A Crise do Séc. XIV

. terça-feira, 27 de setembro de 2011
23 comentários

A Lei das Sesmarias

"D. Fernando, pela graça de Deus Rei de Portugal e do Algarve. Considerando que por todas as partes de nossos reinos há falta de alimentos, de trigo e de cevada, de quais ante todas as Terras e Províncias eram muito abastadas (...) estabelecemos e mandamos que todos os que têm herdades sejam obrigados a lavrá-las e a semeá-las; e se não o puderem fazer as dêem a um lavrador que as lavre e semeie de modo que as herdades que sejam para dar pão sejam todas lavradas e aproveitadas e semeadas de trigo ou cevada ou milho.

Mais ordeno que todos os homens ou mulheres que andem vagueando e pedindo e não tenham mester (...) sejam obrigados a servir em algum ofício. (...) Mando ainda que todos os vadios sejam presos e obrigados pela justiça a servir na lavoura ou em outros mesteres."

D. Fernando, 1375

Agora já sabes responder:
1. Refere como ficou conhecida a praga que matou mais de metade da população Europeia (resposta da Raquel Ascenção do 8º 8ª).
A praga que matou mais de metade da população europeia designava-se por Peste Negra (trazida do oriente (Crimeia), que era uma epidemia que afectava quase todas as pessoas do século XIV, que provinha de uma bactéria nas pulgas dos ratos. Esta epidemia alastrou-se rapidamente para a Europa tendo como sintomas nos homens e mulheres grandes borbulhas e infecções (em alguns caso levando à morte).

2. Refere qual foi a guerra que se prolongou por mais de um século e quais os seus principais intervenientes (resposta do Filipe Loureiro do 8º 7ª).
O nome da guerra foi a Guerra dos Cem anos e os seus principais intervenientes foram a Inglaterra e a França.

3. Identifica a personagem feminina que se destacou nesta guerra (resposta da Carolina Silva do 8º 8ª).
A personalidade feminina que se destacou nesta guerra foi Joana D`Arc uma mulher francesa filha de camponeses gente modesta e analfabeta, morreu em 1431 queimada viva (sofreu o castigo por pensarem que era uma bruxa ) por ingleses depois de ter sido abandonada pelos franceses.

4. Refere qual era o objectivo desta lei de D. Fernando (resposta da Sofia Matos do 8º 8ª).
O objetivo da Lei das Sesmarias de D. Fernando era que os campos não ficassem abandonados, que fossem cultivados para aumentar a produção agrícola aplicando as seguintes regras: os proprietários rurais eram obrigados a cultivar as suas terras sob risco de as perderem caso não o fizessem; os lavradores, filhos e netos, que tinham abandonado a agricultura, deviam voltar aos trabalhos agrícolas; a mendicidade era proibida, e quem fosse apanhado a mendigar era obrigado a trabalhar nos campos agrícolas de forma a proporcionar mão-de-obra para a agricultura.

5. Explica os motivos que levaram à crise de 1383-85 (resposta da Susana Gonçalves do 8º 7ª).
A guerra com Castela que levou à pobreza do país, a crise dinástica aberta pela morte de D. Fernando que provocou revoltas entre o povo pela possibilidade que passou a existir de nos tornarmos novamente posse do reino de Castela.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue