Documento nº 1
Os príncipes agem como ministros de Deus e seus lugares-tenentes (representantes) na Terra. É por eles que Ele exerce o seu império. É por isto que o trono real não é o trono de um homem, mas o trono de próprio Deus.
Concluiu-se daqui que a pessoa dos reis é sagrada e que atentar contra eles é um sacrilégio. É preciso considerar os monarcas como coisas sagradas e quem não os considera como tal é digno de morte.
Boussuet, Politique tirée de l'Écriture Sainte (1658)
Documento nº2
Não é do meu interesse tomar ao meu serviço homens de uma categoria iminente. Antes de mais é preciso estabelecer a minha própria reputação e dar a conhecer ao público, através da própria categoria onde os tomei, que a minha intenção não é partilhar com eles a minha autoridade. Interessa-me que não concebam esperanças mais altas do que aquelas que eu lhes queria dar, o que é difícil para as pessoas de alto nascimento.
Luís XIV, Memórias
Agora já sabes responder.
1. Explica o sentido do 1º parágrafo do documento 1 (resposta da Mariana Carmo, nº 19 do 8º 7ª).
O 1º parágrafo do documento 1 quer dizer que uma das características do absolutismo é o poder do rei vir de Deus, é ser um poder divino, querendo dizer com isso que para ele ser rei, teve que ter 'ajuda' de Deus, ou de nascer numa família de nobreza, ou de ser do sexo masculino , etc ..
2. Identifica, no documento 2, a expressão do texto que expressa o poder absoluto dos monarcas (resposta da Carolina Silva, nº 6, do 8º 8ª).
".... Antes de mais é preciso estabelecer a minha própria reputação e dar a conhecer ao público, através da própria categoria onde os tomei, que a minha intenção não é partilhar com eles a minha autoridade." Aqui Luís XIV indica que não tem a intenção de partilhar o seu poder.
3. Indica quais eram os poderes que o rei detinha (resposta da Beatriz Silva, nº 5 do 8º 7ª).
No absolutismo, o monarca concentra e detêm todo o poder absoluto que provinha directamente de Deus para o rei, nomeadamente :
Poder Executivo/administrativo( Administração do território, controlo da economia, comando do exercito)
Poder legislativo (feitura de leis)
Poder Judicial ( aplicar a justiça)
4. Indica quais foram os reis portugueses que tiveram condições para poderem seguir um modelo absolutista (resposta da Maria Inês Magalhães, nº 17 do 8º 8ª).
Os reis portugueses que tiveram a possibilidade e condições para seguirem o modelo do monarca Luís XIV, foram D. João II devido à exploração da costa de África, foi D. Manuel l devido ao comércio das especiarias, e por fim D. João V devido ao ouro e diamantes do Brasil.