A Violência dos conquistadores

. quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Doc. 1

"A expedição de Cortés à terra de Montezuma iniciou-se em Agosto de 1519. Era formada por 200 soldados e mais de 1300 índios aliados. Era uma hoste suicida, mentalizada para a glória da vitória e preparada para a morte." (1)

"As ilhas de S. João do Porto Rico e da Jamaica são muito vastas e férteis, mas a raiva dos espanhóis nada deixou aí. Foi a sua avidez a única causa destes horríveis morticínios. Eles não conhecem outro deus senão o ouro; nunca sentiram outra necessidade senão encherem-se de riquezas (...) sem se preocuparem em os converter à nossa santa religião."
“ (...) os espanhóis entravam nas vilas, burgos e aldeias não poupando nem crianças e velhos, nem mulheres grávidas e parturientes e lhes abriam o ventre e faziam em pedaços (...). Sempre matando, incendiando, queimando, torrando índios e lançando-os aos cães (...) e assassinaram tantas nações que muitos idiomas chegaram a desaparecer por não haver ficado quem os falasse (...) e no entanto ali teriam podido viver como num paraíso terrestre, se disso não tivessem sido indignos...”. (2)





(1) Manuel Lucena, Descobrimentos da América e Novos Mundos
(2) Bartolomeu de Las Casas, Breve Relação da Destruição das Índias Ocidentais (1542)





Doc. 2
(...) Nunca soldados enriqueceram tanto em tão pouco tempo e sem riscos. (...) Nós, os espanhóis, em sessenta anos de conquista convertemos os índios, afastámo-los da idoloatria, dos sacrifícios humanos, do canibalismo e de tantos outros grandes e terríveis pecados. (...) Tudo isto vale mais que as pérolas e o ouro que lhe tomamos tanto mais que eles não se serviam destes metais como moeda.
Lopez de Gomara, História das Las Índias

Agora já sabes responder.
1. Explica, com base no Doc. 1, a afirmação "A conquista espanhola da América foi brutal".
2. Comenta a opinião de Lopez de Gomara sobre a colonização espanhola na América.

16 comentários:

Anónimo disse...

1) A conquista espanhola da América foi brutal pois, como é dito no documento 1, os espanhóis para alcançar o seu objectivo (exploração das riquezas da zona), matavam friamente as populações indígenas, quer fossem elas formadas por crianças, mulheres...
O mais importante para eles era a conquista do ouro, portanto chacinar pessoas era (ou seria) apenas uma forma de lá chegar.

2) Para Lopez de Gomara, o mais importante da conquista espanhola na América não eram as riquezas ganhas, mas sim, a conversão dos indígenas ao Cristianismo e, por conseguinte, a salvação dos mesmos face aos pecados cometidos (canibalismo, etc.).
Acho que é uma opinião nobre da parte de Lopes de Gomara, pois não dá tanta importância às riquezas, mas sim à difusão da religião, que por sinal, defende que todos são iguais perante o seu Deus. O facto de todos virem a possuir a mesma religião também faria ponte entre um povo e outro, pois ter um ponto comum facilitaria as relacções diplomáticas entre eles.


Rodrigo Pereira
8ºD-Nº23

Anónimo disse...

1.Foi bruta porque, os espanhóis não queriam espalhar a fé cristã, pois só queriam saber do ouro e riquezas que havia na América e também porque não pouparam nenhuma habitante que la havia e destruiram tudo há sua volta.

2.A opinião de Lopes de Gomara era que converter os indios que viviam na América em cristãos era mais importante e valia mais que todo o ouro que enkontrassem.

Daniela
Nichal
8ºC

Anónimo disse...

1-A conquista dos Espanhois foi brutal porque matavam e queimavam todos os indios que lhes passasem a frente.
2-Os Espanhois queriam que os indios cameçassem a ser civilizados e que nao continuassem com os seus sacrificios humanos e actos de canibalismo.
Feito por: Hugo Sanchez 8ºC nº13

Anónimo disse...

1-Significa que os espanhóis entraram nas vilas, burgos e aldeias sem poupar crianças e idosos, nem mulheres grávidas e lhes abriram o ventre e faziam em pedaços. Sempre matando, incendiando, queimando, torrando os índios e lança-los aos cães.

2-A opinião de Lopez Gomara era que os soldados enriqueceram tanto e em tão pouco tempo e sem riscos, e, que os espanhóis em sessenta anos de conquista converteram os índios, afastaram-nos da idoloatria, dos sacrifícios humanos, do canabalismo e de tantos outros grandes e terríveis pecados, e que tudo isso valia mais que as pérolas e o ouro que lhes tomaram tanto mais que eles não se serviam desse metal para moeda.

Cássia Gonçalves nº 5
Rita Nunes nº 24
8ºC

Anónimo disse...

Jessica Campos-8-D

1.Era porque havia muita violência. As tropas eram suicidas mentalizavam para a gloria e preparada para mortes.

2.Então é que os espanhóis não sabiam como é que os soldados enriqueciam tanto em tão pouco tempo e sem riscos, e eles em 60 anos de conquista tinham feito tanta coisa com os índios que pensam que o que eles fizeram por eles é mais valioso que pérolas.

dercio disse...

1-a afirmaçao "a conquista espanhola da América foi brutal"porque tudo o que os espanhois viam á frente destruiam nao poupavam crianças nem adultos
2-os Espanhois nunca enriqueceram tao rapido e sem riscos, depois converteram os Indios, afastaram-os de tudo o que os Indios faziam de mal antes. Aquilo tudo foi tao dificel que valia mais do que qualquer pérola ou qualquer ouro.


Dércio nº8 8ºc

Anónimo disse...

1. A conquista da America pelos espanhois foi brutal porque eles dizimaram barbaramente toda a população que aí vivia (Maias, Icans e astecas)

2. A civilização espanhola foi de tal forma profunda, que até as populaçoes indisnas que aí viviam se converteram à religião Europeia.

Nome:João Ramos 8ºC nº17

ines disse...

1-Com base no doc.1 posso concluir que a conquista da América foi "brutal" devido aos maos tratos que eles deram aos indígenas e como se não bastasse assassinaram tantas nações que muitos indiomas chegaram a desaparecer.
Assim como os maus tratos os espanhois era tão ganaciosos ao ponto de só conhecerem um deus o "ouro".
2-A opinião de Lopez de Gomera sobre a colonização espanhola era sobre o uso que os indigenas tinham sobre os metais como a moeda que era nenhum,o metal que eles tomaram.

Anónimo disse...

1.A afirmação "A conquista espanhola da América foi brutal" é comprovada pelo documento 1, porque quando os espanhóis lá chegaram devastaram tudo por onde passaram sem se preocuparem com as crianças e velhos da vila, mulheres grávidas e parturientes.
E além disso também foram os responsáveis pelo desaparecimento de algumas nações e idiomas.
Eles, os espanhóis, apenas estavam preocupados com o ouro e as riquezas e nem se preocuparam em espalhar o cristianismo.


2.Lopez de Gomara manifesta uma opinião favorável à colonização espanhola porque refere que os espanhóis converteram os índios ao cristianismo, afastando-os de terríveis pecados (a idolatria, o canibalismo, os sacrifícios humanos, entre outros), e considera que o ouro e as pérolas que os espanhóis lhes tomaram não lhes interessavam porque não se serviam deles como moeda.
Na minha opinião este autor não refere os aspectos mais negativos da colonização espanhola, referidos no documento 1.

Anónimo disse...

1.A conquista espanhola foi brutal pois elas matavam,incendiavam, queimavam, e muitas outras coisas horriveis.só pensavam na riqueza e no dinheiro que iriam ter depois de o roubarem a pessoas inocentes.
2. Comenta a opinião de Lopez de Gomara sobre a colonização espanhola na América.
Lopez de Gomara
trabalho realizado por:
sabrina e daniela
8ºd

Anónimo disse...

joana santos nº17 8D

1- a afirmação "a conquista espanhola da américa foi brutal" significa que os espanhóis não olhavam a meios para atingir os seus fins, os espanhóis só queriam a riqueza e assim entraram nas vilas, burgos e aldeias matando todas as pessoas até as crianças.

2-os espanhóis converteram os índios, afastaram-os da idoloatria, dos sacrifícios humanos, do canibalismo e de tantos outros pecados e em troca levaram pérolas e ouro, mas que achavam que tudo o que tinham feito valia mais que pérolas e o ouro que levaram, tanto que os índios não se serviam destes metais como moeda.

Anónimo disse...

joana sousa nº16 8D

1-eles só queriam as riquezas e nao se priocupavam com nada nem nimguem.

Anónimo disse...

1-Esta afirmação talvez se deva ao facto dos espanhóis , quando invadiram a América não viram mais nada à frente senão o poder da riqueza daquelas terras e da vingança, como testemunho disso talvez, as milhares de pessoas que morreram sem dó nem piedade.
2-Este comentário é própio dessa época/fase pois como Lopez Gomara saiu glorioso , teve que se "gabar" das suas posses naquele momento.Mas o que teve mais importancia para Lopez foi o facto de quase terem extinguido os Índios e tomado posso das suas riquezas e de se terem vingado pelos terriveis e grandes pecados dos índios.

Anónimo disse...

1- Esta afirmação diz-nos que a conquista espanhola da América foi muito cruel e injusta, pois os espanhóis foram muito indignos porque para além de não deixar nada nas terras vastas e férteis das ilhas de S. João do Porto Rico e Jamaica eles, pensando só em riquezas matavam os índios de uma forma muito bruta e cruel nem se quer pensando de os converter ao cristianismo. Os espanhóis assassinaram tantas nações que muitas línguas desapareceram por não haver ficado quem as falasse.


2- Eu acho que o Lopez de Gomara está a “defender” os espanhóis dizendo que estes converteram os índios e os afastaram do canibalismo, idolatria, dos sacrifícios humanos e outros grandes pecados e que isto tudo foi mais importante do que o enriquecimento dos soldados espanhóis.

Anónimo disse...

1. Explica, com base no Doc. 1, a afirmação "A conquista espanhola da América foi brutal".
Esta afirmação é feita porque os espanhóis só se ineteresavam por o ouro, se tivessem que matar idosos ou até mulheres grávidas eles matavam destruiam tudo,custa-se o que custa-se, eles queriam ouro e só o ouro sem olhar para o que faziam para obtê-lo.

2. Comenta a opinião de Lopez de Gomara sobre a colonização espanhola na América.

Lopez de Gomara quer dizer que terem convertido as populações que lá existiam em cristãos valia mais que todo o ouro que tivera trazido.

Anónimo disse...

1. A conquista espanhola da América foi brutal porque os esphanhóis matavam os índigenas sem deixar mulheres e crianças e só havia uma coisa que lhes interessava "o ouro" e queriam a todo o custo sem se preocuparem em espalhar a fé.

2.Para Lopez de Gomara a coisa mais importante não eram as riquezas ganhas pelos Esphanhóis mas sim a convesão do povo índigena ao Cristianismo,
na consequência da conversão eles afastam-lhes dos pecados(idolataria,canibalismo,sacríficios humanos) e também o ouro não lhes interessavam porque não se serviam deles como moeda.
É uma opinião muito favorável à colonização espanhola pois não dá muito interesse às riquesas mas sim à divulgação da fé já que este contribui para a união de um povo.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue