A Crise do Séc. XIV

. terça-feira, 27 de setembro de 2011

A Lei das Sesmarias

"D. Fernando, pela graça de Deus Rei de Portugal e do Algarve. Considerando que por todas as partes de nossos reinos há falta de alimentos, de trigo e de cevada, de quais ante todas as Terras e Províncias eram muito abastadas (...) estabelecemos e mandamos que todos os que têm herdades sejam obrigados a lavrá-las e a semeá-las; e se não o puderem fazer as dêem a um lavrador que as lavre e semeie de modo que as herdades que sejam para dar pão sejam todas lavradas e aproveitadas e semeadas de trigo ou cevada ou milho.

Mais ordeno que todos os homens ou mulheres que andem vagueando e pedindo e não tenham mester (...) sejam obrigados a servir em algum ofício. (...) Mando ainda que todos os vadios sejam presos e obrigados pela justiça a servir na lavoura ou em outros mesteres."

D. Fernando, 1375

Agora já sabes responder:
1. Refere como ficou conhecida a praga que matou mais de metade da população Europeia (resposta da Raquel Ascenção do 8º 8ª).
A praga que matou mais de metade da população europeia designava-se por Peste Negra (trazida do oriente (Crimeia), que era uma epidemia que afectava quase todas as pessoas do século XIV, que provinha de uma bactéria nas pulgas dos ratos. Esta epidemia alastrou-se rapidamente para a Europa tendo como sintomas nos homens e mulheres grandes borbulhas e infecções (em alguns caso levando à morte).

2. Refere qual foi a guerra que se prolongou por mais de um século e quais os seus principais intervenientes (resposta do Filipe Loureiro do 8º 7ª).
O nome da guerra foi a Guerra dos Cem anos e os seus principais intervenientes foram a Inglaterra e a França.

3. Identifica a personagem feminina que se destacou nesta guerra (resposta da Carolina Silva do 8º 8ª).
A personalidade feminina que se destacou nesta guerra foi Joana D`Arc uma mulher francesa filha de camponeses gente modesta e analfabeta, morreu em 1431 queimada viva (sofreu o castigo por pensarem que era uma bruxa ) por ingleses depois de ter sido abandonada pelos franceses.

4. Refere qual era o objectivo desta lei de D. Fernando (resposta da Sofia Matos do 8º 8ª).
O objetivo da Lei das Sesmarias de D. Fernando era que os campos não ficassem abandonados, que fossem cultivados para aumentar a produção agrícola aplicando as seguintes regras: os proprietários rurais eram obrigados a cultivar as suas terras sob risco de as perderem caso não o fizessem; os lavradores, filhos e netos, que tinham abandonado a agricultura, deviam voltar aos trabalhos agrícolas; a mendicidade era proibida, e quem fosse apanhado a mendigar era obrigado a trabalhar nos campos agrícolas de forma a proporcionar mão-de-obra para a agricultura.

5. Explica os motivos que levaram à crise de 1383-85 (resposta da Susana Gonçalves do 8º 7ª).
A guerra com Castela que levou à pobreza do país, a crise dinástica aberta pela morte de D. Fernando que provocou revoltas entre o povo pela possibilidade que passou a existir de nos tornarmos novamente posse do reino de Castela.

23 comentários:

Magda Costa 8º 7ª , nº 18 disse...

1- A praga que matou maior parte da população foi a peste negra.

2- A guerra que durou mais de um século foi a guerra dos cem anos e os seus principais intervinientes foram a Inglaterra e a França .

3- A personagem femenina que se destacou mais neste guerra foi a Joana Durak .

4- O objetivo de D.fernando era resolver os problemas que afetavam a agricultura .

5- Os motivos que levaram á crise de 1383 \85 foi a crise dinástica , guerras com castela , revoltas nos campos e nas cidades.

Sofia Santos 8º 7ª disse...

1- A praga foi a peste negra.

2- Foi a guerra dos 100 anos e os seus principais intervenientes foram a Inglaterra e a França.

3- Foi Joana D'arc .

4- O Objectivo de D. Fernando, era acabar com a crese agricula.

5- Foi a crise na dinastia, guerras com Castela, revoltas nos campos e nas cidades.

Mariana Carmo - 8º7ª disse...

1- A praga que que matou mais de metade da população europeia, ficou conhecida como Peste Negra.
2- A guerra que se prolongou por mais de um século, foi a guerra dos cem anos e os seus principais intervenientes foram a Inglaterra e a França.
3- A personagem feminina que se destacou na guerra dos cem anos foi a Joana D'Arc
4- O objetivo de D.Fernando com esta lei era conseguir mão de obra para a agricultura e acabar com a mendicidade.
5- Os motivos que levaram à crise de 1383-85 foram a: crise política, a crise dinástica, as guerras com castela e a revolta nos campos e nas cidades.

Maria Inês - 8º8 nº 17 disse...

1-A praga que matou mais de metade da população europeia foi a peste negra.
2-A guerra que se prolongou mais de um século foi a guerra dos cem anos entre Inglaterra e França.
3-A personagem feminina que se destacou nesta guerra foi a Joana d'Arc.
4-O objectivo desta lei de D.Fernando era que todas as terras fossem lavradas, quem não as podia lavrar doava-as a outros que pudessem, e que os que andavam a pedir esmola na rua fossem trabalhar para as terras.
5-o que levou á crise de 1383-85 foi na crise politica: as guerras com Castela, as revoltas nos campos e a crise dinástica. Na crise económica era a falta de metais preciosos e os maus anos agrícolas que levavam à fome.
Maria Inês - 8º8 - nº 17

Raquel Ascenção 8º8 disse...

1- A praga que matou mais de metade da população europeia designava-se por Peste Negra (trazida do oriente (crimeira), que era uma epidemia que afectava quase todas as pessoas do século XIV, que provinha de uma bactéria nas pulgas dos ratos. Esta epidemia alastrou-se rapidamente para a Europa tendo como sintomas nos homens e mulheres grandes borbulhas e infecções (em alguns caso levando á morte).
2-A guerra que se prolongou por mais de um século foi "A Guerra Dos 100 anos", que foi um conflito entre dois grandes intervenientes a França que tinha a resistência e os Ingleses que tinham um grande poder, esta guerra teve várias consequências profundas na vida económica, social e política (ex: fuga para as cidades e abandono dos campos, e a desvalorização da moeda). Acabando assim com a vitória da França.
3-A personagem feminina que se destacou nesta guerra foi Joana D´Arc que viveu no tempo violento (a Guerra dos 100 anos) no qual era promovida á disputa da coroa francesa pela Inglaterra. A maior parte do território francês estava sob o domínio do Duque de Borgonha, aliado inglês, enquanto o resto do país era aliado do Delfim Carlos, herdeiro do trono francês.
4-A lei de D. Fernando tinha como objectivo ter medidas para contrair a mão-de-obra.
5.Os motivos que levaram á crise de 1383-85 foram a Fome devido ao aumento da população (escassez de alimentos); as epidemias como a Peste Negra que afectou mais de metade da população; a Guerra dos 100 anos; as alterações climáticas; a mortalidade; e a falta de mão-de-obra nos campos .

Raquel Ascenção
8º8 /nº23

Denis Santos 8º7º n7 disse...

1- A praga que ficou conhecida por matar mais de metade da população Europeia chamava-se Peste Negra.

2- A guerra que se prolongou por mais de um século chamava-se a Guerra dos Cem Anos e os seus intervenientes foram a França e a Inglaterra.

3- A personagem feminina que se destacou nesta guerra chamava-se Joana d'Arc.

4- O objectivo da lei de D. Fernando era que os proprietários rurais eram obrigados a cultivar as suas terras, a mendicidade era proibida de forma a conseguir-se mão-de-obra, dentre outros.

5- Os motivos que levaram à crise de 1383-85 foram : as deficientes condições climáticas, as guerras, as epidemias e a falta de mão-de-obra nos centros urbanos.

André Gonçalves 8º7ª disse...

8º7ª roque gameiro época 2011/2012
André Gonçalves nº 3

1) Foi a peste negra que foi trazida do Oriente por marinheiros genoveses

2) Foi a guerra dos 100 anos entre a França e a Inglaterra

3) A personagem feminina que se destacou na guerra dos 100 anos foi Joane d´Arc

4) D.Fernando ordenou aos cidadãos portugueses que contribuissem na fraca colheita que havia na altura

5) Os motivos foram a morte de D.Fernando, a guerra com Castela, pois, D.João I de Castela queria herdar o trono e as revoltas dos cidadãos nos campos e nas cidades

Iris Costa 8º7ª n 13 disse...

1- Ficou conhecia pois foi trazida do Oriente (Crimeia) por marinheiros Genoveses que estavam contaminados e foram contaminando os Europeus quando vieram para a Europa e também ficou conhecida porque foi a mais grave das epidemias.

2- Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra.

3- Foi Joana D'Arc.

4- Esta lei tinha como objectivos :
* Os propriatários rurais eram obrigados a cultivar as suas terras.
* Todos os que abandonaram a agricultura deviam voltar aos trabalhos agrícolas.
* Os salários eram tabelados, de modo a evitar abusos.
* A mendicidade era proibida, de forma a conseguir mão-de-obra para a agricultura.

5- Devido a falta de mão-de-obra nos campos agrícolas e abusos nos salários.

IRIS COSTA
8º7ª
Nº13

Rita Fernandes 8ª 8ª nº 25 disse...

1-A praga que matou mais de metade da população Europeia designa-se por Peste Negra,por ter provocado um grande número de mortes.
2-A guerra que se prolongou por mais de um século designa-se por Guerra dos Cem Anos, e os seus principais intervenientes foram França e Inglaterra.
3-A personagem feminina que se destacou nesta guerra denomina-se de Joana D´Arc.
4-A Lei das Sesmarias de D.Fernando tinha como objectivo parar com a fome, obrigando assim a todos os que tivessem terras a lavrá-las e a semeá-las, obrigava também a todos os homens e mulheres vagabundos a servir em algum ofício.
5-Os motivos que levaram à crise de 1383-85 foram as fomes(nos inícios do século XIV, inundações e baixas temperaturas prejudicaram bastante as produções agrícolas);as epidemias(os períodos de fome foram agravados pela propagação das doenças.Entre 1347-50, a Peste Negra proveniente do Oriente atingiu quase toda a Europa.Julga-se ter morrido cerca de um terço da população, naturalmente as mortes foram em maior número nos aglomerados urbanos e nos mosteiros, em muitas aldeias a população desapareceu totalmente) e por fim as guerras(o século XIV foi também um século de conflitos entre as nações europeias com destaque para a Guerra dos Cem Anos(1337-1453). Esta guerra entre França e Inglaterra provocou numerosas vitimas e destruições).

Carolina Silva disse...

Carolina Silva nº6 8º8ª Roque Gameiro Ano Letivo 2011/2012

1. A praga que matou mais de metade
da população Europeia foi a peste negra.

2.A Guerra que se prolongou por mais de 100 anos foi a Guerra dos Cem Anos. Entre a França e a Inglaterra.

3. A personalidade feminina que se destacou nesta guerra foi Joana D`Arc uma mulher françesa filha de camponeses gente modesta e analfabeta, morreu em 1431 queimada viva (sofreu o castigo por pensarem que era uma bruxa ) por ingleses depois de ter sido abandonada pelos françeses.

4. O objetivo dessa lei era a produção de mais alimentos e mais mão de obra,pois tirava os vagabundos das ruas e dava lhes uma função num campo.

5. As epidemias,a guerra,a fome e a escasses e recursos.

Patricia Santos disse...

Patricia Santos nº21 8ª8º Escola Roque Gameiro

1- A praga que ficou conhecida foi a pesta negra.

2- A guerra que que se prolongou por mais de um século foi a Guerra dos Cem anos.

3- A personagem feminina que se destacou nesta guerra foi a Joana d`Arc uma mulher que dizia falar com deus e ajudou aos franceses a ganhar a guerra e depois foi abanbonada pelos proprios e depois queimada viva pelos ingleses pensando que ela era uma bruxa em 1431.

4- O objectivo desta lei foi haver mais mão de obra e mais alimento.

5- Os motivos desta crise foi a peste negra , a fome e a guerra.

laura_alves_sordo04@hotmail.com disse...

1.A praga que matou mais de metade da população Europeia ficou conhecida graças aos marinheiros genoveses que a trouxeram do Oriente(Crimeia),a praga alastrou-se rapidamente por toda a Europa.

2.A guerra que se prolongou por mais de um século foi a conhecida Guerra dos Cem Anos, os seus principais intervenientes foram os franceses e os ingleses.

3.A personagem que se destacou nesta guerra foi Joana D'Arc,era conhecida como uma bruxa e lutou pela França contra os ingleses na Guerra dos Cem Anos.

4.O objetivo da lei que D.Fernando criou,era arranjar mais mão de obra para a agricultura para assim conseguir alimentar toda a população e diminuir a mortalidade.

5.Os motivos que levaram à crise de 1383-85 foram,as crises política e dinástica,as constantes guerras de Castela e as revoltas nos campos e cidades.

Laura Alves nº15 T-8º8ª

Sofia Matos nº26 8º8ª disse...

1-A praga que matou mais de metade da pupulação Europeia ficou conhecida por Peste Negra ou Peste Bubónica por ter provocado um grande número de mortes, cerca de um terço da população.
2- A guerra que se prolongou por mais de um século foi a Guerra dos Cem Anos e os seus principais intervenientes foram Inglaterra e França.
3- A personagem feminina que se destacou nesta guerra foi Joana D'Arc.
4- O objetivo da Lei das Sesmarias de D. Fernando era que os campos não ficassem abandonados, que fossem cultivados para aumentar a produção agrícola aplicando as seguintes regras: os proprietários rurais eram obrigados a cultivar as suas terras sob risco de as perderem caso não o fisessem; os lavradores, filhos e netos, que tinham abandonado a agricultura, deviam voltar aos trabalhos agrícolas; a mendicidade era proibida, e quem fosse apanhado a mendigar era obrigado a trabalhar nos campos agrícolas de forma a proporcionar mão-de-obra para a agricultura.
5-os motivos que levaram á crise de 1383-85 foram os seguintes:
-fomes: no século XIII a população Europeia aumentou e tornou-se impossível alimentá-la pois no início do século XIV houve esgotamento dos solos, a temperatura média baixou e as chuvas e o frio apodreciam as sementes fazendo com que as colheitas se perdessem.
-guerras: o século XIV foi também um século de conflitos entre Inglaterra e França(Guerra Dos Cem Anos. Esta guerra teve repercuções noutros países e provocou numerosas vítimas e destruições.
-epidemias: A Peste Negra/Bubónica trazida do Oriente por marinheiros genoveses, foi a mais grave epidemia de que há memória. Num ápice atingiu a Sicília e a Toscana, propagando-se por toda a Europa, até á França, Península Ibérica, Inglaterra, Alemanha, Escandinávia. Julga-se ter morrido cerca de um terço da população.
Sofia Matos nº26 8º8ª

Mariana O. disse...

1.Ficou conhecida como peste negra.
2.Foi a guerra dos 100 anos entre França e Inglaterra.
3.Foi Joana D'arc.
4.O objectivo desta lei era pôr as pessoas a trabalhar nos seus campos para que o país não ficasse com escassez de recursos (alimentos).
5.Penso que as querras com castela e a falta de mão de obra no campo levou á crise de 1383-85.


Mariana nº 18
8º7ª

Marta Borges disse...

1- A praga que matou mais de metade da população europeia ficou conhecida como "peste negra".
2- A guerra que se prolongou por mais de um século foi a guerra dos cem anos entre a Inglaterra e a França.
3- A personagem feminina que se destacou nesta guerra foi Joana D'arc.
4- O objetivo desta lei era que como havia crise e falta de alimentos, o povo não andasse a lamentar a sua pobreza e aproveitasse os trabalhos que haviam nessa altura, como por exemplo a agricultura.
5- guerras com Castela e falta de mão de obra.

Filipe Loureiro disse...

Olá professor sou o Filipe Loureiro Nº9 do 8º 7ª

Respostas:

1- A praga que matou quase metade da população Europeia ficou conheçida como Peste Negra.

2- O nome da guerra foi a Guerra dos Cem anos e os seus principais intervinientes foram a Inglaterra e a França.

3- A personagem feminina que mais se destacou nesta guerra foi Joana D'arc.

4- O objetico desta Lei de D.Fernando foi combater a crise.

5- Os motivos foram a guerra, a população aumentou os solos esgotaram, as alterações climaticas, a fome e as doenças.

Susana Raquel Gonçalves nº26 do 8º 7ª disse...

1- A praga ficou conhecida como Peste Negra.
2- Ficou conhecida como a Guerra dos Cem Anos e foi travada entre a Inglaterra e a França.´
3- A figura que se tornou famosa foi a Joanna D'Arc.
4- O principal objetivo era repovoar as zonas agrícolas e assim forçar o cultivo de bens alimentares ajudando no combate à crise.
5- A guerra com Castela que levou à pobreza do país, a crise dinástica aberta pela morte de D. Fernando que provocou revoltas entre o povo pela possibilidade que passou a existir de nos tornarmos novamente posse do reino de Castela.

tomaskaffra 8/7 28 disse...

1-A praga que matou mais de metade da população Europeia foi a peste negra.

2-Foi a guerra dos 100 anos que se arrastou por mais de um século tendo como seus intervenientes : França e Inglaterra.

3-A personagem foi Joana D´Arc.

4-O objetivo seria que todos, pobres, ricos,mendigos e vadios se tornassem trabalhadores produtivos.

5-Os motivos que levaram á crise foram:a falta de sucessão do rei D.Frenando criando assim uma crise politica,guerra com Castela e revolta nos campos e nas cidades.

Jacira disse...

1-A praga que matou mais de metade da população Europeia ficou conhecida como a Peste Negra.
2-A guerra que se prolongou por mais de um século designa-se por Guerra dos Cem Anos, e os seus principais intervenientes foram França e Inglaterra.
3-A personagem feminina que se destacou nesta guerra denomina-se por Joana D´Arc.
4-A Lei das Sesmarias de D. Fernando consistia em parar com a fome, obrigando assim a todos os que possuiam terras a semea-las e a cultivá-las, e obrigava a todos os homens e mulheres vagabundos a servir em algum ofício.
5-Os motivos que levaram à crise de 1383-85 foram, primeiro que tudo foi a alteração climática que fez com que as terras deixassem de ser semeadas, logo não havia comida, passou a haver fome, as pessoas como tinham fome,ficaram com o sistema imunitário mais fraco o que fez com que apanhassem as doenças com mais facilidade como por exemplo a Peste Negra, se as pessoas estavam doentes não podiam cultivar as suas terras logo não havia comida, sem comida não havia dinheiro por isso houve a crise de 1383-85.

Andreia disse...

1- A peste que matou mais de metade da população Europeia cham-se Peste Negra.
2-A guerra que se prolongou por mais de um século denomina-se por Guerra dos Cem anos, e os seus principais intervenientes foram França e Inglaterra.
3-A personagem feminina que se destacou nesta guerra designa-se por Joana D´Arc.
4-O objectivo da Lei das Sesmarias de D.Fernando iria fazer com que deixasse de haver fome, por exemplo todos os camponeses que possuissem terras tinham de as lavrar e cultivar, porque assim haveria comida que se poderia vender, logo iria haver dinheiro, e todos os vagabundos mulheres ou homens eram obrigados a servir em algum oficio.
5-Os motivos que levaram à crise de 1383-85 foram a falta de comida(o tempo mudou e não permitiu que se pudesse lavrar ou semear as terras,logo não havia comida;as doenças(afectou mais de metade da população Europeia logo houve uma grande taxa de mortalidade) e por fim as guerras(Inglaterra e França estavam em guerra logo gastava-se a maior parte do dinheiro aí) todos estes factores levaram á crise de 1383-85.

Francisco Fachadas disse...

1. Refere como ficou conhecida a praga que matou mais de metade da população Europeia.

Foi a peste negra.

2. Refere qual foi a guerra que se prolongou por mais de um século e quais os seus principais intervenientes.

A guerra foi a Guerra dos Cem Anos , os principais intervenientes foram Inglaterra e a França

3. Identifica a personagem feminina que se destacou nesta guerra (Investiga).

Joana D´arc , reconhecida pela santa padroeira de França. Que nasceu a 6 de janeiro de 1412 e morreu a 30 de maio de 1431 , apenas com 19 anos de idade.

4. Refere qual era o objectivo desta lei de D. Fernando.

Melhorar as condições agricolas e assim obtendo uma melhor qualidade de alimentos e melhor qualidade de vida.


5. Explica os motivos que levaram à crise de 1383-85.

As guerras com castela , a crise politica , a crise dinástica.

Paula Gouveia do 8º 7ª disse...

1- A praga que matou mais de metade da população Europeia foi a peste negra.

2- Foi guerra dos Cem anos entre Inglaterra e França e os seus intervenientes são a revolta do povo, e as mortes.

3- A personagem feminina que se destacou foi Joana Darque.

4- O objetivo era contrarias a falta de mão de obra.

5- os motivos que levaram a crise foi:
- falta de mão de obra
- secas constantes
- revoltas
- guerras com Castela

Ana Gouveia do 8º 7ª disse...

1- A praga que matou mais de metade da população Europeia foi a peste negra.

2- Foi guerra dos Cem anos entre Inglaterra e França e os seus intervenientes são a revolta do povo, e as mortes.

3- A personagem feminina que se destacou foi Joana Darque.

4- O objetivo era contrarias a falta de mão de obra.

5- os motivos que levaram a crise foi:
- falta de mão de obra
- secas constantes
- revoltas
- guerras com Castela

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue