Expansão portuguesa

. quinta-feira, 13 de outubro de 2011




Agora já sabes responder.
1. Refere os motivos que levaram os portugueses a conquistar a cidade de Ceuta (resposta da Susana Gonçalves, nº26 do8º7ª).
Os motivos que levaram os portugueses a conquistar a cidade de Ceuta foram os seguintes: a cidade de Ceuta era o ponto final das Rotas Caravaneiras, era um ponto estratégico (pois controlava as entradas e saídas do Mar Mediterrâneo), tinha terras férteis e era um ponto de piratas muçulmanos (sendo esta uma cidade muçulmana)

2. Descreve como se processou a expansão portuguesa (resposta da Rita Fernandes, nº 25 do 8º8ª).
A expansão portuguesa processou-se por conquistar as cidades(Ceuta,Tangér, Alcácer-Ceguer), e por viagens de descoberta, por exemplo exploração da costa africana, e descoberta de novas ilhas(Madeira-1418;Açores-1427;Cabo-Verde-1456;S.Tomé-1472).

3. Indica como ficaram conhecidas as diferentes fases da Expansão Portuguesa (resposta da Sofia Matos, nº26 do 8º 8ª).
As diferentes fases da Expansão Portuguesa ficaram conhecidas como:
1- Período Henriquino (1434-1460)- do Cabo Bojador à Serra Leoa, as descobertas são da responsabilidade de Infante D.Henrique; 
2-Período do Arrendamento (1469-1475) - da Serra Leoa ao Cabo de Santa Catarina, D.Afonso V arrenda a exploração da Costa da Guiné a Fernão Gomes, contrato por 5 anos mais 1 ano, era obrigado a descobrir 100 léguas de costa por ano;
3-Período Joanino(1475-1488)- do Cabo de Santa Catarina até ao Rio do Infante, foi um período da responsabilidade de D.João II, o objetivo era chegar à Índia por via marítima navegando para Sul e dobrando o Cabo das Tormentas.

4. Identifica os navegadores portugueses que descobriram (resposta da Mariana Carmo, nº 19 do 8º 7ª):
   a) O Arquipélago da Madeira
   b) O Arquipélago dos Açores
   c) O Arquipélago de Cabo Verde.

a)Em 1418, ainda no reinado de D. João I, e sob comando do Infante D. Henrique dá-se o redescobrimento da ilha de Porto Santo por João Gonçalves Zarco e mais tarde da ilha da Madeira por Tristão Vaz Teixeira.
b)Em 1427, dão-se os primeiros contactos com o arquipélago dos Açores por Diogo de Silves. Ainda nesse ano é descoberto o grupo oriental dos Açores, São Miguel e Santa Maria. Segue-se o descobrimento do grupo central -Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial). Em 1452 o grupo ocidental (Flores e Corvo) é descoberto por Diogo de Teive.
c)Foi descoberto em 1460 por Diogo Gomes ao serviço da coroa portuguesa.


5. Explica no que consistiu o Tratado de Tordesilhas (resposta da Íris Costa, nº 11 do  8º7ª).
O Tratado de Tordesilhas foi um tratado assinado entre Portugal e Castela em 1494, destinado a resolver as rivalidades entre Portugal e Espanha pela posse das terras descobertas por Cristóvão Colombo em 1492. Segundo este tratado, o mundo ficava dividido por um meridiano a 370 léguas a Oeste do arquipélago de Cabo Verde; as terras para além destas léguas pertenciam a Castela, se fossem no ocidente e as terras no Oriente,pertenceriam a Portugal. Era assim instituído o princípio do "mare clausum" - o mar fechado à navegação de outros povos.

33 comentários:

Rita fernandes 8º8ª nº 25 disse...

1-Os motivos que levaram os portugueses a conquistar a cidade de Ceuta foram o ponto final das rotas caravaneias, as terras férteis para a produção agrícola, a boa localização geográfica(ponto estratégico pois controlava as estradas e saídas do Mar Mediterrâneo), um bom porto para piratas muçulmanos e uma nova cidade para cristianismo.
2-A expansão portuguesa processou-se por conquistar as cidades(Ceuta,Tangér, Alcácer-Ceguer), e por viagens de descoberta, por exemplo exploração da costa africana, e descoberta de novas ilhas(Madeira-1418;Açores-1427;Cabo-Verde-1456;S.Tomé-1472).
3-As diferentes fases da Expansão Portuguesa ficaram conhecidas como:
1ª fase-Período Henriquino(1434-1460)
2ª fase-Período do Arrendamento(1469-1475)
3ª fase-Período Joanine(1475-1488).
4-Os navegadores portugueses que descobriram:
O Arquipélago da Madeira-João Gonçalves Zarco;
O Arquipélago dos Açores-Diogo de Silves;
O Arquipélago de Cabo Verde-Bartolomeu Dias.
5-O Tratado de Tordesilhas consistiu em dividir o Mundo em 2 partes(Portugal e Espanha), e Portugal tinha direito às terras descobertas e a descobrir a oriente de um meridiano que passava a 370 léguas a oeste de Cabo Verde.

João Tiago disse...

1. Os motivos que levaram os portugueses a conquistar a cidade de Ceuta foram por ser o ponto final das rotas comerciais,por ter terras férteis para a produção agrícola, boa localização geográfica(pois controlavam as entradas e saídas do Mar Mediterrâneo),porto para piratas muçulmanos e adquirir uma cidade para o cristianismo.
2. A expansão portuguesa processou-se em 1434-1420 foram do cabo Bojador ate serra leoa,em 1469-1475 da serra leoa ate ao cabo de Santa Catarina e de 1475-1488 do cabo de Santa Catarina ate ao rio do Zaire.
3. As diferentes fases da expansão portuguesa ficaram conhecidas como o período Henriquino,o período do arrendamento e o período Joanine.
4. Os navegadores portugueses que descobriram foram: a)João Gonçalves Zarco; b)Diogo de Silves; c)Luís de Cadamosto.
5. O Tratado de Tordesilhas consiste na divisão do mundo em duas grandes áreas de navegação e de comercio exclusivos de Portugal e Espanha.

João Tiago disse...

stor ja mandei o meu t.p.c

joana pinto disse...

1-O motivo que levaram os portugueses a conquistar a cidade de ceuta foi o ponto final das astas caravaneiras , terras ferteix para a produção agrícola , boa localização geográfica , porto para piratas muçulmanos e adquirir uma cidade para o cristianismo.
2-Processou em 2 formas que foram , conquistar cidades e viagens de descoberta.
3- Ficaram conhecidas por 3 períodos , o 1º período- Período Henriques , 2º período- Período Arrendamento , 3º período- Período Joanino.
4-Madeira- João Gonçalves Zarco
Açores- Infante Dom Henriques
Cabo Verde- Bartolomeu Dias
5- O tratado de Tordesilhas constitui a divisão do mundo em 2 zonas de influência , a linha imaginária é marcada a 370 léguas a partir do arquipélago de Cabo Verde.

eunice pereira disse...

1 os motivos foram: pôr um ponto final nas rotas caravanistas,eram terras fertais para a produção agricula,boa localização geografica(ponto de estratégia pois contrulava as entras e sídas do mar mediterrâneo,o porto para piratas muçulmanos e adquirir uma cidade para o critianismo
2
3 as difrentes fazes ficaram conhecidas pelo 1º 2º 3º periodo
4
A)João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira
B)Diogo de Silves
C)diogo gomes
5 o tratado consistiu na divisão do mundo em 2 partese a linha imaginária era marcada a 370 léguas a partir do arquipelago de cabo verde

Joana Filipa nº12 8º8ª disse...

O TPC aqui feito:

1. Os motivos que levaram à conquista da cidade de Ceuta, em 1415, no norte de África, foram: O ponto final das rotas caravaneiras; as terras férteis para a produção agrícola, pois era preciso alimento e aquelas terras eram precisas para esses fins; a boa localização geográfica (era fácil lá chegar), e era um ponto estratégico, porque controlava as entradas e saídas do Mar Mediterrâneo; o porto para piratas muçulmanos e a aquisição de uma outra nova cidade para espalhar e praticar o cristianismo.

2. A expansão portuguesa processou-se assim:
com 3 períodos (Período Henriquino, Período do Arrendamento e Período Joanino). No período Henriquino, entre 1434 e 1460, as conquistas foram feitas entre o Cabo Bojador à Serra Leoa, em 1434 Gil Eanes dobrou o Cabo Bojador e todas as descobertas feitas nesse período foram da responsabilidade do Infante D. Henrique. No período do Arrendamento, entre 1469 e 1475, as conquistas foram feitas entre a Serra Leoa e o Cabo de Santa Catarina. D.Afonso V arrendou a exploração da Costa da Guiné a Fernão Gomes (o mercador da cidade de Lisboa). O contrato feito entre eles foi por 5 anos com a adição de mais 1 ano, e este requeria que Fernão descobrisse 100 léguas de costa por ano. No período Joanino, entre 1475 e 1488, as conquistas foram feitas ente o Cabo de Santa Catarina e o Rio do Infante. O objetivo principal era chegar à Índia por via marítima navegando para Sul e dobrando o Cabo das Tormentas. Sucedeu-se assim: em 1488, Bartolomeu Dias dobra o Cabo da Boa Esperança (Cabo das Tormentas); 1492, Cristóvão Colombo descobre a América, e em 1494 Portugal e Espanha assinam o Tratado de Tordesilhas.

3. As diferentes fases da expansão portuguesa ficaram conhecidas como 3 períodos: o período Henriquino, o período do Arrendamento e o período Joanino.

4a. Quem descobriu a Madeira foi João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo.
4b. Quem descobriu os Açores foi
4c. Quem descobriu o arquipélago de Cabo Verde foi Luís de Cadamosto.

5. O Tratado de Tordesilhas consistiu em que os Portugueses tivessem uma zona de comércio entre eles e os espanhóis outra. A linha imaginária que divide essas duas zonas é marcada a 370 léguas a partir do arquipélago de Cabo Verde. Com isto, em 1498, Vasco da Gama descobre o caminho marítimo para a Índia, e em 1500 Pedro Álvares cabral descobre as Terras de Vera Cruz (Brasil).

Joana Nogueira nº 12 8º8ª

Joana Filipa nº12 8º8ª disse...

1. Os motivos que levaram à conquista da cidade de Ceuta, em 1415, no norte de África, foram: O ponto final das rotas caravaneiras; as terras férteis para a produção agrícola, pois era preciso alimento e aquelas terras eram precisas para esses fins; a boa localização geográfica (era fácil lá chegar), e era um ponto estratégico, porque controlava as entradas e saídas do Mar Mediterrâneo; o porto para piratas muçulmanos e a aquisição de uma outra nova cidade para espalhar e praticar o cristianismo.

2. A expansão portuguesa processou-se assim:
com 3 períodos (Período Henriquino, Período do Arrendamento e Período Joanino). No período Henriquino, entre 1434 e 1460, as conquistas foram feitas entre o Cabo Bojador à Serra Leoa, em 1434 Gil Eanes dobrou o Cabo Bojador e todas as descobertas feitas nesse período foram da responsabilidade do Infante D. Henrique. No período do Arrendamento, entre 1469 e 1475, as conquistas foram feitas entre a Serra Leoa e o Cabo de Santa Catarina. D.Afonso V arrendou a exploração da Costa da Guiné a Fernão Gomes (o mercador da cidade de Lisboa). O contrato feito entre eles foi por 5 anos com a adição de mais 1 ano, e este requeria que Fernão descobrisse 100 léguas de costa por ano. No período Joanino, entre 1475 e 1488, as conquistas foram feitas ente o Cabo de Santa Catarina e o Rio do Infante. O objetivo principal era chegar à Índia por via marítima navegando para Sul e dobrando o Cabo das Tormentas. Sucedeu-se assim: em 1488, Bartolomeu Dias dobra o Cabo da Boa Esperança (Cabo das Tormentas); 1492, Cristóvão Colombo descobre a América, e em 1494 Portugal e Espanha assinam o Tratado de Tordesilhas.

3. As diferentes fases da expansão portuguesa ficaram conhecidas como 3 períodos: o período Henriquino, o período do Arrendamento e o período Joanino.

4a. Quem descobriu a Madeira foi João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo.
4b. Quem descobriu os Açores foi Tristão Vaz Teixeira
4c. Quem descobriu o arquipélago de Cabo Verde foi Luís de Cadamosto.

5. O Tratado de Tordesilhas consistiu em que os Portugueses tivessem uma zona de comércio entre eles e os espanhóis outra. A linha imaginária que divide essas duas zonas é marcada a 370 léguas a partir do arquipélago de Cabo Verde. Com isto, em 1498, Vasco da Gama descobre o caminho marítimo para a Índia, e em 1500 Pedro Álvares cabral descobre as Terras de Vera Cruz (Brasil).

Joana Nogueira nº12 8º8ª

ines disse...

1-os motivos que levaram os portugueses a conquistar a cidade de Ceuta foram: ser uma cidade rica em especiarias, ouro e cereais (permitia a produção agrícola). Ceuta permitia controlar os barcos que passavam no estreito Gibraltar, devido á sua boa localização geográfica. Essa também controlava as rotas comerciais, e era a base para a pirataria cristã. E por último mas não menos importante, permitia a expansão do cristianismo.
2-A expansão portuguesa teve duas grandes formas: a conquista de cidades (Ceuta, Tanger, Alcácer Ceguer, Arzila), e as viagens de descoberta pela: costa africana, e a descoberta de novos arquipélagos (Madeira e Açores).
3-Portugal teve três fases ao longo da sua expansão: o período henriquino (1434-1460), em que Gil Eanes conseguiu passar o cabo Bojador em 1434, e ate 1460 (a morte do infante D. Henrique) conseguiu explorar até ao arquipélago de cabo verde, alcançando a serra de leoa. Portugal teve também o período de arrendamento (1469-1475), em que D. Afonso V não estava muito interessado na exploração da costa africana, por isso fez uma contrato com Fernão gomes (tendo como objectivo ele explorar a costa), este contrato era para durar cerca de 5 anos mas prolongou-se por mais um. Enquanto isto D. Afonso V empenhava-se em combater os muçulmanos no norte de África. E por último, Portugal teve o período Joanino (1475-1488), em que o D. João II tinha como objectivo alcançar a Índia por via marítima, conseguido assim dobrar o cabo das Tormentas, sendo q em 1488, Bartolomeu dias, o realizou.
4- O navegador que descobriu a Madeira, os Açores, e Cabo Verde foi o infante D. Henrique.
5-o tratado de Tordesilhas consistia em que o mundo estivesse divido em duas grandes partes (parte de Portugal e a parte castelhana). A Portugal pertencia as terras descobertas e a descobrir a oriente de um meridiano que passava a 370 léguas a oeste de Cabo Verde. A Espanha pertencia as terras situadas a ocidente desse meridiano.
Maria Ines-nª17-8º8º

Raquel Ascenção 8º8 disse...

1-Os motivos que levaram os Portugueses a conquistarem a cidade de Ceuta foram:
-ponto final das rotas caravaneiras;
- Terras férteis para a produção agrícola;
-Boa localização geográfica (ponto de estratégia pois controlavam as entradas e saídas do Mar Mediterrâneo);
-Porto para piratas muçulmanos;
- e adquirir uma cidade para o cristianismo.
2-A expansão Portuguesa processou-se em 2 formas:
Conquistar as cidades de Ceuta, Tanger, Alcácer e Arzila;
Viagens de descoberta marítima á
 Exploração da costa Africana
 Descoberta de novas ilhas – Madeira (1418), Açores (1427,
Cabo Verde (1456) e São Tomé (1472)

3- As diferentes fases da Expansão Europeia ficaram conhecidas como:
1º Período - Período Henriquino (1434-1460) Do Cabo Bojador á serra leoa.
1434- Gil Eanes dobra o Cabo Bojador sendo estas descobertas da responsabilidade de Dº Henrique.
2º Período - Período do Arrendamento (1469-1475) Da serra leoa ao Cabo de STª Catarina.
Dº Afonso V arrenda a exploração de Costa de Guiné a Fernão Gomes.
3º Período – Período de Joaninho (1475-1488) Do Cabo de STª Catarina até ao Rio do Infante.
Foi um período da responsabilidade de Dº João II com o objectivo de chegar á Índia por via marítima, navegando para sul e dobrando o Cabo das Tormentas.

4-Os navegadores Portugueses que descobriram:
a)- Arquipélago da Madeira foi João Gonçalves Zarco.
b)-Arquipélago dos Açores foi Diogo de Silves descobriu a ilha de São Miguel e STº Maria em 1427.
c)-Arquipélago de Cabo Verde foi Diogo Gomes em 1460.
5- O tratado de Tordesilhas consistiu na divisão do Mundo em 2 grandes áreas de influência da navegação e do comércio.
E a linha imaginária era marcada a 370 léguas a partir do arquipélago de Cabo Verde.

ana rita disse...

T.P.C. de Ana Rita Vaz Nunes Nº1 8º8ª

Expansão Portuguesa

1.Os motivos que levaram os portugueses a conquistar a cidade de Ceuta foram os portos para piratas muçulmanos; boa localização geográfica; solos férteis; adquirir uma cidade para o cristianismo e o ponto final nas rotas caravaneiras.

2.A expansão portuguesa ficou divida em 3 períodos.
No 1º período os portugueses foram do cabo Bojador até a Serra Leoa.
No 2º período os portugueses foram da Serra Leoa ao Cabo Sta Catarina.
E finalmente no 3º período foram do Cabo Sta Catarina ao Rio do Infante.

3.A 1ª fase ficou conhecida por período Henriquino e vai de 1434 até 1460.
A 2ª fase ficou conhecida por período do Arrendamento e vai de 1469 até 1475.
A 3ª fase ficou conhecida por período Joanino e vai de 1475 até 1488.

4. a) Os descobridores da Madeira foram João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, em 1418.
b) O descobridor dos Açores foi Diogo de Silves em 1427.
c) O descobridor de Cabo Verde foi Diogo Gomes em 1456.

5. O Tratado de Tordesilhas consistiu na divisão do mundo em 2 zonas de influência.
A linha imaginária é marcada a 370 léguas a partir do arquipélago de Cabo Verde.

João Vieira nº 29 8º8ª disse...

1- Os motivos pelos quais os portugueses conquistaram a cidade de ceuta foi:
- Boa localizaçao geografica
- Ponto estrategico que conseguia controlar as entradas e saidas dos barcos no mediterraneo
- Tinha terrenos ferteis para a pratica da agricultura para alem de ser uma cidade rica em especiarias, ouro e cereais
- Importante porto de piratas muçulmanos que atacavam pelas costas portugal e os barcos cristãos

2- A expansão portuguesa decorreu de duas formas diferentes:
- Conquista de mais terras no Norte de Africa; tais como Ceuta, Tanger, Arzila e Alcacer-ceguer
- Descobertas maritimas pela costa africana e ilhas; Açores-1427; Madeira- 1418; Cabo-verde-1456 e são tome e principe-1472
Estas ilhas foram colonadas por clonos portugueses. Sendo que no caso da Madeira foi dividida em tres capitanias e entregue as descobridores:
- João Gonçalvez Zarco; Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu perestelo
E no caso dos Açores foi entregue ao capitão-donatario- Gonçalo Velho

3- A expansão portuguesa teve três fases:

1º. Periodo Henriquino ( 1434-1460 ) dirigido pelo Infante D. Henrique. Cabo bojador ate serra leoa.
2º. Periodo de arrendamento ( 1469- 1475 ) em que o rei D Afonso V, arrendou ao mercador lisboeta Fernão Gomes a exploração da costa da Guiné, por um contrato de 5 anos mais 1 ano, tendo de explorar por ano 100 leguas de costa. serra leoa ate cabo santa catarina.
3º. Periodo Joanino ( 1475- 1488 ) dirigido por D. João II. Cabo de santa catarina ate Rio do Infante

4- A) Quem descobriu o arquipelago da Madeira foi: João Gonçalvez Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestelo (1419-20)
B) O descobridor do arquipelago dos Açores foi: Diogo Silves (1427)
C) O arquipelago de Cabo-Verde foi descoberto por: Diogo Gomes ao servisso do Infante (1456)

5- O Tratado de Tordesilhas consistia que, o mudo era dividido em duas partes exclusivas a Portugal ou Espanha (teoria do mar clausum), sendo que a oriente de um meridiano que se encontrava a 370 leguas de cabo-verde ficavam os territorios a descobrir pelos portugueses e a ocidente os territorios espanhois.

Beatriz Rodrigues disse...

Beatriz Rodrigues nº5 8º8ª
1.Os motivos que levaram os portugueses a conquistar a cidade de Ceuta foram:os terrenos férteis para a produção agrícula, a boa localização geográfica que permite controlar as entradas e saídas do Mar Mediterrâneo, a aquisição de uma cidade para o cristianismo, o ponto final das rotas caravaneiras e os portos para piratas muçulmanos.
2.A espanção portuguesa foi feita através da conquista de cidades como Ceuta, Tânger, Alcácer Ceguer e Arzila e das primeiras viagens marítimas no qual se deu a expanção da Costa Africana e a descoberta de novas ilhas como o Arquipélago da Madeira e dos Açores, Cabo Verde e S. Tomé.
3.As fases da Expanção Portuguesa foram: o Período Heriquino, o Período do Arrendamento e o Período Joanino.
4. a)João Gonsalves Zarco descobriu o Arquipélago da Madeira. b)Dogo de Teive juntamente com Diogo de Silves descobriram o Arquipélago dos Açores. c)Bartolomeu Dias descobriu o Arquipélago de Cabo Verde.
5.O tratado de Tordesinhas consistia na divisão da Terra em duas grandes áreas de navegação e comércio exclusivas de Portugal e Espanha.

Magda Costa disse...

Magda Costa, nº16, 8º 7ª.

1. As regiões do mundo que eram conhecidas pelos europeus no século XV era a zona do norte de Africa , as zonas da Ásia e a Europa .


2. As principais rotas do comercio e os produtos que eram comercializados foram a rota da seda ( especiarias , tecidos de lã ,pedras preciosas , escravos );rota marítima (pérolas , especiarias ); rota das caravanas ( ouro , escravos)

3. ?

4. Os motivos que levaram á expansão europeia foi a procura de ouro , minas de prata de Alemanha esgotaram-se , novas terras para a produção de trigo e açúcar , expansão do cristianismo , novos produtos (especiarias), e a ameaça turca nos portos do mediterrâneo oriental.

5.as condições que contribuíram para a prioridade portuguesa foi a geografia , a localização (Europa) , localização junto ao oceano , bons portos naturais , rios navegáveis e a longa costa marítima.

Laura Alves disse...

1- Os portugueses conquistaram a cidade de Ceuta pois a mesma, era o ponto final das rotas caravaneiras, possuía terras férteis para a produção agrícola, tinha uma boa localização geográfica, era o porto para os piratas Muçulmanos e os portugueses também a queriam converter ao Cristianismo.

2- A Expansão Portuguesa começou por conquistar várias cidades e depois começaram as descobertas marítimas com a exploração da costa africana e a descoberta de novas ilhas.

3- A primeira fase da Expansão Portuguesa ficou conhecida por Período Henriquino (1434-1460), a segunda fase como Período do Arrendamento (1469-1475), e a terceira fase como Período Joanino (1475-1488).

4- a)Gonçalo Zarco;
b)Gonçalo Velho;
c)Diogo Gomes.

5- O Tratado de Tordesilhas consistia na divisão do Mundo em duas grandes zonas de influência na navegação e no comércio, exclusivas de Espanha e Portugal, onde Portugal tinha direito às terras descobertas e por descobrir a oriente de uma linha imaginária, que era marcada a 370 léguas a oeste de Cabo Verde. A Espanha cabiam as terras que se encontravam a ocidente dessa linha.

Laura Alves nº15 8º8ª

Jacira Semedo 8º8ª disse...

1-Os motivos que levaram os portugueses a conquistar a cidade de Ceuta foram:o ponto final das rotas caravaneias;as terras férteis para a produção agrícola;boa localização geográfica(ponto estratégico pois controlava as estradas e saídas do Mar Mediterrâneo);era um porto para os piratas muçulmanos;era uma boa cidade para adquirir o cristianismo.
2-A expansão portuguesa caracterizou-se por conquistar as cidades de:
Ceuta;
Tangér;
Alcacér-Ceguer;
Arzila;
E por haver as viagens de descoberta como por exemplo a exploração da costa africana, e a descoberta de novas ilhas como por exemplo a Madeira, os Açores, Cabo Verde,S. Tomé,etc.
3-AS diferentes fases da Expansão Portuguesa ficaram conhecidas como:
-Período Henriquino(1434-1460);
-Período do Arrendamento(1469-1475)
-Período Joanino(1475-1488).
4-Os navegadores portugueses que descobriram:
A Madeira-João Gonçalves Zarco;
Os Açores-Diogo de Silves;
Cabo Verde-Bartolomeu Dias.
5-O Tratado de Tordesilhas consistiu em dividir o mundo em 2 partes , que fazia com que os portugueses conquistassem umas partes e os espanhóis outras.

Sofia Matos nº26 8º8ª disse...

1.Os motivos que levaram os portugueses a conquistar a cidade de Ceuta foram: pôr um ponto final nas rotas caravaneiras ; ter terras férteis para a produção agrícola; Ceuta tinha uma boa localização geográfica (ponto estratégico pois controlava as entradas e saídas do Mar Mediterrâneo);era um porto para piratas muçulmanos e era mais uma cidade para expandir o cristianismo.
2.A expansão portuguesa processou-se através de duas formas: conquistar cidades (Ceuta,Tânger, Alcacér-Ceguer e Arzilla) e as viagens de descoberta (exploração da costa africana e descoberta de novas ilhas - Madeira, Açores, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe).
3.As diferentes fases da Expansão Portuguesa ficaram conhecidas como: 1- Período Henriquino (1434-1460)- do Cabo Bojador à Serra Leoa, as descobertas são da responsabilidade de Infante D.Henrique; 2-Período do Arrendamento (1469-1475) - da Serra Leoa ao Cabo de Santa Catarina, D.Afonso V arrenda a exploração da Costa da Guiné a Fernão Gomes, contrato por 5 anos mais 1 ano, era obrigado a descobrir 100 léguas de costa por ano; 3-Período Joanino(1475-1488)- do Cabo de Santa Catarina até ao Rio do Infante, foi um período da responsabilidade de D.João II, o objetivo era chegar à Índia por via marítima navegando para Sul e dobrando o Cabo das Tormentas.
4.a)-os navegadores portugueses que descobriram o arquipélago da Madeira foram: João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestelo em 1419.
b)-o navegador português que descobriu o arquipélago dos Açores foi: Diogo de Teive em 1452.
c)-o navegador português que descobriu o arquipélago de Cabo Verde foi Diogo Gomes em 1460.
5.O Tratado de Tordesilhas consistiu na divisão do mundo em duas grandes áreas de navegação e de comércio exclusivos de Portugal e de Espanha, a linha imaginária é marcada a 370 léguas a partir do arquipélago de Cabo Verde. Portugal tinha direito às terras descobertas e a descobrir a oriente deste meridiano(linha imaginária) e Espanha tinha direito às terras situadas a ocidente desse meridiano.

Carolina Silva disse...

Carolina Silva nº6 8º8º

1. Os motivos que levaram os portugueses a conquistar a cidade de Ceuta foram:
-o ponto final das rotas caravanesas;
-terras fertéis para produção agricola;
-boa localizalao geografica(ponto estratégico);
-porto para piratas mulçumanos;
-adquirir uma cidade para o cristianismo;

2-A expansão portuguesa correu da seguinte forma:
-a conquista das cidades;
-viagens maritimas de descoberta;
-a exploração da costa africana;
-e a descoberta de novas ilhas;

3-As fasses ficaram conhecidas como:
- 1ª fase- Periodo Henriquino;
- 2ª fase- Periodo do Arrendamento;
- 3ª fase- Periodo Joanino;

4-
a)João Gonçalves Zarco;
b)Diogo Silves;
c)Diogo Gomes;

5-O tratado de Tordesilhas era o tratado que dividia o mundo com uma linha imaginária entre o reino português e espanhol para dividir as terras "descobertas e ainda por descobrir".

Tânia nº27 8º8ª disse...

1- Ponto final das rotas caravaneiras; terras férteis para a produção agrícola; boa localização geográfica; porta para piratas muçulmanos, adquirir uma cidade para o cristianismo.

2- Conquistar cidades – Ceuta , Tanzer , Alcaçer, Arzila
Viagem de descoberta (marítima) – exploração da costa africana e descoberta de novas Ilhas.

3- As fases da Expansão Portuguesa ficaram conhecidas por períodos.
4- A) Tristão Vaz Teixeira
B) Diogo de Silves
C) Gil Eans

5- O tratado de Tordesilhas dividiu o mundo em duas grandes áreas de navegação e comércio, uma pertencente a Portugal e outra a Espanha.

Andreia Tempero 8º 8ª disse...

1-Os motivos que levaram os portugueses a conquistar a cidade de Ceuta foram Ponto final das Rotas Caravaneias,terras férteis para a produção agrícola ,boa localização geográfica(ponto estratégico pois controlava as estradas e saídas do Mar Mediterrâneo), era um porto para piratas muçulmanos e era uma boa cidade para adquirir o cristianismo.
2-A expansão portuguesa consistiu em conquistar as cidades de Ceuta, Tangér, Alcacér Ceguer, Arzila, e por fazer viagens de descoberta, como por exemplo a Madeira,os Açores, Cabo Verde, S. Tomé, etc.
3-As diferentes da Expansão Portuguesa ficaram conhecidas como:
1º período-Período Henriquino(1434-1460);
2º período-Período do Arrendamento(1469-1475);
3º Período- Período Joanino(1475-1488;
4-Os navegadores portugueses que descobriram:
Madeira-João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira;
Açores-Diogo de Silves e Diogo de Teive;
Cabo Verde-Diogo Gomes;
5-O Tratado de Tratado de Tordesilhas consistiu em dividir o mundo em 2 partes Espanha e Portugal para que estes sozinhos conquistassem mais do que juntos.

Filipe Loureiro disse...

1- Ceuta era o ponto final das Rotas, era um ponto estrategico que dava para controlar as entradas e saídas do Mar Mediterrâneo, tinha terras férteis, conquistar uma cidade muçulmana e era um porto de piratas muçulmanos.

2- A expansão foi feita por mar no sentido Norte-Sul e Sul-Nordeste.

3- As diferentes fases da expansão Portuguesa ficaram conheçidas como:
Período Henriquino;
Período do Arrendante;
Período Joanino;

4- a) Quem descobriu o Arquepélago da Madeira foi Tristão Vaz eTeixeira e João Gonçalves Zarco.
b) Quem descobriu o Arquipélago dos Açores foi Diogo de Sagres.
c) Quem descobriu o Arquipélago de Cabo Verde foi Luís Cadamosto.

5- O Tratado de Tordesilhas consistiu na divisão do mundo em 2 partes, uma de Portugal e outra de Espanha, foi marcado uma meridiano a 370 Léguas do Arquipéago de Cabo Verde.


Filipe Loureiro
Nº9
8º7ª

Susana Raquel nº26 8º7ª disse...

1 - Os motivos que levaram os portugueses a conquistar a cidade de Ceuta foram os seguintes: a cidade de Ceuta era o ponto final das Rotas Caravaneiras, era um ponto estratégico (pois controlava as entradas e saídas do Mar Mediterrâneo), tinha terras férteis e era um ponto de piratas muçulmanos (sendo esta uma cidade muçulmana).

2 - A Expansão Portuguesa processou-se em 3 etapas. A 1ª expansão iniciou-se a partir do Cabo Bojador à Serra Leoa, a 2ª expansão da Serra Leoa ao Cabo de Sta Catarina e a 3ª expansão do Cabo de Sta Catarina ao Rio do Infante.

3 - A 1ª fase ficou conhecida como o Período Henriquino, a 2ª fase ficou conhecida como Período do Arrendamento e a 3ª fase como Período Joaninho.

4 - a) Madeira- João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira;
b) Açores- Diogo de Silves e Diogo de Teive;
c) Cabo Verde- Bartolomeu Dias

5 - Constitui a divisão do mundo em duas partes, sendo uma de Espanha e a outra de Portugal.


Susana Raquel, nº26 8º7ª

João Baptista nº13 8º 7ª disse...

1-Os motivos que levaram os portugueses a conquistar ceuta foram: o ponto final das rotas caravaneiras, para controlarem as entradas e saídas do mar mediterrâneo, tinham terras férteis, conquistar uma cidade muçulmana e era um porto de piratas muçulmanos.
3-As etapas ficaram conhecidas como: a primeira com o nome de período henriquino, a segunda chamava-se período do arrendamento e a terceira era designada como período joanino.
4-a)Infante D. Henrique
b)Infante D. Henrique
c)Luís de cadamosto
5- O tratado de tordesilhas consiste em : omundo era dividido em duas partes e o comércio era exclusivo a portugal e espanha, portugal tinha direito ás terras descobertas e a descobrir a oriente de um meridiano que passava a 370 léguas a oeste de cabo verde , e a espanha cabiam as terras situadas a ocidente de esse meridiano.

João Baptista nº13 8º 7ª

Iris Costa 8º7ª n 11 disse...

Iris Luana Costa 8º7ª nº11


1- Os motivos que levaram os portugueses a conquistar a cidade de Ceuta foram os seguintes:
- Era o ponto final das rotas caravaneiras.
- Era um ponto estratégico porque controlava as entradas e saídas do Mar Mediterrâneo.
- Tinha terra férteis.
- Conquistar uma cidade muçulmana
- Era um porto de piratas muçulmanos.

2- A expansão portuguesa processou-se através da conquista de cidades, viagens de descoberta e por três etapas.

3- As diferentes fases chamavam-se etapas. Havia três etapas, na primeira verficava-se o período Henriquino, liderado por Infante D.Henrique de 1434-1460, na segunda etapa verificava-se o período do Arrendamento, feito com Fernão Gomes, comerciante na grande Lisboa de 1461-1475 e por ultimo, na terceira etapa verificava-se o período Joanino, liderado por D.João II de 1475-1488.

4- a) O arquipélago da Madeira foi descoberto pelos romanos, mas redescoberto por portugueses, Tristão Vaz Teixeira e João Gonçalves Zarco.
b)O arquipélago dos Açores pensa-se que foi descoberto por marinheiros ao serviço de Infante D.Henrique e por João de Teive.
c)O arquipélago de Cabo Verde foi descoberto por Diogo Gomes, ao serviço da coroa portuguesa.

5- O Tratado de Tordesilhas foi um tratado assinado entre Portugal e Castela em 1494, destinado a resolver as rivalidades entre Portugal e Espanha pela posse das terras descobertas por Cristóvão Colombo em 1492. Segundo este tratado, o mundo ficava dividido por um meridiano a 370 léguas a Oeste do arquipélago de Cabo Verde; as terras para além destas léguas pertenciam a Castela, se fossem no ocidente e as terras no Oriente,pertenceriam a Portugal. Era assim instituído o princípio do "mare clausum" - o mar fechado à navegação de outros povos.

Ana Mafalda Dias nº: 2 turma: 8º7ª disse...

Nome: Ana Mafalda Dias Gouveia
Nº2 Tº8ª7º

1) Os motivos foram:
-Era o ponto final das rotas caraveneiras;
-Era um ponto estratégico porque controlava as entradas e saídas do mar mediterrâneo;
- Minha terras férteis;
-Conquista uma idade muçulmana;
-Era um porto de piratas muçulmanas.

2) Processou-se por a conquista de cidades, viagens de descoberta/ exploração da costa africana.

3) 1º- Período Henriquino
2º- Período do arrendamento
3º- Período Joaninho

4- a) O arquipélago da Madeira foi descoberto por Tristão Vaz Teixeira e João Gonçalves Zarco.
b)O arquipélago dos Açores foi descoberto por Gonçalves Velho / João de Teive.
c)O arquipélago de Cabo Verde foi descoberto por Diogo Gomes.

5) O tratado de tordeselhas consistia na divizao do mundo em duas grandes areas de navegaçao e de comércio exclusivo de portugal e de espanha nas terras descoberta e a descobrir a oriente de um meridiano que passava 370 léguas a oeste de cabo verde.

Paula Gouveia Nº:22 T: 8º7ª disse...

Paula Gouveia Nº22 T: 8º7ª

1- Os motivos que levaram os Portugueses a conquistar a cidade de Ceuta eram:

- o ponto final das Rotas Caravaneiras;
- um ponto estratégico porque controlava as entradas e saidas do Mar Mediterrâneo;
- tinha terras férteis;
- era uma cidade muçulmana;
- era um ponto de piratas muçulmanos.

2-

3- A 1ª Etapa ficou Conhecida por " Período Henriquino ", a 2ª Etapa ficou conhecida por " Período do Arrendamento " e a 3ª Etapa é conhecida por " Período Joaninho ".

4- a) O Arquipélago da Madeira foi descoberto por Tristão Vaz Teixeira e por João Gonçalves Zarco.
b)O Arquipélago dos Açores foi descoberto por Gonçalo Velho e por
João de Teive.
c) O Arquipélago de Cabo Verde foi descoberto por Diogo Gomes.

5- O Tratado de Tordesilhas consistia na divisão do mundo em 2 grandes áreas de navegação e de comércio exclusivo de Portugal e de Espanha.

Milana 8º7ª Nº 21 disse...

1.- Os motivos que levaram os portugueses a conquistar a cidade de Ceuta foram, porque :
-> Era o ponto final das Rotas Caravaneiras;
-> Era um ponto estratégico porque contolava as entradas e saídas do mar mediterrâneo;
-> Tinha terras férteis;
-> Conquistar uma cidade muçulmana;
-> Era um porto de piratas muçulmanos.

2.- Ao rumo das descobertas no período henrriquino, sucedeu o das conquistas no Norte de África e o do comércio na costa africana no reinado de D. Afonso V.

3.- 1ª Etapa -> Período Henriquino.
2ª Etapa -> Período do Arrendamento.
3ª Etapa -> Período Joanino.

4.- a) Arquipélago da Madeira -> Foram, João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira.
b) Arquipélago dos Açores -> Foi, Diogo de Silves.
c) Arquipélago de Cabo Verde -> Foi, Migalhães Godinho.

5.- Tratado de Tordesilhas :
-> Divisão do mundo em duas zonas de influência;
-> Uma zona para Portugal, uma zona para Espanha;
-> Marcação de um meridiano a 370 léguas a partir do arquipélago de Cabo Verde;
-> Teoria do Mare Calsum (mar fechado à navegação dos outros povos.



Milana Abasova 8º7ª Nº 21

Ayrton Brito nº4 8º7ª disse...

1-os motivos que levaram os portugueses a conquistar a cidade de Ceuta foi porque era o ponto final das rotas caravaneiras?
,era um ponto estrategico porque controlava todas as entradas e as saidas do mediterraneo,tinha terras ferteis, para poderem conquistar as cidades muçulmanas e tambem porque era um ponto para os piratas muçulmanos

2-processou-se por a conquista de cidades, viagens de descoberta/exploraçao da costa africana

3-foram conhecidos por 3 partes: 1º o periodo henriquino
2º o periodo do arrendamento
3º o periodo janino

4-a)Infante D.Henrique
b)Diogo Silves
c)Gil Eanes

5-o tratado de tordesilhas consiste na divisao do mundo em 2 zonas, uma zona para Portugal e outro para Espanha. Em que marcarão um meridiano a 700 léguas a partir de Cabo Verde e tambem consiste na teoria de mare clausum.


Ayrton Brito nº4 8º7ª

Leonardo Fortes disse...

1- Os motivos eram: acabar com as rotas caravaneiras; um ponto estrategico;terras ferties;espalhar o cristianismo;CONQUISTAR uma cidade muçulmana;um porto de piratas

2-...

3-...

4-...

5- Consistia num tratado que dividia o mundo em 2 partes, uma para Portugal e outra para Espanha

Marta 8º7ª disse...

1- era o ponto final das rotas caravaneiras, era um ponto estratégico porque controlava as entradas e saídas do mar mediterrâneo, tinha terras férteis, conquistar uma cidade muçulmana,era um ponto de piratas muçulmanos.

2- processou-se com a conquista de Ceuta; conquista de Tânger, Arzila e Alcácer ceguer; viagem de descoberta/ exploração da costa Africana.

3- A primeira fase ficou conhecida por período Henriquino, a segunda fase ficou conhecida por período do arrendamento e a terceira fase ficou conhecida por período Joanino.

4- a)É descoberto por Infante D. Henrique.
b)É descoberto por Diogo Silves.
C)É descoberto por Diogo Gomes a mando de Infante D. Herique.

5- Este tratado consistiu na divisão do mundo em duas partes, a portuguesa e a castelhana, cabendo a Portugal as Terras situadas antes do meridiano que demarcava 370 léguas a oeste das ilhas de cabo verde, e à Espanha as Terras que ficassem alem dessa ilha.

Mariana Carmo - 8º7ª disse...

1- Os motivos que levaram os portugueses a conquistar a cidade de Ceuta foram vários, começando pelo facto de ser o final das rotas caravaneiras, de ser um ponto estratégico porque controlava as entradas e saídas do mar mediterrâneo, as terras eram férteis e tinham um porto de piratas muçulmanos e porque era importante a conquista de uma cidade muçulmana.
2- A expansão portuguesa foi evoluindo a partir da conquista de cidades (Tânger, Arzila e Alcácer ceger, no reinado de D. Afonso V)e viangens de descoberta (exploração da costa Africana)
3- a)Em 1418, ainda no reinado de D. João I, e sob comando do Infante D. Henrique dá-se o redescobrimento da ilha de Porto Santo por João Gonçalves Zarco e mais tarde da ilha da Madeira por Tristão Vaz Teixeira.
b)Em 1427, dão-se os primeiros contactos com o arquipélago dos Açores por Diogo de Silves. Ainda nesse ano é descoberto o grupo oriental dos Açores, São Miguel e Santa Maria. Segue-se o descobrimento do grupo central -Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial). Em 1452 o grupo ocidental (Flores e Corvo) é descoberto por Diogo de Teive.
c)Foi descoberto em 1460 por Diogo Gomes ao serviço da coroa portuguesa.
4 - O tratado de Tordesilhas consiste numa divisão do mundo em 2 zonas de influência pertencendo assim uma zona a Portugal e outra a Espanha ,chegando a este acordo através de uma marcação de um meridiano a 370 léguas a partir do arquipélago de cabo verde.

tomas 8/7 28 disse...

1-Os motivos que levaram os portugueses a Ceuta foi, ser o local final da rota das caravanas,também um ponto estratégico porque controlava a saída e entrada do mar Mediterrâneo, tinham também terras férteis, possuíam, um porto de piratas muçulmanos. E os portugueses criam converter a cidade ao cristianismo.

2- Os portugueses a partir de 1422 intensificaram a exploração da costa Africana. a iniciativa da exploração coube , em grande parte ao Infante D. Henrique após a ultrapassagem do cabo bojador, em 1434, sucederam-se as iniciativas e as descobertas.
Em 1460, ano em que morreu o Infante D. Henrique os portugueses tinham alcançado a serra Leoa .
O rei D. Afonso V estava mais interessado em conquistar praças no norte de África. Por isso, a exploração da costa Africana foi entregue mediante certas condições a Fernão Gomes, rico mercador de Lisboa que através dos seus marinheiros alcançou o cabo de Santa Catarina.

3- Ficaram divididas em três etapas, a primeira chamava-se período Henriquino a segunda era o período de arrendamento e a terceira tinha como titulo período Joanino.

4- O navegador que descobriu a Madeira foi João Gonçalves Zarco.
O navegador a descobrir as ilhas dos Açores foi Diogo Silves e a ilha de Cabo verde foi descoberta por Bartolomeu Dias.

5- O que leva a assinatura do tratado de Tordesilhas é que com a chegada de Cristóvão Colombo á América,Portugal e Castela ambos interessados no domínio dos mares, e na descoberta de novas terras são obrigados a estabelecer este acordo que determina a divisão do mundo em duas grandes áreas de navegação e comercio.

Francisco Fachadas 8º 7ª disse...

1. Refere os motivos que levaram os portugueses a conquistar a cidade de Ceuta.
Os seguintes motivos foi que Ceuta era um ponto final das rotas , tambem um ponto estrategico , devido a controlarem as entradas e saidas , do mar mediterraneo , um ponto de piratas mulçumanos , tinha terras ferteis e por fim , conquistaram esta cidade devido a quererem conquistar uma cidade mulçumana.

2. Descreve como se processou a expansão portuguesa.

3. Indica como ficaram conhecidas as diferentes fases da Expansão Portuguesa.


4. Identifica os navegadores portugueses que descobriram:
a) O Arquipélago da Madeira
João Gonçalves Zarco
b) O Arquipélago dos Açores
Diogo de Silves

c) O Arquipélago de Cabo Verde.
Diogo Afonso

5. Explica no que consistiu o Tratado de Tordesilhas.
O Tratado de Tordesiilhas consistiu na divisão de grandes áreas de navegação e comércio exclusivas de Portugal e de Espanha.

Denis Santos nº 7 8º7ª disse...

1- Os motivos que levaram os portugueses a conquistar a cidade de Ceuta foram : o ponto final das rotas caravaneiras, era um ponto estratégico pois controlava as entradas e saídas do Mar Mediterrâneo, devido a terem terras férteis, conquistar uma cidade muçulmana e era um porto de piratas muçulmanos.

2- A expansão portuguesa deu-se através da conquista de cidades, das viagens de descoberta e da exploração da costa africana.

3- As diferentes fases da Expansão Portuguesa ficaram conhecidas como : Período Henriquino, período do arrendamento e período Joanino.

4- Os navegadores portugueses que descobriram:
a) O Arquipélago da Madeira - Tristão Vaz Teixeira e João Gonçalves Zarco.

b) O Arquipélago dos Açores - Gonçalo Velho Cabral e Diogo de Teive.

c) O Arquipélago de Cabo Verde - Diogo Gomes.

5- O tratado de Tordesilhas consistiu em dividir o mundo em 2 zonas de influência (uma para Portugal e outra para Espanha) e da marcação de um meridiano a 370 léguas a partir do arquipélago de Cabo Verde.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue