Doc. 1
"A expedição de Cortés à terra de Montezuma iniciou-se em Agosto de 1519. Era formada por 200 soldados e mais de 1300 índios aliados. Era uma hoste suicida, mentalizada para a glória da vitória e preparada para a morte." (1)
"As ilhas de S. João do Porto Rico e da Jamaica são muito vastas e férteis, mas a raiva dos espanhóis nada deixou aí. Foi a sua avidez a única causa destes horríveis morticínios. Eles não conhecem outro deus senão o ouro; nunca sentiram outra necessidade senão encherem-se de riquezas (...) sem se preocuparem em os converter à nossa santa religião."
“ (...) os espanhóis entravam nas vilas, burgos e aldeias não poupando nem crianças e velhos, nem mulheres grávidas e parturientes e lhes abriam o ventre e faziam em pedaços (...). Sempre matando, incendiando, queimando, torrando índios e lançando-os aos cães (...) e assassinaram tantas nações que muitos idiomas chegaram a desaparecer por não haver ficado quem os falasse (...) e no entanto ali teriam podido viver como num paraíso terrestre, se disso não tivessem sido indignos...”. (2)
(1) Manuel Lucena, Descobrimentos da América e Novos Mundos
(2) Bartolomeu de Las Casas, Breve Relação da Destruição das Índias Ocidentais (1542)
Doc. 2
(...) Nunca soldados enriqueceram tanto em tão pouco tempo e sem riscos. (...) Nós, os espanhóis, em sessenta anos de conquista convertemos os índios, afastámo-los da idoloatria, dos sacrifícios humanos, do canibalismo e de tantos outros grandes e terríveis pecados. (...) Tudo isto vale mais que as pérolas e o ouro que lhe tomamos tanto mais que eles não se serviam destes metais como moeda.
Lopez de Gomara, História das Las Índias
Agora já sabes responder.
1. Explica, com base no Doc. 1, a afirmação "A conquista espanhola da América foi brutal".
2. Comenta a opinião de Lopez de Gomara sobre a colonização espanhola na América.