Arte Renascentista e Manuelino

. terça-feira, 30 de dezembro de 2008
42 comentários

Documento 1.

Documento 2.


Documento 3.
Agora já sabes responder.
1. Completa a legenda do documento 1
1->Lanternin;
2->Cúpula;
3->Frontão;
4->Pilastra;
5->Coluna;
2. Identifica no quadro de Leonardo da Vinci três características da pintura renascentista. (resposta da Evelina Besayera do 8º D)
Neste quadro Leonardo da Vinci usou a perspectiva, que permitiu dar uma visão de profundidade e criar a impressão de três dimenções realçando o voluma das figuras; expressão naturalista, (difundindo-se o nu e valorizando-se a paisagem) e representação de tema religioso que sao as três caracteristícas da pintura renascentista.

3. Com base no documento 3, assinala os principais motivos decorativos da arte manuelina. (resposta do João Ramos do 8º C)
Os principais motivos decorativos da arte manuelina eram os elementos relacionados com as actividades maritimas como amarras, boias de rede, conchas e corais; Eram os elementos de caracter vegetalista e naturalista, por exemplo troncos podados e alcachofras; E eram simbolos reais e nacionais como a esfera armilar, a cruz da ordem de cristo e o escudo das quinas.

4. Indica dois monumentos que seguiram as características manuelinas. (resposta da Ana Pereira do 8º D)
Os monumentos que seguiram as características manuelinas são: o Mosteiro dos Jerónimos e a Igreja de Jesus em Setubal (também podia ser a Torre de Belém).

5. Refere dois pintores portugueses deste período. (resposta da Jéssica Campos do 8º D)
Os pintores que podemos destacar deste período pode ser Nuno Gonçalves que pintou os Painéis de São Vicente e Vasco Fernandes (Grão Vasco) que pintou quatro retábulos para o Mosteiro de Santa Cruz.

Feliz Natal e Bom Ano Novo

. sábado, 20 de dezembro de 2008
1 comentários

Queria desejar a todos os meus alunos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo, repleto de coisas boas (especialmente notas)


Carlos Vieira




Humanismo

. quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
26 comentários


Documento 1
"És tu aquele Virgílio, aquela fonte
que espalha de eloquência tão largo rio?
Ó dos outros poetas honra e luz.
Valham-me o longo estudo e grande amor
que me fizeram demandar o teu volume.
Tu és o meu mestre e o meu autor:
somente de ti é que aprendi
o belo estilo que me tem honrado."

(Dante. A Divina Comédia - séc. XIV)


Documento 2
"Pedis-me que vos empreste o livro de Homero que estava à venda em Pádua [...] a fim de que o nosso amigo Leão o traduza do grego para o latim. [...] Aplaudo de todo o coração e com todas as minhas forças o vosso empreendimento, eu que lamento e me indigno de que a antiga tradução, que se julga ser obra de Cícero, e de que Horácio citou o início na «Arte Poética», se tenha perdido, como muitas outras obras, para a latinidade."

(Petrarca, Cartas, séc. XIV)


Documento 3
"Consagrai-vos a dois géneros de estudos. Em primeiro lugar, deveis adquirir um conheci­mento das letras, sério e aprofundado. […] Depois familiarizai-vos com a vida e as boas maneiras, aquilo a que se chama estudos humanos, pois que eles embelezam os homens. Neste domínio, os vossos conhecimentos devem ser extensos, variados' e ricos em toda a espécie de experiências, de tudo o que possa contribuir para a conduta da vossa vida, para a vossa glória e para a vossa reputação."

(Leonardo Bruni. Correspondências - séC. XV)


Agora Já sabes responder (Respostas do Rodrigo Pereira do 8º D)
1. Refere quais eram, para os intelectuais renascentistas, os principais mestres literários?
Para os intelectuais renascentistas, os principais mestres literários eram Homero (Hómēros), Cícero (Marcus Tullius Cicero), Horácio (Quintus Horatius Flaccus) e Vírgilio (Publius Vergilius Maro).

2. O Documento 3 define a educação do humanista. Assinala quais eram, segundo o autor, os «dois géneros de estudos» a que se devia dedicar o humanista?
Segundo Leonardo Bruni o humanista devia dedicar-se a conhecimentos que possam contribuir para a conduta da vida, para a glória e para a reputação.
Segundo este, os dois géneros de estudos eram:
- Conhecimento das letras;
- Estudos humanos (a vida e as boas maneiras).
3. Explica porque motivos a "mentalidade renascentista é antropocêntrica".
A "mentalidade renascentista é antropocêntrica" pois põe (ou tenta por) de parte o teocentrismo (concepção segundo Deus é o 'ícone' central do universo, que tudo foi criado por ele, por ele é dirigido e só ele diz o que deve ser feito ou não...) e implementa (ou tenta implementar) a ideia antropocêntrica, que é uma nova visão do Mundo onde o homem ocupa o centro das atenções.

Um novo século

. quinta-feira, 27 de novembro de 2008
22 comentários


"Este século de ouro fez renascer as artes liberais quase já desaparecidas, a gramática, a poesia, a oratória, a pintura, a escultura, a música e o antigo som da lira órfica(1). Em ti, caro Paulo, parece que ele levou a astronomia à perfeição. Em Florença, ele fez renascer a sabedoria platónica(2). Na Alemanha, descobriram-se os instrumentos para imprimir livros."

(1) Que diz respeito a Apolo, Deus da Música e das Artes
(2) De Platão, grande filósofo grego do século IV a. C.


Marsílio Ficino (humanista italiano do século XV), Carta ao Astrónomo Paulo de Middelbourg (adaptado)




Agora já sabes responder:
1. Define "Renascimento".
2. Refere a região onde se iniciou este movimento.
3. Explica três motivos pelos quais isso aconteceu nessa região.
4. Distingue Heliocentrismo de Geocentrismo.

1ª Mensagem

. quarta-feira, 19 de novembro de 2008
10 comentários

Bem vindos ao Blog Curte a História 8.

Esperamos pelas vossas contribuições, pois elas vão ser fundamentais, não só para o sucesso do projecto, mas também para o vosso próprio projecto.

Carlos Vieira

A Violência dos conquistadores

.
16 comentários

Doc. 1

"A expedição de Cortés à terra de Montezuma iniciou-se em Agosto de 1519. Era formada por 200 soldados e mais de 1300 índios aliados. Era uma hoste suicida, mentalizada para a glória da vitória e preparada para a morte." (1)

"As ilhas de S. João do Porto Rico e da Jamaica são muito vastas e férteis, mas a raiva dos espanhóis nada deixou aí. Foi a sua avidez a única causa destes horríveis morticínios. Eles não conhecem outro deus senão o ouro; nunca sentiram outra necessidade senão encherem-se de riquezas (...) sem se preocuparem em os converter à nossa santa religião."
“ (...) os espanhóis entravam nas vilas, burgos e aldeias não poupando nem crianças e velhos, nem mulheres grávidas e parturientes e lhes abriam o ventre e faziam em pedaços (...). Sempre matando, incendiando, queimando, torrando índios e lançando-os aos cães (...) e assassinaram tantas nações que muitos idiomas chegaram a desaparecer por não haver ficado quem os falasse (...) e no entanto ali teriam podido viver como num paraíso terrestre, se disso não tivessem sido indignos...”. (2)





(1) Manuel Lucena, Descobrimentos da América e Novos Mundos
(2) Bartolomeu de Las Casas, Breve Relação da Destruição das Índias Ocidentais (1542)





Doc. 2
(...) Nunca soldados enriqueceram tanto em tão pouco tempo e sem riscos. (...) Nós, os espanhóis, em sessenta anos de conquista convertemos os índios, afastámo-los da idoloatria, dos sacrifícios humanos, do canibalismo e de tantos outros grandes e terríveis pecados. (...) Tudo isto vale mais que as pérolas e o ouro que lhe tomamos tanto mais que eles não se serviam destes metais como moeda.
Lopez de Gomara, História das Las Índias

Agora já sabes responder.
1. Explica, com base no Doc. 1, a afirmação "A conquista espanhola da América foi brutal".
2. Comenta a opinião de Lopez de Gomara sobre a colonização espanhola na América.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue