Um novo século

. quinta-feira, 27 de novembro de 2008


"Este século de ouro fez renascer as artes liberais quase já desaparecidas, a gramática, a poesia, a oratória, a pintura, a escultura, a música e o antigo som da lira órfica(1). Em ti, caro Paulo, parece que ele levou a astronomia à perfeição. Em Florença, ele fez renascer a sabedoria platónica(2). Na Alemanha, descobriram-se os instrumentos para imprimir livros."

(1) Que diz respeito a Apolo, Deus da Música e das Artes
(2) De Platão, grande filósofo grego do século IV a. C.


Marsílio Ficino (humanista italiano do século XV), Carta ao Astrónomo Paulo de Middelbourg (adaptado)




Agora já sabes responder:
1. Define "Renascimento".
2. Refere a região onde se iniciou este movimento.
3. Explica três motivos pelos quais isso aconteceu nessa região.
4. Distingue Heliocentrismo de Geocentrismo.

22 comentários:

Anónimo disse...

1. O Renascimento é um movimento cultural e artístico que revaloriza e se baseia nas referências culturais da antiguidade clássica (regresso ao mundo greco-romano).

2. Este movimento iniciou-se na península itálica.

3. Para o Renascimento se iniciar na península Itálica necessitou de certas "Condições".
A primeira delas acentava sobre o facto de a Itália estar dividida em estados-rivais, poderosos, ricos (devido ao comércio) e por cada um deles querer para si os melhores artistas, de modo a se tornarem ainda mais ricos e abastados.
Em segundo lugar, um factor também determinante foi o de a Península Itálica possuir inúmeros vestígios das civilizações gregas e romanas, ao contrário de outros países da Europa.
E por fim, a existência de mecenas (aristocratas que sustentavam, defendiam e apoiavam os artistas).

4. A teoria geocêntrica (ou geocentrismo) é o modelo cosmológico mais antigo, foi proposto pelo matemático e astrónomo grego Claudius Ptolomeu. Esta teoria dizia que a Terra era um centro estático e que todos os outros planetas e o astro Sol giravam em torno dela.
Não obstante, a teoria heliocêntrica, sustentada por Nicolau Copérnico e mais tarde por Galileu Galilei, era verdadeiramente revolucionária e fortemente criticada pelo clero. Dizia que o Sol era o centro do sistema solar, e não a Terra.

DE: Rodrigo M. Pereira, nº23-8ºD

Anónimo disse...

1-O Renascimento foi um movimento cultural surgido em Itália no século XV e que, recusando as concepções teocêntricas medievais passa a colocar o Homem no centro de todos os interesses e o seu bem-estar passa a constituir a principal preocupação.
2-Em Florença.
3-Vestígios Romanos, língua e as obras clássicas.
4-Heliocentrismo- Copérnico dizia que o Sol era o centro do Universo e a terra e os outros astros giravam á volta dele.
Geocentrismo- Ptolemeu dizia que a terra era o centro do Universo e o Sol girava a volta dele.

Anónimo disse...

1. Renascimento é um novo movimento cultural e artístico que teve base na recuperação das culturas grega e romana.

2. A principal cidade para o renascimento foi Florença, mas também contribuiram para o renascimento as cidades de Roma, Siena, Milão e Veneza

3. As condições para o surgimento foram que Florença situava-se na Itália que tinha um conjunto de diferentes estados rivais que lutavam pelos melhores artistase monumentos, existiam muitos vestigios de monumentos greco-romanos e existiam Mecenas.

4. Heliocentrismo é uma teoria que defendia que o Sol estava no centro do Universo e que todos os corpos qiravam em seu redor, Geocentrismo era uma teoria que defendia que a Terra estava no centro do Universo e que O sol e todos os corpos celeste giravam em seu redor.

Daniela nº7
Nichal nº 19
8ºC

Anónimo disse...

1)Renascimento- movimento cultural e artístico, que se baseava no regresso ao mundo greco-romano.
2)Este movimento iniciou-se na Península Itálica.
3)1ºPorque na Itália haviam muitos vestígtios greco-romanos(monumentos,..);
2ºEstva dividida em estados-rivais;
3ºDedicavam-se ao comércio,portanto eram estados ricos;
4)Heliocentrismo, é a teoria que acredita que o Sol é o centro do Sistema Solar e que os planetas giram á sua volta, esta teoria foi sugerida e afirmada por Copérnico.
Geocentrismo, é a teoria que afirma que a Terra está no centro do sistema Solar e que os outros planetas giram em seu torno, afirmada por Ptolomeu.

Anónimo disse...

1.O renascimento é o movimento cultural e artistico , que se baseia no regresso ao mundo grego-romano e significa "voltar a nascer".

2.O renascimento surge na peninsula itálica.

3.Dedicavam-se ao comercio, por isso eram estados ricos.
A peninsula italica estava divida em estados rivais o que fazia com que todos quisessem ter mais riqueza, poder e melhores artistas

4.No Heliocentrismo o sol está no centro do sistema solar e que os planetas rodam em torno do sol e no Geocentrismo a terra está no centro e o sol e os outros planetas giram em torno dele.

Inês nº14 8ºD Sabrina nº25 8ºD

Anónimo disse...

joana santos nº17 8D

1-renascimento- movimento culturale artistico, que se baseava no regresso ao mundo grego-romano(voltar a nascer).

2-este movimento iniciou-se na península Itálica.

3-todos queriam ter mais poder,riqueza e melhores artistas.

4-heliocentrismo-o sol estava no centro do sistema solar e que os planetas rodavamem seu torno.(copérnico)
geocentrismo-a terra estava no centro e o sol e os outros planetas giravam em seu torno.(ptolomeu).

Anónimo disse...

1-A definição de "Renascimento" é, voltar a nascer!
2-A região onde se iniciou este movimento foi, na peninsula Itálica.
3- 1Na Itália,existiam muitos vestigios da arte grego-romana.(Serve de modelo aos novos artistas),2todos os estados queriam ter mais riqueza ,poder e os melhores artistas,3estes estados dedicavam-se ao comércio,eram estados ricos!
4-Heliocentrismo:o sol está no centro do sistema solar,e os planetas rodam em torno dele...enquanto que no Geocentrismo,é a terra que está no centro,e os outros(o sol e os planetas)giram em torno dele.

Anónimo disse...

1- O Renascimento é voltar a nascer, é um movimento cultural e artístico que vai recuperar a cultura dos gregos e romanos, que servem de modelo á nova cultura.

2- A região onde se iniciou esse movimento foi na Itália.

3- É um conjunto de diferentes estados rivais que rivalizam pelos melhores artistas e movimentos. Existiam muitos vestígios de monumentos gregos e romanos. Existiam mecenas.

4- Geocentrimo é a Terra ser o centro do universo e o Heliocentrimo é o Sol ser o centro do universo.

Cássia nº5
Rita nº24
8ºC

Anónimo disse...

1.O Renascimento foi um movimento cultural e artístico, que se baseava no regresso ao mundo greco-latino, na valorização do Homem e do espírito crítico e científico.
“Renascimento” significa voltar a nascer.


2.Este movimento chamado Renascimento iniciou-se na Península Itálica.


3.O Renascimento aconteceu na Península Itálica devido aos seguintes motivos:

a)Estava dividida em estados-rivais poderosos e ricos (devido à actividade comercial, artesanal e financeira), que queriam ter mais riquezas, mais poder e os melhores artistas;

b)Na Itália existiam muitos vestígios de arte greco-romana que serviu de modelo aos novos artistas;

c)Existiam muitos Mecenas que apoiavam, protegiam e financiavam os artistas.

4.Segundo a teoria geocêntrica (que era defendida por Ptolomeu), a Terra era o centro do Universo e todos os astros, incluindo o Sol, giravam em torno dela.
De acordo com a teoria heliocêntrica (que era defendida por Copérnico), o Sol é que estava no centro do Universo e os astros, incluindo a Terra, giravam à volta dele.

Anónimo disse...

1) Renascimento é um movimento artístico, filosófico e científico baseado na cultura da Antiguidade Clássica, ou seja, na cultura grega e romana(greco-romana) em que o homem encontra-se no centro do mundo das atenções(Antropocentrismo). Este movimento tem como características o Classicismo, Humanismo, Antropocentrismo, espírito crítico,tolerância,individualismo, Naturalismo e a curiosidade científica. O Homem e a Natureza são o principal tema de todas as áreas.

2) Este movimento iniciou-se em Itália, na cidade de Florença, no século XV.

3) Os três motivos que explicam o aparecimento do Renascimento, em Itália são:
- Riqueza cultural - na Itália existiam muitos vestígios da arte greco-romana, que servia de modelo aos artistas.
- Riqueza económica - Itália tinha como actividade principal o comércio(especialmente com os mouros), que os tornou uma região com um elevado poder económico que permitia o desenvolvimento da cultura.
- Mecenato - era uma ajuda dada pelos senhores "ricos" de Itália, por exemplo os burgueses ricos, que apoiavam, protegiam e financiavam os artistas e outros intelectuais na divulgação ou demonstração do seu talento. Sendo assim o Mecenato também contribuía para o desenvolvimento cultural.

4) Heliocentrismo - teoria dada por Copérnico e consiste em que o Sol era o centro do Sistema Solar e os Planetas rodavam em torno do Sol, em órbitas circulares.
Geocentrismo - teoria dada por Ptolomeu em que a Terra era o centro estático do Universo e a Lua, o Sol, os planetas e outras estrelas, rodavam em redor da Terra em órbitas concêntricas.

Ibrahim Salim Meman
8.º D
N.º13

Anónimo disse...

1-que a gramatica,a poesia,a oratoria, a pintura, a escultura,a musica e o antigo som de lira orfica voltaram a nascer
2-Em italia
3-Ele levou a astronomia á perfeiçao, fez renascer a sabedoria platónica e fez renascer as artes liberais
4-A teoria qeocentrica diz que a terra era o centro e o sol e os outros astros giravam à sua volta e a teoria heliocêntrica diz que o Sol é o centro e a terra e os outros astros giram à sua volta

Dércio Silva Santos
nº8 8ºc

Anónimo disse...

1)Renascimento é o nome dado ao período histórico entre os séculos XIII e XVII, no qual se deu um conjunto de profundas alterações artísticas, culturais e sociais. Deu-se a revalorização dos elementos culturais da antiguidade clássica - «renascimento» desses valores.

2)Este movimento iniciou-se na região italiana da Toscana.

3)O renascimento surgiu devido ao facto de: a Itália ser consituída por um conjunto de diferentes estados rivais que rivalizam pelos melhores artistas e monumentos; existir muitos vestígios de movimentos gregos e romanos; existirem Mecenas (aqueles que protegiam e apoiavam os artistas).

4)Heliocentrismo é a teoria que defende que o Sol se encontra no centro do Universo, e que todos os planetas giram à sua volta, enquanto que o Geocentrismo defende que é a Terra que se encontra fixa no centro do Universo, e que todos os planetas, assim como o Sol, giram em seu torno.

Ricardo Rolim nº23 8ºC

Anónimo disse...

1- Renascentismo é o movimento cultural e artistico, que vai recuperar a cultura dos gregos e romanos, que servem de modelo à nova cultura.

2-A região onde se iniciou este movimento foi Itália.

3-Aconteceu em Itália porque era um conjunto de diferentes estados rivais que rivalizam pelos melhores artístas e monumentos, tambem por existirem muitos vestigios de monumentos gregos e romanos e existirem mecenas que apoiavam e protegiam os artistas.

4-Heliocentrismo e a teoria que diz que o sol é uma estrela rodeada de planetas que giram á volta dela enquanto que o Geocentrismo é a teoria que diz que a Terra é o centro do Universo

Anónimo disse...

1-

Renascimento é o movimento artístico, que se baseava no regresso ao mundo greco-romano também é voltar a nascer.



2-
Em Florença



3-
As 3 rações são porque Florença era uma das cidades mais importantes, porque se situa em Itália e a Itália tinha muitos artistas e porque Florença era uma cidade muito rica.



4-
A teoria Heliocêntrica era a que defendia que o sol estava no centro do sistema solar e que os planetas rodam em torno dele, e a teoria Geocêntrica era a teoria que defendia que a Terra estava no centro e o sol e os astros, planetas, giravam em torno dela.

Feito por:Márcio Candeias Simões,nº20,8ºD

Anónimo disse...

1. É um movimento cultural e artistico , que vai recuperar a cultura grega e romana, que vai servir de modelo a uma nova cultura.
2. Este movimento deu-se em Italia mais precisamente em: Roma, Florença, Siena, Milão e Veneza
3- Existiam muios vestigios de monumentos gregos e romanos, existiam messenas e em Italia existiam muitos estados rivais, em que se rivalizam pelos melhores artistas e monumentos
4. Heliocentrismo é um teoria que diz que o Sol é uma estrela rodeada de planetas que giram a sua volta. Geocentrismo eum teoria que diz que a Terra é o centro do Universo e que o Sol e os planetas giram a sua volta

Francisco Estevam 8ºC nº11

Anónimo disse...

1-Renascimento é voltar a nascer, neste caso, o que voltou a nascer foi a arte grego-romana, quase já desaparecida como diz o texto. Toda a pintura, a gramática,a poesia, a oratória, a escultura e a música voltarm a "nascer" e a ser practicadas outra vez pelos artistas.

2-A região onde se iniciou o este movimento é a península Itálica.


3-Na Itália existem muitos vestígios de arte grego-romana (que serve de modelo para novos artistas). A Itália estava dividida em estados-Rivais que tinnham muitas riquesas e melhores artístas. A existencia de muitos Mecenas que apoiavam, financiavam, e protegiam os artístas também era um dos motivos pelos quais isso aconteceu nassa região.


4-Heliocentrismo é uma nova teoria do Capérnico que affirma que o Sol está no centro do Sistema Solar e a Terra, como outros planetas giram em torno dele.
Geocentrismo também é uma teoria que diz que a Terra está no centro do Sistema Solar e o Sol,juntamente com os outros planetas, roda a sua volta. Esta, é a teoria do Ptolomeu.

Anónimo disse...

1) O renascimento é o movimento cultural e artistico que vai recoperar a cultura dos gregos e romanos, que servem de modelo para a nova cultura.

2) Este movimento iniciou-se na Italia.

3)Aconteceu nesssa regiao porque:
- haviam diferentes estados rivais que rivalizavam pelos melhores artistas e monumentos;
-Existiam muitos vestigios de monumentos gregos e romanos;
-Existiam Mecenas.

4) Heliocentrismo é a teoria que diz que o sol é uma estrela rodeada de planetas que giram a volta dela, geocentrismo é a teoria que diz que o Sol é que girava a volta da Terra.

Anónimo disse...

1-O “Renascimento” ou “Renascença” são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII , quando várias transformações de áreas da vida humana assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna e chama-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antiguidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista.


2-A região onde se iniciou este movimento foi na região italiana da Toscana, tendo como principais centros as cidades de Florença e Siena, de onde se difundiu para o resto da Itália e depois para praticamente todos os países da Europa Ocidental.


3-O interesse pelo saber, o interesse pela cultura e….



4-Heliocentrismo é uma teoria cientifica que afirma que o sol é o centro do sistema solar e o Geocentrismo é uma teoria que supõe que a Terra é o centro do universo e que os corpos celestes rodam em seu redor.

Anónimo disse...

1- O Renascimento é a redescoberta e revalorização das referências culturais da antiguidade clássica, que levaram as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista. O renascimento tambem levou á renascensa das artes liberais, a escultura, a poesia, a pintura, a gramática, a astronomia, a música e a oratória.

2- Este movimento originou-se na Peninsula Italíca.

3- Os motivos pelos quais o renascimento se originou na Peninsula Italíca foram porque itália era um país composto por diferentes estados rivais, que rivalizavam entre si os melhores artistas e monumentos, existiam muitos vestígios de monumentos Gregos e Romanos e tambem os mecenas que protegiam e apoiavam os artistas.

4- Na Teoria Heliocêntrica o sol é o centro do sistema solar, devendo-se a sucessão de dias e noites, ao movimento da rotação da Terra sobre seu próprio eixo.
Na Teoria Geocêntrica os planetas, o Sol e a Lua giravam em torno da Terra na seguinte ordem: Lua, Mercúrio, Vénus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno.

João ramos nº17 8ºC

Anónimo disse...

1ª pergunta:
É um movimento cultural e artístico, que se baseava no mundo grego-romano. (A palavra em si significa voltar a nascer).

2ªPergunta:
A região onde se iniciou o renascimento foi na península itálica.

3ªPergunta:
- Existiam muitos mecenas (Pessoas que apoiavam, financiavam e protegiam os artistas).

- Existiam muitos vestígios da arte grego-romana, esta arte servia de modelo para os artistas.

-Estavam divididos em estados rivais.

4ªPergunta:
No Heliocentrismo as pessoas acreditavam que a terra, todos os outros planetas e astros, rodavam em torno do sol.
No Geocentrismo as pessoas acreditavam que o sol, os planetas e os astros, rodavam em torno da terra.

Anónimo disse...

1ªpergunta
Renascimento era o movimento cultural e artístico que se inspirava no mundo grego-romano.

2ªpergunta
O renascimento surgiu na península itálica.

3ª pergunta
Em Itália existiam muitos vestígios da arte grego romana. Além disso existiam muitos mecenas e ainda algumas cidades importantes como: Florença, Milão, Veneza, Roma e Siena.

4ª Pergunta
Heliocentrismo era quando se pensava que o sol estava no centro do universo e que os planetas giravam em torno dele. O geocentrismo era quando se pensava que a terra estava no centro do universo e o sol e outros planetas giravam em torno dele.

Daniela Ribeiro Rodrigues nº5 8ºD

Anónimo disse...

1. Renascimento significa movimento cultural e artístico que se baseia no regresso ao mundo grego-romano.

2. Iniciou-se na Península Itálica.

3. Estava dividida em estados-rivais;
Na Itália existiam muitos vestígios da arte grego-romana;
Existiam muitos mecenas.

4. A Teoria Heliocêntrica era que o Sol está no centro do sistema solar e que os plantas rodam em torno dele.
A Teoria geocêntrica era que a Terra estava no centro e os sol e os outros astros e platenas, giravam em torno dele.

Heliocêntrica - Copérnico
Geocêntrica - Ptolomeu

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue