1º - Pelo Direito das gentes, a navegação é livre a todos, seja para onde for.
2.º - Os Portugueses não têm nenhum direito de domínio, por motivo de descobrimento, sobre as Índias para onde os Holandeses navegam.
3.º - Os Portugueses não têm o direito de domínio sobre as Índias por doação pontifícia.
Grócio Hugo, De mare liberum, 1609
Documento 2.
Para o desenvolvimento da construção naval e encorajamento da navegação deste país (...) é decretado por este parlamento (...) que a partir do primeiro dia de Dezembro de mil seiscentos e cinquenta e um e daí para o futuro, nenhuns géneros ou mercadorias de qualquer cultura, produção ou manufacturas da Ásia, África ou América (...) tanto de plantações inglesas como doutras sejam importados ou trazidas para esta comunidade da Inglaterra ou da Irlanda (...) em nenhum outro navio ou navios, senão naqueles que verdadeiramente pertencem ao povo desta comunidade ou de suas plantações.
Lei inglesa de 1651
Agora já sabes responder.
1. Identifica o conceito associado ao texto nº 1 (resposta da Maria Inês Magalhães, nº 17 do 8º 8ª).
O conceito associado ao texto nº 1, é o mare liberum (expressão latina que significava liberdade de navegação nos mares) defendido pela Holanda, Inglaterra e pela França, e que segundo Hugo Grócio, o comércio marítimo pertencia a todos os países.
2. Caracteriza-o (resposta da Carolina Silva, nº 6, do 8º 8ª).
O conceito do Mare Liberum dava o direito exclusivo à navegação nos mares defendido pelos países Ibéricos desde o tratado de Tordesilhas, quando a Holanda entrou em guerra com a Castela estava proibida de frequentar os portos da Península Ibérica com essa ideia defendia a teoria do Mare Liberum criando duas novas companhias comerciais poderosas onde atacavam os barcos ibéricos.
3. Identifica o documento nº 2 (resposta da Sofia Matos, nº 26 do 8º 8ª).
É um excerto do Ato de Navegação (Lei Inglesa de 1651).
4. Explica no que consistia (resposta da Joana Nogueira, nº 12 do 8º8ª).
Este acto consistia em desenvolver a marinha inglesa, com efeito de, a partir de então, as mercadorias que fossem importadas por Inglaterra só podiam ser transportadas por navios ingleses ou por navios dos países de onde essas mercadorias fossem originárias. Esta medida favorecer a Inglaterra e prejudicou a Holanda até aí a principal intermediária do comércio europeu.
44 comentários:
1. O conceito que está associado ao texto nº1 tem a ver com o impedimento da entrada dos Holandeses na Península Ibérica.
2.Houve um conflito entre Holanda e Espanha precisamente por ter sido impedido aos Holandeses a entrada aos portos da Península Ibérica.
3. A guerra dos 7 anos.
4. Consistia no crescimento do domínio na América e no Oriente.
Catarina Santos nº1/8º7ª
1-O conceito associado ao texto nº 1 é sobre o Mare liberum que era defendido pela Holanda, França e Inglaterra.
2- O conceito do Mare Liberum dava o direito exclusivo à navegação nos mares defendido pelos países Ibéricos desde o tratado de Tordesilhas, quando a Holanda entrou em guerra com a Espanha estava impedida de frequentar os portos da Península Ibérica com esse objectivo defendia a teoria do mare liberum criando duas novas e poderosas companhias comerciais onde atacavam os barcos portugueses e espanhóis.
3- O documento 2 é sobre os Actos de Navegação do Império Inglês em 1651.
4-O documento 2. Consistia na Lei Inglesa de 1651 do Império Inglês que retratava que a partir do 1º dia de Dezembro de 1651 e daí para o futuro é decretado pelo parlamento que nenhum género de mercadorias importadas pela Inglaterra ou qualquer outra cultura, e a produção ou manufactura da Ásia, África ou América e outras plantações possam ser transportados e importados por navios ingleses ou por navios dos países donde eram originárias.
Ana Mafalda Dias Gouveia
nº2 t:8º7ª
1) O conceito associado ao texto 1 é o do Mare Libereum.
2) Esta teoria dizia que podia-se navegar onde quisesse-mos quer dizer que o mar era livre.
3) O nome deste doc.2 é Acto de Navegação.
4) Que consistia nas mercadorias importadas pela Inglaterra só podiam ser transportadas por navios ingleses ou por navios dos países donde eram originarias.
1) O senhor Hugo Grócio desenvolveu a teoria do Mare liberum onde todos os países eram livres de navegar nos oceanos.
2) Graças a teoria do Mare Clausum só os portugueses e os espanhóis podiam navegar por mar até ao século XVI mas, a partir dos século XVII com a teoria do Mare Libertum todos poderiam navegar e iria favorecer a Holanda, a Inglaterra e a França.
3) O documento numero II é a lei Inglesa de 1651
4) Em 1651 os ingleses publicaram um acto de navegação com o objectivo de as mercadorias importadas para Inglaterra só podessem ser transportados por navios ingleses ou por navios dos países de onde eram originários
1. O conceito associado ao texto nº1 , é a teoria de '' mare liberum ''
2. ''Mare liberum '' quer dizer liberdade de navegação nos mares em latim ou seja o contrário de ''mare clausum''. Que quer dizer direito á navegação nos mares, defendido pelos países ibéricos desde o Tratado de Tordesilhas.
3. O decomento nº 2 é o Acto de navegação.
4. O Acto de navegação consistia em que as mercadorias importadas pela Inglaterra só podiam ser transportadas por navios ingleses ou por navios onde eram originárias.
1- O conceito é a teoria do Mare Liberum.
2- A teoria do Mare Liberum consistia no direito exclusivo à navegação nos mares, defendido pelos países ibéricos desde o Tratado de Tordesilhas.
3- No documento 2 o conceito é o Acto da Navegação.
4- A teoria do Acto de Navegação foi uma lei desenvolvida pelos ingleses que defendia que as mercadoria importadas pela Inglaterra só podiam ser transportados por navios ingleses ou por navios dos países donde eram originárias.
Susana Raquel Nº26 8º7ª
TPC Joana Filipa nº 12 8º8ª
1. O conceito associado ao texto nº 1 era o conceito da teoria do 'mare liberum'.
2. 'Mare Liberum' era uma expressão latina que significava a liberdade de navegação dos mares, em oposição à doutrina do 'mare clausum', que era o direito exclusivo à navegação nos mares defendido pelos países ibéricos desde o Tratado de Tordesilhas.
3. O documento nº 2 fala do Acto de Navegação, criado em 1651.
4. Este acto consistia em desenvolver a marinha inglesa, com efeito de, a partir de então, as mercadorias que fossem importadas por Inglaterra só podiam ser transportadas por navios ingleses ou por navios dos países de onde essas mercadorias fossem originárias. Esta medida favorecer a Inglaterra e prejudicou a Holanda até aí a principal intermediária do comércio europeu.
PAULA GOUVEIA Nº:22 Tª:8º7ª
1- O conceito ao texto 1 é o Mar Liberum.
2- Esta teoria dizia k os navegadores podiam navegar onde quisessem o mar era livre.
3- Fala sobre o Acto da Navegação.
4- Consistia nas mercadorias importadas pela Inglaterra só podiam ser transportadas por navios ingleses ou por navios dos países donde eram originárias.
1.O conceito ligado ao 1º texto é o Mare Liberum eram defendido pela Holanda, França e Inglaterra.
2.O conceito do Mare Liberum dava o direito exclusivo à navegação nos mares defendido pelos países Ibéricos desde o tratado de Tordesilhas, quando a Holanda entrou em guerra com a Castela estava proibida de frequentar os portos da Península Ibérica com essa ideia defendia a teoria do Mare Liberum criando duas novas companhias comerciais poderosas onde atacavam os barcos ibéricos.
3.O 2º documento é sobre o Acto da Navegação criado pelos Ingleses no ano de 1651.
4.O documento consistia na Lei Inglesa de 1651 do Império Inglês que indicava que a partir do 1º dia de Dezembro de 1651 e daí adiante é ditado pelo parlamento que nenhum gênero de mercadorias importadas pela Inglaterra ou qualquer outra cultura, e o fábrico ou manufactura da Ásia, África ou América e outras plantações possam ser transportados e importados por navios ingleses ou por navios dos países de onde os mesmos eram originários.
1. O conceito associado ao texto nº 1 é do ‘ Mare Liberum’.
2. Mare Liberum- Expressão latina que significa “liberdade de navegação dos mares”(em oposição à dotrina do “mare clausum”, isto é, ao direito exclusivo à navegação nos mares, defendido pelos países ibéricos desde o tratado de tordesilhas).
3. O documento nº 2 trata do ‘Acto de navegação’.
4.Consistia em que as mercadorias importadas pela Inglaterra só podiam ser transportadas por navios ingleses ou por navios
donde eram originárias.
Beatriz Silva 8º 7ª nº5
1-O conceito é "Mare Liberum".
2-Esta teoria consistia em: o comercio estaria aberto para todos os povos.
3-O documente 2 esta representado pelo acto de navegação.
4-As mercadorias importadas pela Inglaterra só podiam ser transportados por navios ingleses ou por navios dos países donde eram originários.
1- O conceito identificado no documento 1 é a teoria do 'Mare Liberum'.
2- Mare Liberum é uma expressão de origem latina e que pelo contrário de 'Mare clausum' significa 'liberdade de navegação dos mares', ao seja qualquer povo poderia navegar nos mar, esta teoria era defendida pelos países ibéricos desde o Tratado de Tordesilhas.
3- O conceito identificado no documento 2 é o Ato de Navegação
4- Ato da Navegação é uma lei apoiada pelo Parlamento inglês com o objetivo de pôr fim a supremacia marítima da Holanda. Devido a esta lei a Inglaterra e as Províncias Unidas envolveram-se numa guerra, contribuindo para o desenvolvimento da frota mercantil e para a hegemonia marítima do país.
Iris Luana Costa
1-o conceito aplicado no documento 1 é o conceito do “maré clausum”.
2- Este conceito quer dizer que o mar era fechado ou seja só podia lá navegar quem eles quisessem.
3- o conceito era o conceito do” maré liberum” ou seja o mar é livre.
4-isto significa que o mar é livre ou seja que todos podiam lá navegar.
João Baptista nº13 8º7ª
1. Identifica o conceito associado ao texto nº 1.
O conceito associado ao texto numero 1 é o Mare Liberum.
2. Caracteriza-o.
É o direito exclusivo á navegação nos mares , defendido pelos países ibéricos desde o Tratado de Tordesilhas.
3. Identifica o documento nº 2.
O Acto de Navegação
4. Explica no que consistia.
Consistia em desenvolver a marinha inglesa , com efeito que as mercadorias importadas pela Inglaterra só pudessem ser transportadas por navios ingleses ou por navios dos países donde eram originários. esta medida favoreceu a Inglaterra e prejudicou a Holanda.
Também contribuiu para aumentar a participação do pais no comercio internacional.
TPC Joana Filipa nº 12 8º8ª
1. O conceito associado ao texto nº 1 era o conceito da teoria do 'mare liberum'.
2. 'Mare Liberum' era uma expressão latina que significava a liberdade de navegação dos mares, em oposição à doutrina do 'mare clausum', que era o direito exclusivo à navegação nos mares defendido pelos países ibéricos desde o Tratado de Tordesilhas.
3. O documento nº 2 fala do Acto de Navegação, criado em 1651.
4. Este acto consistia em desenvolver a marinha inglesa, com efeito de, a partir de então, as mercadorias que fossem importadas por Inglaterra só podiam ser transportadas por navios ingleses ou por navios dos países de onde essas mercadorias fossem originárias. Esta medida favorecer a Inglaterra e prejudicou a Holanda até aí a principal intermediária do comércio europeu.
Patricia Santos nº 21 8º8ª
1- O conceito é sobre o Mare liberum que era defendido pela Holanda, França e Inglaterra.
2- O conceito do Mare Liberum dava o direito exclusivo à navegação nos mares defendido pelos países Ibéricos desde o tratado de Tordesilhas, quando a Holanda entrou em guerra com a Espanha estava impedida de frequentar os portos da Península Ibérica com esse objectivo defendia a teoria do mare liberum criando duas novas e poderosas companhias comerciais onde atacavam os barcos portugueses e espanhóis.
3- O documento 2 é sobre os Actos de Navegação do Império Inglês em 1651.
4 - Consistia na Lei Inglesa de 1651 do Império Inglês que retratava que a partir do 1º dia de Dezembro de 1651 e daí para o futuro é decretado pelo parlamento que nenhum género de mercadorias importadas pela Inglaterra ou qualquer outra cultura, e a produção ou manufactura da Ásia, África ou América e outras plantações possam ser transportados e importados por navios ingleses ou por navios dos países donde eram originárias.
1) teoria de mare liberum.
2)
3) Lei Inglesa de 1651
4) As mercadorias importadas pela Inglaterra só podiam ser transportados por navios Ingleses ou por navios dos países donde eram originárias.
1-O conceito era "Mare liberium" que todos os paises poderiam navegar livremente.
2-A navegação é livre a todos,
Os Portugueses não têm direito de domínio sobre as Índias para onde os Holandeses navegam e os Portugueses não têm o direito de domínio sobre as Índias por doação.
3-no desenvolvimento da construção naval e encorajamento da navegação.
4-Consistia em que nenhum género ou mercadoria de qualquer cultura, produção ou manufacturas da Ásia, África ou América ,tanto de plantações inglesas como doutras sejam importados ou trazidas para esta comunidade da Inglaterra ou da Irlanda , em nenhum outro navio ou navios, senão naqueles que verdadeiramente pertencem ao povo desta comunidade ou de suas plantações.
1- O conceito era a Teoria do Mare Liberum.
2- A Teoria do Mare Liberum diz que a navegação dos mares é permitida a todos os povos, ao contrario da Teoria Mare Clausum que os Portugueses e os Espanhois apoiavam.
3- O documento 2 é o Acto de Navegação.
4- O Acto de Navegação dizia que as mercadorias importadas por Inglaterra só podiam ser transportadas por navios Ingleses ou por navios do país de onde as mercadorias vinham.
1- O conceito associado ao texto nº 1, é o mare liberum (expressão latina que significava liberdade de navegação nos mares) defendido pela Holanda, Inglaterra e pela França, e que segundo Hugo Grócio, o comércio marítimo pertencia a todos os países.
2- Devido a em 1579, Espanha entrar em guerra com a Holanda, não podendo essa agora frequentar os portos dos países ibéricos (Portugal/Espanha), os holandeses iniciaram a construção do seu império defendendo aa teoria de mare liberum (livre navegação e comércio nos mares), criando assim a companhia das índias orientais (1602) e a companhia das índias ocidentais (1621), pondo assim limites de navegação aos portugueses e espanhóis e atacando os seus barcos.
3- Este demonstra uma das medidas que foram tomadas por Inglaterra, para aumentar a sua participação no comercio internacional, sendo uma delas a publicação do ato de navegação
4- Esta tinha como objetivo desenvolver a marinha inglesa, consistindo assim que as mercadorias importadas pela Inglaterra apenas podiam ser transportadas por navios ingleses ou de navios de onde eram originárias. Assim a Holanda que até agora era a principal intermediária do comércio europeu, ficou prejudicada, ao contrário de Inglaterra que favoreceu.
1 - O conceito associado ao texto n.º1 é o conceito "mare liberum".
2 - Este conceito de liberdade de navegação dos mares era defendida pelos holandeses em oposição à doutrina do "mare clausum" isto é ao direito exclusivo à navegação dos mares, defendido pelos países ibéricos desde o tratado de Tordesilhas. Com este conceito Portugal perdia todos os direitos de domínio sobre as Indias, para onde os Holandeses nevegavam.
3 - Acto de Navegação.
4- Através desta lei. é decretado o uso exclusivo de navios ingleses para trasporte de todas e quaisquer merdadorias vindas para Inglaterra ou para a Irlanda. Com este decreto, pretende-se fomentar o desenvolvimento da construção naval e o encorajamento da navegação em Inglaterra.
1.- O conceito associado ao texto nº1 é o conceito do Mare Liberium.
2.- O Mare Liberium que na expressão latina significa "liberdade de navegação" (em oposição à doutrina do "mare clausum", isto é, ao direito exclusivo à navegação nos mares, defendido pelos países ibéricos desde o Tratado de Tordesilhas).
3.- A identificação do documento nº2 é o Acto de Navegação.
4.- O Acto de Navegação consistia na lei sobre o comércio marítimo votada pelo Parlamento inglês com o objetivo de pôr fim à supremacia marítima da Holanda. Esta medida protecionista provocou a guerra entre a Inglaterra e as Províncias Unidas (1652-1654), tendo contribuído para um rápido desenvolvimento da frota mercantil e para a hegemonia marítima do país. O Acto de Navegação só foi abolido em meados do século XIX.
Milana Abasova 8º7ª Nº21
1- O conceito associado ao texto nº1 é o mare liberium.
2- O mare liberium é um expressão latina que significa "liberdade de nevegação dos mares" (em oposição à doutrina do "mare clausum" , isto é, ao direito exclusivo à navegação nos mares, defendido pelos países ibéricos desde o Tratado de Tordesilhas).
3- O documento nº2 é o acto de comunicação
4- O acto de navegação consistia no desenvolvimento da construção naval e para isso era necessário encorajar a navegação do país. Este encorajamento foi feito através do parlamento que ao impor que nenhuns géneros ou mercadorias de qualquer cultura fossem importadas e trazidas para a comunidade, seriam transportadas so e unicamente nos nossos navios.
1- O conceito associado ao texto nº1 é o mare liberium.
2- O mare liberium é um expressão latina que significa "liberdade de nevegação dos mares" (em oposição à doutrina do "mare clausum" , isto é, ao direito exclusivo à navegação nos mares, defendido pelos países ibéricos desde o Tratado de Tordesilhas).
3- O documento nº2 é o acto de comunicação
4- O acto de navegação consistia no desenvolvimento da construção naval e para isso era necessário encorajar a navegação do país. Este encorajamento foi feito através do parlamento que ao impor que nenhuns géneros ou mercadorias de qualquer cultura fossem importadas e trazidas para a comunidade, seriam transportadas so e unicamente nos nossos navios.
1- o Mar Liberum
2-é uma expresao latina que significa "liberdade de navegação" em opusiçao ao direito à doutrina de mare clausum isto é ao direito exclusivo à navegação nos mares defendido pelos paises ibericos desde o (tratado de Tordesilhas)
3-São os actos de navegação
4-consiste numa lei sobre o comercio votada pelo parlamento inglês com o oblectivo de pôr fim à supremacia maritima da Holanda.Esta medida provocou a guerra entre Inglaterra e a Hlanda
1-o conceito é o do mare liberum
2-Mare Liberum é uma obra publicada em 1606 de autoria holandês Hugo Grotius. Discute os direitos a governar os mares contestando sobretudo a política do Mare clausum de Espanha e Portugal, argumentando que se tais países pudessem legitimamente governar e dominar os mares os holandeses estariam impedidos de navegar às Índias Ocidentais.
3-é o acto de navegação da lei inglesa de 1651
4-este acto de navegação foi uma lei criada por Inglaterra, por Oliver Cromwell, e dizia que todos os produtos importados por qualquer pais tinham que ser importados por navios ingleses ou pelos próprios países.
1- O conceito associado era a teoria do Mare Liberum.
2- Ao contrário da teoria do Mare Clausum, a teoria do Mare Liberum consistia queria dizer mar aberto,ou seja enquanto no mare clausum só os português e espanhóis podiam navegar, na teoria do mare liberum o mar era aberto a todos os povos.
3- Era o Ato de Navegação.
4- Consistia em que as mercadorias importadas pela Inglaterra só podiam ser levadas por navios dos países donde eram originárias as mercadorias ou pelos navios Ingleses.
1- Era a teoria do mare liberum.
2- Nessa teoria o mar estava aberto a todos os povos e não só aos portugueses e espanhóis.
3- Acto de Navegação.
4- As mercadorias só podiam ser transportadas por navios Ingleses os pelos países que importavam a mercadoria.
1-o conceito é o de MARE LIBERUM.
2-MARE LIBERUM é uma experssão latina que significa "liberdade de navegação dos mares"
3-lei Inglesa de 1651.
4-o doc.conciste na construção navaql decretada pelo parlamento.
T.P.C de Ana Rita Nº1 8º8ª
MARE LIBERUM
1-O conceito associado ao texto nº1 é o conceito de Mare Liberum.
2-“Mare Liberum” significa liberdade de navegação dos mares ou seja isto quer dizer que todos tinham o direito de navegar para e por onde quisessem; que os portugueses não tinham nenhum direito domínio sobre as Índias para onde os Holandeses navegavam e também não tinham o direito de domínio sobre as Índias por doação pontifícia.
3-O documento nº2 está a demonstrar a Lei Inglesa de 1651.
4-Esta lei consistia em que a partir de 1 de Dezembro de 1651 nenhum género ou mercadoria de qualquer cultura, produção ou manufacturas da Ásia, África ou América, tanto de plantações inglesas como doutras seriam importadas para a Inglaterra ou para a Irlanda.
TPC Joana Filipa nº 12 8º8ª
1. O conceito associado ao texto nº 1 era o conceito da teoria do 'mare liberum'.
2. 'Mare Liberum' era uma expressão latina que significava a liberdade de navegação dos mares, em oposição à doutrina do 'mare clausum', que era o direito exclusivo à navegação nos mares defendido pelos países ibéricos desde o Tratado de Tordesilhas.
3. O documento nº 2 fala do Acto de Navegação, criado em 1651.
4. Este acto consistia em desenvolver a marinha inglesa, com efeito de, a partir de então, as mercadorias que fossem importadas por Inglaterra só podiam ser transportadas por navios ingleses ou por navios dos países de onde essas mercadorias fossem originárias. Esta medida favorecer a Inglaterra e prejudicou a Holanda até aí a principal intermediária do comércio europeu.
1-Era a teoria “Mare Liberum” defendido por Holanda, França e Inglaterra.
2- Mare Liberum é uma expressão latina que significa liberdade de navegação entre países, defendida por Holanda, Inglaterra e França. Está em oposição ao Mare Clausum , que, pelo contrário é o direito exclusivo à navegação nos mares nos locais assinalados no Tratado de Tordesilhas, defendida por Portugal e Espanha. Devido ao desentendimento causado por estas duas teorias, Holanda, França e Inglaterra começaram a atacar os barcos portugueses e espanhóis.
3- É um excerto do Ato de Navegação (Lei Inglesa de 1651).
4- Consistia numa lei sobre o comércio marítimo com o objetivo de finalizar a supremacia marítima da Holanda. Esta lei provocou uma guerra entre Inglaterra e as Províncias Unidas tendo contribuindo assim para o desenvolvimento da frota mercantil e para a supremacia marítima do país. Este ato só foi posto fora de uso em meados do séc. XIX.
Sofia Matos nº26 8º8ª
1-O conceito associado ao texto nº 1 é o conceito de “mare liberum”.
2-“Mare Liberum” era caracterizado pela liberdade de navegação que devia ser atribuída a todos para onde quer que fosse, onde afirmava que Portugal não tinha nenhum direito de domínio sobre as águas onde navegavam os holandeses.
3-O documento nº 2 caracteriza o conceito de “mare clausum”.
4-Este conceito defendia que as viagens de exploração económica (navegações), nos limites definidos pelo Tratado de Tordesilhas pertenciam apenas aos países Ibéricos .
Laura Alves nº15 8º8ª
1. O conceito associado ao texto nº1 é o mare liberum.
2. A navegação era livre a todos independentemente do destino; os portugueses não tinham direito de domínio sobre as Índias para onde os Holandeses navegavam nem por doação pontifícia
3. Mare clausum
4.Consitia na proibição da importação de mercadorias(de qualquer cultura,manufaturas ou produção da Ásia,África ou América)para a Inglaterra ou Irlanda em nenhum outro navio(s)senão nos dessas próprias comunidades
1. O conceito associado ao texto nº1 é o mare liberum.
2. A navegação era livre a todos ; os portugueses não tinham direito de domínio sobre as Índias para onde os Holandeses navegavam nem por doação pontifícia.
3. Mare clausum.
4.Consitia na proibição da importação de mercadorias de qualquer cultura,manufaturas ou produção da Ásia,África ou América para a Inglaterra ou Irlanda em nenhum outro navio senão naqueles que pertenciam ao povo dessa comunidade ou plantações.
1. O conceito associado ao texto nº 1 é o mare liberum.
2. A navegação era livre a todos, os portugueses não tinham direito de domínio sobre as Índias para onde os Holandeses navegavam.
3. Mare clausum.
4. Consitia na proibição da importação de mercadorias (de qualquer cultura, manufaturas ou produção da Ásia, África ou América) para a Inglaterra ou Irlanda em nenhum outro navio se não nos dessas próprias comunidades.
1-O conceito associado ao teto nº 1 é o mare liberum.
2-Quer dizer que o mar era livre e pertencia a todos os países para poderem fazer comércio.
3-O documento nº2 é uma lei inglesa.
4-Consiste que as mercadorias importadas pela Inglaterra só podiam ser transportadas por navios ingleses ou navios dos países donde eram originárias.
1. O conceito associado ao texto 1 é o mar Iberium.
2. O mar Iberium caracteriza-se por o comércio poder ser feito por todos os países, os Portugueses não tinham nenhum direito de domínio, por motivo de descobrimento, sobre as Índias para onde os Holandeses navegavam
3. No documento numero 2 identificasse o Acto de navegação.
4. O Acto de Navegação consiste no transporte de mercadorias importadas pela Inglaterra , só podiam ser transportadas por navios ingleses ou por navios de países de onde eram originadas.
João Tiago
Nº 14
Turma 8º 8ª
Beatriz Rodrigues nº5 8º8ª
1.O documento 1 fala acerca da fundação da Companhia das Índias.
2.A Companhia das Índias surgiu com o objetivo de actuar no Oceano Índico. Obtinham do Estado regalias e privilégios especiais, tais como o monopólio do comércio de certos produtos ou o exclusivo do comércio em certas regiões.
3.O documento 2 era um Acto de Navegação.
4.O acto de navegação consistia numa lei sobre o comércio marítimo votada pelo Parlamento inglês com o objetivo de pôr fim à supremacia marítima da Holanda. Esta medida protecionista provocou a guerra entre a Inglaterra e as Províncias Unidas(1652-1654), tendo contribuído para um rápido desenvolvimento da frota mercantil e para a hegemonia marítima do país. O Acto de Navegação só foi anulado em meados do séc. XIX.
1-O conceito associado ao texto nº 1 é o "Mare Liberum".
2-A teoria do "Mare Liberum" fora criada pela Holanda pois esteve em guerra com a Espanha, e por isso estava impedida de frequentar os portos da Península Ibérica.
3-O documento nº2 denomina-se de "Mare Clausum".
4-O documento 2 consistia em não deixar nenhum das culturas(Ásia,África ou América) levar mercadorias,produções ou manufacturas.
1-O conceito era o Mare Liberum.
2-A teoria do "Mare Liberum" foi criada pela Holanda pois a tinha estado em guerra com Espanha que fez com que a Espanha proibisse a Holanda de entrar nos portos da Península Ibérica.
3-O documento 2 era Mare Clausum.
4-O documento 2 consistia em não deixar nenhum das culturas(Ásia,África ou América) levar mercadorias,produções ou manufacturas para qualquer parte do mundo.
1. O texto nº 1 foi escrito por Grócio Hugo, De mare liberum em 1609.
2. O conceito associado ao texto nº 1 foi que Grócio Hugo escreveu leis dizendo que portugal não tinha qualquer domínio sobre as Índias.
3. O documento 2 trata-se de uma lei inglesa de 1651.
4. O documento 2 que fala sobre uma lei inglesa feita em 1651, que consiste em proibir a importação/exportação de produtos entre Inglaterra e a Irlanda , não sendo os barcos que o exportam/importam do país de onde são originários os produtos ou barcos ingleses.
Esta lei começou a ser aplicada no dia 1 de Dezembro de 1651.
1.Identifica o conceito associado ao texto nº 1.
O conceito associado ao texto nº1 é o de “Maré Clausum”
2. Caracteriza-o.
Esse conceito tem como fundamento o comércio pertencente apenas aos países ibéricos, entre eles Portugal e Espanha.
3. Identifica o documento nº 2.
Ato da Navegação.
4. Explica no que consistia.
Consistia na política de Inglaterra de não deixar a Holanda fazer comércio da América
1-o conceito aplicado no documento 1 é o conceito do “maré clausum”.
2- Este conceito quer dizer que o mar era fechado ou seja só podia lá navegar quem eles quisesem.
3- o conceito era o conceito do” maré liberum” ou seja o mar é livre.
4-isto significa que o mar é livre ou seja que todos podiam lá navegar.
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