Humanismo

. quinta-feira, 4 de dezembro de 2008


Documento 1
"És tu aquele Virgílio, aquela fonte
que espalha de eloquência tão largo rio?
Ó dos outros poetas honra e luz.
Valham-me o longo estudo e grande amor
que me fizeram demandar o teu volume.
Tu és o meu mestre e o meu autor:
somente de ti é que aprendi
o belo estilo que me tem honrado."

(Dante. A Divina Comédia - séc. XIV)


Documento 2
"Pedis-me que vos empreste o livro de Homero que estava à venda em Pádua [...] a fim de que o nosso amigo Leão o traduza do grego para o latim. [...] Aplaudo de todo o coração e com todas as minhas forças o vosso empreendimento, eu que lamento e me indigno de que a antiga tradução, que se julga ser obra de Cícero, e de que Horácio citou o início na «Arte Poética», se tenha perdido, como muitas outras obras, para a latinidade."

(Petrarca, Cartas, séc. XIV)


Documento 3
"Consagrai-vos a dois géneros de estudos. Em primeiro lugar, deveis adquirir um conheci­mento das letras, sério e aprofundado. […] Depois familiarizai-vos com a vida e as boas maneiras, aquilo a que se chama estudos humanos, pois que eles embelezam os homens. Neste domínio, os vossos conhecimentos devem ser extensos, variados' e ricos em toda a espécie de experiências, de tudo o que possa contribuir para a conduta da vossa vida, para a vossa glória e para a vossa reputação."

(Leonardo Bruni. Correspondências - séC. XV)


Agora Já sabes responder (Respostas do Rodrigo Pereira do 8º D)
1. Refere quais eram, para os intelectuais renascentistas, os principais mestres literários?
Para os intelectuais renascentistas, os principais mestres literários eram Homero (Hómēros), Cícero (Marcus Tullius Cicero), Horácio (Quintus Horatius Flaccus) e Vírgilio (Publius Vergilius Maro).

2. O Documento 3 define a educação do humanista. Assinala quais eram, segundo o autor, os «dois géneros de estudos» a que se devia dedicar o humanista?
Segundo Leonardo Bruni o humanista devia dedicar-se a conhecimentos que possam contribuir para a conduta da vida, para a glória e para a reputação.
Segundo este, os dois géneros de estudos eram:
- Conhecimento das letras;
- Estudos humanos (a vida e as boas maneiras).
3. Explica porque motivos a "mentalidade renascentista é antropocêntrica".
A "mentalidade renascentista é antropocêntrica" pois põe (ou tenta por) de parte o teocentrismo (concepção segundo Deus é o 'ícone' central do universo, que tudo foi criado por ele, por ele é dirigido e só ele diz o que deve ser feito ou não...) e implementa (ou tenta implementar) a ideia antropocêntrica, que é uma nova visão do Mundo onde o homem ocupa o centro das atenções.

26 comentários:

Anónimo disse...

1- Luis Vaz de Camões, Willianm skaspeare, Nicolau Maquiavel e Cervantes



O humanista devia-se dedicar ao estudo das letras e de boas maneiras ou sejam ao estudo humano

3- A mentalidade renascista e antroponcetrica porque o Homem esta no centro de todas as atençoes

Francisco
Estevam Nº11 8ºC

Anónimo disse...

1-Eram o Homero, o Cícero e o Horácio.
2-Os dois generos de estudo a que se devia dedicar os humanistas era adquirir o conhecimento das letras,sério e aprofundo e familizar-se com a vida e as boas maneiras.
3- A mentalidade renascentista é antropocêntrica porque o homem pensa que estano centro das atenções

Dércio Santos nº8 8c

Anónimo disse...

Pergunta:1
Os principais mestres literários eram: Virgílio, Homero, Leão, Cícero e Horácio.

Anónimo disse...

Pergunta 2:
Um dos géneros era as letras, tinham de ter mais conhecimento (poesia).
E o outro era a cultura, boas maneiras e embelezamento.

Anónimo disse...

Pergunta 3:
A mentalidade renascentista é antropocentrica porque o homem é o centro das atenções e não deus.

Anónimo disse...

1-Os principais intelectuais renascentistas eram o Homero e o Horácio.2-Os dois generos de estudo eram adquir um conhecimento das letras, e para familirizarem-se com a vida de boas maneiras.3-Eu acho que os motivos foram que o Homem precebeu que ele sozinho podia evoluir as suas capacidades entao a partir dai ele foi-se tornando antropocêntrico

Trabalho feito pelo:
Tiago Fonseca Nº26 8ºAno Truma:C

Anónimo disse...

1. Para os intelectuais renascentistas, os principais mestres literários eram Homero(Hómēros), Cícero(Marcus Tullius Cicero), Horácio (Quintus Horatius Flaccus) e Vírgilio (Publius Vergilius Maro).

2. Segundo Leonardo Bruni,o humanista devia dedicar-se a conhecimentos que possam contribuir para a conduta da vida, para a glória e para a reputação. Segundo este, os dois géneros de estudos eram:
- Conhecimento das letras;
- Estudos humanos ( a vida e as boas maneiras).

3. A "mentalidade renascentista é antropocêntrica" pois põe (ou tenta por)* de parte o teocêntrismo (concepção segundo Deus é o 'ícone' central do universo, que tudo foi criado por ele, por ele é dirigido e só ele diz o que deve ser feito ou não...)e implementa (ou tenta implementar)* a ideia antropocentrica, que é uma nova visão do Mundo onde o homem ocupa o centro das atenções.

* a utilização de:
"(...)põe, ou tenta por(...)" e
"(...)implementa (ou tenta implementar) (...)"
deve-se ao facto de, apesar de o Renascimento e as suas ideias terem grande impacto, a Igreja mostrou grande resistência e de certa forma repudiou o antropocentrismo.

----------------------------
Respostas de: Rodrigo Pereira, nº23-8ºD.

Anónimo disse...

1- Para os inteléctuais renascentistas, os principais mestres literários eram os poetas importantes que escreveram bons documentos.
2-Segundo o autor, os «dois géneros de estudos» a que se devia dedicar o humanista era ser muito sábio por ler livros e ter boas maneiras.
3-Os motivos da "mentalidade renascentista ser antropocêntrica" é porque foi uma pessoa que fez parte do renascimento e como tal achava que estava no centro do universo.

Daniela nº7
Nichal nº19
8ºC

Anónimo disse...

1.para os intelectuais renascentistas, os principais mestres literários eram Homero, Horácio, Cicero e Virgilio.
2. segundo leonardo Bruni os dois generos de estudo a que se deviam dedicar os humanistas era aos estudos humanos e ás letras.
3. porque se baseava numa nova visão do mundo na qual o Homem ocupava o centro das atençõesa e nao Deus.

Anónimo disse...

1-Virgilio,Homero,Horacio,
2-entao e preciso adquirir um conhecimento das letras,serio e aprofundado.depois e preciso familiar com a vida e as boas maneiras.e os conhecimentos devem ser extenssos.
3-poque o homem esta no centro das atençoes.

Anónimo disse...

1-Os intelectuais renascentistas eram Homero,Dante,Petrarca e Leonardo Bruni.
2-Os metodos de estudo eram adquirir um conhecimento das letras,sério e aprofundado e depois familiarizai-vos com a vida e as boas maneiras, aquilo a que se chama estudos humanos.
3-Os motivos foram porque antes Deus era o centro das atenções e depis passou a ser o homem.
Ines Pires nº14 Nuno Miguel nº21 8ºD

Anónimo disse...

1)Os principais mestres literários eram: Virgílio, Homero, Cícero e Horácio.

2)Segundo o autor o humanista devia dedicar-se:
-Ao conhecimento concreto e aprofundado no domínio das letras.
-Á audácia na aplicação de boas maneiras e familiarização com a vida.

3)A mentalidade renascentista designa-se como antropocêntrica uma vez que procura colocar o Homem no centro do mundo, como tal, todas as acções estão centradas no Homem, afim de valorizar o mesmo.
O renascimento constituiu desta forma um movimento de valorização e ascensão do próprio Homem.

Anónimo disse...

1-Os principais mestres literários eram Nicolau Maquiavel Wiliam Shakespeare e Luís Vaz de Camões.

2-Em primeiro lugar, deviam adquirir um conheci¬mento das letras, sério e aprofundado e depois familiarizar com a vida e as boas maneiras, aquilo a que se chama estudos humanos.

3-Porque como antropocentrismo significa melhores qualidades do homem “homem+certo” eles queria que volta-se a renascer o antropocentrismo, logo dai o nome “…renascentista é antropocêntrica”.

Feito por: Márcio Candeias Simões, nº20,8ºD

Anónimo disse...

1) Os principais metres literários referidos nos documentos eram Virgílio, Homero e Cícero.

2) Segundo o autor, os «dois géneros de estudos» a que se devia dedicar o humanista eram o profundo conhecimento das letras e os estudos humanos.

3) A mentalidade renascentista é antropocêntrica pois o centro das preocupações humanas é agora ocupado pelo Homem e não por Deus (geocêntrismo).

Daniel Leal nº6 8ºC
Ricardo Rolim nº23 8ºC

Anónimo disse...

1)Para os intelectuais renascentistas os principais mestres literários eram: Homero,com o contributo da sua obra Odisseia e Virgílio com o contributo da Eneida.

2)Segundo o documento 3 o humanista deve dedicar-se aos seguintes géneros de estudo: o estudo aprofundado e sério das letras e conhecimento extenso e rico no campo dos estudos humanos (familiarização com a vida e as boas maneiras).

3)A mentalidade renascentista é antropocêntrica, pois é uma mentalidade em que o homem se encontra no centro das atenções(Antropocentrismo)e é o tema de todas as áreas (pintura, escultura, e outras artes)

Ibrahim Salim
8.ºD
N.º 13

Anónimo disse...

1.Para os intelectuais renascentistas os principais mestres literários eram os gregos e romanos, como Virgílio, Homero, Cícero e Horácio.

2.O humanista devia dedicar-se às letras (línguas clássicas) e aos estudos humanos ou Humanidades (estudo do Homem enquanto individuo e ser social).

3.É antropocêntrica porque põe o Homem no centro das atenções e do mundo.

Anónimo disse...

1.
Para os intelectuais renascentistas os principais mestres literários eram: Virgílio, Homero, Cícero e Horácio.

2.
Os dois géneros de estudos são: o conhecimento das letras aprofundado e sério e o segundo é cultivar a vida e as boas maneiras. Os conhecimentos têm de ser variados, extensos e ricos para contribuir para a glória e para a boa reputação.

3.
A mentalidade renascentista é antropocêntrica porque como mostra a imagem de Leonardo da Vinci os homens é que sabem tudo eles é que estão no centro do mundo!

Jessica Campos N-15 8-D, Joana Sousa N-16 8-D

Anónimo disse...

1-virgilio,homero,horácio.
2-adquirirdois das letras serio e aprofundado,e familizarar com as boas maneiras.
3-porque o homem e o centro das atençoes.

Anónimo disse...

1-) Para os intelectuais renascentistas,os principais mestres literários eram:
-Homero;
-Horácio;
-Cícero;
-Virgílio.

2-)Segundo o autor que escreveu o documento os «dois géneros de estudos» a que se dedicava o humanista era em primeiro lugar, devemos adquirir um conhecimento das letras, sério e aprofundado(leitura) e depois familiarizar-mos com a vida e as boas maneiras(educação), aquilo que se chama estudos humanos, pois que eles embelezam os homens.

3-)pois, o antropocentrismo cultivava a ideia de que o homem é o centro das atenções e o Ícone central do universo, ao contrário da ideia teocêntrica (apoiada pela igreja) que dizia que só Deu, e unicamente ele, pode ser considerado a pessoa mais importante e, por conseguinte, o centro das atenções.

Thiago Pimenta 8ºD nº27

lucas disse...

1)Os principais mestres literários referidos são:
-HOMERO;
-Cícero;
-Horácio;


2)Os "dois géneros de estudo" a que os Humanistas se deviam dedicar são:
-"Adequerir um conhecimento de letras sério e aprofundado;"
-"Familiarizai-vos com a vida e as boas maneiras,aquilo a que se chama estudos humanos,pois são eles que embelezam os homens.".


3)A "Mentalidade renascista é antropocêntrismo",pois antigamente quem estava no centro do Mundo era "Deus" e com o renascimento o homem passou a estar no centro do Mundo,daí a mentalidade renascista ser antropocêntrica.

Trabalho realizado por:
-Lucas Silva nº19 8ºD;
-Júlio Ruivo nº18 8ºD.

Anónimo disse...

Joana Santos Nº17 8D

1-Os principais mestres literários para os intelectuais renascentistas eram: Luis Vaz de Camões; William Shakespeare; Nicolau Maquiavel e Cervantes.

2-Os «dois géneros de estudos» a que se devia dedicar o humanista eram: 1ºdeviam adequirir um conhecimento das letras, sério e aprofundado. 2ºfamilarizarem-se com a vida e as boas maneiras,aquilo a que se chama estudos humanos, pois que eles embelezam os homens.

3-A mentalidade renascentista é nova visão do mundo,onde o homem ocupa o centro das atenções.

Anónimo disse...

1-Para os intelectuais renascentistas, o Virgílio, Homero, Cícero, Horácio, Luis Vaz de Camões, William Shakspeare, Nicolau Maquiavel e Cervantes eram os principais mestres literários.


2-Segundo o narrador, os «dois géneros de estudos» a que se devia dedicar um humanista eram, em primeiro lugar, o conhecimento sério e aprofundado das letras (especialmente grego e latim) e estudos humanos (as boas maneiras) que embelezam os homens.


3-Antes, na idade media, (séc.VI-XV), Deus estava no centro das atenções (Teocentrismo) mas, com o renascimento, começaram a avaliar as capecidades do homem (humanismo),e vendo que o homem tinha muitas capacidades, formou-se então, uma nova visão do Mundo, onde o homem ocupava o centro das atenções. Por isso, a mentalidade renascentista é antropocêntrica.

Anónimo disse...

1- Os principais mestres literarios eram:
-Luís Vaz de Camões - de Portugal
-William Shakespeare -de Inglaterra
-Nicolau Maquiavel - de Itália
-Cervantes - de Espanha

2- Segundo o autor «os dois géneros de estudo» a que se deviam dedicar eram : adequirir um conhecimento das letras, sério e aprofundado e familizar-se com a vida e as boas maneiras.

3- A "mentalidade renascentista é antropocêntrica" porque é uma concepção que considera que a humanidade deve premanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, o universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o homem.

Anónimo disse...

1-)Para os intelectuais renascentistas, os principais mestres literários eram:
-Homero;
-Horácio;
-Cícero;
-Virgilio

2-) Segundo o autor, os «dois géneros de estudos» a que se devia dedicar o humanista era em primeiro lugar adquirir um conhecimento das letras, sério e aprofundado (leitura), depois familiarizar-se com a vida e as boas maneiras, aquilo que se chama estudos humanos, pois eles que embelezam os homens (regras de boa educação).

3-) Pois, o antropocentrismo cultivava a ideia de que o homem é o centro das atenções e o "Ícone" central do universo, ao contrario da ideia Teocêntrica (apoiada pela igreja) que dizia que só Deus, e unicamente ele, pode ser considerado a pessoa mais importante e, por conseguinte, o centro das atenções.

Thiago Pimenta 8ºD Nº27

Anónimo disse...

1-Os principais mestres literários eram em Portugal Luís Vaz de Camões, em Inglaterra William Shakespeare, em Itália Nicolau Maquiavel e em Espanha Cervantes.

2-Os estudos a que se devia dedicar o humanista era adquirir um conhecimento das letras, e familiarizar com a vida e as boas maneiras ou seja estudos humanos.

3-Os motivos eram porque o homem queria estar no centro das atenções.

Cássia Nº5
Rita Nº24
8ºC

Anónimo disse...

1- Refere quais eram, para os intelectuais renascentistas, os principais mestres literários?
-Para os intelectuais renascentistas, os principais mestres literários eram Vírgilio, Homero, Cícero e Horácio.

2- O Documento 3 define a educação do humanista. Assinala quais eram, segundo o autor, os «dois géneros de estudos» a que se devia dedicar o humanista?
-segundo o autor do texto (Leonardo Bruni), os «dois géneros de estudos» a que se devia dedicar o humanista eram a literatura (o conhecimento de varias linguas na perfeição) e o estudo dos humanos (conhecer melhor o homem e a vida)

3- Explica porque motivos a "mentalidade renascentista é antropocêntrica".
-A mentalidade renascentista é antropocêntrica, porque os renascentistas trocaram o teocentrismo (onde deus estava no centro das atenções) pelo antropocentrismo (onde o homem está no centro das atenções)

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue