Oceano Atlantico , a possuição de bons portos naturais e a longa costa maritima.
As condições Técnicas foi o fornecimento de instrumentos de navegação , a bússula , o astrologo , a balestilha , o Quadrante , e as cartas de marear. E para além dos instrumentos de navegação , tinha tambem a Caravela , com vela lantina / triângular e leme á poupa.
Responder

Encaminhar

Daniel Santos Nº8 Tª 8º8º disse...

Pergunta 1: Identifica as regiões do Mundo que eram conhecidas pelos Europeus no século XV.
R.: Europa, Ásia e África

Pergunta 2: Refere quais eram as principais rotas de comércio e os produtos que eram comercializados .
R.: As rotas de comércio eram feitas a partir do Mediterrâneo e os produtos que eram comercializados eram: especiarias, sedas, tecidos, ouro, etc.

Pergunta 3: Identifica o mercador europeu que se deslocou ao Oriente (Investiga).
R.: Bartolomeu Dias

Pergunta 4: Refere os motivos que levaram à expansão europeia do século XV.
R.: Acabar com a crise europeia e consequentemente acabar com a fome; descobrir um novo caminho para a Índia para que não fossem descobertos pelos Mouros; descobrir novas terras.

Pergunta 5: Indica as condições geográficas e técnicas que contribuíram para a prioridade portuguesa.
R.: Condições geográficas: Portugal ocupava uma excelente posição para descobrir os outros continentes (por estar virado para o Oceano Atlântico); como grande parte do litoral português é litoral, isso despertou a curiosidade dos exploradores.

Joaldo Costa, 8º 8ª disse...

1-As regiões do mundo que eram conhecidas pelos europeus no século xv era a Europa norte de África e algumas partes do continente asiático.

2-Asprincipais rotas de comércio e produtos que eram comercializados são rotas comercias (rota da seda vinda do oriente, especiarias, pedras preciosas, tecidos , pérolas , escravos), rotas das caravanas(rota do ouro e escravos vindos do interior de África).

3-O mercador europeu que se deslocou ao oriente foi Cristóvão Colombo

4-Os motivos que levaram à expansão europeia do xv foram:

-alta de prata as minas da Alemanha esgotaram-se

-necessidade de ouro

-novas terras para produção de açúcar e trigo

-expansão do cristianismo

O comercio marítimo os turcos atacavam os portos de Levante

5-As condições Geográficas e Técnicas que contribuíram para prioridade portuguesa foram a localização no ocidente da Europa, tinha um litoral extenso, costa larga e recortada (litoral externo), bons portos naturais e bons rios navegáveis. Técnicas navios caravela com vela latina que permitia bolinar ou seja navegar com ventos contrários

João Batista disse...

1- As regiões que eram conhecidas pelos europeus no século xv eram: o norte de África, a Ásia e a Europa.

2- As principais rotas comerciais eram: rota das sedas- (especiarias, tecidos de lã, pedras preciosas e seda), rota maritima- (pérolas e especiarias), rota das caravanas-(ouro).

3- O mercador europeu que se deslocou ao Oriente foi Vasco Gama.

4- Os principais motivos que levaram a expansão europeia no século xv foram: o esgotamento de minas de prata na alemanha; a procura de ouro; novas terras; expansão do cristianismo e novos produtos.

5- As condições geograficas eram estar junto ao oceano atlântico e bem localizados no mapa da europa e as principais técnicas foram o uso de bússolas, astrolábios, balestilha, quadrante, cartas de marear e as caravelas que tinham vela latina/ triângular e leme á popa.

Susana Raquel Goncalves nº 25 8º 7ª disse...

1. As regiões do Mundo conhecidas pelos europeus no século xv eram a Europa, o norte de África e zonas da Ásia.

2. As principais rotas de comércio eram as Rotas de Seda que comercializavam especiarias, tecidos de lã, pedras preciosas, escravos e seda. As Rotas maritimas comercializavam pérolas e especiarias. E as Rotas das caravanas que comercializavam ouro e escravos.

3. Foi o Vasco da Gama.

4. Os motivos que levaram à expansão europeia no século xv foram o esgotar das minas de prata da Alemanha, a procura de ouro, novas terras para a produção de açucar e trigo, a expansão do Cristianismo, novos produtos (especiarias) e a ameaça Turca nos portos do Mediterrâneo Oriental.

5. As condições geográficas foram a localização na Europa (ocidente), junto ao oceano Atlântico, bons portos naturais, rios navegáveis e a Longa costa marítima. As condições técnicas foram a bússola, astrolábio, balestilha, quadrante, as cartas de marear e os navios (caravela).

Susana Raquel Gonçalves Nº26 8º7ª

Anónimo disse...

1- As regiões que eram conhecidas no Mundo pelo europeus eram , zonas da Ásia, zonas Norte de África e Europa.

2- As principais rotas eram:
Rota da Seda (China);
Especiarias;
Tecidos de lã;
Pedras preciosas;
Escravos;
Seda.
Rota Marítimas Pérolas e especiarias.
Rota de caravanas - Ouro e escravos.

3-

4-Geografia e Técnicas.

5-Condições Geográficas:
Localizável na Europa.
Localização junto ao Oceano Atlântico.
Bons portos náuticos.
Rios navegáveis.
Longa costa marítima.

Técnicas:

Bússola.
Palestina.
Quadrante.
Cartas de Marear.
Navio:
Caravelas vela latina/triangular
Leme à popa.

Beatriz ZORRO

8º 7ª nº5

Beatriz ZORRO, 8º 7ª nº5 disse...

1- As regiões que eram conhecidas no Mundo pelo europeus eram , zonas da Ásia, zonas Norte de África e Europa.

2- As principais rotas eram:
Rota da Seda (China);
Especiarias;
Tecidos de lã;
Pedras preciosas;
Escravos;
Seda.
Rota Marítimas Pérolas e especiarias.
Rota de caravanas - Ouro e escravos.

3-

4-Geografia e Técnicas.

5-Condições Geográficas:
Localizável na Europa.
Localização junto ao Oceano Atlântico.
Bons portos náuticos.
Rios navegáveis.
Longa costa marítima.

Técnicas:

Bússola.
Palestina.
Quadrante.
Cartas de Marear.
Navio:
Caravelas vela latina/triangular
Leme à popa.

tomaskaffra 8/7 28 disse...

1-Os europeus exploraram intensivamente o globo terrestre em busca de novas rotas de comercio.Os historiadores geralmente referiam-se a era do descobrimentos como as explorações marítimas pioneiras realizadas por portugueses e espanhóis e desta forma estabeleceram relações com a África e a Ásia.
Estas explorações foram seguidas por alguns países da Europa que perdurou até realizar o mapeamento global do mundo.

2-As principais rotas do comercio foram:
Rota da seda os seus produtos eram, seda,especiarias,pedras preciosas, tecidos de lã e escravos.
Grandes rotas marítimas os seus produtos eram, especiarias.
Rotas das caravanas os seus produtos eram, ouro e escravos.
Rota marítima do Mediterrâneo com a Europa do Norte os seus produtos eram, a prata.
Rota Italianas do Mediterrâneo os produtos eram as pérolas.

3-

4-Os motivos que levaram a expansão foram:as minas de prata da Alemanha esgotarem-se, a procura de ouro, novas terras para a plantação de açúcar e trigo, expansão do cristianismo porque eles criam converter os muçulmanos na sua religião, novos produtos e a ameaça turca nos portos Mediterrâneo
oriental para desviar a rota das Caravanas.

5-As condições geográficas eram:
a localização na Europa, localização junto ao oceano atlântico, bons portos naturais, os rios eram navegáveis, e tinha uma longa costa marítima.
As condições técnicas que contribuíram para as prioridades eram, o uso do astrolábio da bússola da balestilha do quadrante e da carta de mariar.

Filipe Loureiro disse...

1- As regiões conheçidas pelos europeus no século XV eram a Europa, Norte de África e e algumas Zonas da Asia.

2- As principais rotas de comércio eram a Rota da Seda, a Rota Maritima e a Rota das Caravanas.

3- Os mercadores europeus que se deslocaram ao oriente foram os Portugueses.

4- As razões que levaram a expansão europeia foram:
As minas de prata da Alemanha esgotaram, a procura de ouro, novas terras para a produçao de açucar e trigo, expansão do cristianismo, procura de novos produtos e ameaça a ameaça turca nos portos do mediterrâneo.

5- As condições geográficas de Portugal que contribuiram para a prioridade portuguera foram:
Localização na Europa Ocidental, Localização junto ao Oceano Atlantico, bons portos naturais, rios navegaveis e longa costa maritima.

Marta Borges disse...

1- As regiões do mundo que eram conhecidas pelos europeus no século XV eram zonas de Ásia e zona norte de África.
2- Rota da seda - especiarias, pedras preciosas, escravos, seda.
rota marítima- pérolas, especiarias.
rota das caravanas- ouro, escravos.
3-

4- Os motivos que levaram à expansão europeia do século XV foi as minas de prata da Alemanha esgotarem-se, a procura de ouro, as novas terras para produção de açúcar e trigo, a expansão do cristianismo, os novos produtos e a ameaça Turca nos portos do mediterrâneo oriental.
5- As condições geográficas que contribuíram para a prioridade portuguesa foi a localização na Europa ( ocidental), localização junto ao oceano Atlântico, bons portos naturais, rios navegáveis e longa costa marítima.
E as técnicas foram os instrumentos de navegação, como por exemplo, a bossula, o astrolábio, ...

Leonardo Fortes disse...

1- Os paises que os portuguese conheciam era o Norte de Africa, alguns locais da Asia e a Europa.

2- As principais rotas comerciais eram: a rota da seda; marinhas- perolas e especiarias; caravanas- ouro.

3-...(não percebi)

4- As razões eram: as minas da alemanha esgotaram-se; a procura do ouro; novas terra para a produção do açúcar e trigo; a expanção do cristianismo; descobrirem novos produtos; a ameaça turca nos porto mediterranios.

5- A s condições eram: boa localização na Europa (Ocidente);bons portos naturais rios navegáveis; longa costa marítima.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue